segunda-feira, 29 de abril de 2019

Tuchel nega problemas entre Neymar e Mbappé e critica agressão a fã: "Isso não é possível"

A derrota na final da Copa da França, que abalou a reta final da temporada do Paris Saint-Germain, também deixou Neymar no centro dos holofotes por conta de duas polêmicas. Após o revés diante do Rennes, o brasileiro fez críticas a companheiros jovens no elenco e viu viralizar um vídeo em que aparece agredindo um torcedor rival. E os assuntos não passaram despercebidos pelo técnico Thomas Tuchel.

Neymar atingiu torcedor do Rennes — Foto: Reprodução
Neymar atingiu torcedor do Rennes — Foto: Reprodução

O treinador do PSG concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira e, naturalmente, foi questionado sobre os problemas envolvendo o grande astro de seu time. E não hesitou em criticar Neymar por ter atingido o rosto de um torcedor do Rennes que o provocou na subida para a premiação.

- Eu não gostei, não gostei mesmo. Não é possível que aconteça isso. Não é fácil subir (para a premiação) depois de uma derrota, mas temos que aceitar, mostrar respeito. Isso não é possível - disse Tuchel.

Torcedor agredido por Neymar diz que não insultou jogadores do PSG: “Chocado”
O treinador relatou que o clima no vestiário depois da derrota no último sábado foi de "completo silêncio" e que não sabia como estavam os atletas, pois ainda os reencontraria no treinamento de olho no duelo contra o Montpellier. Ao falar do desabafo de Neymar sobre a postura de alguns atletas jovens, negou que haja problema entre o brasileiro e Mbappé.

- Eu sei o que ele estava tentando dizer, mas não é algo para ser debatido em uma entrevista. É algo para ser discutido internamente. O que eu diria é que há alguns jogadores que amam ganhar e outros que odeiam perder. Eu prefiro dizer a cada um no vestiário, em vez de pela imprensa. É necessário ter ordem para crescer. Não há problema entre Neymar e Mbappé - disse o técnico.

O desabafo de Neymar ocorreu na zona mista do Stade de France, alegando que os atletas mais novos precisavam ouvir mais.

- O balanço é de ser mais homem dentro do vestiário, mais unido. Todo mundo correr. Pelo que vejo ali, tem muito jovem que é um pouco, não digo perdido, mas faltam mais ouvidos do que a própria boca. Algum cara mais experiente fala, e eles retrucam, ou o próprio treinador fala, e eles retrucam. Isso não é um time que vai longe, um time que vai ter sorte no final. A gente peca nisso. Precisamos ter mais inteligência de administrar isso, e eles mais do que nós. A gente tem bagagem e eles precisam respeitar mais. Da mesma forma de quando eu comecei, que escutava bastante e respeitava. Eles precisam seguir esse caminho também - afirmou Neymar.

Thiago Galhardo chega a acordo e é o novo reforço do Ceará: "O maior clube do estado"

Thiago Galhardo, já fora do Vasco, treinou com a seleção brasileira de futebol de areia, na Barra — Foto: Gabriel Badaró/Ideallize AC
Thiago Galhardo tem casa nova em 2019. Após saída conturbada do Vasco, o meia acertou com o Ceará para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. O clube anunciou através do Twitter oficial.

- Tive várias propostas. Tenho amigos no Ceará que falaram tudo sobre o clube. O que pesou na minha decisão foi a grandeza do Ceará; podemos considerar o maior clube do estado. Joguei no ano passado pelo Vasco e a torcida do Ceará deu um show. Aquela festa linda me marcou e mexeu comigo - destacou o jogador ao site oficial do clube.


Aos 29 anos, Galhardo busca retomar a sequência em campo. Peça importante do Vasco desde o ano passado, acabou afastado do elenco no dia 7 de abril por motivos não revelados pela diretoria e pelo até então treinador Alberto Valentim.

Em 2019, Galhardo fez 14 jogos e marcou duas vezes. A última partida oficial foi no dia 31 de março, na derrota nos pênaltis para o Flamengo na decisão da Taça Rio.

Vasco encaminha empréstimo do goleiro Sidão, do Goiás

O Vasco está próximo de acertar a contratação do goleiro Sidão, do Goiás. Aos 36 anos, o reforço chegará ao Rio de Janeiro para assinar contrato de empréstimo até o fim do ano. Ele disputará posição com Fernando Miguel, que virou o titular depois da saída de Martín Silva, no fim do ano passado. A informação foi revelada pelo Lance! e confirmada pelo GloboEsporte.com.

Sidão estava fora dos planos do Goiás e sequer foi relacionado para o jogo contra o Fluminense, neste domingo, no Maracanã. Na atual temporada, o goleiro já disputou 19 jogos e sofreu 15 gols. Fernando Miguel, titular do Vasco, jogou 23 vezes e levou 18 gols.

Em 2018, Sidão defendeu o São Paulo e disputou 46 partidas. No ano anterior, também pelo Tricolor, foram 25 jogos. O goleiro voltará, pelo Vasco, a atuar no Rio de Janeiro, onde já defendeu as cores do Botafogo e se destacou.

Sidão em ação pelo São Paulo — Foto: Marcos Ribolli
Sidão em ação pelo São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Acidente de van com jogadores do clube turco Alanyaspor mata jogador da seleção tcheca

Um grave acidente envolvendo uma van com jogadores do clube turco Alanyaspor, na região de Alanya, matou o atacante da seleção da República Tcheca Josef Šural, de 28 anos.

Segundo o jornal turco Daily Sabah, mais seis atletas ficaram feridos e foram encaminhados para hospitais da região, entre eles dois brasileiros, Welinton, ex-Flamengo, e Baiano, ex-Vila Nova.

Além dos brasileiros, o inglês Steven Caulke, ex-Tottenham, e o senegalês Papiss Cissé, ex-Newcastle, o angolano Djalma e Issac Sackey, de Gana.

Josef Šural morre em acidente envolvendo van do clube turco Alanyaspor  — Foto: Reuters
Josef Šural morre em acidente envolvendo van do clube turco Alanyaspor — Foto: Reuters

A van teria sido alugada pelos atletas, que voltavam de uma partida na cidade de Kayseri, e acabou saindo da estrada perto de Alanya.

"De acordo com as informações que recebi do chefe de polícia, haviam dois motoristas e ambos dormiram,", disse Hasan Çavuşoğlu, presidente da Alanyaspor ao jornal turco.

Van que levava atletas do clube turco saiu da estrada e acabou matando o tcheco Josef Sural — Foto: Twitter
Van que levava atletas do clube turco saiu da estrada e acabou matando o tcheco Josef Sural — Foto: Twitter Van que levava atletas do clube turco saiu da estrada e acabou matando o tcheco Josef Sural

Em nota, o presidente da Associação de Futebol da República Tcheca, Martin Malik, também lamentou a morte de Šural, assim como o técnico da seleção.

– "Quero expressar minhas sinceras e profundas condolências à família e aos meus amigos. Pepa era um homem humilde que todos sentiriam nossa falta. Nunca esqueceremos" – disse o presidente da Federação.

– Ele era um menino modesto e honesto, com apenas as lembranças mais agradáveis. A mensagem me atingiu profundamente. É uma perda não apenas para o futebol tcheco, mas especialmente para todos aqueles próximos Quero expressar minhas sinceras condolências à família – lamentou Jaroslav.

MAIS INFORMAÇÕES EM BREVE

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Demora do VAR nos estaduais é três vezes maior do que em jogos fora do Brasil; veja os números

Demora do VAR nos estaduais é três vezes maior do que em jogos fora do Brasil; veja os números
O tempo perdido com o VAR chamou a atenção em parte dos jogos em que o recurso foi utilizado no Brasil. No total, foram 39 partidas com árbitro de vídeo em sete estaduais: 14 pelo Paulista, 10 no Carioca, seis no Mineiro, três no Gaúcho, três no Catarinense, dois no Baiano e um no Cearense.

O Espião Estatístico* entrou na discussão e analisou todos os jogos dos times da Série A nos estaduais e os separou em duas categorias: jogos sem e com VAR. O primeiro bloco, com 238 partidas, teve duração média de 1h35min28s. Já o segundo, com 39 partidas, teve uma duração média de 1h38min27s. Ou seja, um acréscimo médio de três minutos.

Pode até parecer pouco a princípio, mas o padrão internacional é de um minuto. Em dados colhidos na experiência de dois anos que a Fifa fez antes da aprovação definitiva do VAR, baseado em 800 partidas de 20 competições internacionais, o tempo médio de acréscimo nas partidas com uso do VAR foi de sessenta segundos (Veja o vídeo completo abaixo, em inglês).

Outro exemplo são os números da temporada 2017/2018 do Campeonato Italiano e da Copa da Itália. O tempo médio do uso do VAR naquela temporada foi de um minuto e 22 segundos. No total, foram 117 decisões alteradas com auxílio do árbitro de vídeo na competição - uma decisão a cada 3,29 jogos. O número é semelhante ao divulgado pelo International Board (no vídeo acima): uma a cada três partidas.

Porém, a intervenção do VAR tem sido mais ativa no Brasil. Pelo menos nas primeiras experiências dos jogos dos estaduais. Aqui, o árbitro de vídeo mudou a decisão do campo em 19 das 39 partidas (49%).

Para o comentarista de arbitragem Sandro Meira Ricci, do Grupo Globo, a alta intervenção nestas partidas vem da quantidade maior de lances interpretativos analisados. O protocolo da Fifa estabelece que o VAR busque corrigir erros claros, aqueles que não dependam de interpretação ou aqueles que a absoluta maioria das pessoas interpretariam da mesma forma. De acordo com Sandro, faltou treinamento para capacitar os árbitros de forma adequada à tecnologia.

- Habilitaram quase 200 árbitros e bandeiras e fizeram quatro cursos de capacitação de VAR. É muita gente para pouca capacitação. Deveriam ter perdido menos tempo com habilitação e investido mais tempo em capacitação, principalmente com testes offline que simulam bem a realidade de um jogo.

Explica-se: o teste offline reproduz a mesma realidade da cabine do VAR, mas sem a comunicação com o campo. Na Itália, por exemplo, foram feitos 60 jogos offline do campeonato italiano antes de se utilizar o VAR oficialmente.

Jogos e lances polêmicos do VAR nos estaduais
Como dito anteriormente, 39 partidas dos estaduais contaram com a tecnologia neste ano. No Brasileirão, a previsão é que todos os 380 jogos tenham árbitro de vídeo, o que seria a maior utilização do VAR em uma competição no mundo. Para superar o desafio, a CBF terá de aproveitar os erros e acertos do uso prévio nas competições estaduais.

A principal reclamação até aqui vem de alguns lances que interrompem o jogo por longo tempo. O lance que mais retardou uma só partida de uma vez foi o pênalti de Guilherme Parede, do Internacional, em cima do lateral Bruno Cortez, do Grêmio.

No total, foram nove minutos e oito segundos de jogo parado até a autorização para a cobrança do penal, batido por André. O lance provocou a ira dos colorados que partiram para cima do árbitro Jean Pierre Lima. D'Alessandro e o técnico Odair Hellmann foram expulsos da decisão, que terminou com triunfo do Grêmio, nos pênaltis.

VAR é acionado e juiz valida pênalti de lance em Cortez, aos 24 do 1'T

No Campeonato Mineiro, as duas finais foram marcadas por polêmicas do VAR. O jogo de ida foi o quarto mais longo de 2019, com 1h44min02s. Nesta partida, a principal atuação do árbitro de vídeo veio na anulação correta do gol de Fred por toque no braço. O jogo de volta, no entanto, ganhou capítulos à parte por conta da quantidade de interrupções na partida para auxílio do VAR. Foram 10 no total, cinco no primeiro tempo e cinco no segundo. Apenas uma, porém, foi analisada na beira do campo (o pênalti a favor do Cruzeiro por toque no braço de Leonardo Silva).

Leandro Bizzio Marinho na final entre Cruzeiro e Atlético-MG — Foto: Reprodução/Globo
Leandro Bizzio Marinho na final entre Cruzeiro e Atlético-MG — Foto: Reprodução/Globo


O jogo parou 10 vezes para se avaliar: um pisão de Geuvânio em Dodô, um possível toque no braço de Dedé na área, um possível pênalti de Léo em Leonardo Silva, um pisão de Edílson em Ricardo Oliveira, um possível pênalti de Rodriguinho em Geuvânio, uma possível agressão de Henrique em Elias, um possível pênalti em cima do zagueiro Léo, um possível pênalti de Dedé em Ricardo Oliveira, uma possível agressão de Ricardo Oliveira em Henrique, pênalti de Leonardo Silva por toque no braço.


Ainda pelo Mineiro, dois lances pararam suas respectivas partidas por um tempo considerável. No jogo de ida da semifinal entre Boa Esporte e Atlético-MG, a partida ficou parada durante cinco minutos e 32 segundos por conta da expulsão de José Welison. No outro duelo, no jogo de volta entre Cruzeiro e América-MG, foram cinco minutos e 17 segundos para anular o gol de mão de Felipe Azevedo.

Pelo Baiano, os jogos da final também marcaram negativamente o uso do VAR pela demora excessiva da análise de lances. No confronto de ida, o jogo ficou paralisado por cinco minutos e sete segundos em função da expulsão de Gabriel Bispo, do Bahia de Feira, pelo segundo amarelo. Na partida de volta, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira foi até a tela na beira do gramado para assinalar pênalti em cima do garoto Ramires, do Bahia. No total, cinco minutos e cinco segundos de paralisação.

Outro jogo que vale menção é o duelo de volta do Paulistão entre Palmeiras e São Paulo, por conta da anulação correta do gol de Deyverson, por impedimento. Felipão cogitou até retirar o time de campo por conta da invalidação do gol palmeirense.

 — Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO
— Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO

A partida com maior duração entre os jogos com VAR foi o Fla-Flu da semifinal da Taça Rio. No total, foram 1h44min29s de jogo. Marca quase 10 minutos maior do que a média dos jogos sem VAR. Os exemplos são inúmeros, portanto. Para Sandro Meira Ricci, o argumento de a tecnologia ainda ser nova e em fase de adaptação não serve muito porque a solução vem no treinamento, o que ele avalia que faltou.

Na sua visão, esse tempo médio dos estaduais vai permanecer no Brasileiro deste ano e o tempo médio da duração dos jogos com árbitro de vídeo vai diminuir conforme a maior operação do recurso no futebol brasileiro.

Para finalizar, veja o tutorial dos lances que o VAR pode entrar em ação nas partidas:
Tutorial VAR - como funciona o árbitro de vídeo — Foto: GloboEsporte.com

Tutorial VAR - como funciona o árbitro de vídeo — Foto: GloboEsporte.com


*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Caio Tatesawa, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Roberto Maleson e Valmir Storti.

Doping no Santos: suspenso há um ano por uso de cocaína, Diogo Vitor será julgado nesta sexta

Diogo Vitor, atacante do Santos que cumpre suspensão do futebol por ter sido flagrado no doping após uso de cocaína, será novamente julgado nesta sexta-feira, em Brasília, no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem.

Os representantes de Diogo Vitor esperam conseguir uma nova redução na pena do atacante, que havia sido punido inicialmente por quatro anos, mas teve gancho reduzido pela metade. Agora, a defesa do jogador de 22 anos espera diminuir ainda mais a pena para conseguir liberar o atleta de volta aos gramados imediatamente.

Diogo Vitor já cumpriu um ano longe do futebol e, atualmente, precisa cumprir mais um para ser liberado.

O recurso da defesa de Diogo Vitor é baseado em decisões de tribunais internacionais, que em casos de cocaína julgaram a culpa do atleta como leve e reduziram ainda mais a pena.
Diogo Vitor está afastado do futebol há um ano após ter sido flagrado no doping por uso de cocaína — Foto: Reprodução/TV Globo

Diogo Vitor está afastado do futebol há um ano após ter sido flagrado no doping por uso de cocaína — Foto: Reprodução/TV Globo

Com a punição, Diogo Vitor teve contrato com o Santos suspenso. O atleta não recebe salários desde então e também não pode utilizar a estrutura do Peixe para treinamentos.

– Tenho esperança na redução da pena para que eu possa voltar a fazer o que eu mais amo. Tenho treinado na academia e fora, com bola. Estou bem focado no meu retorno. Peço desculpa por tudo, eu magoei todos vocês, mas fui o maior prejudicado. Quero agradecer a todos que me deram a mão. Eu sou outro Diogo Vitor. Vou mostrar isso para todos – disse Diogo Vitor, em entrevista recente à "Gazeta Esportiva".

Recentemente, outro jogador do futebol brasileiro foi flagrado no doping por suspeita de uso de cocaína: Gonzalo Carneiro, atacante do São Paulo.

Entenda o caso
Diogo Vitor está suspenso desde o dia 26 de abril de 2018. O exame que flagrou a substância presente na cocaína no atleta foi realizado pela Federação Paulista de Futebol no dia 21 de março do ano passado, após o jogo do Santos contra o Botafogo, pelas quartas de final do Paulistão.

O atacante entrou em campo aos 22 minutos do segundo tempo na Vila Belmiro, no lugar de Jean Mota. A decisão de vaga foi aos pênaltis, e Diogo Vitor foi um dos batedores. O atacante acertou a cobrança.

Diogo Vitor, que admitiu o uso de cocaína, se recusou a se tratar nos primeiros meses, mas depois se reuniu com o presidente José Carlos Peres pedindo ajuda para retomar os treinamentos e tratamento.

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Serrolandense será um dos árbitros de vídeo no jogo Flamengo X Cruzeiro






O serrolandense Cleriston Clay Barreto Rios de 39 anos, filho do vereador Reizinho, 
será um dos árbitros de vídeo o famoso VAR no jogo do Flamengo X Cruzeiro 
no próximo sábado 27 de abril, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2019 série A.



Ele possui graduação em educação física pela Universidade Tiradentes (2002) e pós graduação 
em musculação e treinamento de força pela Universidade Gama Filho (2003) e fisilogia do 
exercício e do esporte pela Universidade Veiga de Almeida (2205). Atualmente é personal 
trainer da Academia Paulo Bedeu Club, arbitro da Federação Sergipana de Futebol, diretor 
técnico da Atividade - Consultoria Esportiva, arbitro - Confederação Brasileira de Futebol 
e professor da Federação Sergipana de Futebol. Tem experiência na área de educação física, 
com ênfase em educação física.



Clay já vem sendo destaque no cenário do futebol brasileiro na condição de auxiliar de
 arbitragem e será usando na função do VAR pela primeira vez.

Fonte Portal Serrolândia

Após liberar Kieza, Botafogo volta a estudar contratação de Santiago Tréllez, hoje no Internacional

Após emprestar o centroavante Kieza para o Fortaleza, o Botafogo já tenta a reposição para o setor, que atualmente conta com dois jogadores: Diego Souza e Igor Cássio. O clube voltou a estudar a contratação de Santiago Tréllez. O nome do atleta foi levado à direção alvinegra nos últimos dias.

O colombiano de 29 anos tem contrato com o São Paulo até dezembro de 2021 e atualmente está emprestado ao Internacional, clube ao qual está vinculado até o fim desta temporada.

Tréllez, atacante do Inter  — Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG
Tréllez, atacante do Inter — Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG

Tréllez foi contratado durante o momento em que Paolo Guerrero, suspenso por doping, não podia atuar. Em 2019, atuou apenas nove vezes pelo Colorado (quatro como titular) e não balançou as redes. Agora, com o peruano em ação, o Inter não se opõe à liberação do centroavante.

O nome do atleta agrada ao Botafogo, que tentou contratá-lo em dezembro de 2018, mas, à época, o Internacional ganhou a disputa. Tréllez também tem o interesse de atuar no futebol do Rio de Janeiro, onde, inclusive, já havia passado pela base do Flamengo.

A negociação, porém, não é considerada simples pelo Botafogo, pois há um débito do Internacional com o São Paulo. Ainda não houve conversas oficiais do Glorioso com o agente do atleta nem com os clubes envolvidos.

Com ampla vantagem, Paulo Carneiro é eleito presidente do Vitória

Paulo Carneiro foi eleito presidente do Vitória na noite desta quarta-feira — Foto: Thiago Pereira
Uma década e meia depois, ele está de volta. Após deixar o Vitória com o rebaixamento para a Série C do Brasileiro em 2005, Paulo Carneiro volta a ser presidente do clube. Desta vez, conduzido pelos sócios. Na eleição realizada nesta quarta-feira, o engenheiro mecânico foi eleito em primeiro turno com 67,86% dos votos. Empossado imediatamente após o anúncio do resultado, ele substitui Ricardo David e tem o mandato até 2022.

- Vou viver essa emoção amanhã quando chegar no clube cedo para trabalhar. Um filme vai passar na minha cabeça. Espero estar à altura da confiança da massa rubro-negra - afirmou o novo presidente do Vitória.

O novo presidente do Vitória foi eleito com 1474 votos. Raimundo Viana, segundo colocado, teve 685 votos, enquanto Isaura Maria (9 votos), Walter Seijo (3 votos) e Gilson Presídio (1 voto), ficaram em terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente.

Além da eleição do novo presidente do clube, foram realizadas também votações para o Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. No Conselho Deliberativo, com eleição proporcional, a apuração foi a seguinte: Vitória Gigante 59%, Frente Vitória 18% e 100% Vitória com 23%. A chapa 300 do Vitória não ultrapassou a cláusula de barreira de 15% e não fará parte da composição.

No Conselho Fiscal, a chapa Vitória Gigante, Forte e Unido foi a vencedora. Assim, Jailson Reis é o novo presidente do órgão. A chapa também é ligada a Paulo Carneiro.

Logo após ser empossado como novo presidente do Vitória, Paulo Carneiro, fez um breve pronunciamento aos torcedores presentes. Confira:

"Vivo um momento especial na minha vida. Há muitos anos, um grupo de jovens rubro-negros assumiu esse clube em uma situação muito parecida, mas muito melhor. Era um clube menor, com 11% da torcida do estado e, portanto, por ser menor, os problemas financeiros, que são os mais graves, eram muito menores. Durante 17 anos trabalhamos durante em cima de vitórias e derrotas, com muito mais vitórias do que derrotas. Começamos a construir um clube que era o sonho de todos nós. Muitas coisas aconteceram, mas o Vitória se manteve forte. Quero dizer nesse momento que temos de novo um grande desafio. Dessa vez não somos mais 11% da torcida do estado. Somos mais de 40% da torcida do estado. É preciso que todos nós tenhamos consciência da gravidade do momento. Vamos comemorar? Vamos. Eu, mais do que ninguém, estou aqui com uma felicidade enorme. Sei o quanto foi difícil chegar aqui, quantas lutas na justiça. Quero agradecer ao advogado Antônio Boaventura Pinho, quero agradecer a minha amiga de todas as horas, Suzi Vilan, quero agradecer a meu amigo Jailson, que aqui trabalhou durante mais de 20 anos e, estranhamente, foi afastado. Ele que nunca cobrou um centavo do clube. Ele retorna ao Vitória. Quero também deixar um abraço para os nossos adversários. Quero deixar um abraço para o presidente Raimundo Viana, para sua equipe, quero deixar um abraço para Isaura, quero deixar um abraço até para Gilson Presídio. Mas essa mensagem tem um recado muito claro. Esse clube precisa, como disse Fábio, voltar ao estádio, se associar, entender a importância do sócio na vida do clube. Agora, mais do que nunca, esse clube precisa saber, internamente, como debater as suas diferenças. Quero lançar um pacto pela união do clube. Quero dizer que vou ser presidente de todos os rubro-negros. A porta da sala da presidência vai estar aberta para todos os rubro-negros. Sei que durante esses anos fui gratuitamente atacado, principalmente na internet. Quero dizer que esse assunto passou, é passado. Vamos construir juntos um novo Vitória. Agora um Vitória campeão, um Vitória vencedor. Pode demorar um pouquinho? Pode. Recebi relatos hoje de meu amigo Manoel Matos, que estará junto conosco nessa tarefa, quero aproveitar para agradecer a Adhemar Lemos Junior a confiança, ex-presidente do clube, de família histórica aqui dentro do clube. Acabei de receber uma ligação de Alexi Portela, está no exterior, mostrando que nós estamos dando a todos os rubro-negros um exemplo de como a gente consegue superar diferenças, superar divergências pelo amor maior pelo Vitória. É essa mensagem que quero deixar aqui. Quero agradecer ao presidente Robinson Almeida, que pegou esse pepino num momento muito difícil da vida do clube, embora eu tenha não concordado com certas atitudes, mas o respeito. Ele teve papel importantíssimo para que hoje nós estejamos aqui comemorando esse novo momento do clube, um momento de concórdia, de trabalho e de vitórias. Obrigado!"

Entenda a polêmica envolvendo a candidatura
A candidatura de Paulo Carneiro foi deferida pela Comissão Eleitoral em caráter de tutela provisória. O ex-dirigente foi expulso do Conselho Deliberativo em 2009, depois de ter aceitado trabalhar como diretor de futebol do Bahia, além de ter faltado a três reuniões do Conselho.

Carneiro, no entanto, obteve uma liminar da justiça, que o habilitou a participar do pleito. A decisão é da juíza Júnia Araújo Ribeiro Dias, da 14ª Vara de Relações de Consumo, que determinou que seu retorno ao colegiado, conforme sentença proferida em 2016.

No início de abril, a chapa Vitória Campeão Nacional em 2020, que tem Gilson Presídio como candidato a presidente do Conselho Diretor, pediu a impugnação da chapa de Paulo Carneiro, Vitória Gigante, Unido e Forte, sob a alegação de que Carneiro não cumpriu o período mínimo de associação ao clube, que é de 36 meses contínuos, exigido pela Comissão Eleitoral e que consta no Estatuto do clube.

A comissão eleitoral do Vitória indeferiu o pedido, devido à liminar que Carneiro possui:

- Conforme mencionado no ato de publicização das chapas, no dia 10/04/2019, o impugnado não reúne as condições de elegibilidade exigidas no estatuto social do clube, notadamente o tempo de associação igual ou superior a 36 (trinta e seis) meses consecutivos. No entanto, a candidatura do impugnado foi deferida pela Comissão Eleitoral por encontrar-se ancorada numa medida liminar, em sede de agravo de instrumento nº 8006070-18.2019.8.05.0000, proferida pelo egrégio Tribunal de Justiça da Bahia. Ante o exposto, o colegiado acolhe a preliminar suscitada pelo impugnado para extinguir o pedido de impugnação, sem resolução do mérito, reafirmando o deferimento e consequente homologação da referida candidatura, que, na hipótese de decisão superveniente, de órgão competente, que suste os efeitos da mencionada medida liminar, será automaticamente retirada do pleito por não atender as exigências estatutárias - diz o texto divulgado pela comissão eleitoral no dia 16 de abril.

Alexandre Pato e Vitor Bueno são regularizados no BID e reforçam o São Paulo contra o Botafogo

Alexandre Pato e Vítor Bueno foram regularizados no BID (Boletim Informativo Diário) na tarde desta quarta-feira e podem reforçar o São Paulo para encarar o Botafogo, na estreia do Brasileirão, no sábado, às 16h (de Brasília), no Morumbi.

Pato deve iniciar o confronto como titular na posição de centroavante. Pablo, que era o dono da vaga, fez uma cirurgia para a retirada de um cisto da região lombar da coluna.

Já Vitor Bueno deve ser opção no banco de reserva. O meia-atacante ainda não está 100% fisicamente.

Pato e Vitor Bueno, do São Paulo, no BID — Foto: Reprodução
Pato e Vitor Bueno, do São Paulo, no BID — Foto: Reprodução

Os dois foram contratados para reforçar o setor ofensivo do Tricolor, mas não puderam participar do Campeonato Paulista porque chegaram depois do fim do prazo de inscrições.

Tchê Tchê, também recém-contratado, já havia sido regularizado no BID no dia 5 de abril. O volante deve ser titular no confronto de sábado.

Sport é punido pelo STJD com perda de três pontos na Série A de 2018

O desastroso 2018 para o Sport parece não ter fim. Além do rebaixamento à Série B e com dívidas milionárias contraídas, mais um entrave surgiu, nesta quinta-feira. Cobrado no início deste ano, pelo meia Gabriel, acerca de um débito de R$ 900 mil, a penalidade apenas foi conferida agora: uma multa de R$ 4,5 mil e a perda de três pontos na classificação na Série A de 2018. Passível de recurso, a decisão atual do STJD leva o Sport a perder uma posição na tabela final do Brasileirão do ano anterior, postando-se, agora, no 18º lugar, superado pelo América-MG.

A punição conferida ao clube se enquadra na regra do fair play financeiro, uma vez que o Sport foi notificado por dever salários ao atleta, entre os meses de agosto e dezembro. O artigo no qual a procuradoria – órgão responsável por denunciar o clube a partir do aviso do atleta – abrangeu o time, diz que, em caso de atraso de pagamento por período igual ou superior a 30 dias, conforme estabelecido em contrato, o clube fica sujeito à perda de três pontos por partida, a ser disputada depois de reconhecida a dívida.
Meia Gabriel em treinamento no Sport ainda em 2018 — Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press

Meia Gabriel em treinamento no Sport ainda em 2018 — Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press

Apesar da pena, a situação do Sport poderia ser pior. O advogado do clube Oswaldo Cestário compareceu à audiência de conciliação, e Gabriel não se fez presente, nem tampouco mandou representante. No mais, o atleta não foi localizado pelo órgão Superior, o que fundamentou a decisão do relator do processo, o auditor Marcelo Vieira.

O setor jurídico do Sport foi procurado pela equipe do Globoesporte.com, mas ninguém atendeu às ligações.

Pioneiros negativos
Em situação similar e pela primeira vez no futebol nacional, o Santa Cruz foi punido no STJD, em 2017, por dever, à época, quatro meses de salário aos atletas. A punição, no entanto, não modificou o clube de posição na tabela do campeonato - como o Sport, também caiu para a Série B, ao fim da temporada - e foi financeiramente mais prejudicial: além da perda dos mesmos três pontos na edição do Campeonato Brasileiro de 2016, teve de pagar uma multa de 30 mil reais.

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Jovem atleta serrolandense aprovada em peneira do Bahia Lusaca se apresenta ao clube


Nesta terça-feira 23, a atleta de futebol Ana Louise popular Aninha, acompanhada de sua mãe Gil, do vereador presidente da Câmara Wilson de Jacó e de Sandro Matos se apresentou na divisão de base do tricolor baiano o Bahia. 


Na sua apresentação a atleta participou de um treino tático junto à equipe dirigida pelo treinador Paulista. Aninha que é uma das quatro atletas serrolandenses que foram aprovadas na peneira do Esporte Clube Bahia realizada em Serrolândia sob o comando do observador técnico Leon, tem pela frente a grande oportunidade de fazer sucesso no futebol feminino por ser uma atleta com bastante qualidade técnica.


O crescimento e o desenvolvimento técnico do futebol feminino em Serrolândia  se dar pela importante dedicação no trabalho da Professora Márcia Cerqueira e do professor Alcione como também o vereador presidente Wilson de Jacó que coordena os trabalhos de fomento à prática esportiva a cerca de dois anos.


Fonte Portal Serrolândia

Jornal espanhol lista Pedro, Rodrygo e mais oito jovens para acompanhar no Brasileiro

Jornal destaca jovens de destaque do Campeonato Brasileiro — Foto: Reprodução
Ainda que o momento não seja o melhor para o Brasil em torneios internacionais de categoria de base, os jovens do país ainda chama a atenção. Nesta quarta-feira, o jornal espanhol "As" fez uma lista com 10 jogadores até 21 anos para serem acompanhados na disputa do Campeonato Brasileiro.

Os destaques da lista são Pedro, do Fluminense, e Rodrygo, do Santos, já negociado com o Real Madrid, onde se apresentará para o começo da próxima temporada. Pedro chegou a estar próximo de assinar com o clube espanhol, mas uma cirurgia no joelho direito interrompeu as conversas.

O Fluminense ainda emplacou outro na lista: Caio Henrique, que ainda pertence ao Atlético de Madri e está emprestado. O Santos teve também destacado o venezuelano Soteldo, vice-campeçao mundial sub-20 em 2017.

Outro clube a colocar dois nomes na lista foi o São Paulo. Titulares do time vice-campeão paulista, o volante Luan e o atacante Antony, que estiveram na péssima campanha da Seleção no Sul-Americano Sub-20, mereceram destaque do jornal.

Revelação do Avaí e contratado pelo Atlético-MG, o lateral-direito Guga apareceu na lista. Pedrinho, do Corinthians, Jean Pyerre, do Grêmio, e Marrony, do Vasco, completam o grupo de jovens a serem observados.

Confira os 10 nomes da lista:
Rodrygo (Santos)
Jean Pyerre (Grêmio)
Pedro (Fluminense)
Caio Henrique (Fluminense)
Antony (São Paulo)
Luan (São Paulo)
Marrony (Vasco da Gama)
Pedrinho (Corinthians)
Guga (Atlético Mineiro)
Soteldo (Santos)

Rogério Ceni conversa com o Atlético-MG, mas decide continuar no Fortaleza

Rogério Ceni vai continuar no Fortaleza. O Atlético-MG não chegou a formalizar uma proposta ao técnico. Houve uma conversa com o diretor de futebol Rui Costa, mas Ceni optou por permanecer no clube onde conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro em 2018 e o título cearense no último domingo.

A principal razão da decisão é pessoal. Seu pai enfrenta problemas de saúde e Ceni tem dedicado, mesmo à distância, tempo e preocupações com ele.

Rogério Ceni, técnico do Fortaleza — Foto: Thiago Gadelha / Diário do Nordeste
Rogério Ceni, técnico do Fortaleza — Foto: Thiago Gadelha / Diário do Nordeste

O técnico não se vê em condições, neste momento, de fazer uma imersão completa num novo clube, em que ele precisaria conhecer o elenco e a estrutura, e avaliar as necessidades para atender as expectativas de, pelo menos, disputar uma vaga na Libertadores de 2020. Tudo isso em meio a jogos consecutivos, sem possibilidade de treinos em sequência.

No Fortaleza, embora reconheça dificuldades para se manter na Série A, por causa do elenco curto e de questões estruturais, Ceni tem uma rotina absolutamente dominada por sua comissão técnica e pela maior parte do elenco. O técnico está no clube desde janeiro de 2018.

Rogério ficou bastante contente com o interesse do Galo. Ele reconhece uma grande oportunidade, mas entende que, além das dificuldades pessoais do momento, também pode ampliar seus feitos no Fortaleza caso conquiste a Copa do Nordeste – disputará a semifinal com o Santa Cruz, no dia 9 de maio – e faça boa campanha no Brasileirão.

Avesso a muitas mudanças profissionais – passou os 25 anos da carreira profissional como goleiro no São Paulo –, Ceni também tem conquistado o torcedor do Fortaleza, que, durante a comemoração do título estadual no último domingo, pediu em coro sua permanência.
Rodrigo Santana segue no comando do Atlético-MG de forma interina — Foto: Bruno Cantini / Atlético

Rodrigo Santana segue no comando do Atlético-MG de forma interina — Foto: Bruno Cantini / Atlético

Enquanto isso, no Galo, o discurso é de tranquilidade na busca pelo novo comandante. O clube já ouviu um "não" de Tiago Nunes, do Athletico-PR e, agora, de Ceni. Rodrigo Santana, o treinador interino, está prestigiado com a diretoria, que entende que o time, apesar dos resultados ruins, mostrou evolução nos últimos três jogos.

A direção atleticana, capitaneada pelo presidente Sérgio Sette Câmara e pelo diretor de futebol Rui Costa, não está no mercado em busca apenas de um novo técnico. O Galo também busca a contratação de dois ou três novos atletas para a disputa do Brasileirão.

Jornal lista reforços da Juventus aprovados por Cristiano Ronaldo: Varane, Isco, João Félix...

Sonho da Liga dos Campeões perdido, octacampeonato italiano garantido, a Juventus agora concentra sua energia no mercado de negociações para a próxima temporada. O jornal Corriere dello Sport desta terça-feira lista em sua capa alguns dos reforços que o clube mira na próxima janela, a mais quente, do verão europeu, no meio do ano. Todos com a aprovação de Cristiano Ronaldo, de acordo com a reportagem, e, claro, do técnico Massimiliano Allegri.
Capa do jornal italiano Corriere dello Sport com a manchete: Os que Ronaldo quer — Foto: Reprodução

Capa do jornal italiano Corriere dello Sport com a manchete: Os que Ronaldo quer — Foto: Reprodução

Cristiano Ronaldo alcança feito inédito com título na Juventus e avisa: “É apenas o início”
A relação tem jogadores de todos os setores do campo e alguns ex-companheiros do craque português no Real Madrid. O zagueiro francês Varane e o meia Isco estão entre os cobiçados. Outro nome de destaque na lista é a revelação lusa João Félix, atacante de 19 anos do Benfica.

Além desses mais conhecidos, também estariam na mira da Juventus outros menos cotados no mercado. São eles, o zagueiro grego Manolas, da Roma, o meia francês Ndombelé, de 22 anos, do Lyon, e o atacante italiano Chiesa, da Fiorentina.

O meia galês Ramsey, do Arsenal, é o primeiro reforço confirmado pela Juventus para a próxima temporada.

Vasco conversa com português Jorge Jesus, ex-Benfica e Sporting, para o lugar de Valentim

Entre tantos nomes cogitados e até consultados, o Vasco definiu um alvo para substituir Alberto Valentim: o técnico português Jorge Jesus. Ainda não há negociação, mas o diretor de futebol Alexandre Faria conversou por alguns minutos por telefone com o treinador nesta terça-feira e iniciou os contatos para tentar contratá-lo.

O próximo passo é uma conversa entre Jorge Jesus e o presidente Alexandre Campello. O Vasco está montando um projeto para tentar convencer o técnico a treinar pela primeira vez um time brasileiro. Jorge Jesus está livre no mercado depois de sair do Al Hilal, da Arábia Saudita, com quem não renovou o contrato.

O Vasco, porém, não fala sobre o assunto publicamente. O clube de São Januário, por enquanto, prefere focar a partida contra o Santos, pela quarta fase da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, em São Januário. Pessoas próximas ao treinador, em Portugal, confirmam o contato com o Cruz-Maltino.

Jorge Jesus - Sporting — Foto: REUTERS/Susana Vera
Jorge Jesus - Sporting — Foto: REUTERS/Susana Vera

Jorge Jesus vê com bons olhos a possibilidade de trabalhar no Brasil, mas a diferença financeira entre os últimos trabalhos, na Europa e no Al Hilal, é um empecilho. Por isso, o Vasco tentará convencê-lo, com um projeto, a topar o primeiro trabalho no país.

O trabalho mais marcante de Jorge Jesus foi pelo Benfica, de Portugal. Ele conquistou 10 títulos pela equipe: três do Campeonato Português, uma Taça de Portugal, cinco taças da Liga e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Pelo Sporting, o treinador foi campeão da Taça da Liga e da Supertaça Cândido de Oliveira uma vez. Em seu país, foi eleito melhor técnico três vezes.

Outros nomes
O Vasco ainda não negocia, efetivamente, com nenhum treinador. Dorival Júnior, livre no mercado desde a saída do Flamengo, desperta interesse, mas um acerto encaminhado com um clube estrangeiro atrapalha as conversas. O Cruz-Maltino entende que precisa de um nome conhecido e com peso para assumir o lugar de Alberto Valentim.

Dia D: Atlético-MG aguarda por Rogério Ceni até esta quarta-feira para focar só no Brasileirão

Dia D: Atlético-MG aguarda por Rogério Ceni até esta quarta-feira para focar só no Brasileirão
A quarta-feira pós-derrota para o Nacional-URU será decisiva para o futuro do Atlético-MG. Não por causa do resultado, que eliminou o Galo precocemente da Copa Libertadores 2019, mas pela decisão de Rogério Ceni se aceita ou não a proposta da diretoria atleticana para ser o técnico do clube. Apesar de o diretor de futebol Rui Costa negar que tenha apresentado uma proposta oficial ao treinador, o fato é que Ceni tem os planos do Galo para contar com ele.

Os valores e projeto do Atlético-MG estão nas mãos de Rogério Ceni desde o início da semana. O técnico do Fortaleza, que está de folga desde a conquista do título estadual, tem reapresentação marcada no Ceará nesta quarta, a não ser que aceite a proposta atleticana. Por isso, o prazo máximo do Galo é esta quarta-feira, para poder buscar uma nova opção em caso de negativa.

Apesar de ter dado tempo para Ceni definir seu futuro, o Atlético-MG não busca desesperadamente qualquer treinador. A diretoria analisa com calma as melhores opções no mercado para não dar um tiro errado e comprometer o desempenho da equipe no Campeonato Brasileiro e também na Copa do Brasil.

Rodrigo Santana vem comandando o time desde a saída de Levir Culpi — Foto: EFE/ Yuri Edmundo
Rodrigo Santana vem comandando o time desde a saída de Levir Culpi — Foto: EFE/ Yuri Edmundo

Depois de fazer uma boa proposta por Tiago Nunes e acabar não conseguindo convencer o treinador, o Atlético-MG confia que conseguirá ter mais sucesso com Rogério Ceni para fazer o anuncio oficial do seu novo técnico nesta quarta-feira.

Independentemente se será Rogério Ceni ou algum outro nome, a missão do novo treinador do Galo não será nada fácil. Em um intervalo de quatro dias, o clube perdeu o Campeonato Mineiro para o Cruzeiro e deu adeus à Libertadores. Sem muito tempo para trabalhar, a estreia do Atlético-MG no Campeonato Brasileiro já é neste sábado, contra o Avaí, às 19h (de Brasília), no Independência.

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Doping no São Paulo: Gonzalo Carneiro é suspenso por suspeita de uso de cocaína

Doping no São Paulo: Gonzalo Carneiro é suspenso por suspeita de uso de cocaína
Gonzalo Carneiro, do São Paulo, foi suspenso provisoriamente por suspeita de uso de cocaína. O atacante uruguaio foi pego em exame feito pelo controle de doping da Federação Paulista de Futebol, aprovado pela Associação Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), e comunicado pelo órgão na quarta-feira da semana passada.

Consultado pela reportagem, o São Paulo disse ter sido comunicado diretamente pelo jogador nesta segunda-feira. O clube não quis se pronunciar publicamente.

Gonzalo Carneiro ficou fora da segunda final do Paulistão contra o Corinthians, domingo, em Itaquera. O motivo divulgado pelo clube foi tendinite no joelho esquerdo. Ele não poderia ser usado pelo Tricolor na decisão por conta da suspensão preventiva por doping.

Gonzalo Carneiro foi pego no doping no jogo contra o Palmeiras no Pacaembu, na primeira fase do Paulistão, no dia 16 de março - ele jogou os 90 minutos, e o Tricolor perdeu por 1 a 0.

Gonzalo Carneiro tem até quarta-feira para pedir o exame de contraprova. O protocolo do Código Mundial Antidopagem de 2015 é de que o atleta tem sete dias a partir do comunicado para fazer esse pedido. Se o uruguaio não requisitar a contraprova dentro do prazo, ele aceita o resultado do teste inicial.

Titular na primeira final do Paulistão contra o Corinthians, domingo (dia 21 de abril), Gonzalo Carneiro também atuou na segunda semifinal, contra o Palmeiras, na Arena do Palmeiras.

Na ocasião, o Tricolor se classificou nos pênaltis, e Gonzalo Carneiro fez de cavadinha um dos gols da disputa de penalidades.

O uruguaio foi contratado pelo São Paulo em abril do ano passado e assinou com o clube até 31 de março de 2021. O São Paulo pagou ao Defensor Sporting, do Uruguai, 800 mil dólares (R$ 2,6 milhões na cotação da época) por 50% dos direitos de Gonzalo Carneiro.

* Colaborou André Hernan

Vagner Mancini recebe proposta de Clube da Série A e pode sair do São Paulo

O coordenador técnico do São Paulo, Vagner Mancini, recebeu uma proposta do Goiás para assumir a vaga de técnico deixada por Maurício Barbieri, demitido no último domingo.

Vagner Mancini assumiu o São Paulo de forma interina após a queda de André Jardine, em fevereiro. Ele cobriu a ausência de Cuca, pois à época o treinador não podia assumir a equipe devido à recuperação de um tratamento cardiológico.

Mesmo com Cuca no comando, Mancini ainda ficou ao lado do treinador no banco de reservas nos duelos da semifinal (Palmeiras) e finais (Corinthians) do Paulistão.
Vagner Mancini, do São Paulo, tem proposta do Goiás — Foto: Marcos Ribolli

Vagner Mancini, do São Paulo, tem proposta do Goiás — Foto: Marcos Ribolli

No fim de março, Vagner Mancini recebeu uma proposta da Chapecoense, mas recusou e decidiu continuar no São Paulo.

Mancini foi contratado pelo São Paulo em janeiro deste ano. Ele entrou na vaga anteriormente ocupada pelo ex-jogador Ricardo Rocha.

Após Demissão de Treinador no Final de semana ,Presidente confirma contratação de Enderson Moreira para Série A

Enderson Moreira comandou o Bahia em 2018 e 2019 — Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia
Enderson Moreira é o novo treinador do Ceará, depois da saída de Lisca. Robinson de Castro, presidente do Alvinegro confirmou a contratação do novo comandante na tarde desta segunda-feira (22), em entrevista à Rádio Verdes Mares. O preparador físico Edy Carlos Soares e os auxiliares Luís Fernando Flores e Ailton Serafim também chegam a Porangabuçu para compor a nova comissão. A equipe desembarca na capital cearense nesta terça-feira (23), e será apresentada à imprensa até o fim desta semana.


Enderson estava no interior de Minas Gerais no fim de semana. O Ceará entrou em contato com Francis Melo nesta segunda-feira, representante do comandante. Enderson viajou para Belo Horizonte para encontrar com o agente e resolver o futuro como técnico.

- O Enderson tinha proposta do Goiás, do Vasco, mas escolheu aqui a nossa do Ceará. Ele achou que o nosso elenco estava mais forte por isso optou em trabalhar conosco. Agora é trabalhar uns nomes e encaixe para a Série A. Temos dois jogadores acertados que não podemos revelar, mas o Bergson está confirmado - garantiu Robinson de Castro.

Histórico
No Bahia, último clube onde esteve, Enderson foi homenageado por jogadores e o técnico Roger Machado, após conquista do Campeonato Baiano. O treinador também acumula passagens à frente de Grêmio, Fluminense, Goiás, Atlético/PR, América/MG, Santos entre outros.

Pelo Goiás, o novo técnico do Ceará foi marcado pelos estaduais de 2012, 2013 e 2016, além do título da Série B de 2012, quando recebeu prêmio de melhor treinador do Campeonato Goiano. À frente do América/MG, Enderson foi campeão da Série B de 2017.
Ceará x Floresta — Foto: J. L. Rosa
Ceará x Floresta — Foto: J. L. Rosa

A estreia do time alvinegro está marcada para domingo, contra o CSA, na Arena Castelão. Aos 47 anos, Enderson Moreira acumula trabalhos por América-MG, Goiás, Fluminense, Athlético, Santos, Grêmio e Bahia.

Confira a fica técnica do novo técnico do Ceará:
Enderson Alves Moreira (Enderson Moreira)
Nascimento: 28/09/1971 (47 anos)
Naturalidade: Belo Horizonte/MG
Clubes: Ipatinga/MG, Internacional/RS, Fluminense/RJ, Goiás/GO, Grêmio/RS, Santos/SP, Atlético/PR, América/MG, Bahia/BA e Ceará/CE.

Maurício Barbieri é demitido pelo Goiás após perda do título do Campeonato Goiano

Maurício Barbieri é demitido pelo Goiás após perda do título do Campeonato Goiano
Maurício Barbieri foi demitido pelo Goiás na noite de deste domingo pouco após a perda do título do Campeonato Goiano para o Atlético-GO. O técnico não resistiu às duas derrotas para o rival nas finais do Estadual: 3 a 0 no jogo de ida e 1 a 0 na volta.

A cúpula esmeraldina se reuniu e decidiu interromper o trabalho do treinador, que deixa o clube com 14 vitórias, dois empates e quatro derrotas em 20 partidas à frente da equipe: 73% de aproveitamento.

Apesar dos bons números, a passagem de Barbieri ficou marcada negativamente por derrotas em jogos cruciais. Pesaram contra o treinador a eliminação prematura para o CRB na Copa do Brasil, ainda na segunda fase, e o revés contundente para o Dragão nas finais do Goianão, com direito a placar agregado de 4 a 0.

Melhores momentos entre Goiás 0 x 1 Atlético-GO pela final do Goianão

Barbieri havia sido contratado no início de dezembro de 2018, quando Ney Franco anunciou que não renovaria com o Goiás após o acesso na Série B. O técnico de 37 anos teve ótimo início de temporada, com nove vitórias consecutivas no Estadual, mas depois viu a equipe estagnar.

Com estreia na Série A marcada para o próximo domingo (28), contra o Fluminense, no Maracanã, o Goiás vai ao mercado em busca de um novo técnico. Os nomes de Jair Ventura, ex-Corinthians, Santos e Botafogo, e Enderson Moreira, campeão da Série B pelo clube em 2012 e velho conhecido da torcida esmeraldina, são os primeiros a serem cotados.

Lisca é demitido do Ceará após perder título estadual para o Fortaleza

Lisca comanda o Ceará contra o Fortaleza — Foto: Thiago Gadelha
Lisca não é mais técnico do Ceará. Com a derrota para o Fortaleza na decisão do estadual, a diretoria do Ceará decidiu pela saída do técnico. Lisca chegou ao Ceará em junho de 2018 e ajudou a livrar o time do rebaixamento na Série A do Brasileiro, assim como em 2015.

Em 2019, foi eliminado da Copa do Nordeste, ao colocar o time reserva no jogo contra o Náutico. O que rendeu críticas da torcida. E da Copa do Brasil, contra o Corinthians. No Cearense, no último domingo, perdeu para o Fortaleza por 2 a 0. Na decisão deste domingo, nova derrota por 1 a 0 e fim do sonho do título estadual.

Histórico

Nas duas passagens pelo clube cearense, foram dois rebaixamentos quase certos evitados. Em 2015, com nove rodadas a serem disputadas para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro, o Ceará garantiu 20 dos 27 pontos possíveis, fugindo da Série C do Brasileiro, divisão que o Vovô nunca passou. A dois pontos do Z-4, Lisca assegurou a 15ª posição: era o primeiro milagre.

No ano passado, após um início ruim na Série A, o Ceará o chamou novamente, na 10ª rodada, fase em que o Vovô ainda não tinha vencido. Depois da chegada, foram 10 vitórias, 11 empates e oito derrotas, ficando na 15ª posição.

Este ano, foi eliminado da Copa do Brasil, da Copa do Nordeste e deixou escapar o título estadual.

Alberto Valentim não resiste à pressão dos maus resultados e é demitido do Vasco

Alberto Valentim não resiste à pressão dos maus resultados e é demitido do Vasco
Alberto Valentim foi demitido do Vasco. O técnico não resistiu à nova derrota para o Flamengo e, consequentemente, à perda do título do Campeonato Carioca, na tarde deste domingo, no Maracanã. O anúncio foi feito por Alexandre Faria, diretor executivo de futebol, logo após o 2 a 0 adverso.

Na quarta-feira, Marcos Valadares, treinador do sub-20, comandará o time interinamente diante do Santos, quarta-feira, em São Januário. O Cruz-Maltino perdeu a partida de ida da quarta fase da Copa do Brasil por 2 a 0 e precisa vencer por três gols de diferença para continuar na competição.
Alberto Valentim deixa vestiário do Maracanã sem dar coletiva — Foto: Davi Barros

Alberto Valentim deixa vestiário do Maracanã sem dar coletiva — Foto: Davi Barros

O presidente Alexandre Campello, após o anúncio da demissão, se manifestou. Ele argumentou que, mesmo o trabalho sendo bom, a pressão era muito grande pela mudança.

- Embora a gente entenda que o trabalho tenha sido bom, a pressão que um clube como o Vasco tem é muito grande. Enquanto a pressão era só na direção a gente segurou, mas percebemos que ela estava se alastrando para a equipe.
Logo após o jogo, Valentim deixou o vestiário e não rumou para a sala de coletiva. Era um indício de que a passagem dele por São Januário chegou ao fim. Coube, então, a Faria fazer o anúncio:

- Viemos aqui para anunciar que depois de uma conversa com o treinador, Valentim não é mais técnico do Vasco. Agradecemos pela dedicação dele. Marcos Valadares (sub-20) vai comandar a equipe na quarta. Os resultados negativos foram os dois últimos jogos. Estamos em desvantagem na Copa do Brasil, mas tenho certeza que o Gigante estará mais fortalecido do que nunca. Torcedor vai nos ajudar e vamos passar.


Melhores momentos: Flamengo 2 x 0 Vasco pela decisão do Campeonato Carioca

Ramon Menezes, ex-meia com passagem marcante pelo Vasco, será o auxiliar técnico. De acordo com Alexandre Faria, o Vasco mapeará o mercado de treinadores para fazer a escolha. O dirigente negou ter procurado Vanderlei Luxemburgo.

O trabalho de Valentim começou a ser questionado na disputa da Taça Rio, na qual o Vasco caiu de rendimento, principalmente nos clássicos. Além disso, a mudança constante na escalação da equipe também não agradava algumas pessoas do clube e, principalmente, os torcedores. Um exemplo disso foi a opção por três volantes na partida de ida contra o Santos pela Copa do Brasil.

Valentim estreou pelo Vasco na derrota por 1 a 0 para o Athletico-PR em agosto de 2018. O técnico foi um dos responsáveis pela permanência do time na primeira divisão e o fato era reconhecido pela diretoria, que o blindou das vaias esse ano. No total, ele comandou o time em 41 jogos, com 18 vitórias, 11 empates e 12 derrotas. Foi campeão da Taça Gunabara de 2019.

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Valdívia desembarca no Rio para reforçar o Vasco na disputa do Brasileiro: "Recomeço"

Valdívia desembarca no Rio para reforçar o Vasco na disputa do Brasileiro:
Reforço do Vasco para a disputa do Campeonato Brasileiro, o meia Valdívia, de 24 anos, desembarcou nesta terça-feira no Rio de Janeiro. Ele pertence ao Internacional e acertou sua chegada ao clube carioca por empréstimo até o fim de dezembro, como já havia informado o empresário Jair Peixoto na noite de sábado.

- É um recomeço sim, que bom que é no Vasco, né. Com certeza vou ser muito feliz e aproveitar a oportunidade - disse Valdivia no desembarque ao GloboEsporte.com depois de tirar fotos com torcedores de vários clubes do Rio, não apenas do Vasco.

Ainda não há data para o anúncio oficial da contratação de Valdivia. O jogador ainda vai passar por exames médico e só depois será confirmado como reforço.

- Fico feliz, né. Fiquei sabendo da notícia e fiquei feliz. Graças a Deus estou aqui, e amanhã (quarta-feira) vou fazer os exames, Expectativa das melhores, que eu possa jogar meu bom futebol e ser feliz. Com certeza vou ser feliz aqui - afirmou Valdivia, que confirmou presença domingo no Maracanã para acompanhar o segundo jogo da final do Campeonato Carioca contra o Flamengo.
Valdivia posou para fotos no aeroporto — Foto: Thiago Benevenutte
Valdivia posou para fotos no aeroporto — Foto: Thiago Benevenutte

Valdívia rescindiu contrato recentemente com o Al Ittihad e vinha treinando no Internacional, mas estava fora dos planos do clube com o qual tem contrato até 2020. Protagonista da campanha até a semifinal da Libertadores, em 2015, sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo e teve de passar por uma cirurgia.

A lesão o deixou sete meses afastado dos gramados e lhe custou a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. No retorno, o jogador não conseguiu repetir o desempenho. Em 2017, foi emprestado ao Atlético-MG. Depois, em 2018, ainda foi repassado ao São Paulo, antes de ir para a Arábia. Soma 28 gols em 144 partidas com a camisa do Inter.

Clayson leva apenas advertência em julgamento no TJD e pode jogar final pelo Corinthians

Clayson, do Corinthians, foi apenas advertido em julgamento na manhã desta quarta-feira, no TJD-SP, e está libertado para enfrentar o São Paulo, domingo, às 16h, pela final do Campeonato Paulista. O atacante foi julgado por xingamento ao árbitro Raphael Claus que vazou em vídeo de bastidores da classificação contra o Santos, na semifinal do Paulistão.

O jogador foi enquadrado no artigo 258,§ 2º,II, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata de "qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras", cuja pena é de suspensão de uma a seis partidas. O placar foi 3 a 1 a favor da advertência.

Inicialmente, o julgamento aconteceria na segunda-feira, mas foi adiado para a próxima semana pelo TJD-SP. Na terça-feira, porém, o procurador Wilson Marqueti Júnior recorreu, e foi marcada uma sessão extraordinária para esta quarta-feira.

Clayson reencontrará Raphael Claus neste domingo, já que o árbitro foi sorteado para apitar o Majestoso.

Atacante Clayson está liberado para jogar a final do Campeonato Paulista — Foto: Marcos Ribolli
Atacante Clayson está liberado para jogar a final do Campeonato Paulista — Foto: Marcos Ribolli

Entenda o caso
A imagem que mostra Clayson desrespeitando o árbitro foi publicada no meio de um vídeo de bastidores da classificação, feito pela Corinthians TV. Enquanto os jogadores estão a caminho do vestiário após a classificação nos pênaltis na fase semifinal, Clayson dispara:

– Chupa, Claus!

O vídeo ficou pouco tempo no ar. Após a repercussão do xingamento de Clayson, o Corinthians tirou o arquivo do ar. Minutos depois, as imagens de bastidores do jogo contra o Santos foram republicadas, mas sem o grito de Clayson.

Clayson se envolveu em lance polêmico com a arbitragem ainda no primeiro tempo do clássico, quando ficou caído em campo e Raphael Claus não parou o jogo para atendimento médico.

Pablo vai desfalcar o São Paulo de seis a oito semanas por conta de cirurgia na coluna lombar

Pablo vai desfalcar o São Paulo de seis a oito semanas por conta de cirurgia na coluna lombar
Pablo, do São Paulo, vai precisar passar por cirurgia na coluna lombar para retirada de um cisto. O atacante, que está fora de combate desde o dia 30 de março, data da primeira semifinal contra o Palmeiras, vai desfalcar o Tricolor de seis a oito semanas depois da intervenção.

– É um procedimento minimamente invasivo e necessário para que o atleta retorne as suas atividades – disse José Sanchez, médico do São Paulo, ao site oficial do clube.

As dores na região lombar de Pablo começaram após pancada sofrida no jogo de volta das quartas de final do Paulistão, contra o Ituano, no dia 27 de março. Depois disso, no duelo com o Palmeiras, ele sentiu a panturrilha direita em choque com Marcos Rocha.

Desde então, Pablo está em tratamento. Só que, nos últimos dias, as dores na região lombar pioraram, e o atacante precisou ir a um hospital para fazer exames mais detalhados. Foi quando o cisto na região lombar foi detectado.

Último jogo de Pablo foi a ida da semifinal contra o Palmeiras, no Morumbi — Foto: Marcos Ribolli
Último jogo de Pablo foi a ida da semifinal contra o Palmeiras, no Morumbi — Foto: Marcos Ribolli

De acordo com boletim médico divulgado pelo São Paulo, um exame de ressonância magnética já havia apontado trauma nas duas panturrilhas. O atacante estava em recuperação, mas alertou para uma alteração de sensibilidade na região posterior da perna direita.

Com esse relato do jogador, o departamento médico do Tricolor suspeitou de um comprometimento neurológico na região lombar da coluna.

Nos últimos dias, Pablo chegou a tentar voltar aos treinos com bola, mas as dores impediram o atacante de ficar à disposição do técnico Cuca. Antes mesmo de divulgada essa cirurgia na coluna, Pablo já estava confirmado como desfalque para a final do Campeonato Paulista.

O São Paulo volta a campo contra o Corinthians neste domingo, às 16h, em Itaquera, para o jogo de volta da decisão. No primeiro jogo, empate por 0 a 0, no Morumbi. Agora, quem vencer é campeão. Novo empate leva a disputa para os pênaltis.

terça-feira, 16 de abril de 2019

Clayson tem julgamento adiado, e Corinthians contará com o atacante na final

O Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo acatou o pedido do Corinthians de adiamento do julgamento de Clayson, e o meia-atacante está livre para jogar a decisão do Paulistão, domingo, às 16h (de Brasília), contra o São Paulo, na Arena Corinthians.

Clayson seria julgado na tarde desta segunda-feira por ter sido citado no artigo 258,§ 2º,II, que fala sobre quem assume "qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras do Código de Justiça Desportivo".
Clayson está liberado e reforça o Corinthians no domingo — Foto: Marcos Ribolli

Clayson está liberado e reforça o Corinthians no domingo — Foto: Marcos Ribolli

Ele foi enquadrado por "desrespeitar os membros da equipe de arbitragem". A pena prevista é de suspensão de uma a seis partidas. Caso fosse punido com pena mínima, perderia a final.

Liberado, Clayson reencontrará Raphael Claus no domingo, já que o árbitro será responsável pela arbitragem na grande decisão.

Entenda o caso
A imagem que mostra Clayson desrespeitando o árbitro foi publicada no meio de um vídeo de bastidores da classificação, feito pela Corinthians TV. Enquanto os jogadores estão a caminho do vestiário após a classificação nos pênaltis na fase semifinal, Clayson dispara:

– Chupa, Claus!

O vídeo ficou pouco tempo no ar. Após a repercussão do xingamento de Clayson, o Corinthians tirou o arquivo do ar. Minutos depois, as imagens de bastidores do jogo contra o Santos foram republicadas, mas sem o grito de Clayson.

Clayson se envolveu em lance polêmico com a arbitragem ainda no primeiro tempo do clássico, quando ficou caído em campo e Raphael Claus não parou o jogo para atendimento médico.

São Paulo pode acionar River Plate na Justiça por atraso em pagamento de Lucas Pratto

Pratto vem sendo titular do River Plate na Copa Libertadores — Foto: Augustin Marcarian/Reuters
O São Paulo pode acionar o River Plate na Justiça por uma dívida pela venda de Lucas Pratto. Os argentinos atrasaram em dez dias o pagamento de uma das parcelas de 1 milhão de euros (R$ 4,3 milhões). Os clubes conversam para chegar a um acordo sem entrar em uma briga judicial.

Além desse pagamento, o São Paulo ainda tem mais outra parcela de 1 milhão de euros a receber pela negociação de Pratto.

A venda de Pratto foi acertada em janeiro do ano passado por 11,5 milhões de euros (R$ 44,4 milhões na cotação da época), dos quais o São Paulo receberá no total 8,5 milhões de euros (R$ 32,9 milhões). Em fevereiro de 2017, o Tricolor comprou Pratto do Atlético-MG por 6,2 milhões de euros (R$ 23,9 milhões).

Além dos 11,5 milhões de euros, mais 3,5 milhões de euros (R$ 13,5 milhões) foram condicionados a metas (títulos que Pratto conquiste com o River). Com a conquista da Libertadores de 2018, por exemplo, o Tricolor lucrou mais 1 milhão de euros.

Veja como a filha de Bob Marley ajudou a levar a seleção feminina da Jamaica ao primeiro Mundial

Veja como a filha de Bob Marley ajudou a levar a seleção feminina da Jamaica ao primeiro Mundial
Quando o sobrenome Marley está em evidência, o mais natural (e até automático) é associá-lo ao reggae, estilo musical de Bob, o mais famoso da família. Só que dessa vez o protagonismo está com uma mulher, Cedella, filha do cantor. E o assunto não é música. É futebol.

Atualmente, Cedella Marley, de 51 anos, é embaixadora global do futebol feminino na Jamaica. E, apesar de também ter herdado o dom para a música, sua principal vocação é com a moda. Ela chegou a desenhar o uniforme que seu compatriota, o ex-velocista Usain Bolt, vestiu nas Olimpíadas de 2012, em Londres.

O caminho para o futebol só surgiu depois que seu filho mais novo, voltando de um treino, trouxe para casa um folheto. Nele, havia uma mensagem: "Apoie as Reggae Girlz". A partir daí, mostrou interesse pelo assunto e, na sequência, assumiu o cargo na Federação de Futebol da Jamaica.

– Decidi me envolver depois que vi que elas eram um grupo de jovens atletas talentoso, com a paixão pelo futebol. E eu acredito que todos têm o direito de lutar por seus sonhos – disse Cedella.
O apoio pedido pelas Reggae Girlz chegou às mãos de Cedella como um pedido de socorro. O time de futebol feminino da Jamaica tinha ficado três anos sem jogar e, após boa campanha na Copa Ouro, preliminar às Eliminatórias do Mundial do Canadá, em 2015, buscava patrocínio para se manter em atividade.
Cedella Marley desenhou o uniforme de Usain Bolt, para as Olimpíadas de Londres, em 2012 — Foto: Associated Press

Cedella Marley desenhou o uniforme de Usain Bolt, para as Olimpíadas de Londres, em 2012 — Foto: Associated Press

Cedella, então, resolveu colocar a Fundação Bob Marley como patrocinadora máster do time. De lá para cá, as coisas melhoraram para as Reggae Girlz. Mais patrocínios, mais estrutura e a sonhada vaga na Copa do Mundo da França, em 2019. Uma história de cinema para a filha do Rei do Reggae.


– As meninas saíram de praticamente uma situação de extinção para alcançar marcas históricas. A história é definitivamente feita daquilo que se fazem os sonhos, e é por isso que eu sinto como se fosse um filme da Disney, que, antes, esperava para acontecer. E, agora, está acontecendo – contou.

Idealizadora de não somente um projeto, mas de um movimento, Cedella Marley não precisou pensar muito para escolher a trilha sonora deste filme. Com direito, é claro, a reggae e Bob Marley.

– Com certeza, seria “Get Up, Stand Up”. E eu acho que é autoexplicativo, porque ao invés de dizer “Preacher man, don’t tell me: Heaven is under the hell” (homem pregador, não me diga que o céu está sob o inferno), nós devemos, num geral, dizer que ninguém pode nos falar, como mulheres, que deveríamos nos barrar e não ser vistas, ouvidas ou não jogar futebol – explicou.

Não tivesse dado certo como cantor, Bob Marley gostaria de ter se arriscado nos campos de futebol. Como o futebol já estava nos sonhos do pai de Cedella, a embaixadora acredita que Bob, que morreu em 1981, estaria orgulhoso de sua missão com as Reggae Girlz.

– Meu pai amava futebol. Ele sempre me dizia que se não fosse músico, teria sido jogador. Eu acredito que ele esteja feliz e ansioso para ver as Reggae Girlz fazendo história, e orgulhoso da sua família e sua fundação, por serem responsáveis por isso – disse.
A estreia da seleção jamaicana na Copa do Mundo da França será contra o Brasil, no dia 9 de junho, às 11h30 (de Brasília). A TV Globo e o GloboEsporte.com irão transmitir não apenas este, m todos os jogos da Seleção. O SporTV exibirá também outras partidas da competição.
Seleção feminina da Jamaica vai disputar pela primeira vez a Copa do Mundo — Foto: Ronald Martinez/Getty Images
Seleção feminina da Jamaica vai disputar pela primeira vez a Copa do Mundo — Foto: Ronald Martinez/Getty Images Seleção feminina da Jamaica vai disputar pela primeira vez a Copa do Mundo

Por que você decidiu patrocinar as Reggae Girlz e como se envolveu com isso?
– Há mais ou menos cinco anos, meu filho mais novo trouxe um folheto, que o técnico dele de futebol entregou, pedindo às pessoas: "Torça para as Reggae Girlz". Antes daquilo, eu não sabia que existia um time de futebol feminino na Jamaica. Decidi me envolver depois que vi que elas eram um grupo de jovens atletas talentoso, com a paixão pelo futebol. E eu acredito que todos têm o direito de lutar por seus sonhos. Procurei a Federação Jamaicana de Futebol, e o presidente da época (já falecido) Capitão Horace Burrel me chamou para ser embaixadora global do futebol feminino.

Conte um pouco mais sobre este patrocínio. Como ele funciona?
– Como embaixadora, meu principal objetivo é aumentar a conscientização sobre as Reggae Girlz e tentar ajudá-las a ganhar o apoio que precisam para se preparem às competições. A Fundação Bob Marley é uma organização independente que não visa lucros, baseada fundamentalmente na Jamaica. Nossa missão é impactar positivamente àqueles que estão a nossa volta, de forma consistente e sustentável. Nós temos parcerias com várias organizações para promover assistência médica, livros escolares, e diferentes programas focados em acadêmicos, música, esportes e outros aspectos da sociedade e cultura. Foi um processo natural à fundação se tornar a patrocinadora master para trazer parceiros, como a Fundação Alacran.

O que a classificação para o Mundial da França significa à Jamaica?
– Bom, sendo o primeiro time feminino da região do Caribe a se qualificar para a Copa do Mundo, isso já significa muito. A gente chegou perto em 2014, assim como Trinidad e Tobago, isso é um momento muito especial, não somente pela Jamaica, mas para toda a região. Historicamente, o futebol no Caribe é visto como um esporte para homens, e as jogadoras não eram levadas a sério. Isso, em termos de financiamento e apoio em geral. Esta é a real mudança, na nossa percepção. E eu acredito que o time já é uma inspiração para todo mundo, especialmente para meninas jovens.

Você disse que seu pai ficaria orgulhoso ao ver tudo o que está acontecendo. O que acha que ele diria se estivesse vivo?
– Meu pai amava futebol. Ele sempre me dizia que se não fosse músico, teria sido jogador. Quando jovem, ele usava seus talentos e a ética de trabalho para promover não somente a si, como às pessoas em sua volta. Eu acredito que ele esteja feliz e ansioso para ver as Reggae Girlz fazendo história, e orgulhoso da sua família e sua fundação, por serem responsáveis por isso. Então, depois de acalmar os ânimos por ver as garotas chegando até lá, acredito que ele pensaria o seguinte: "Ok, então o que vem depois? Precisamos ter certeza de que elas terão tudo de melhor para alcançarem aquilo que elas realmente querem". O que você planta é o que você colhe.

Você também chegou a falar que a seleção feminina jamaicana era como um "filme da Disney a ser feito". Você pode explicar melhor esta história, por favor?
– Se você assistir a qualquer filme da Disney, ele começa com alguém que está tentando conseguir algo, aí tem o vilão, que tenta atrapalhar o caminho desta pessoa do ponto A ao B. Neste enredo, o protagonista conhece alguém que acredita em seus sonhos e começa a ajudá-lo. E é assim que tudo se torna próspero. Foi neste sentido que eu disse que isso é como um filme da Disney, porque, de fato, as meninas saíram praticamente de uma situação de extinção para alcançar marcas histórias. Então, a história é definitivamente feita daquilo que se compõe os sonhos e é por isso que eu sinto como se fosse um filme da Disney, que, antes, esperava para acontecer. E, agora, está acontecendo.

E se você pudesse decidir o enredo deste filme? Como seria?
– É óbvio que eu gostaria que elas fossem campeãs, mas chegar à Copa do Mundo já é avançar o próximo capítulo do futebol feminino jamaicano. O primeiro capítulo seria a nossa jornada até a França e todos nós sabemos que isso já é algo para colocarmos em nossos livros de história. A partir daí, eu vejo as Reggae Girlz, e o Caribe como um todo, se preparando para a estreia no Mundial, investindo mais tempo, talento e paixão para estabelecer a nossa região como uma séria comunidade do futebol feminino. Eu acho que isso só tem feito as pessoas abrirem os olhos para assistirem ao que realmente está acontecendo na nossa região. E eu espero que isso traga a mudança.


A Jamaica vai ser o primeiro adversário do Brasil no Mundial da França. Como as meninas estão se preparando para encarar um time com mais experiência?
– Você vai me contar como o Brasil está se preparando? É segredo (risos). Então, basicamente, as minhas irmãs brasileiras também estão jogando com talento bruto, garra e determinação. E é isso que temos em comum. Não somente com o Brasil, mas com os outros times da região. As nossas Reggae Girlz têm atuado em alguns amistosos e têm tido boa performance. Ganhamos da África do Sul por 1 a 0 num amistoso. Estamos dando o nosso melhor com o que temos e espero que a gente consiga bons resultados.

Para fechar, se você pudesse escolher uma música do Bob Marley para representar a seleção da Jamaica, qual seria?
– Com certeza, seria “Get Up, Stand Up”. E eu acho que é autoexplicativo, porque ao invés de dizer “Preacher man, don’t tell me: Heaven is under the hell” (homem pregador, não me diga que o céu está sob o inferno), nós devemos, num geral, dizer que ninguém pode nos falar, como mulheres, que deveríamos nos barrar e não ser vistas, ouvidas ou não jogar futebol. Isso não vai acontecer. Então, definitivamente, “Get Up, Stand Up” seria a música que eu iria escolher para todos os programas que envolvessem mulheres no mundo a fora. E essa música deveria ser um hino para todos os times femininos que estão na Copa do Mundo. É o hino do movimento.

*Colaborou sob supervisão de Diego Ribeiro