sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Jogador que furou a perna em galho em jogo no RJ relata drama: "Maior buracão"; imagem forte

Um dia após se chocar com uma moita, furar a perna esquerda em um galho e levar 14 pontos, Dedé ainda tenta entender tudo o que aconteceu nas últimas 24h.

Atacante do Friburguense, o jogador disputava a semifinal da Copa Rio, na tarde desta quarta-feira, em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio, quando precisou ser hospitalizado após se chocar com as plantas que ficam na linha de fundo no Estádio Alzirão.

Jogador do Friburguense levou 14 pontos na perna após cair em uma moita no Estádio Alzirão — Foto: Arquivo pessoal
Jogador do Friburguense levou 14 pontos na perna após cair em uma moita no Estádio Alzirão — Foto: Arquivo pessoal

"Foi um acidente muito rápido. Eu fui correr e tentei tirar, mas não deu. Tentei desviar do gandula. Mas só senti um galho resvalando. Quando fui ver, tinha maior "buracão". Na hora, a perna adormeceu", recorda Dedé
O caso aconteceu aos 27 minutos do primeiro tempo. A partida chegou a ficar paralisada. Pessoas que estavam presentes, acabaram se chocando com a cena, que deixou até mesmo Dedé sem acreditar no que via.

- Ficou só no músculo. Cortou demais.

Jogador do Friburguense fura a perna em moita atrás do gol do Alzirão — Foto: Vinicius Eyer/Jornada Interativa
Jogador do Friburguense fura a perna em moita atrás do gol do Alzirão — Foto: Vinicius Eyer/Jornada Interativa

Dedé foi encaminhado para um hospital próximo ao estádio e precisou levar 14 pontos. Sem ele, o Friburguense acabou derrotado pelo Itaboraí nos pênaltis e se despediu da Copa Rio.

Apesar da tristeza pela derrota e da preocupação inicial com o ferimento, Dedé já está em casa e garante passar "bem" na medida do possível neste momento.

Dedé caído no chão após furar a perna — Foto: Ursula Nery / Agência FFERJ
Dedé caído no chão após furar a perna — Foto: Ursula Nery / Agência FFERJ

- Tomei 14 pontos. Vou ficar sete dias com os pontos. Vou ficar de repouso e tomar anti-inflamatórios. Depois, posso voltar ao normal.

Eliminado da Copa Rio e da Série B1 do Carioca, o Tricolor da Serra só retornará aos gramados na próxima temporada.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Capitão Deca Bahia: Pintadense Leva a Liderança e a Faixa no Braço Pelo Hercílio Luz

A imagem pode conter: 18 pessoas, pessoas sorrindo, área internaO Pintadense Deca Bahia,Lateral Esquerdo tá com muita moral,e não é só porque ele é um Jogador Experiente e rodado não,em meio a tanta experiencia,existe também no Atleta uma Outra grande qualidade,ser um cara bom de Grupo,e é por essa e outras que o Pintadense Leva no Braço a Faixa de Capitão da equipe do Hercílio Luz,a equipe do Pintadense atuou nessa quarta-Feira e garantiu uma grande Vitoria por 3 x 2 diante do Metropolitano e garante o 100% de Aproveitamento,Deca Bahia está em  sua segunda passagem pelo Futebol Catarinense,é uma Historia que continua.A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sentadas

O Garoto Tem Estrela;Deivid Bahia Volta a Marcar e Coloca Canedense na Liderança da Competição

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu e atividades ao ar livreO Momento do garoto Deivid é Extraordinário no Futebol,com poucos dias atuando pela Equipe do Canedense de Goias,na categoria sub 19 ,o atleta já mostrou o seu potencial,Atuando com o Sobrenome Bahia,o jogador tem se destacado com Boas atuações e gols marcados,o Garoto vem conquistando cada dia o seu espaço dentro do elenco,já é o segundo gol marcado pelo Atacante,a equipe do Canedense venceu por 2 x 1 o Itaberaí e garantiu o primeiro Lugar na Tabela de Classificação,em 03 Jogos a equipe venceu 02 e empatou 01,segue invicto na Competição,com o resultado o Canedense encerra o primeiro Turno como Líder e se prepara para o Inicio do Segundo Turno,a equipe volta a Enfrentar o Itaberaí no Próximo dia 26 as 15:30 já pelo segundo Turno.

gol de Deivid Bahia

Emerson Sheik fará amistoso de despedida na Arena Corinthians

O atacante Emerson Sheik vai se aposentar em dezembro e fará um jogo de despedida na Arena Corinthians. A partida contará com artistas, amigos do jogador e outros convidados.

A festa em homenagem a Sheik está marcada para o dia 7 de dezembro. O atacante fez um acordo com o Corinthians em que os ingressos para o jogo serão trocados por alimentos não perecíveis, que serão doados a ONGs e comunidades carentes.

Detalhes serão anunciados pelo clube e o atleta nas próximas semanas.

Quando deixou o Corinthians em 2015, Emerson Sheik também foi homenageado — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Quando deixou o Corinthians em 2015, Emerson Sheik também foi homenageado — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Em outros anos, Sheik já realizou partidas beneficentes para arrecadar alimentos. Segundo o atleta, em 2017, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, 900 mil itens foram doados.

O ídolo corintiano, que completou 40 anos no início deste mês, renovou contrato com o Timão em junho, quando anunciou que se aposentaria em dezembro.

Sheik está em sua terceira passagem pelo Corinthians (2011/2014, 2015 e 2018) e já disputou 187 partidas pelo clube, com 28 gols marcados. Os mais importantes foram os dois sobre o Boca Juniors, na conquista da Libertadores de 2012. Ele também conquistou dois Paulistas (2013 e 2018), dois Brasileiros (2011 e 2015), uma Recopa Sul-Americana (2013) e um Mundial de Clubes (2012).

O último jogo oficial de Sheik pelo Corinthians será em 2 de dezembro, na última rodada do Brasileirão, contra o Grêmio, fora de casa.Emerson Sheik comemora um dos gols na final da Libertadores de 2012 — Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians

STJD rejeita pedido do Palmeiras para impugnar final do Paulistão e mantém Corinthians campeão

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) rejeitou, na manhã desta quarta-feira, o pedido do Palmeiras para impugnar a decisão do Campeonato Paulista. Os auditores entenderam que o clube não conseguiu apresentar provas que sustentassem o argumento de interferência externa na partida. A decisão foi unânime. Com isso, o Corinthians está mantido como campeão paulista de 2018.

Horas depois, o clube disse que conseguiu demonstrar a interferência externa, mas que não vai levar a questão a instâncias internacionais. Confira a nota oficial:

"A Sociedade Esportiva Palmeiras entende que deu sua contribuição ao demonstrar, de maneira inequívoca, a interferência externa na atuação da arbitragem na final do Campeonato Paulista deste ano. Após um processo de investigação extremamente minucioso, o Palmeiras comprovou que houve comunicação não permitida pelo regulamento com os árbitros.

Infelizmente, os tribunais esportivos brasileiros não entendem que a série de fatos apresentados constitui prova suficiente para anulação de uma partida de futebol, o que lamentamos.

Porém, tudo o que foi demonstrado pelo Palmeiras foi referendado pela opinião pública e pela mídia especializada e, graças a essa movimentação do clube, algumas atitudes foram tomadas no sentido da evolução no futebol brasileiro.

A CBF, que não introduziu o uso do VAR no Campeonato Brasileiro porque não teve a votação suficiente dos clubes, determinou sua utilização a partir das quartas de final da Copa do Brasil. O Palmeiras foi o único clube do Estado de São Paulo que votou a favor do uso da tecnologia e seguiu fazendo gestões junto à CBF para que a ideia não fosse arquivada.

Até a FPF, após as evidências levantadas pelo Palmeiras, decidiu adiantar o uso do VAR, e o Campeonato Paulista de 2019 também terá a utilização desta tecnologia a partir das quartas de final, o que, esperamos, ajude a diminuir as questões duvidosas e traga legitimidade à tecnologia no auxílio à arbitragem.

Ainda há espaço para mais avanços. Por isso, o Palmeiras segue sugerindo a disponibilização das gravações das comunicações entre os árbitros e a reciclagem e renovação do comando do Departamento de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol.

A Sociedade Esportiva Palmeiras espera que esse caminho de evolução não tenha mais volta no futebol brasileiro. O clube seguirá, por sua vez, sempre batalhando e à frente de posturas que contribuam para o desenvolvimento do esporte nacional."

Julgamento no STJD rejeita pedido de impugnação feito pelo Palmeiras — Foto: Fred Huber
Julgamento no STJD rejeita pedido de impugnação feito pelo Palmeiras — Foto: Fred Huber

O Palmeiras argumentava que houve interferência externa na decisão da arbitragem de desmarcar um pênalti assinalado a favor do Palmeiras (de Ralf em Dudu) na decisão do dia 8 de abril (veja toda a confusão em vídeo abaixo). O Corinthians venceu o jogo por 1 a 0 e conquistou o título nos pênaltis.

Veja toda a confusão do pênalti cancelado na final do Campeonato Paulista

Como foi a votação

O auditor Otávio Noronha foi o primeiro a se manifestar. Ele defendeu a visão de que o pedido do Palmeiras havia prescrito – concordando, portanto, com a visão do TJD-SP.

– Não existe prova cabal para a impugnação – disse ele.

Em seguida, o auditor Ronaldo Piacente concordou com o relator, José Perdiz (que havia se manifestado no primeiro julgamento), e opinou que o Palmeiras se baseia em suposições, não em provas.


Logo depois, outro aditor, Mauro Marcelo de Lima e Silva, disse ter impressão de que houve interferência externa, mas sem provas. Com isso, também votou contra o pedido do Palmeiras de impugnar a partida.

– Indícios são elementos de provas. Mas têm peso também. Marca de batom na lapela tem menos peso do que na cueca. Mas a certeza tem que ser inquestionável. Tenho impressão que houve interferência externa, mas me falta a convicção absoluta – afirmou ele.

Na sequência, a auditora Arlete Mesquita e o auditor Antônio Vanderlei também acompanharam o relator. E o mesmo aconteceu com Paulo César Salomão Filho, presidente do órgão, por falta de "certeza absoluta".

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Flu encaminha venda de promessa João Pedro para o Watford, da Premier League

A expectativa do Fluminense em regularizar o pagamento dos salários atrasados em breve, tornada pública na manhã desta terça-feira pelo diretor executivo de futebol Paulo Angioni, tem explicação: o Tricolor encaminhou a venda de uma promessa da base para um time inglês da Premier League, o torneio mais importante do mundo.

No último domingo, o Tricolor acertou verbalmente a negociação de João Pedro, atacante do sub-17, para o Watford, mesmo time que comprou Richarlison na temporada passada. A joia, a se confirmar a assinatura de contrato, o que deve ocorrer nos próximos dias, irá se transferir apenas em 2020.

João Pedro tem 25 gols na temporada 2018 — Foto: Mailson Santana/Fluminense FC
João Pedro tem 25 gols na temporada 2018 — Foto: Mailson Santana/Fluminense FC

O valor da negociação é mantido em sigilo nas Laranjeiras. No acordo, além da quantia pela compra de 100% direitos do jovem, há a previsão de bônus por desempenho dele. A quantia a entrar nesta primeira etapa é suficiente para regularizar os atrasados de funcionários (dois meses de CLT) e de jogadores (dois meses de CLT e três de direitos de imagem). Esta dívida é de aproximadamente R$ 10 milhões. Além disso, dará fôlego ao clube para segurar outros destaques, como Pedro.

Foi em Londres que o presidente Pedro Abad praticamente sacramentou a negociação. Ele viajou para econtrar com a direção do clube inglês, que ainda tem de repassar ao Tricolor 3,75 milhões de euros (R$ 17 milhões) da venda de Richarlison ao Everton. Parte desse valor será destinado na quitação da dívida com a Udinese referente à compra de Marquinho, em 2016.

Veja gol marcado por João Pedro na Taça BH

João Pedro completará 17 anos no próximo dia 26 de setembro. A negociação prevê a ida para a Inglaterra em janeiro de 2020 - a legislação só permite venda a partir dos 18 anos. Caso haja acordo, ela pode ser adiada para julho.

Desde a semana passada, o atacante passou a treinar com o profissional e teve desempenho aprovado por Marcelo Oliveira. Aliás, agradou mais do que Marcos Paulo, outra promessa da base observado de perto pelo treinador. João Pedro tem chance de ser integrado definitivamente ao grupo pulando a passagem pelo sub-20.

Desde 2012 no Flu, após ser observado em um torneio de escolinhas em São Paulo, João Pedro vive em 2018 a melhor temporada. Tem 25 gols. Só no Carioca sub-17 fez 20 gols - Marcello, do Botafogo, o vice, tem 14 e Marcos Paulo, do Flu, sete. A vantagem se mantém mesmo ele não tendo atuado nas últimas quatro rodadas. Os outros cinco gols foram marcados na Taça BH, competição na qual o Tricolor foi vice.

Di Francesco defende o filho, alvo de cusparada de Douglas Costa: "Reagiu bem, estou orgulhoso"

A cusparada de Douglas Costa no rosto de um jogador do Sassuolo no último domingo segue dando o que falar - a atitude rendeu suspensão por quatro jogos a ele. Eusebio Di Francesco, técnico da Roma e pai do alvo da agressão, falou sobre o episódio nesta terça-feira, condenou a atitude do brasileiro e se disse orgulhoso do seu filho.

De acordo com a imprensa, Douglas Costa teria reagido desta maneira depois de ouvir xingamentos racistas. Mas Di Francesco, o pai, classificou essa possibilidade como "rumores de redes sociais".

Di Francesco durante coletiva da Roma — Foto: REUTERS/Susana Vera
Di Francesco durante coletiva da Roma — Foto: REUTERS/Susana Vera

- Isso foi algo que me deixou muitíssimo indignado, pelo que foi dito sobre ele (Di Francesco) e pelas palavras que supõem que ele tenha dito, que são só rumores de redes sociais. Qualquer um poderia ter reagido muito mal sofrendo o que sofreu, mas ele reagiu muito bem. Estou orgulhoso do meu filho - disse o treinador na coletiva que antecede o confronto contra o Real Madrid, nesta quarta, pela Champions.

O treinador disse, também, que Douglas Costa deveria ter se desculpado (o jogador fez uma publicação nas redes sociais pedindo perdão à torcida e à Juventus, mas não ao adversário) e revelou que sua família recebeu ameaças por conta do episódio.

- O mais absurdo é que ninguém pediu desculpas, elas deveriam ser automáticas nessa situação. Me dói muito o que está acontecendo porque ele era claramente a vítima do que aconteceu, mas, agora, parece o culpado. Tem pessoas na internet que desejaram a minha morte e a do meu filho - disse.Douglas Costa cuspiu no rosto do jogador do Sassuolo — Foto: Reprodução

Morumbi receberá a abertura, e decisão da Copa América 2019 será no Maracanã

A Conmebol confirmou na tarde desta terça-feira as sedes da Copa América de 2019. Ficou decidido que o Morumbi será o palco da abertura, enquanto o Maracanã receberá a decisão do torneio.

As outras sedes serão Porto Alegre (Arena do Grêmio), Belo Horizonte (Mineirão) e Salvador (Arena Fonte Nova). São Paulo também será representada pela Arena Palmeiras.

Morumbi vai receber a abertura da Copa América 2019, ou seja, um dos jogos da seleção brasileira — Foto: Igor Amorim / http://saopaulofc.net
Morumbi vai receber a abertura da Copa América 2019, ou seja, um dos jogos da seleção brasileira — Foto: Igor Amorim / http://saopaulofc.net

As semifinais vão acontecer na Arena do Grêmio e Mineirão. A competição será disputada entre 14 de junho e 7 de julho e terá 12 seleções: as dez filiadas à Conmebol mais os convidados Catar e Japão. O sorteio deverá acontecer em fevereiro, em local a ser definido pelo Comitê Organizador Local.

- Nosso objetivo foi selecionar estádios modernos, com grande capacidade de público e que tenham operação regular em jogos de futebol e shows internacionais. Combinamos estádios usados na Copa de 2014 com outros que ainda não participaram dos grandes eventos realizados no Brasil. Além disso, preservamos a recuperação física dos atletas e a qualidade do espetáculo com a premissa de que não haja viagens de mais de três horas entre as sedes - disse Rogério Caboclo, CEO do COL da Copa América.
Maracanã antes de Flamengo x Corinthians: estádio receberá mais uma final — Foto: Alexandre Loureiro/BP Filmes

Renato é o novo executivo de futebol do Santos

Renato é o novo executivo de futebol do SantosRenato é o novo executivo de futebol do Santos. O volante foi anunciado pelo presidente José Carlos Peres na tarde desta terça-feira como o substituto de Ricardo Gomes, que deixou o cargo para assumir a função de manager no Bordeaux, da França. Ele continuará jogando até o final do ano.

– Hoje é um dia especial. Ganhamos um presente de natal antecipado. Gostaria de apresentar para vocês o nosso novo executivo de futebol, Renato. Os jogadores aceitaram de forma unânime. É um jogador muito prestigiado – disse José Carlos Peres.

O nome de Renato foi uma indicação de Cuca, que avalia que o jogador de 39 anos é a principal peça para ser a ligação entre o elenco, a comissão técnica e a diretoria do Santos.

– Queria agradecer a oportunidade. O Cuca, logo depois da saída do Ricardo e com o fim do meu contrato, ele veio perguntar para mim dessa oportunidade. Sempre deixei bem claro, todos os meus anos aqui, que a minha intenção era encerrar minha carreira aqui. Pensei bastante, conversei com a minha família. Foi uma coisa que eu amadureci nesses dias. Fiquei agradecido pelo convite – afirmou Renato.
Renato é apresentado como novo executivo de futebol do Santos — Foto: Gabriel dos Santos

Renato é apresentado como novo executivo de futebol do Santos — Foto: Gabriel dos Santos

Novo executivo de futebol do Santos, Renato seguirá à disposição de Cuca até o fim desta temporada, quando se aposentará e deixará os gramados de vez. O volante participou normalmente da vitória por 3 a 0 dos reservas do Santos em jogo-treino contra o time sub-20, nesta terça-feira, no CT Rei Pelé.

Renato é uma contratação já pensando na próxima temporada. Isso porque o elenco santista já está fechado para este ano e novos jogadores só chegarão a partir de 2019. O ídolo do Peixe tem boa relação tanto com os atletas como com pessoas influentes da cúpula alvinegra.

– A contratação do Renato é definitiva, não provisória, vai ficar conosco. Presidente da Federação colocou todos os cursos à disposição do Renato. Ele já é um grande caráter, um perfil que a gente queria, identificado. Vai participar do planejamento para o ano que vem – explicou Peres.

– Conversei recentemente com o Edu Gaspar, que está na seleção. Ele falou que no dia a dia acabou pegando experiência, participando de negociações. Essa experiência eu vou adquirir com o tempo. É sempre uma função em conjunto com todo mundo, diretoria, treinador. Vamos adequar tudo com o clube, principalmente pela parte financeira, e montar um time competitivo – falou Renato.

Outro dos objetivos de Renato será ficar ligado nas categorias de base, à caça de novos talentos. Renato se juntará ao gerente administrativo Sérgio Dimas e ao coordenador Diogo Castro no departamento de futebol do Santos.

Como jogador, Renato atuou 26 vezes na temporada, apenas quatro sob comando de Cuca, e marcou dois gols. O veterano perdeu a vaga no time titular para Diego Pituca. Ao todo, são 418 jogos disputados e 33 gols marcados divididos em duas passagens (2000 a 2004 e 2014 a 2018).

Renato como executivo de futebol foi uma sugestão de Cuca à diretoria do Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC
Renato como executivo de futebol foi uma sugestão de Cuca à diretoria do Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Renato será o terceiro executivo de futebol do Santos em 2018. O primeiro foi Gustavo Vieira de Oliveira, demitido em 45 dias de trabalho por atritos com o presidente José Carlos Peres, e Ricardo Gomes, que ficou por pouco mais de dois meses no cargo e deixou o clube para virar manager do Bordeaux.

Veja outros trechos da entrevista de Renato:
Negociações

– Normalmente, quando você tem um empresário por trás, a maioria das conversas é com ele, mas a gente pode falar com o jogador também. É buscar um perfil junto com o treinador e você já tendo um nome, conhecimento e respeito, pode ajudar, até por ter mais credibilidade.

Política do Santos preocupa?

– Sou jogador do Santos, recebi um convite do presidente e vou fazer o melhor para o Santos Futebol Clube. A política a gente sabe como que funciona. O melhor que farei é para o Santos. Isso é o mais importante e é o meu pensamento nesse momento. Vamos fazer um Santos competitivo e que brigue por títulos no ano que vem.

Parte física até o fim da temporada

– Eu me encontro bem ainda. Procuro fazer os trabalhos normais. Estou à disposição do Cuca. Tive uma parada depois do jogo da Libertadores. Fiquei dez dias parado depois, vinha com fortes dores. Eu me encontro bem até o final do ano. Queria que o Ricardo Gomes ficasse, tenho carinho enorme por ele.

Novo cargo

– A oportunidade de trabalhar surgiu com o desligamento do Ricardo Gomes. Mas já era uma coisa pensada. Conversei com eles e chegamos a um consenso. A ficha vai cair quando eu realmente parar. Estou treinando normalmente. Muita gente ainda não sabia. São decisões que tomamos na vida. Eu tinha de parar um dia, ninguém é eterno. Só tenho de agradecer a todos, aos fãs. Vida que segue. O Santos vai continuar. Temos que fazer que o clube cresça ainda mais.

Cobrança e pressão da torcida

– Sei como é a cobrança. Tudo é baseado pelos resultados. Temos de brigar por títulos. É isso que o torcedor quer. Sei como eles são apaixonados. Vamos trabalhar para que eles fiquem contentes. Temos de acertar mais e errar menos.

Base

– A base com certeza será olhada. Aqui é um celeiro de grandes jogadores, temos de manter essa revelação de jogadores, uma das marcas registradas do Santos.

*Colaborou sob supervisão de Carlos Augusto Ferrari.

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Sylvinho é anunciado como membro permanente da comissão técnica da seleção brasileira


Tem novidade na seleção brasileira. O ex-lateral-esquerdo do Barcelona e do Corinthians, Sylvinho, agora é membro permanente da comissão técnica da equipe verde e amarela. O anúncio foi feito pelo coordenador de seleções da CBF, Edu Gaspar, durante o "Bem, Amigos" desta segunda-feira.

- O Sylvinho vai fazer parte agora da nossa comissão técnica efetivamente, dentro da nossa equipe de trabalho. Até então, era um profissional que vinha sendo convocado. Pelo tamanho que ele tomou, depois da experiência que ele teve como atleta, como auxiliar técnico, conviveu com grandes profissionais. Apresentar o trabalho que ele vem apresentando... Efetivamos ele como membro da comissão técnica brasileira - disse Edu Gaspar.

Sylvinho e Tite em coletiva da seleção brasileira — Foto: Edgard Maciel de Sá
Sylvinho e Tite em coletiva da seleção brasileira — Foto: Edgard Maciel de Sá

Sylvinho foi novidade entre os auxiliares de Tite para a Copa do Mundo da Rússia. Ele atuava como assistente fixo na comissão técnica da Inter de Milão e chegou a ser sondado para assumir o comando de alguns clubes, entre eles o Corinthians, antes de chegar à seleção brasileira.

CBF demite Doriva Bueno, técnico da seleção brasileira feminina sub-20

Doriva Bueno comandou a seleção sub-20 no último Mundial — Foto: CBF TV
A CBF demitiu nesta segunda-feira o técnico da seleção brasileira feminina sub-20, Doriva Bueno. O treinador comandou a equipe no Mundial da categoria, realizado em agosto, na França. O time acabou eliminado ainda na primeira fase com duas derrotas (México e Coreia do Norte) e um empate diante da Inglaterra.

Em 2016, na edição anterior da competição, em Papua-Nova Guiné, o Brasil chegou às quartas de final , mas também acabou eliminado sob o comando de Doriva diante do Japão. Em 2014, no Canadá, teve o mesmo retrospecto de 2018 e deixou o torneio na fase de grupos. No total, em Copas do Mundo com a sub-20, foram 10 jogos e somente uma vitória, diante de Papua-Nova Guiné por 9 a 0, na disputa de 2016. Daniela Alves, auxiliar da sub-20, é cotada ao cargo.

Após pedido do Palmeiras e adiamento, STJD marca julgamento sobre final do Paulista para a próxima quarta-feira


O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) marcou para esta quarta-feira, 19 de setembro, a sessão que pode, enfim, colocar um ponto final na decisão do Campeonato Paulista entre Palmeiras e Corinthians.

Depois de ter aceitado pedido do Palmeiras para analisar possível interfência externa no segundo jogo da decisão, dia 8 de abril, o Pleno do Tribunal vai julgar o caso no Rio de Janeiro, a partir das 10h. Esta é a última instância da Justiça Desportiva brasileira.

O Palmeiras foi ao STJD há um mês, depois que o Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo negou o pedido do clube alviverde. O STJD, ao contrário, acatou a solicitação e vai julgar o mérito do caso – se houve ou não interferência externa no jogo.

Na ocasião, em 16 de agosto, três auditores pediram o adiamento da sessão para analisar a situação. Um novo julgamento ficou de ser marcado, justamente este de quarta-feira.

O Palmeiras recorreu contra decisão do TJD paulista, que não analisou o caso por entender que o clube havia perdido o prazo de 48 horas após a partida para solicitar a impugnação. Essa tese foi rejeitada pelo STJD – e pode ser vista como uma vitória para o Palmeiras.
Palmeiras foi ao STJD em agosto passado; julgamento será nesta quarta — Foto: Giba Perez

Palmeiras foi ao STJD em agosto passado; julgamento será nesta quarta — Foto: Giba Perez

Os palmeirenses pediam que o STJD julgasse dois pontos: se o clube se posicionou dentro do prazo – o que poderia devolver a discussão para o TJD – e também o mérito da questão – a suposta interferência externa no lance em que o árbitro marcou pênalti a favor do Palmeiras e, depois, voltou atrás. O Palmeiras quer a impugnação da partida.

Relembre o caso
Para tentar provar interferência externa na anulação da marcação de um pênalti de Ralf em Dudu, no segundo tempo do jogo de volta da final – vencido no tempo normal por 1 a 0 e também nos pênaltis pelos corintianos –, a diretoria do Palmeiras contratou uma empresa de investigação. Depois disso, o clube protocolou no TJD um documento de cerca de 100 páginas com o pedido de impugnação da partida.

Jogadores do Palmeiras reclamam com árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza durante final do Paulista — Foto: Marcos Ribolli
Jogadores do Palmeiras reclamam com árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza durante final do Paulista — Foto: Marcos Ribolli

O Palmeiras questiona a atuação de Dionísio Roberto Domingos, diretor de arbitragem da Federação Paulista de Futebol, e de Márcio Verri Brandão, membro da equipe de arbitragem da entidade paulista, dentro de campo da arena alviverde no momento da marcação da penalidade. Após confusão que parou o jogo por cerca de oito minutos, o árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza voltou atrás na decisão e optou pela marcação de escanteio – veja detalhes da polêmica em campo e nos tribunais no gráfico abaixo.

Desde a final estadual, Palmeiras e Federação Paulista de Futebol vivem momentos turbulentos nos bastidores. O clube rompeu com a entidade e não mandou representantes para a festa de encerramento do Paulistão. Durante o período, o TJD puniu o presidente Maurício Galiotte e o diretor jurídico Alexandre Zanotta por críticas ao torneio e ao tribunal.

Recentemente, Galiotte e Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, estiveram no mesmo voo que levou dirigentes para o Paraguai para o sorteio das oitavas de final da Libertadores. No hotel localizado na cidade de Luque, ambos evitaram contato quando frequentaram o mesmo ambiente.

Champions começa com todos contra o Real Madrid, até mesmo Cristiano Ronaldo

Champions começa com todos contra o Real Madrid, até mesmo Cristiano Ronaldo
Desta vez, o roteiro não poderá ser totalmente fiel. A Liga dos Campeões começa nesta terça-feira com todos contra o Real Madrid, mas a grande novidade para esta temporada em Valdebebas é a ausência de seu maior goleador. Depois de conquistar quatro títulos em cinco anos pelos merengues, Cristiano Ronaldo resolveu buscar outros desafios na Juventus – como, por exemplo, acabar com o reinado madrilenho no torneio em que também tem algumas coroas.

Dono de 13 troféus, sendo os três últimos consecutivos, o Real quer abrir mais espaço em seu museu. Mas também não contará com Zinedine Zidane, o homem que manteve o vestiário motivado o suficiente para não baixar o ritmo nos mata-matas e conseguiu fazer com que todas as estrelas jogassem em alto nível por um tempo considerável.

Terça-feira

13h55 – Barcelona x PSV
16h – Liverpool x PSG
Quarta-feira

16h – Manchester City x Lyon
16h – Real Madrid x Roma
16h – Valencia x Juventus
Julen Lopetegui assumiu o comando do time e tratou de dar protagonismo a Bale e Benzema, antes ótimos coadjuvantes do craque português. Com o auxílio de um raro talento em todos os setores (a ascensão de Asensio é para seguir de perto), é justo acreditar que os merengues podem chegar lá de novo. Mas a concorrência parece mais forte do que nunca

Este autor considera oito clubes capazes de ameaçar a dinastia vigente na Europa. São eles – em ordem alfabética:

Atlético de Madrid
Os colchoneros já estão mais do que habituados ao estilo de Simeone e são extremamente competitivos. Ainda fizeram um grande mercado, dando mais opções ao banco de reservas. Uma demonstração da força do Atleti foi dada em agosto, com o título da Supercopa da Europa sobre o Real Madrid.

Time-base: Oblak, Juanfran, Savic, Godín e Filipe Luís; Correa, Koke, Saúl e Lemar; Griezmann e Diego Costa. Técnico: Diego Simeone.
Craque: Griezmann (18 gols)
Outros nomes: Giménez, Lucas Hernández, Gelson Martins, Vitolo, Thomas, Rodri, Arias, Kalinic
Valor do elenco: € 807 milhões
Última Champions: fase de grupos
Títulos: -
Atlético de Madrid conquistou a Supercopa da Europa no início da temporada sobre o Real — Foto: Reuters
Atlético de Madrid conquistou a Supercopa da Europa no início da temporada sobre o Real — Foto: Reuters

Barcelona
Se faltou elenco ao Barça nas últimas temporadas, não falta mais. Outro time que fez um excelente trabalho na janela e trouxe nomes de peso como Vidal, Arthur, Malcom e Lenglet. Coutinho também poderá jogar a Champions, e Messi parece seguir em grande forma. Está no rol dos favoritos.

Time-base: Ter Stegen, Sergi Roberto, Piqué, Umtiti e Alba; Busquets, Rakitic e Coutinho; Messi, Suárez e Dembélé. Técnico: Ernesto Valverde.
Craque: Messi (100 gols)
Outros nomes: Malcom, Lenglet, Vidal, Semedo, Arthur, Rafinha
Valor do elenco: € 1,14 bilhão
Última campanha: quartas de final
Títulos (5): 1991/92, 2005/06, 2008/09, 2010/11 e 2014/15
Messi segue como o ponto alto de um Barcelona com mais opções no elenco — Foto: Reuters
Messi segue como o ponto alto de um Barcelona com mais opções no elenco — Foto: Reuters

Bayern
A base está mantida, com uma ou outra novidade – inclusive no banco de reservas. Ou seja: o Bayern segue como candidato fortíssimo. E tem a favor uma chave bastante acessível para avançar em primeiro. O problema: jogadores de destaque cada vez mais velhos.

Time-base: Neuer, Kimmich, Boateng, Hummels e Alaba; Javi Martínez, Thiago Alcântara, Robben, Müller e Ribéry; Lewandowski. Técnico: Niko Kovac.
Craque: Lewandowski (45 gols)
Outros nomes: James Rodríguez, Coman, Süle, Tolisso, Goretzka, Gnabry, Renato Sanches, Sandro Wagner, Rafinha
Valor do elenco: € 828 milhões
Última campanha: semifinal
Títulos (5): 1974/73, 1974/75, 1975/76, 2000/01 e 2012/13
Lewandowski ficou devendo no fim da última temporada, mas ainda é a esperança de gols do Bayern — Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters
Lewandowski ficou devendo no fim da última temporada, mas ainda é a esperança de gols do Bayern — Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters

Juventus
O que dizer de um dos elencos mais capacitados do mundo que ainda ganhou o maior goleador da história da Champions? Este fato por si só já coloca a Velha Senhora como uma das grandes favoritas a voltar a erguer a orelhuda depois de 23 anos.

Time-base: Szczesny, Cancelo, Bonucci, Chiellini e Alex Sandro; Pjanic, Khedira e Matuidi; Dybala, Mandzukic e Cristiano Ronaldo. Técnico: Massimiliano Allegri.
Craque: Cristiano Ronaldo (121 gols)
Outros nomes: Bernardeschi, Douglas Costa, Can, Cuadrado, Benatia, Rugani, Bentancur, Perin, De Sciglio
Valor do elenco: € 769 milhões
Última campanha: quartas de final
Títulos (2): 1984/85 e 1995/96
Cristiano Ronaldo, o maior artilheiro da história da Liga dos Campeões, agora é o trunfo da Juventus — Foto: Reuters
Cristiano Ronaldo, o maior artilheiro da história da Liga dos Campeões, agora é o trunfo da Juventus — Foto: Reuters

Liverpool
Faltou pouco na última temporada. Talvez por isso Klopp tenha reforçado os Reds em posições-chave: Alisson chegou para resolver o problema no gol, Keita já assumiu condição de titular no meio, enquanto Fabinho e Shaqiri darão a possibilidade de dar descanso a outros nomes. Ter Salah, Firmino e Mané em alta é fundamental.

Time-base: Alisson, Alexander-Arnold, Gomez, Van Dijk e Robertson; Wijnaldum, Milner e Keita; Salah, Firmino e Mané. Técnico: Jürgen Klopp.
Craque: Salah (17 gols)
Outros nomes: Fabinho, Henderson, Lallana, Matip, Lovren, Clyne, Shaqiri, Sturridge
Valor do elenco: € 876 milhões
Última campanha: final
Títulos (5): 1976/77, 1977/78, 1980/81, 1983/84 e 2004/05
Liverpool de Salah e Firmino começou a temporada com tudo no Campeonato Inglês — Foto: Adrian Dennis/AFP
Liverpool de Salah e Firmino começou a temporada com tudo no Campeonato Inglês — Foto: Adrian Dennis/AFP

Manchester City
O recordista da Premier League tem agora o desafio de ir o mais longe possível no mata-mata. Há qualidade suficiente para isso, especialmente com a adição de Mahrez na janela. Por outro lado, Guardiola perdeu o belga De Bruyne, um de seus jogadores mais desequilibrantes, por três meses. O time completo é duro de ser batido.

Time-base: Ederson, Walker, Laporte, Otamendi e Mendy; Fernandinho, Bernardo Silva e David Silva; Sterling, Agüero e Sané.
Craque: De Bruyne (5 gols)
Outros nomes: De Bruyne, Mahrez, Gabriel Jesus, Gündogan, Kompany, Stones, Danilo, Delph, Foden
Valor do elenco: € 1,06 bilhão
Última campanha: quartas de final
Títulos: -
Pep Guardiola perdeu De Bruyne por três meses, mas tem qualidade para fazer estrago com o Manchester City — Foto: Reuters
Pep Guardiola perdeu De Bruyne por três meses, mas tem qualidade para fazer estrago com o Manchester City — Foto: Reuters

Manchester United
José Mourinho começou a temporada pressionado por um par de tropeços e o futebol pouco convincente. Mas é cedo demais para descartar os Diabos Vermelhos, especialmente porque a qualidade está ali na mescla entre experiência e juventude.

Time-base: De Gea, Valencia, Smalling, Bailly e Shaw; Matic, Fellaini e Pogba; Lingard, Lukaku e Sánchez. Técnico: José Mourinho.
Craque: Pogba (2 gols)
Outros nomes: Martial, Rashford, Fred, Mata, Lindelöf, Jones, Rojo, Herrera, Darmian, Young, Andreas Pereira
Valor do elenco: € 855 milhões
Última campanha: oitavas de final
Títulos (3): 1967/68, 1998/99 e 2007/08
O campeão mundial Pogba ainda tenta corresponder o investimento do Manchester United para contratá-lo — Foto: Getty Images
O campeão mundial Pogba ainda tenta corresponder o investimento do Manchester United para contratá-lo — Foto: Getty Images

Paris Saint-Germain
O PSG precisa mais do que sorte em sorteios. Precisa dar o passo que almeja desde o início do investimento do Catar para se tornar definitivamente um dos grandes do continente – não há dúvidas de que já sobra há anos na França. Talvez tenha faltado um reforço de peso para o meio-campo, embora Cavani, Mbappé e Neymar possam ganhar jogos sozinhos.

Time-base: Areola, Meunier, Thiago Silva, Kimpembe e Bernat; Marquinhos, Rabiot e Di María; Mbappé, Cavani e Neymar. Técnico: Thomas Tuchel.
Craque: Neymar (27 gols)
Outros nomes: Verratti, Draxler, Kurzawa, Kehrer, Choupo-Moting, Dani Alves, Lass Diarra, Buffon
Valor do elenco: € 817 milhões
Última campanha: oitavas de final
Títulos: -
Neymar, Cavani e Mbappé serão o suficiente para o PSG finalmente quebrar a barreira das quartas de final? — Foto:  REUTERS/Christian Hartmann
Neymar, Cavani e Mbappé serão o suficiente para o PSG finalmente quebrar a barreira das quartas de final? — Foto: REUTERS/Christian Hartmann

E, claro, há o próprio Real Madrid:

Time-base: Courtois, Carvajal, Varane, Sergio Ramos e Marcelo; Casemiro, Modric e Kroos; Bale, Benzema e Asensio. Técnico: Julen Lopetegui.
Craque: Bale (17 gols)
Outros nomes: Isco, Nacho, Vinícius Júnior, Odriozola, Vázquez, Mariano, Navas, Ceballos
Valor do elenco: € 969 milhões
Última campanha: campeão
Títulos (13): 1955/56, 1956/57, 1957/58, 1958/59, 1959/60, 1965/66, 1997/98, 1999/00, 2001/02, 2013/14, 2015/16, 2016/17 e 2017/18
Bale e Benzema vivem fase goleadora no Real Madrid sem Cristiano Ronaldo por perto — Foto: Javier Barbancho/Reuters
Bale e Benzema vivem fase goleadora no Real Madrid sem Cristiano Ronaldo por perto — Foto: Javier Barbancho/Reuters

Ao todo, esta edição da Champions conta com 13 campeões, 40% de todos os 32 participantes da fase de grupos. Seis deles estão acima (Barcelona, Bayern, Juventus, Liverpool, Manchester United e Real Madrid), enquanto outros sete estão abaixo, numa lista de clubes que não parece ter a força de outrora:

Ajax (4 títulos): 1970/71, 1971/71, 1972/73 e 1994/95
Inter de Milão (3): 1963/64, 1964/65 e 2009/10
Benfica (2): 1960/61 e 1961/62
Porto (2): 1986/87 e 2003/04
Borussia Dortmund (1): 1996/97
PSV (1): 1987/88
Estrela Vermelha (1): 1990/91
Grandes jogos
Sabemos que o mata-mata não vai decepcionar com tantas camisas de peso e elencos estelares, mas o que a fase de grupos já tem a oferecer? Separamos cinco confrontos para você prestar atenção:

Inter de Milão x Tottenham (1ª rodada, 18/9)
Não se trata de um clássico, mas há oito temporadas eles se enfrentaram pela primeira vez na fase de grupos. A Inter venceu na Itália por 4 a 3, mas o jogo ficou marcado pelo “surgimento” de Gareth Bale, autor de um hat-trick. O galês hoje atua pelo Real Madrid, mas será uma bela oportunidade para ver Nainggolan, Icardi, Lautaro Martínez, Perisic, Eriksen, Dele Alli, Kane, Son...

Liverpool x PSG (1ª rodada, 18/9)
É o jogo mais esperado da rodada de abertura da Champions, com dois dos favoritos ao título, mas de pouca história entre eles. Os únicos confrontos prévios aconteceram na Recopa Europeia de 1997, com vantagem para o PSG no agregado. Ah, é bom Tite também ficar de olho, pois podemos ter seis selecionáveis em campo (Alisson, Fabinho, Firmino, Thiago Silva, Marquinhos e Neymar).

Manchester United x Juventus (3ª rodada, 23/10)
A volta de Cristiano Ronaldo ao Old Trafford. Não será a primeira vez – em 2013, ele marcou e ajudou o Real Madrid a se classificar às quartas de final. Mas será igualmente importante, por se tratar de um ídolo - e campeão da última Champions conquistada pelos Red Devils. E também haverá um reencontro com José Mourinho, treinador dos merengues na época. No histórico, há duelos marcantes pela semifinal de 1998/99, com vitória dos ingleses em Turim.

Cristiano Ronaldo não quis comemorar o gol marcado sobre o Manchester United em visita ao Old Trafford em 2013 — Foto: Getty Images
Cristiano Ronaldo não quis comemorar o gol marcado sobre o Manchester United em visita ao Old Trafford em 2013 — Foto: Getty Images

Barcelona x Inter de Milão (3ª rodada, 24/10)
A semifinal da edição de 2009/10 pôs o Barcelona de Guardiola contra a Inter de Mourinho. Os catalães eram os atuais campeões e favoritos, mas caíram por 3 a 1 na ida e não conseguiram praticamente furar o bloqueio dos italianos na volta, mesmo com um a mais por boa parte do jogo. O reencontro não terá Pep, nem Mou, mas será inevitável não lembrar daqueles dois jogos. E que venham outros tão incríveis quanto.

Mourinho corre no gramado do Camp Nou para comemorar a classificação da Inter de Milão sobre Barcelona em 2010 — Foto: Getty Images
Mourinho corre no gramado do Camp Nou para comemorar a classificação da Inter de Milão sobre Barcelona em 2010 — Foto: Getty Images

Napoli x PSG (4ª rodada, 06/11)
Pelo Napoli, Cavani marcou 104 gols em 138 jogos antes de chegar ao PSG. Não à toa, o uruguaio tornou-se um grande ídolo em apenas três temporadas e enfrentará pela primeira vez o seu antigo clube. É um elemento a mais para um confronto que poderá definir o rumo do grupo, já que o Liverpool é outro concorrente forte por uma das vagas.

E os brasileiros, Tite?
O treinador da Seleção e sua comissão técnica terão 65 nomes à disposição para observar na fase de grupos. Obviamente muitos dos inscritos não fazem parte dos planos, seja por idade ou qualidade, mas mais uma vez o Brasil deve ser o país com mais gols. Só o Shakhtar, como de costume, concentra 13% do total (nove). Veja a lista abaixo:

Barcelona (4): Arthur, Rafinha Alcântara, Philippe Coutinho e Malcom
Manchester City (4): Ederson, Danilo, Fernandinho e Gabriel Jesus
Real Madrid (3): Marcelo, Casemiro e Vinicius Júnior
Atlético de Madrid (1): Filipe Luís
Bayern (1): Rafinha
Liverpool (3): Alisson, Fabinho e Firmino
Manchester United (2): Fred e Andreas Pereira
Juventus (2): Alex Sandro e Douglas Costa
Tottenham (1): Lucas
PSG (4): Marquinhos, Thiago Silva, Daniel Alves e Neymar
Inter de Milão (1): Miranda
Napoli (1): Allan
Valencia (2): Neto e Gabriel Paulista
Roma (1): Juan Jesus
Lyon (3): Marcelo, Marçal e Rafael
Schalke (1): Naldo
Monaco (1): Jemerson
Ajax (1): David Neres
Porto (6): Vaná Alves, Felipe, Éder Militão, Alex Telles, Jorge e Otávio
Benfica (3): Jardel, Gabriel e Jonas
Hoffenheim (1): Joelinton
PSV (1): Mauro Júnior
Shakhtar (9): Ismaily, Maycon, Alan Patrick, Dentinho, Wellington Nem, Taison, Fernando, Marquinhos Cipriano e Júnior Moraes
CSKA (1): Rodrigo Becão
Galatasaray (3): Maicon, Mariano e Fernando
Club Brugge (2): Luan Peres e Wesley
Estrela Vermelha (1): Jonathan Cafu
AEK (2): Rodrigo Galo e Alef
Sem brasileiros (4): Borussia Dortmund, Lokomotiv* (Guilherme, naturalizado russo), Young Boys e Viktoria Plzen

Naturalizados: Guilherme (Lokomotiv/Rússia), Marlos (Shakhtar/Ucrânia), Mário Fernandes (CSKA/Rússia), Thiago Alcântara (Bayern/Espanha), Rodrigo Moreno (Valencia/Espanha) e Diego Costa (Atlético de Madrid/Espanha), Rony Lopes (Monaco/Portugal) e Leonardo Bittencourt (Hoffenheim/Alemanha).

Junior Moraes comemora com Marlos (11), Taison (7) e Nem (ao fundo): Shakhtar conta com nove brasileiros — Foto: Site oficial do Shakhtar
Junior Moraes comemora com Marlos (11), Taison (7) e Nem (ao fundo): Shakhtar conta com nove brasileiros — Foto: Site oficial do Shakhtar

Os estreantes
Ouvir o hino da Champions será novidade para três equipes: Hoffenheim (Alemanha), Young Boys (Suíça) e Estrela Vermelha (Sérvia), com a devida explicação de que a Estrela Vermelha já participou de edições da antiga Copa dos Campeões (antes de 1992), tendo sido inclusive campeã em 1991. No entanto, à época, o célebre hino, uma adaptação feita por Tony Britten da música "Zadok the Priest" de George Frideric Handel, ainda não tinha sido criado.

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Desempenho em queda e poucos resultados positivos: diretoria do Flamengo se reúne para discutir futuro de Barbieri


Desempenho em queda e poucos resultados positivos: diretoria do Flamengo se reúne para discutir futuro de Barbieri  De volta ao mata-mata da Libertadores após oito anos, classificado na Copa do Brasil e líder do Brasileiro durante quase todo o primeiro turno... Os rubro-negros, de fato, tinham motivos para otimismo. Mas, em dois meses, muita coisa mudou. Sob pressão, o Flamengo tenta juntar os cacos para evitar um novo fim de ano melancólico.

Internamente, foi intensificada uma forte cobrança para que mudanças sejam feitas o quanto antes no departamento de futebol. A diretoria se reunirá, como de costume. O encontro é previsto para a noite desta segunda-feira.

Em pauta, a discussão se mudanças serão feitas ou não no comando do time antes da semifinal da Copa do Brasil - dia 26, contra o Corinthians. Nada está descartado, já que não há consenso.
Maurício Barbieri durante o clássico contra o Vasco — Foto: Edu Andrade/Agência Estado

Maurício Barbieri durante o clássico contra o Vasco — Foto: Edu Andrade/Agência Estado

Eduardo Bandeira de Mello é defensor da manutenção do treinador. O presidente, inclusive, garantiu de forma enfática, após o empate com o Vasco em Brasília, que Maurício Barbieri segue no comando. Ele tem ao seu lado o diretor Carlos Noval. O cenário, no entanto, não é tão simples. O vice de futebol, Ricardo Lomba, vive situação desconfortável.

Pressão por mudanças

Vice de futebol e candidato na eleição presidencial de dezembro, Lomba é pressionado - e isso aumentou após o resultado contra o rival, no sábado. Apesar de reconhecer méritos do futebol e ter sido entusiasta da efetivação de Barbieri, ele é cobrado por seus aliados políticos a promover logo a troca. Seus apoiadores também temem que o desempenho do futebol prejudique sua campanha.

Impulsionada pelo cenário eleitoral, a Gávea está em ebulição. Desde a eliminação na Libertadores e das derrotas para Ceará e Internacional, há quem defenda nos bastidores a troca imediata de treinador para “tentar salvar” a temporada. Há uma ala dentro do clube que reforça que os próximos jogos podem definir praticamente todo o ano do Flamengo.

Os mesmos aliados que pressionam Lomba pela mudança abrem o catálogo de opções: Vanderlei Luxemburgo, Dorival Júnior e Levir Culpi. Os dois primeiros, por sinal, trabalharam na primeira gestão de Bandeira.

Depois de muito tempo, o Rubro-Negro terá uma semana cheia de trabalho. O Campeonato Brasileiro ainda não está perdido, mas a Copa do Brasil parece ser o único sonho palpável, neste momento. E a situação está longe de ser confortável. Após empate com o Corinthians no Maracanã, o Flamengo terá de buscar em São Paulo a vaga na final no dia 26. Uma nova eliminação praticamente colocaria fim no sonho de título em 2018.
Noval defende permanência de Barbieri, mas há pressão por mudanças imediatas no comando técnico  — Foto: Marcelo Baltar

Noval defende permanência de Barbieri, mas há pressão por mudanças imediatas no comando técnico — Foto: Marcelo Baltar

Derrocada

Uma sucessão de tropeços minou, pouco a pouco, as esperanças dos rubro-negros. A derrota para o São Paulo, no primeiro jogo após a Copa, é emblemática. A expectativa era que a gordura na liderança aumentasse para sete confortáveis pontos. No entanto, a diferença caiu para um, e não demorou para o Tricolor tomar a ponta. Depois passaram Inter, Palmeiras, veio a queda na Libertadores para o Cruzeiro...

A distância para o líder atualmente é de cinco pontos - pode aumentar para sete caso o Inter vença a Chapecoense nesta segunda. Grande, mas o que realmente desanima os torcedores é o futebol apresentado. Dos últimos 15 pontos disputados no Brasileiro, o Flamengo somou apenas cinco, sendo que quatro jogos foram contra equipes que estão brigando na parte de baixo da tabela.

Atlético-MG emite nota de repúdio a cantos homofóbicos de torcedores do clube


O Atlético-MG emitiu na noite deste domingo nota de repúdio aos cantos homofóbicos de parte de sua torcida durante o empate por 0 a 0 no clássico desta tarde diante do Cruzeiro, no Mineirão. A manifestação do clube ocorreu via Twitter.

Os cantos de alguns atleticanos tornaram-se um dos principais assuntos nas redes sociais neste domingo, e o clube decidiu pronunciar-se sobre o assunto. Confira a nota:

"O CAM lamenta profundamente as manifestações homofóbicas de parte dos torcedores, no jogo deste domingo, no Mineirão. Reiteramos nosso repúdio a quaisquer gestos de preconceito ou de incitação à violência. A maior torcida de Minas é composta por pessoas de todas as classes sociais, raças e gêneros, não cabendo qualquer tipo de discriminação. Isso não faz parte da nossa gloriosa história! #TimeDeTodos"
Torcida do Galo era visitante no clássico deste domingo no Mineirão — Foto: Giazi Cavalcante/Agência Estado
 era visitante no clássico deste domingo no Mineirão — Foto: Giazi Cavalcante/Agência Estado
Torcida do Galo era visitante no clássico deste domingo no Mineirão — Foto: Giazi Cavalcante/Agência Estado

No jogo do Mineirão, alguns torcedores atleticanos cantaram a seguinte música: "Ô cruzeirense, toma cuidado, o Bolsonaro vai matar viado".

Jogador brasileiro de vôlei é encontrado morto na Espanha


Um jogador brasileiro de vôlei foi encontrado morto em sua residência na Espanha na manhã desta segunda-feira. Vinícius Noronha da Silva, 26 anos, atuava pelo Club Voleibol Teruel, que confirmou a perda do atleta. Não há informações sobre a causa da morte.

- Não sabemos nada. Ele foi encontrado morto na cama. A morte teria acontecido à noite - disse o presidente do clube, Carlos Ranera, ao "Diario de Teruel".

Vinicius Noronha, jogador de vôlei na Espanha — Foto: EFE
Vinicius Noronha, jogador de vôlei na Espanha — Foto: EFE

A equipe se preparava para viajar a Alcañiz, onde enfrentaria o Lilla Grau de Castellón em um amistoso de pré-temporada. Como o atleta não apareceu, membros do clube foram até sua residência, onde o encontraram sem vida.

O dirigente disse que o jogador havia passado sem problemas pelos testes físicos realizados pelo clube. Segundo Ranera, estão sendo providenciados o contato com a família e a autópsia. Ainda nesta manhã, o perfil do clube prestou uma homenagem ao brasileiro.

Vinícius atuava como líbero e chegou à Espanha em 2015. No ano passado, foi eleito o melhor jogador da posição na Superliga do país. Ele também defendeu o Super Vôlei Santo André.Teruel, da Espanha, clube onde jogava Vinicius Noronha da Silva, com a camisa 4 — Foto: Divulgação

Viralizou: da ambulância no tranco ao VAR fantasma, rodada bomba nas redes


Do empurrão na ambulância ao pedido de VAR numa competição sem árbitro de vídeo. Do jogador que comemora o gol com a cabeça do mascote do clube ao técnico pistola com a arbitragem. Cheia de emoções, a rodada muito louca do Brasileirão fez a alegria das redes sociais, com memes para todos os gostos.

Daqui a uns anos, torcedores certamente lembrarão do "Vasco x Flamengo da ambulância" em Brasília. Em poucos minutos, a cena dos jogadores empurrando o veículo correu o mundo. E o brasileiro, ah, o brasileiro se esbaldou nas redes.

 A ambulância com Bruno Silva precisou ser empurrada pelos jogadores para pegar no tranco e deixar o gramado do Mané Garrincha...

Como o resultado ajudou o Botafogo, houve quem visse a ambulância com outros olhos...

 A ambulância com Bruno Silva precisou ser empurrada pelos jogadores para pegar no tranco e deixar o gramado do Mané Garrincha...

 Jogadores de Flamengo e Vasco empurram a ambulância!

De tão inusitado, Réver achou que o pedido de ajuda do motorista da ambulância era brincadeira

 Réver disse que foi a primeira vez que empurrou uma ambulância dentro de campo: "Achei até que o motorista estava de brincadeira ali, mas ele disse que tinha desligado, não pegou, e pediu nossa ajuda"

Nem só de comédia foi feito o Clássico dos Milhões. A emoção tomou conta das duas torcidas durante o minuto de silêncio em homenagem a Isaque, garoto da base vascaína que morreu vítima de câncer

 Emocionante minuto de silêncio antes de Vasco x Flamengo, com as duas torcidas cantando o nome do garoto Isaque, da base vascaína, que morreu vítima de câncer

A comédia também marcou presença no clássico paulista da rodada, quando o santista Derlis González pediu VAR num lance de impedimento. O juiz precisou lembrar ao paraguaio que não há árbitro de vídeo no Brasileirão

 Após um impedimento, Derlis González pediu VAR ao árbitro no clássico paulista...
Ainda na Vila, o jogo acabou num gênero clássico do futebol nacional: Cuca pistola

 Cuca saiu de campo muito pistola porque o árbitro encerrou o clássico quando o Santos partia em contra-ataque

No Castelão, parece que o maluco-beleza Lisca contagiou seus comandados. Samuel Xavier fez isso aí na comemoração do segundo gol do Ceará diante do Vitória

 E o Vovô tá danado... Se liga na festa do Samuel Xavier após marcar pelo Ceará

Depois do jogo, Samuel Xavier lembrou o Marinho que existe dentro de todos nós


 É você, Marinho? Samuel Xavier evitou subir a escadinha para não levar amarelo, então fez a festa com a cabeça do Vozão. Isso também é proibido, e ele levou cartão do mesmo jeito. "Sabia não, que nem o Marinho", brincou o jogador do Ceará


É real e oficial: o Vozão conta com a simpatia até de torcedores dos rivais na briga contra o rebaixamento

 É você, Marinho? Samuel Xavier evitou subir a escadinha para não levar amarelo, então fez a festa com a cabeça do Vozão. Isso também é proibido, e ele levou cartão do mesmo jeito. "Sabia não, que nem o Marinho", brincou o jogador do Ceará

Futebol também é solidariedade: mesmo debaixo do sol das 11h, Pimpão distribuiu lençóis no Nilton Santos

Falando em solidariedade, o Bahia, como dizem nas redes, lacrou com a ação antes do jogo contra o Palmeiras
 Ação bonita do Bahia: os jogadores entraram em campo ao lado de torcedores com necessidades especiais, e uma intérprete de libras traduziu o hino nacional para as crianças que são surdas

 A ambulância com Bruno Silva precisou ser empurrada pelos jogadores para pegar no tranco e deixar o gramado do Mané Garrincha...

Quem aí já conta as horas até o próximo sábado?

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Marin ficará preso em penitenciária de segurança mínima sob cuidados especiais


A juíza Pamela Chen, da Corte Federal do Brooklyn, definiu nesta quinta-feira que José Maria Marin cumprirá sua pena no Centro Correcional de Allenwood Low, na Pensilvânia, uma penitenciária de segurança mínima para homens. O ex-presidente da CBF encontra-se atualmente preso no MDC do Brooklyn - famosa pelas más condições dadas aos prisioneiros.

A transferência para a cadeia em questão havia sido um dos pedidos da defesa do réu no julgamento que aconteceu no dia 22 do mês passado. No despacho, a juíza recomendou cuidados especiais e pediu para que a penitenciária monitore "as condições de saúde" de Marin, que tem 86 anos. Além disso, ele também terá ajuda com tradução.

Marin foi condenado a quatro anos de prisão por seis crimes cometidos na época em que foi presidente da CBF (entre 2012 e 2015) e a Copa Libertadores da América, Copa do Brasil e Copa América.
José Maria Marin, 86 anos, ficará preso na Pensilvânia — Foto: Amr Alfiky / Reuters

José Maria Marin, 86 anos, ficará preso na Pensilvânia — Foto: Amr Alfiky / Reuters

A investigação feita pela justiça americana se tornou pública em maio de 2015, quando José Maria Marin e mais cinco dirigentes de futebol de outros países foram presos em um hotel na Suíça. À época, o dirigente brasileiro aceitou ser extraditado para os Estados Unidos e ficou de 2015 a dezembro de 2017 em prisão domiciliar, em seu apartamento de luxo, no prédio Trump Tower, em uma das áreas mais caras de Nova York.

Ex-presidentes da CBF, Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero (que foi suspenso pela FIFA) também foram denunciados pela justiça americana por receber propina e cometer os mesmos crimes pelos quais Marin foi condenado. Mas como o Brasil, por lei, não extradita seus cidadãos, eles não são julgados em Nova York.

Em última instância, corpo jurídico de Guerrero entra com recurso na justiça da Suíça


Em última instância, os advogados de Paolo Guerrero entraram nesta quinta-feira com recurso na justiça da Suíça para tentar revogar a punição por doping e, consequentemente, fazer com que o centroavante possa voltar a atuar ainda em 2018.

Conforme apurado pelo GloboEsporte,com, o corpo jurídico aguarda manifestações de outras partes sobre o pedido. No caso, da Fifa e Agência Anti-drogas (WADA, sigla para World Anti-Doping Agency).

Ainda não há uma data definitiva para a resposta da ação. No entanto, os advogados esperam uma posição para as próximas semanas.
Guerrero na chegada ao Inter — Foto: REUTERS/Diego Vara
Guerrero na chegada ao Inter — Foto: REUTERS/Diego Vara

Segundo o jornal El Comercio, Guerrero esteve no Tribunal Constitucional do Peru, na quarta-feira. O atacante consultou a possibilidade de apelar da decisão do Tribunal Federal Suíço à Corte Internacional de Direitos Humanos. Recentemente, também se reuniu com o presidente Martín Vizcarra em busca de apoio para a empreitada jurídica na Suíça.

Em 23 de agosto, a Justiça da Suíça revogou o efeito suspensivo que dava ao atacante o direito de entrar em campo. Assim, terá que cumprir o resto da punição por doping e ficará mais sete meses longe dos gramados, a menos que consiga reverter a punição no julgamento do recurso, cuja data ainda não foi marcada.

Defesa quer responsabilizar hotel

A linha de defesa é mantida sob sigilo, mas os advogados do peruano se esforçam para tentar desqualificar a prova colhida no processo. A sustentação é de que Guerrero ingeriu o metabólito da cocaína por contaminação a um chá servido pelo hotel que abrigava a seleção peruana em Buenos Aires antes de uma partida contra a Argentina, em outubro passado, pelas Eliminatórias da Copa.

Há uma busca para que o hotel se responsabilize pela contaminação e, com isso, afastar a tese de "negligência" do atleta na ingestão da substância ilegal. O jogador processou o estabelecimento e, de acordo com pessoas próximas a ele, estaria perto de conseguir que o hotel admita a responsabilidade pelo caso.

Guerrero em encontro com presidente do Peru, antes da Copa do Mundo — Foto: Divulgação
Guerrero em encontro com presidente do Peru, antes da Copa do Mundo — Foto: Divulgação

Em sua decisão pela punição do atleta, o TAS alegou que a ingestão da substância através do chá ocorreu por "negligência" do peruano. Em casos deste tipo, os regulamentos da Agência Mundial Antidoping (Wada) são rígidos e preveem suspensão de até dois anos.

Embora as chances de absolvição sejam consideradas remotas, a ideia da defesa é, ao menos, conseguir reduzir a punição ao peruano. A pena atual vai até abril, o que encerra a atual temporada e nem permite que estreie com a camisa do Inter em 2018.

Relembre o caso Guerrero

Paolo Guerrero foi condenado a cumprir um ano de suspensão por doping causado após o exame acusar a presença de metabólico da cocaína, em outubro do ano passado, no jogo contra a Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Em dezembro, o jogador conseguiu a redução da pena para seis meses – o que permitiu ao peruano voltar a vestir a camisa do Flamengo em maio deste ano e liberaria o jogador para disputar o Mundial da Rússia.

Guerrero voltou a jogar no dia 6 de maio, apenas três dias após ser julgado em última instância pelo TAS, em Lausanne, na Suíça. Ele participou de três jogos do Flamengo neste período, contra Inter, Ponte Preta e Chapecoense, marcando um gol contra a equipe catarinense. Ainda em maio, o TAS ampliou a pena para 14 meses de suspensão. No entanto, o peruano conseguiu efeito suspensivo superprovisório na Justiça Comum da Suíça para disputar o Mundial de 2018.

O atacante disputou a Copa do Mundo da Rússia pela seleção peruana, mas caiu na fase de grupos. Deixou a sua marca na vitória por 2 a 0 sobre a Austrália. Em julho, voltou ao Flamengo para aparecer em mais quatro compromissos pelo Brasileirão. Sem acerto para permanecer na Gávea, assinou com o Inter por três temporadas, mas não chegou a estrear com a camisa colorada.

Preparador revela Copa América como pior momento para Messi: "Chorando como um bebê que perdeu a mãe"


Com algumas decepções na conta enquanto defendia a camisa da seleção argentina, Lionel Messi parece ter vivido o pior momento com a Albiceleste em 2016, na Copa América. Pelo menos é o que garante Elvio Paolorosso, preparador físico de Tata Martuno, treinador da Argentina na ocasião.

- Às duas da manhã, mais ou menos, encontrei leo sozinho, completamente sozinho, chorando como um bebê que perdeu a mãe. Ele estava ali deitado, sem ninguém para consolá-lo. Eu i abracei e nós dois lamentamos - disse ao site "Marca".

Messi "chorou como uma bebê" na perda do título da Copa América para o  Chile, em 2012 — Foto: Reuters
Messi "chorou como uma bebê" na perda do título da Copa América para o Chile, em 2012 — Foto: Reuters

A Argentina perdeu o título da Copa América Centenário, em 2016, para o anfitrião Chile. A partida permaneceu empatada em 0 a 0 e foi para os p^naltis, e a equipe chilena levou a melhor por 4 a 2.

Renovação não passa de uma ideia, mercado esquenta, e Paquetá dificilmente emplaca 2019 com a camisa do Fla


O assédio é grande, Lucas Paquetá está quase todo dia no noticiário internacional, mas o Flamengo ainda não recebeu proposta oficial. Ainda.

A ascensão do fim do ano passado até a chegada à Seleção colocou o jovem no holofote e iniciar 2019 vestindo vermelho e preto é muito improvável.
Paquetá em ação diante do Corinthians. Na véspera, jogou 38 minutos pela Seleção — Foto: Gilvan de Souza

Paquetá em ação diante do Corinthians. Na véspera, jogou 38 minutos pela Seleção — Foto: Gilvan de Souza

A ideia de renovação do contrato que vai até o fim de 2020, com multa de 50 milhões de euros, nunca foi para o papel. A intenção de oferecer um plano de carreira saiu de pauta a partir do momento em que clube e jogador passaram a falar mais na venda iminente do que a permanência por um longo período. Assim, a expectativa é de que as tratativas avancem antes mesmo da abertura da janela do inverno europeu, em janeiro.

Lucas Paquetá tem contrato com o Flamengo até o fim de 2020 e multa rescisória de 50 milhões de euros
O Flamengo sabe disso e avalia nomes para reposição do jogador. No início desta semana, o vice-presidente de futebol, Ricardo Lomba, opinou que espera a chegada de proposta oficial por Paquetá e revelou que o clube tem "alguns alvos" para contratar.

O entendimento do mercado indica como utópica a venda pelo valor integral da multa rescisória. Apenas Neymar saiu do Brasil para um gigante europeu após os 20 anos pelo total previsto em contrato.

Lucas Paquetá participou dos amistosos da Seleção contra os EUA e El Salvador — Foto: Pedro Martins / MoWA Press
Lucas Paquetá participou dos amistosos da Seleção contra os EUA e El Salvador — Foto: Pedro Martins / MoWA Press

Por mais que o discurso externo seja este, a realidade do mercado aponta para algo na casa dos 30, 35 milhões de euros. Gabriel Jesus, por exemplo, foi vendido pelo Palmeiras ao Manchester City por 32 mi, aos 19 anos, apesar de ter multa de 40 mi na ocasião, além dos títulos dos Jogos Olímpicos e do Brasileirão.

Medida comum em negociações de jovens no mercado europeus, a inclusão de cláusula com compensação a partir do rendimento seria uma das soluções para cobrir essa diferença.
As manchetes europeias que colocam o camisa 11 na mira de PSG e Barcelona são verídicas. Nada, entretanto, foi além de consultas ou análise mais apuradas do rendimento do jogador. Com o fim do fechamento da janela de verão, a expectativa é de que os clubes acelerem o processo e Paquetá tenha o destino encaminhado até o fim de outubro.

Transferir-se para um clube mediano na Europa está fora dos planos. Até mesmo porque há convicção de que gigantes entrarão em disputa pelo talento do polivalente meio-campista rubro-negro. A projeção é de que tudo já esteja definido na abertura da próxima janela, com Paquetá passando o Réveillon já como atleta um clube europeu.

Queridinho da imprensa europeia
A presença de Paquetá na Seleção aumentou o interesse da imprensa europeia. Pipocaram nos últimos dias notícias envolvendo o jogador.

Lucas Paquetá na capa do jornal Sport, de Barcelona — Foto: Reprodução
Lucas Paquetá na capa do jornal Sport, de Barcelona — Foto: Reprodução

Da França, o canal TF1 assegurou que o brasileiro está na mira do PSG. Os dois principais diários esportivos da Catalunha falam que o Barcelona tem um projeto para ele. Já o “Calcio Mercato” publicou que o bom relacionamento de Leonardo com o Flamengo é o trunfo do Milan. Em todas as reportagens, a ideia é contar com Paquetá a partir de janeiro.

Em contato com o GloboEsporte.com, Eduardo Uram, empresário de Paquetá, disse que “a imprensa noticia o que quer” e não confirmou sondagens ou propostas.

- Esse é um tema que não falo com a imprensa. Optamos por tratar do assunto internamente – disse Uram.
Com 21 anos recém-completados (em 27 de agosto), Lucas Paquetá estreou no profissional do Flamengo em março de 2016 e se firmou como titular no fim do ano passado, com Reinaldo Rueda. No total, são 83 partidas e 14 gols.

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Morre Isaque Souza, jovem da base do Vasco que foi diagnosticado com câncer ósseo


Em tratamento de um câncer ósseo, o jogador Isaque Souza, do Sub-14 do Vasco, não resistiu e morreu nesta quinta-feira. Ele passou mal em casa, foi para o Instituto Nacional do Câncer (Inca), onde ficou internado, e faleceu pela manhã.

Ao saberem da morte de Isaque, alguns de seus amigos postaram mensagens nas redes sociais. O Vasco também se manifestou no Twitter.
diagnóstico divulgado pelo Cruz-Maltino, diversos jogadores mandaram mensagens de apoio para o garoto. Flamengo e Fluminense também se solidarizaram na época.

Isaque chegou ao Vasco em 2017. Quando mais novo, Isaque também passou pelo Flamengo, que lamentou, no Twitter, a morte do garoto.