quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Pleno do STJD confirma Brasília campeão da Copa Verde 2014

Por 3 votos a 2, clube do DF continua com título e disputará Sul-Americana em 2015

Régis Carvalho diretor de futebol do Brasília (Foto: Reprodução / TV Globo)Régis Carvalho, diretor de futebol do Brasília: "Era mais que justo" (Foto: Reprodução / TV Globo)
O Brasília é o campeão da primeira edição da Copa Verde. Em julgamento realizado na tarde desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, por 3 votos a 2, manter o título do clube do Distrito Federal, negando a acusação do  Paysandu de que quatro jogadores haviam atuado de maneira irregular na decisão da competição. Com isso, o Colorado disputará a Copa Sul-Americana de 2015.
Logo após a confirmação, o diretor de futebol do Brasília, Régis Carvalho, disse que já esperava pela decisão favorável ao time candango por parte do STJD, haja vista que todos os procedimentos relacionados a inscrição de atletas no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF foram realizados de maneira correta. Régis afirmou que a demora na definição do resultado do julgamento atrapalhou o planejamento para Sul-Americana.

– Que maravilha! Era mais do que justo. O Brasília nunca errou, ganhou dentro e fora do campo. Fico feliz com a justiça sendo feita. É a moralização do futebol brasileiro. Infelizmente muitos clubes usam esse tipo de artifício para ganhar fora do campo. Se o sistema estava fora do ar, o erro foi da CBF. O Paysandu alegou que os nomes não estavam no BID, mas fizemos tudo com consciência. Isso só nos atrapalhou bastante na formação do grupo visando a Sul-Americana. Com o título confirmado, vamos atrás de parceiros e patrocinadores para formar um elenco à altura da competição e fazer bonito – falou Régis, por telefone.
Alberto Maia, diretor jurídico do Paysandu (Foto: Reprodução/TV Liberal)Alberto Maia se mostrou surpreso com a decisão do STJD (Foto: Reprodução/TV Liberal)
O chefe do departamento jurídico e presidente eleito do Paysandu, Alberto Maia, se mostrou surpreso com a decisão do STJD. Maia acredita que a CBF precisa rever o sistema de regularização de atletas e prometeu recorrer, sem citar de que forma, da decisão do Pleno.

– O BID acabou de falecer, não existe mais no futebol brasileiro. A tentativa de mantê-lo é equivocada. Por esse motivo que o Brasil perdeu de 7 a 1 para a Alemanha. É preciso uma organização daqueles que fazem o futebol, caso contrário sempre se recorrerá à insegurança jurídica. O Paysandu estava tranquilo, pois as decisões do tribunal sempre foram pautadas pelo BID. Isso ainda cabe mais um passo jurídico. Prefiro não falar nada ainda, mas vamos reunir com os outros advogados e ver quais providências tomar a partir de agora – declarou, também pelo celular.
Entenda o caso

Em junho, o Paysandu denunciou o Brasília alegando que o time atuou com quatro jogadores irregulares e a Procuradoria do STJD acatou a denúncia. Fernando, Índio, Gilmar e Igor estavam com os nomes fora do Boletim Diário Informativo (BID) da CBF na partida que aconteceu no dia 21 de abril, onde o time candango saiu campeão, após a decisão da partida nos pênaltis.
O primeiro julgamento que aconteceu na primeira comissão disciplinar do STJD, o Paysandu foi declarado campeão. O Brasília recorreu ao pleno, suspendeu a decisão e, por enquanto é o detentor do título que vale a vaga na Sopa Sul-Americana de 2015. O time candango alega que houve um problema no sistema de regularização do contrato dos jogadores na CBF. E, portanto, não pode ser considerado como irregular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário