quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Maicon compra leite para mulher que pedia ajuda, e imagem viraliza nas redes sociais

Maicon compra leite para mulher que pedia ajuda, e imagem viraliza nas redes sociais

Referência e capitão do Grêmio, Maicon também dá exemplo com um gesto de solidariedade fora de campo. O volante foi flagrado por um internauta ao comprar três caixas de leite para uma mulher, em uma loja de conveniência de um posto de combustível de Porto Alegre, na última terça-feira.

Mesmo sem ser gremista, Guilherme Kury registrou o episódio e publicou uma imagem do gesto em seu perfil na rede social. O registro logo viralizou com elogios à atitude de Maicon.

Na publicação, Kury revela que se surpreendeu ao perceber que o volante estava no local. Diz ainda que se emocionou com o gesto do capitão gremista.

– Não sou gremista, mas hoje consegui perceber que o futebol gaúcho segue respirando, não só dentro de campo mas fora também. Estava abastecendo o carro no posto e na hora de ir pagar dentro da loja me deparo com um homem comprando quatro caixas de leite para uma senhora visivelmente humilde, quando consigo ver o rosto dele não é ninguém menos que Maicon, capitão do Grêmio, fico emocionado com a atitude mas não digo nada, pensando que ele gostaria que fosse um momento dele, sem câmeras, sem mídia, sem nada, apenas retribuindo um pouco o que Deus fez por ele. Emocionante – escreveu o internauta.


O próprio Maicon fez questão de responder ao internauta. Em um comentário, afirmou que foi abordado pela mulher ao chegar ao posto, com o pedido para comprar duas mamadeiras para os filhos dela. O volante adquiriu e a presenteou com três caixas de leite.


– Quando cheguei no posto, essa senhora me perguntou se eu poderia comprar duas mamadeiras para os filhos dela, pois ela já estava tentando há muito tempo comprar. Enfim, não vi que você (Kury) tirou a foto e tampouco quis dizer que sou o cara ou algo assim. E isso é pouca coisa do que podemos fazer para ajudar as pessoas. Queria eu poder ajudar todos que precisam, mas infelizmente não consigo, e ajudo dentro da medida do possível. Não fico me mostrando por isso, e sim faço de coração. Ajudo bastante gente e não preciso ficar falando que ajudo. Acho que as coisas têm de ser de coração, independente se ajuda com uma ou duas mamadeiras ou três caixas de leite, que foi o que comprei. Valeu por reconhecer e, quem sabe assim, outras pessoas possam ajudar talvez quem precise mais que a gente. O mais importante não é o valor que você ajudou, e sim a boa vontade e fazer de coração, que isso não tem preço – respondeu o capitão.

Bruno Silva, do Fluminense, pega 6 jogos de suspensão por cusparada em direção a torcedores do Vasco

Bruno Silva, do Fluminense, pega 6 jogos de suspensão por cusparada em direção a torcedores do Vasco
Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira, no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), Bruno Silva, do Fluminense, pegou seis jogos de suspensão pelo episódio da cusparada dada em direção a torcedores do Vasco no clássico válido pela Taça Guanabara. realizado em Brasília no dia 2 de fevereiro.

O jogador foi condenado no artigo 254-B (cuspir em outrem) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A pena do artigo poderia ir de seis a 12 partidas. A decisão é válida em primeira instância. O Fluminense prometeu recorrer.

A suspensão já passa a valer imediatamente. Caso não haja redução, Bruno Silva desfalcará o Tricolor pelo restante da fase de grupos da Taça Rio e em uma eventual semifinal, caso a equipe se classifique. A punição é válida apenas para competições da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro).

Bruno Silva, do Fluminense, dá cusparada na torcida do Vasco

O volante havia sido denunciado nos artigos 258 (conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva) e 254-B (cuspir em outrem) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, em gancho que poderia chegar até 18 partidas. O julgamento foi realizado pela 3ª Comissão Disciplinar do TJD-RJ.

Na defesa do jogador, o advogado do Fluminense, Lucas Maleval, ressaltou que o episódio não foi relatado pelo árbitro da partida na súmula e pediu a nulidade do vídeo apresentado como prova, mas teve a solicitação indeferida pelos auditores.

O procurador Alan Emanuel Moura pediu a desqualificação da denúncia para apenas o artigo 254-B, retirando o artigo 258, mas teve o pedido negado pelo relator Leonardo Antunes. Na sequência, o relator e o auditor Fábio Dantas votaram por quatro jogos de gancho com base no artigo 258 (conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva) e absolvição do artigo 254-B (cuspir em outrem).


Já os outros dois relatores, Gustavo Furquim e Leonardo Rangel, votaram por punição de seis jogos, pena mínima para o artigo 254-B, ocasionado um empate. Desta forma, o presidente da sessão, Wagner Vieira, precisou dar seu voto de minerva, determinando a suspensão de seis jogos de Bruno Silva pelo artigo 254-B.

O julgamento de Bruno Silva foi remarcado por duas vezes. Ele estava previsto primeiramente para o dia 13 de fevereiro, mas foi adiado em razão do alerta de fortes chuvas na cidade do Rio de Janeiro emitido pela prefeitura. Remarcado para dia 20, precisou ser novamente adiado devido a uma falha de comunicação do TJD-RJ com os auditores.

O que dizem os artigos da denúncia:
Art. 258. Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código.

PENA: suspensão de uma a seis partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de quinze a cento e oitenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código.

Art. 254-B. Cuspir em outrem

PENA: suspensão de seis a doze partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de trinta a cento e oitenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código.

Sem Neymar em prévia da Copa América, Tite deve dar 1ª chance a Vinicius Junior na Seleção

Sem Neymar em prévia da Copa América, Tite deve dar 1ª chance a Vinicius Junior na Seleção
Tite vai divulgar nesta quinta-feira a última convocação da seleção brasileira antes da lista da Copa América. Uma prévia importante, na qual a ausência do principal jogador deve abrir a primeira brecha para uma possível futura estrela da companhia.

O GloboEsporte.com transmite a convocação ao vivo, às 11h, e também acompanha em Tempo Real a partir das 10h30.
Em recuperação de lesão no pé direito, o mesmo que operou no ano passado, Neymar não vai enfrentar Panamá e República Tcheca nos amistosos de 23 e 26 de março. Sua vaga tem tudo para ficar com Vinicius Junior, titular do Real Madrid aos 18 anos.
Vinicius Junior criou e desperdiçou chances, mas o Real sofreu derrota impiedosa para o Barcelona: 3 a 0  — Foto: EFE

Vinicius Junior criou e desperdiçou chances, mas o Real sofreu derrota impiedosa para o Barcelona: 3 a 0 — Foto: EFE

Vinicius mudou seu cenário na Seleção em pouco mais de um mês. No início deste ano, enquanto ascendia rapidamente na equipe espanhola, o atacante ainda despertava dúvidas sobre seu amadurecimento na comissão técnica brasileira.

Entretanto, seu desempenho, a sequência como titular no Real e um acompanhamento mais próximo de auxiliares de Tite convenceram a Seleção de que valia a pena embarcar no seu crescimento. A velocidade e a desenvoltura em grandes jogos foram os pontos destacados.

+ Veja a tabela da Copa América

Esses amistosos de março marcam um novo momento da Seleção. As três convocações pós-Copa do Mundo tiveram portas abertas para observações – 40 jogadores foram chamados e 32 utilizados, em seis jogos. Agora, Vinicius deve mesmo ser a única novidade.

Tite quer ter contra Panamá e República Tcheca uma equipe bem parecida com a que pretende escalar no dia 14 de junho, na estreia da Copa América, contra a Bolívia, no Morumbi. Isso inclui também Lucas Paquetá, do Milan. O jovem meio-campista, de 21 anos, só não foi chamado para os jogos de outubro e novembro do ano passado porque havia restrições com atletas de times brasileiros – ele ainda estava no Flamengo.

A convocação de Paquetá, em bom início no Milan, foi antecipada pelo auxiliar de Tite, em entrevista ao programa "Footure Futeboleiros". Na mesma participação, Cléber Xavier também previa "uma ou duas novidades" no máximo para a lista.

Fernandinho volta?
A comissão técnica da Seleção passou os últimos dias em busca de informações mais detalhadas sobre a condição física do volante, que sofreu uma lesão muscular no Manchester City. Tite deseja muito contar com ele nos amistosos e na Copa América.

Fernandinho não foi convocado depois da Copa do Mundo, primeiro por decisão de Tite, que decidiu preservá-lo diante de ofensas, inclusive racistas, atribuindo a ele a culpa pela eliminação nas quartas de final contra a Bélgica, quando fez um gol contra.

Fernandinho pode ser convocado pela primeira vez desde a Copa do Mundo de 2018 — Foto: Reuters
Fernandinho pode ser convocado pela primeira vez desde a Copa do Mundo de 2018 — Foto: Reuters

Depois, em novembro, o volante pediu para não ser incluído na lista por causa de problemas pessoais, e estava inclinado a não retornar, mas afirmou, em entrevista ao GloboEsporte.com, que estava novamente à disposição para ser convocado após ter conversas com Tite. Agora, o único empecilho para que ele esteja novamente com a Seleção são seus músculos. A condição física.

Laterais
Na direita, há a expectativa do retorno de Daniel Alves depois de um ano. Ele perdeu a Copa do Mundo e os amistosos do segundo semestre de 2018 por lesão, mas desde dezembro está novamente em ação. O técnico Thomas Tuchel, do PSG, entretanto, tem escalado o veterano de 35 anos na maioria das vezes ou como volante ou numa linha mais adiantada, pela direita.


Na esquerda, Tite deve manter Filipe Luís e Alex Sandro, já que Marcelo foi cortado das últimas duas listas por lesão e, no Real Madrid, também perdeu a posição para Reguilón. A imprensa espanhola tem citado frequentes problemas de peso do brasileiro.

Calendário da seleção brasileira
23/3: Brasil x Panamá, no Porto (amistoso)
26/3: República Tcheca x Brasil, em Praga (amistoso)
Maio: convocação para a Copa América
5/6: Brasil x Catar, no Maracanã (amistoso)
9/6: Brasil x adversário indefinido, no Beira-Rio (amistoso)
14/6: Brasil x Bolívia, no Morumbi (Copa América)
18/6: Brasil x Venezuela, na Fonte Nova (Copa América)
22/6: Peru x Brasil, na Arena Corinthians (Copa América)

Sem placa de substituição, árbitros improvisam folha de papel em jogo do Atlético-MG pela Libertadores

Um fato curioso chamou a atenção de quem acompanhava o duelo entre Atlético-MG x Defensor, que garantiu o time mineiro na fase de grupos da Copa Libertadores 2019. O torcedor que está acostumado a ver o quarto árbitro erguendo uma placa eletrônica, moderna, com números luminosos em vermelho e verde, nas partidas por competições internacionais, viu uma cena um tanto inusitada.

Quarto árbitro levanta folha A4 durante jogo entre Atlético-MG e Defensor — Foto: Guilherme Frossard
Quarto árbitro levanta folha A4 durante jogo entre Atlético-MG e Defensor — Foto: Guilherme Frossard

No jogo desta quarta-feira, no Independência, o quarteto de arbitragem acabou improvisando o equipamento usado para sinalizar ao público as substituições e acréscimos. Coube ao colombiano John Ospina, quarto árbitro do jogo pela Libertadores, levantar uma folha de papel A4 para mostrar os acréscimos do primeiro tempo do jogo, no Independência (confira na foto acima).


Segundo a equipe de transmissão do jogo, a placa eletrônica apresentou problemas antes do jogo desta quarta-feira, que define o time classificado para o Grupo E da competição internacional. Durante o segundo tempo, Ospina voltou a utilizar as folhas de papel para sinalizar as substituições.

Quarto árbitro foi obrigado a improvisar na Libertadores — Foto: Rafael Araújo
Quarto árbitro foi obrigado a improvisar na Libertadores — Foto: Rafael Araújo

No entanto, em determinado momento, o árbitro foi obrigado a apontar para os jogadores, mostrando quem deveria sair e ser substituído. Os colombianos Andres Rojas, Wilmar Navarro e Miguel Stiven Roldan completaram o quarteto de arbitragem da partida.

- Foi surreal, na hora que vi no jogo, não sabia que era a bendita da placa. A placa não apareceu no jogo. Não sei o que houve - comentou o técnico Levir Culpi, após a partida.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Confira a Lista de Inscritos na Libertadores Por Cada Clube Brasileiro

  — Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
Veja abaixo lista e numeração dos inscritos pelo Flamengo na Libertadores:

1 - Diego Alves
2 - Rodinei
3 - Rodrigo Caio
4 - Rhodolfo
5 - Willian Arão
6 - Renê
7 - Éverton Ribeiro
8 - Cuellar
9 - Gabigol
10 - Diego
11 - Vitinho
12 - César
13 - Trauco
14 - De Arrascaeta
15 - Rafael Santos
16 - Ronaldo
17 - Hugo Moura
18 - Kleber
19 - Reinier
20 - Uribe
21 - Pará
22 - Gabriel Batista
23 - Lucas Silva
24 - Thiago Rodrigues
25 - Piris da Motta
26 - Thuller
27 - Bruno Henrique
28 - Berrío
29 -Vitor Gabriel
30 -Léo Duarte

lista de inscritos do Inter na Libertadores:
Goleiros: Marcelo Lomba, Daniel, Danilo Fernandes e Keiller
Laterais: Bruno, Iago, Uendel e Zeca
Zagueiros: Emerson Santos, Klaus, Roberto, Rodrigo Moledo e Víctor Cuesta
Volantes: Edenílson, Patrick, Rithely, Rodrigo Dourado e Rodrigo Lindoso
Meias: D'Alessandro, Nonato e Martín Sarrafiore
Atacantes: Guilherme Parede, Neilton, Nico López, Paolo Guerrero, Pedro Lucas, Rafael Sobis, Tréllez, Wellington Silva e William Pottker

lista de inscritos do Grêmio na Libertadores
Goleiros: Paulo Victor, Julio César, Brenno e Phelipe Megiolaro
Laterais: Léo Moura, Cortez, Leonardo, Juninho Capixaba
Zagueiros: Pedro Geromel, Kannemann, Paulo Miranda, Marcelo Oliveira e Rodrigues
Volantes: Maicon, Michel, Romulo, Matheus Henrique, Thaciano e Darlan
Meias: Jean Pyerre, Montoya, Thonny Anderson e Alisson
Atacantes: Luan, Everton, Felipe Vizeu, Diego Tardelli, Pepê, André e Marinho
A lista de inscritos do Palmeiras na Libertadores:

Goleiros
1 - Fernando Prass
21 - Weverton
22 - Jailson

Laterais
2 - Marcos Rocha
6 - Diogo Barbosa
12 - Mayke
16 - Victor Luis

Zagueiros
3 - Edu Dracena
13 - Luan
15 - Gustavo Gómez
25 - Antônio Carlos

Meio-campistas
4 - Matheus Fernandes
5 - Thiago Santos
8 - Zé Rafael
10 - Moisés
14 - Gustavo Scarpa
17 - Jean
18 - Guerra
19 - Bruno Henrique
20 - Lucas Lima
23 - Raphael Veiga
28 - Hyoran
30 - Felipe Melo

Atacantes
7 - Dudu
9 - Borja
11 - Ricardo Goulart
16 - Deyverson
24 - Carlos Eduardo
27 - Felipe Pires
29 - Arthur Cabral

Lista de atletas inscritos pelo Cruzeiro na Libertadores (número da camisa):
Goleiros: Fábio (1), Rafael (12) e Vitor Eudes (24)
Laterais: Edilson (2), Orejuela (28), Egídio (6), Dodô (18) e Rafael Santos (13)
Zagueiros: Dedé (26), Léo (3), Murilo (4), Fabrício Bruno (25) e Cacá (14)
Volantes: Henrique (8), Lucas Silva (16), Ariel Cabral (5), Lucas Romero (29), Jadson (27) e Éderson (15)
Meias: Thiago Neves (10), Robinho (19), Rodriguinho (23), Marquinhos Gabriel (20), Rafinha (7)
Atacantes: Fred (9), Raniel (17), Sassá (21), David (11), Renato Kayzer (22) e Vinícius Popó (30)

Veja abaixo os inscritos:
1) Santos
2) Jonathan
3) Lucho
4) Thiago Heleno
5) Wellington
6) Márcio Azevedo
7) Rony
8) Tomás Andrade
9) Marco Ruben
10) Marcelo
11) Nikão
12) Renan Lodi
13) Paulo André
14) Robson Bambu
15) Camacho
16) Bruno Guimarães
17) Braian Romero
18) Léo Cittadini
19) Gabriel Poveda
20) Matheus Rossetto
21) João Pedro
22) Léo Pereira
23) Madson
24) Anderson Plata
25) Caio
26) Erick
27) José Ivaldo
28) Jáderson
29) Léo
30) Bergson

Everton é suspenso por dois jogos pela Conmebol; São Paulo leva multa da entidade

O meia-atacante Everton, do São Paulo, foi suspenso pela Conmebol por duas partidas depois da expulsão contra o Talleres, no Morumbi, dia 13 de fevereiro, que eliminou o Tricolor da Copa Libertadores. Além disso, o São Paulo foi multado em US$ 15 mil (R$ 56,1 mil, na cotação atual) pelo envio atrasado da lista de jogadores inscritos no torneio internacional.

Além disso, o jogador recebeu multa de 3 mil dólares, valor que será descontado do que o São Paulo tem a receber em direitos de transmissão e patrocínio.

Everton foi titular do São Paulo contra o Talleres — Foto: Marcos Ribolli
Everton foi titular do São Paulo contra o Talleres — Foto: Marcos Ribolli

Como o São Paulo está fora da Libertadores e não joga a Sul-Americana em 2019, Everton deve demorar a cumprir esses dois jogos, válidos apenas em competições continentais.

Everton foi expulso aos 35 minutos do segundo tempo no empate sem gols com o Talleres, após solada no rosto de Enzo Díaz. Atualmente, o meia faz tratamento de um estiramento na coxa esquerda e desfalca o São Paulo no próximo domingo, contra o Bragantino, pelo Paulistão.

Aparecidense x Ponte Preta: entenda o impasse para a marcação de uma nova data

O reencontro entre Aparecidense e Ponte Preta continua sem uma data definida. Em decisão na última sexta-feira, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) impugnou a vitória por 1 a 0 dos goianos por entender que houve interferência externa na anulação de um gol da Macaca aos 44 minutos do segundo tempo.

Mas, diante da tentativa da Aparecidense de cancelar o julgamento a partir de uma ação protocolada na segunda-feira, a CBF ainda não remarcou a partida.

A posição oficial da entidade é que espera uma "definição no âmbito jurídico antes de qualquer movimento em relação à marcação de uma possível nova partida".
Julgamento do caso aconteceu na sexta-feira  — Foto: Divulgação STJD

Julgamento do caso aconteceu na sexta-feira — Foto: Divulgação STJD

Já a assessoria de imprensa do STJD informou que é necessário aguardar o despacho do presidente Paulo César Salomão Filho, sem um prazo estipulado, ainda que a Aparecidense conte com uma resposta até quarta-feira.

Diante do impasse, é improvável que, por conta do Estatuto do Torcedor (data, local e horário precisam ser divulgados pela entidade organizadora com 48 horas de antecedência) e das tabelas dos respectivos estaduais, a nova partida aconteça nesta semana.

A Ponte chegou a se programar para viajar nos próximos dias, dando folga ao elenco nesta terça, mas a possibilidade já está praticamente descartada.

- Não é uma modificação tão simples, para não ferir nenhum direito do Estatuto do Torcedor, nem de outras tabelas. Depende do comunicado formal do STJD ao Departamento de Competições da CBF, que analisará o nosso calendário e o calendário da Aparecidense. A CBF foi oficiada apenas nesta terça e comunicou a Federação Paulista de Futebol, que nos enviou a decisão. É evidente que a CBF possa aguardar um desfecho do pedido formulado pela Aparecidense - disse o advogado da Ponte, João Felipe Artioli, à Rádio Central, de Campinas.
Jogo de 12 de fevereiro foi marcado por muita polêmica  — Foto: André Costa/O Popular

Jogo de 12 de fevereiro foi marcado por muita polêmica — Foto: André Costa/O Popular

O novo capítulo
A Aparecidense questiona a presença dos auditores Flávio Boson e Sormane Oliveira. Segundo a ação do clube goiano, ambos fazem parte da Comissão Disciplinar do STJD e, portanto, não poderiam ter votado no Pleno.

O pedido é para a realização de um novo julgamento ou "a desconsideração completa dos votos proferidos na sessão, e o reconhecimento de que apenas os votos dados pelos Auditores Titulares do Pleno podem ser validados", o que resultaria na negativa do pedido de impugnação da partida proposto pela Ponte.

A Anaf (Associação Nacional dos Árbitros de Futebol) também entrou no caso, com duras críticas ao STJD, e prometeu recorrer a "todas as demais instâncias possíveis".

Na visão do departamento jurídico da Ponte, os únicos recursos cabíveis no atual estádio remetem à Tribunal Arbitral da Fifa, na Suíça.

- Não há suporte, embasamento legal. Eles estão procurando algo impeditivo. Nós vemos que não são as medidas adequadas, seja uma Medida Inominada (excepcional) ou Embargos de Declaração. Que a alegação tivesse feita no ato do julgamento. Não existe ilegalidade nenhuma. De fato um desembargador de segunda instância não julga na primeira, mas um de primeira julga na segunda. Isso é natural. Ele pode ser convocado, convidado para um dia de julgamento. A essência dele é ser juiz - comentou o advogado da Ponte.

Oito clubes brasileiros são multados em R$ 56 mil por atraso no envio das listas para a Conmebol

O Tribunal de Disciplina da Conmebol anunciou nesta terça-feira que multou em US$ 15 mil (R$ 56 mil) os oito clubes brasileiros que enviaram com atraso suas listas de inscritos na Copa Libertadores e na Copa Sul-Americana. São eles: São Paulo e Atlético-MG (Libertadores); Bahia, Fluminense, Chapecoense, Corinthians, Santos e Botafogo (Sul-Americana).

Como o GloboEsporte.com revelou na semana passada, o atraso no envio das listas afetou 21 clubes da América do Sul e se deu por causa de uma falha de procedimento por parte das associações nacionais de futebol. A Conmebol aceitou as inscrições fora do prazo. Como previsto, nenhuma punição esportiva foi aplicada.

Troféu da Copa Libertadores  — Foto: Jorge Adorno/Reuters
Troféu da Copa Libertadores — Foto: Jorge Adorno/Reuters

Para oficializar a inscrição jogadores que vão disputar as competições sul-americanas de clubes, é preciso cumprir três passos:

Inserir as listas de jogadores e comissão técnica no "Comet", nome do sistema usado pela Conmebol;
As associações nacionais (como a CBF, a AFA etc) devem entrar nesse mesmo sistema e "validar" as listas informados pelos clubes;
As listas devem ser impressas, assinadas pelo presidente ou secretário-geral de cada associação, escaneada e enviada para a Conmebol por e-mail.
Tudo isso deve acontecer nos prazos previstos no regulamento específico de cada competição (72 horas antes do início do torneio, no caso da Sul-Americana; 72 horas antes do início de cada fase, no caso da Libertadores). O diagnóstico da Conmebol é que os passos 1 e 3 foram cumpridos. Mas houve um problema no passo 2.

Em nota publicada na semana passada, a CBF informou que "cumpriu os prazos" e que está "investigando as causas dessa possível situação e fornecendo os esclarecimentos necessários aos clubes envolvidos e à entidade sul-americana."

A punição aos clubes brasileiros foi a mesma a seis clubes chilenos. A Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile assumiu o pagamento da multa. A CBF ainda não se pronunciou desde que a Conmebol divulgou a punição aos clubes do Brasil.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Henrique Dourado embarca rumo à China e chora ao se despedir do Flamengo: "Saio muito grato"

Henrique Dourado embarca rumo à China e chora ao se despedir do Flamengo:
Negociado pelo Flamengo, Henrique Dourado embarca na tarde desta segunda-feira para a China. O atacante chegou ao aeroporto internacional do Rio de Janeiro por volta de 14h30. As negociações avançaram durante a madrugada, e o jogador realizou exames pela manhã. O Henan Jianye, clube de destino, enviou as passagens para a ida do atacante, que vai assinar contrato de dois anos.

- Foi tudo muito rápido. Questão de dois dias, um dia e meio, quando chegou a proposta para o Flamengo. Eu estava relacionado para o jogo, e resolvemos depois da partida. O Flamengo aceitou, foi uma decisão conjunta com a família. Foi uma surpresa também para mim, mas foi bom para os dois lados. Saio muito grato, sei que deixo muitos amigos. Cada um deles vai fazer parte da minha história - disse Dourado, emocionado.

Henrique Dourado tira foto com um amigo no aeroporto antes de embarcar — Foto: Fred Huber / GloboEsporte.com
Henrique Dourado tira foto com um amigo no aeroporto antes de embarcar — Foto: Fred Huber / GloboEsporte.com


 Dourado se emociona na despedida do Flamengo e diz que ida para China foi um negócio bom para ele e para o clube. #gefla

O Flamengo já não conta mais com o jogador. A previsão é que Dourado estreie no próximo domingo, dependendo de documentação.


Dourado disputou 46 jogos pelo Flamengo e marcou 15 gols. Ele foi o artilheiro do time na temporada passada, ao lado de Paquetá. Nesse ano, marcou dois gols. Um dele de bicicleta, no empate com o Resende.
Henrique Dourado com seus empresários e familiares antes da ida para China — Foto: Fred Huber

Ex-São Paulo, lateral Régis, do CSA, é detido após se envolver em confusão na entrada de motel

Lateral do CSA, Régis (ex-São Paulo) se envolveu em uma confusão na madrugada desta segunda na entrada de um motel no bairro do Canaã, em Maceió, e chegou a ser detido pela polícia. O GloboEsporte.com apurou que o jogador, em estado alterado, tentou forçar a entrada no local.


Delegado de plantão na Central de Flagrantes, Lucimério Campos deu detalhes sobre o caso.

- A Polícia Civil de Alagoas fez o procedimento contra o jogador por resistência à ordem policial. O crime é de menor potencial ofensivo. A ocorrência foi encaminha à minha presença pela PM-AL, ocasião na qual tomei o depoimento dos militares e da testemunha, funcionária do motel. O jogador deu a versão dele no interrogatório e não criou qualquer embaraço em sede policial. Mostrou-se arrependido. Como entendi se tratar de crime de menor potencial ofensivo, determinei a lavratura de termo circunstanciado de ocorrência (TCO). Após a feitura do expediente, o indiciado assinou um termo de compromisso, prometendo comparecer à audiência no juizado criminal e foi liberado, conforme determina a Lei 9.099/95 - explicou o delegado.

Régis jogou no último domingo, contra o CEO — Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas
Régis jogou no último domingo, contra o CEO — Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas

Lucimério informou que os depoimentos de todos os envolvidos bateram e explicou que o caso foi encaminhado à Justiça.

- O TCO foi distribuído ao Juizado do Torcedor, unidade da capital, que concentra todos os crimes de menor potencial ofensivo, nos termos de Ato recente editado pelo TJ-AL. Os depoimentos foram completamente convergentes. Os fatos restaram todos esclarecidos, porém prefiro não decliná-los. Neste caso, trariam uma “punição” além da esfera penal ao profissional (exposição).

Presidente do CSA, Rafael Tenório falou com o GloboEsporte.com na tarde desta segunda e tentou minimizar o problema.

- A informação que tivemos é que ele ficou alterado porque chegou ao motel, o local estava lotado e ele queria entrar. A partir daí, ele chutou o portão e a funcionária achou melhor chamar a polícia. Quando a polícia chegou, ele foi levado à delegacia, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência e, em seguida, liberado.

Régis vinha sendo um dos destaques do CSA em 2019 — Foto: João Alvim/GloboEsporte.com
Régis vinha sendo um dos destaques do CSA em 2019 — Foto: João Alvim/GloboEsporte.com

O dirigente disse ainda que vai ainda conversar com Régis para definir o futuro do atleta.

- Hoje à noite, vou me reunir com o jogador, membros da comissão técnica e com o presidente do Conselho Deliberativo, Raimundo Tavares, para conversar com o jogador. Queremos ouvir a versão dele, pois até agora o que ouvimos foi por parte da polícia. Só depois dessa conversa é que vamos decidir o que fazer.

Mais cedo, no final da manhã, o clube emitiu também uma nota oficial. Ano passado, Régis chegou a ser detido em Brasília e admitiu que tinha problemas com álcool e drogas.

O CSA foi comunicado de um incidente com o atleta Régis Ribeiro de Souza na madrugada desta segunda-feira em Maceió. O clube, através do Presidente do Conselho Deliberativo e integrante do Conselho Gestor do futebol, Raimundo Tavares está tratando do assunto internamente, e tomando as providências.

Boa fase

Régis, de 29 anos, vem sendo um dos destaques do CSA na temporada. Aposta do técnico Marcelo Cabo, ele virou titular e estava atuando como um atacante de velocidade, pela direita. Fez dois gols , deu três assistências e jogou no último domingo, contra o CEO, pelo Campeonato Alagoano.

Matheus Sávio tabela com Patrick Fabiano e dá uma bela assistência para Régis. Ele marcou no jogo contra o Murici

Caso parecido

Ano passado, o atacante Walter, que também estava no CSA, chegou a ser detido pela polícia por mostrar uma arma de brinquedo a funcionários da Eletrobras. O caso teve repercussão nacional, mas o jogador seguiu no clube. Em dezembro, no entanto, ele não teve o contrato renovado.

Agente de Diego Souza encerra negociação com Sport e diz que futuro no São Paulo será avaliado

O empresário de Diego Souza, Eduardo Uram, afirmou que a negociação para o centroavante do São Paulo se transferir ao Sport está encerrada.

Apesar da vontade de Diego Souza, Uram explicou que não houve um acordo entre os clubes. Nos bastidores, o São Paulo apontava neste domingo que as conversas foram travadas e que o negócio só sairia se o Sport melhorasse a proposta realizada.

– O Diego se empenhou para que tudo pudesse se encaminhar, inclusive com sacrifício em valores do contrato dele. A diretoria do Sport demonstrou interesse, mas ao fim de uma semana, dez dias de negociação, não se conseguiu atingir as exigências minimamente necessárias, principalmente o acordo do Sport com o São Paulo. Durante o período de negociação, o Diego estava bem flexível em relação ao contrato dele com o Sport. Como representante do Diego, e em nome do Diego, declaro encerradas as negociações – disse Eduardo Uram, em entrevista ao GloboEsporte.com.

Apesar disso, o empresário de Diego Souza não cravou a continuidade do atleta no São Paulo. Perguntado sobre a permanência do jogador no Morumbi, Uram preferiu aguardar os próximos passos, mas disse o seguinte:

– O Diego tem mercado.

Questionado sobre se outros clubes fizeram contato, o agente explicou:

– Desde o primeiro minuto da conversa com o Sport, o combinado era que a negociação não vazaria. Não queria que outros clubes viessem atrás do Diego. Como vazou, outros procuraram, mas não conversei com ninguém.
Empresário de Diego Souza diz que negociação com Sport está encerrada — Foto: Marcos Riboli

Empresário de Diego Souza diz que negociação com Sport está encerrada — Foto: Marcos Riboli


Durante a negociação com o Sport, Uram não abriu conversas com outros clubes. Agora, o futuro do jogador será reavaliado. Isso porque o Tricolor está em processo de reavaliação do elenco e quer diminuir a folha salarial. Diego Souza tem contrato até o fim do ano e poderá ser negociado, desde que haja condições favoráveis.

– Em função do empenho do Diego de retornar ao Sport, não abrimos negociação com outros clubes. O Diego não estava saindo do São Paulo e sim retornando para o Sport. A partir desta segunda-feira vamos procurar analisar com calma as coisas que estão para acontecer com o São Paulo relacionadas ao Diego e aí sim planejar com tranquilidade a continuidade da carreira dele.

Em 2018, o Vasco negociou com o São Paulo a contratação de Diego Souza, mas o acordo também não se concretizou.

Agora, no entanto, o atleta de 33 anos é reserva na equipe do técnico interino Vagner Mancini, e o São Paulo admite liberar jogadores para readequar seu orçamento, após a eliminação precoce da Copa Libertadores.

Nas redes sociais, a torcida do Vasco tem se mobilizado para que o clube faça uma proposta pelo jogador. No São Paulo, por outro lado, Diego Souza tem sido criticado por torcedores e foi um dos alvos do protesto realizado neste domingo, no Morumbi. Relacionado para o empate sem gols com o RB Brasil, o jogador não foi usado e ficou no banco de reservas.

Jogador leva chute em cheio no olho, desmaia e fica irreconhecível: “Não lembro

O confronto entre Altos e River-PI pela 7ª rodada do Campeonato Piauiense não complicou apenas a campanha do Jacaré no estadual, que tropeçou dentro de casa e perdeu a chance de entrar na zona de classificação, mas marcou também a carreira do meio-campo Humberto. Titular da equipe alviverde na partida disputada neste domingo, na Cidade da Manga, a 40km de Teresina, o jogador recebeu um chute violento no olho direito e levou a pior no lance. Veja no vídeo acima.

Segundo o médico do clube, Ítalo Plácido, Humberto deixou o gramado do estádio Felipão com uma concussão. Os exames, no entanto, não apontaram fratura. O atleta segue em observação.
Após chute no rosto, Humberto relata ter "apagado" em campo — Foto: Stephanie Pacheco

Após chute no rosto, Humberto relata ter "apagado" em campo — Foto: Stephanie Pacheco

Após chute no rosto, Humberto relata ter "apagado" em campo — Foto: Stephanie Pacheco/GloboEsporte.com
Após chute no rosto, Humberto relata ter "apagado" em campo — Foto: Stephanie Pacheco/GloboEsporte.com

Após chute no rosto, Humberto relata ter "apagado" em campo — Foto: Stephanie Pacheco/GloboEsporte.com

Após chute no rosto, Humberto relata ter "apagado" em campo — Foto: Stephanie Pacheco/GloboEsporte.com

- Eu não lembro. Parece que apaguei no lance. Disseram que foi o Biro Biro, ele foi tirar uma bola e acabou me acertando. Não lembro de muita coisa. Lembro de alguns lances do início da partida, mas, graças a Deus, fiz a tomografia aqui em Altos e não deu nada. Vou agora a Teresina para fazer um tratamento melhor lá – disse o jogador após a partida. Veja no vídeo abaixo.

"Não lembro de muita coisa", conta Humberto após chute no olho

O lance aconteceu com apenas 15 minutos de bola rolando. Biro Biro, lateral-esquerdo do River-PI, tentou acertar a bola com uma bicicleta e acabou atingindo em cheio o rosto do colega de profissão. O lateral foi expulso com cartão vermelho direto aplicado pelo árbitro Antônio Dib. O meia deixou o gramado imediatamente com destino ao Hospital Municipal José Gil Barbosa para a realização de um tomografia.

Após chute no rosto, Humberto relata ter "apagado" em campo — Foto: Pablo Silva/TV Clube

Após chute no rosto, Humberto relata ter "apagado" em campo — Foto: Pablo Silva/TV Clube
Após exames, Humberto retorna ao estádio para acompanhar derrota do Altos — Foto: Stephanie Pacheco / GloboEsporte.com

Após exames, Humberto retorna ao estádio para acompanhar derrota do Altos — Foto: Stephanie Pacheco / GloboEsporte.com

Após chute no rosto, Humberto relata ter "apagado" em campo — Foto: Pablo Silva/TV Clube
Após chute no rosto, Humberto relata ter "apagado" em campo — Foto: Pablo Silva/TV Clube

Após chute no rosto, Humberto relata ter "apagado" em campo — Foto: Stephanie Pacheco / GloboEsporte.com

Após chute no rosto, Humberto relata ter "apagado" em campo — Foto: Stephanie Pacheco / GloboEsporte.com

- Do hospital, eu iria para Teresina, mas preferi vir para cá e acompanhar o restante do jogo. Primeiro jogo dentro de casa, com torcida, complicado. Mas futebol é assim. Estamos muitas rodadas atrás e temos chances mesmo assim – finalizou Humberto, que não tem previsão de retorno às atividades.
Cotado para ser titular do Altos na temporada, Humberto vestiu a camisa alviverde nos primeiros testes da pré-temporada, mas acabou perdendo espaço após uma entorse no joelho. A recuperação da lesão permitiu o retorno do jogador mineiro aos gramados, mas novamente um susto dentro de campo interrompe a sequência do meia de 29 anos na temporada.

SEM HUMBERTO, ALTOS PERDE PARA O RIVER-PI

Atual campeão estadual, o Altos tropeçou em casa. Roney abriu o placar para os tricolores e viu Eder Guerreiro, contra, ampliar para os visitantes. Antes do fim do primeiro tempo, Dos Santos descontou para o Jacaré ao converter a cobrança de penalidade, mas, mesmo com um jogador a mais, os donos da casa não conseguiram igualar o placar.
Altos x River-PI — Foto: Stephanie Pacheco

Após choque com jogador do São Paulo, Rafael Carioca deixa o Morumbi de ambulância

Rafael Carioca deixou o campo de ambulância — Foto: Marcos Riboli
O lateral-esquerdo Rafael Carioca precisou deixar o Morumbi de ambulância nos minutos finais da partida entre São Paulo e RB Brasil, disputada na tarde deste domingo e válida pela oitava rodada do Campeonato Paulista.

Após um choque entre o jogador do time de Campinas e Igor Vinicius, lateral do São Paulo, ambos atletas precisaram receber atendimento. O tricolor precisou de um curativo para continuar em campo, enquanto Rafael Carioca foi imobilizado e transferido para um hospital próximo ao estádio.

Segundo informações da assessoria do RB Brasil, Rafael Carioca chegou a desmaiar logo depois da dividida, mas já está consciente e vai permanecer internado em observação até segunda-feira para a realização de exames. O clube fez uma postagem nas redes sociais para tranquilizar torcedores e familiares:

Rafael Carioca se chocou com Igor Vinícius, do São Paulo — Foto: Marcos Riboli
Rafael Carioca se chocou com Igor Vinícius, do São Paulo — Foto: Marcos Riboli


No primeiro tempo, Rafael Carioca já havia sofrido falta dura de Gonzalo Carneiro, que causou a expulsão do atacante são-paulino. Na segunda etapa, o atleta do RB Brasil foi substituído por Romário.

O empate sem gols deixou o RB Brasil na vice-liderança do Grupo A do Campeonato Paulista, agora com 15 pontos. O São Paulo soma 10 pontos e está na terceira colocação do Grupo D.

Roberto Firmino deixa estádio de muletas depois de sair de campo machucado

Roberto Firmino deixa estádio de muletas depois de sair de campo machucado
Preocupação para o Liverpool e a Seleção. O atacante Roberto Firmino deixou o estádio Old Trafford de muletas neste domingo, de acordo com reportagem da rede britânica BBC. O brasileiro foi um dos quatro jogadores que saiu machucado ainda no primeiro tempo do empate por 0 a 0 no clássico diante do Manchester United, aos 30 minutos.

- Infelizmente, não tenho pista do que foi exatamente. Foi algo no tornozelo, com certeza. Ele disse a princípio que poderia continuar. Mas depois mostrou que não deu certo - disse o técnico Klopp, do Liverpool, na entrevista coletiva depois da partida.
Roberto Firmino caído machucado em Manchester United x Liverpool — Foto: Reuters/Lee Smith

Roberto Firmino caído machucado em Manchester United x Liverpool — Foto: Reuters/Lee Smith

A respeito do aproveitamento do atacante na próxima partida, o técnico alemão mostrou esperança. O Liverpool volta a campo na quarta-feira que vem, contra o Watford, em casa, pelo Campeonato Inglês.

- Não sei exatamente. Mas é o Bobby (apelido em inglês de Roberto), você sabe. Então, será mais rápido do que com todos os outros. Mas primeiro temos que saber exatamente o que é. E nós não sabemos no momento - disse Klopp.

Na próxima quinta-feira, o técnico Tite convoca para os primeiros amistosos da seleção brasileira no ano, contra Panamá e República Tcheca, nos dias 23 e 26 de março, respectivamente.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Palmeiras fica perto de vender Deyverson para clube chinês por 12 milhões de euros

O Palmeiras está muito próximo de vender o atacante Deyverson para o Shenzhen FC, clube da primeira divisão da China, por 12 milhões de euros (R$ 51,2 milhões, na cotação atual). A negociação entre os clubes está acertada, mas ainda falta o aval do jogador. A decisão precisa ser tomada até o dia 28 de fevereiro, data do fechamento da janela chinesa de transferências.

A transação avançou nesta quinta-feira. O acordo entre Palmeiras e Shenzhen FC ainda pode render outros três milhões de euros ao Verdão, caso Deyverson atinja metas estipuladas em contrato.

A negociação para vender Deyverson foi o motivo principal pela viagem do diretor de futebol Alexandre Mattos à Espanha no último final de semana. O dirigente está em Barcelona, onde se reuniu com representantes chineses e dirigentes do Levante, clube espanhol dono de 30% dos direitos econômicos de Deyverson.

Mattos aproveitou também para discutir o futuro de duas promessas das categorias de base. O zagueiro Vitão e o lateral-esquerdo Luan Cândido estão na mira de equipes europeias e também podem ser negociados em breve.

Deyverson está perto de deixar o Palmeiras — Foto: Tossiro Neto
Deyverson está perto de deixar o Palmeiras — Foto: Tossiro Neto

Contratado na metade de 2017 por cerca de R$ 19 milhões, a pedido do então técnico Cuca, Deyverson teve altos e baixos. Depois de perder espaço com Roger Machado, ele voltou a fazer gols no segundo semestre do ano passado, após a chegada de Felipão, mas seguiu colecionando polêmicas dentro de campo.

A expulsão no clássico contra o Corinthians (a quinta desde a chegada) após cuspir no volante Richard foi determinante para que o clube decidisse negociá-lo. O jogador recebeu uma multa de R$ 350 mil da diretoria e ainda pegou seis jogos de suspensão.


A provável saída de Deyverson abrirá espaço no elenco. Apesar de contar com Borja e Arthur Cabral – que ainda nem pôde ser inscrito na primeira fase do Campeonato Paulista –, o Palmeiras irá ao mercado novamente para contratar um novo atacante.

Proposta chegou a R$ 700 mil, mas mediação no TJ revoltou famílias: "Vocês são do Flamengo?"

Proposta chegou a R$ 700 mil, mas mediação no TJ revoltou famílias:
A tentativa de mediação do Flamengo no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro terminou longe de acordo e com atrito maior entre familiares, vítimas do incêndio com 10 mortos no Ninho, e o clube carioca. Houve aumento de oferta do Rubro-Negro: de R$ 300 mil a R$ 400 mil para R$ 700 mil, mais um salário mínimo mensal por 10 anos - hoje, este valor é de cerca de R$ 1 mil. No entanto, os familiares, com advogados no encontro, se incomodaram desde o início da reunião.

As famílias das vítimas mantiveram os valores pedidos pela Câmara de Conciliação - formado por Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho e Defensoria Pública: R$ 2 milhões de indenização, mais R$ 10 mil mensais por mais 30 anos. A diferença continua muito grande entre o pedido dos familiares e a proposta rubro-negra.

A reunião teve momentos de tensão. Em certo momento, quando um dos lados da conciliação questionava a postura do Flamengo (o vice geral e vice jurídico Rodrigo Dunshee deixou a reunião rapidamente, alegando compromisso) e dos mediadores, um dos advogados de familiares pediu que todos os demais saíssem da sala para conversar a sós com os familiares.

Antes, mostrou revolta contra a mesa do Tribunal de Justiça.

- Não estou entendendo. Vocês são do Flamengo? Estão defendendo o Flamengo? - questionou.

Pai de Christian Esmério, Cristiano fez duras críticas ao Flamengo ao fim da reunião — Foto: Reprodução
Pai de Christian Esmério, Cristiano fez duras críticas ao Flamengo ao fim da reunião — Foto: Reprodução

Depois da nova proposta, os advogados do clube avisaram que iam consultar a diretoria do Flamengo para levar a oferta repetida dos familiares. Foi o estopim para que a mesa fosse encerrada.

- Acabou a negociação. A gente não quer mais conversar - disseram os familiares.

- Vamos conversar de novo amanhã - pediu o mediador.

Mas as famílias se recusaram a manter a conversa e se retiraram da sala. Entre as 13 famílias que foram ao Tribunal de Justiça, uma delas pensou em aceitar o acordo de maneira individual, lembrando que o dinheiro imediato seria importante para a família. Mas foram questionados internamente, entre o grupo de familiares, sobre a ajuda de custo de R$ 5 mil mensais que o Flamengo ofereceu. Após a discordância, desistiram de aceitar o acordo.


Vice jurídico do Fla: "Não sou parte disso"

O Flamengo ainda deve se manifestar de maneira oficial depois de nova tentativa em vão de acordo com os familiares das vítimas. Ao site "Coluna do Flamengo", o vice-presidente geral e vice jurídico, Rodrigo Dunshee, ex-presidente do Conselho Deliberativo na última gestão Bandeira, disse que tem "trabalhado em várias frentes em prol do Flamengo" e esclareceu a rápida passagem pela reunião.

- O clube contratou um advogado para representar, não era para eu ter ido. Mas eu entendi que tinha que ter alguém da diretoria do Flamengo presente. Então fui, fiz o meu discurso: “Eu vim aqui prestar solidariedade e recepcionar vocês, pois foram convidados por nós. Mas tenho compromissos”... Quanto aos que estão chateados, eu entendo. Mas prestei esclarecimento de forma clara, e ainda estendi um pouco mais (a participação). Depois que acabou essa parte de pré-mediação, eu fui embora. Não sou parte disso. O Landim também não foi porque ele não tem nada a ver com isso. A gente não é parte integrante da mediação. Ele está envolvido por ser presidente do clube, pois é quem vai assinar o cheque, pagar às famílias. Expliquei isso na pré-mediação. A verdade é que o Flamengo tentou fazer o seu melhor, mas querem uma solução para ontem - disse Dunshee.

São Paulo tem interesse em Róger Guedes, do Shandong Luneng

O São Paulo está interessado na contratação de Róger Guedes, do Shandong Luneng, da China. O clube busca jogadores no mercado e quer um atacante de lado de campo. O atleta, de 22 anos, se encaixa no perfil. O técnico Cuca trabalhou com ele no Palmeiras.

A possibilidade mais viável financeiramente para o São Paulo seria um empréstimo. Isso porque o Shandong Luneng pagou cerca de 9,5 milhões de euros (R$ 43 milhões na época) para comprar Róger Guedes no meio de 2018. Ele era do Palmeiras e estava emprestado ao Atlético-MG.

Róger Guedes (à direita) em partida na China — Foto: Reprodução/Shandong Luneng
Róger Guedes (à direita) em partida na China — Foto: Reprodução/Shandong Luneng

Para tentar Róger Guedes e outros jogadores no mercado, o São Paulo terá de ser criativo e precisará reduzir a folha salarial. O clube poderá negociar Diego Souza, alvo do Sport. A primeira proposta não agradou aos dirigentes do Tricolor, mas a transferência não está descartada.

Além de atacantes de lado, o São Paulo também observa laterais e volantes no mercado. A ideia é mudar o perfil do atual elenco e diminuir a folha salarial.

Róger Guedes marcou 15 gols em 38 partidas no ano passado. Foram 28 jogos e 13 gols pelo Atlético-MG, além de dez partidas e dois gols pelo Shandong Luneng.

CBF anuncia Supercopa do Brasil e diz que vai propor VAR na Série A e limite de troca de técnicos

A CBF divulgou, na noite desta quinta-feira, as pautas que vai propor no Conselho Técnico da Série A do Campeonato Brasileiro. Entre elas, a entidade deseja a utilização do árbitro de vídeo (VAR) nas 380 partidas da competição, limite para troca de técnicos e de inscrição de jogadores, além da realização de uma Supercopa do Brasil. Os clubes se reúnem nesta sexta-feira para debaterem as propostas.

Sobre o VAR, a entidade disse que vai arcar com os custos com tecnologia e infraestrutura, cabendo aos clubes apenas o pagamento das despesas com o capital humano. Vale lembrar que a maioria dos clubes precisa aprovar para que as mudanças sejam implementadas - em 2018, o placar foi de 12 a 7 contra o árbitro de vídeo.

CBF quer a utilização do VAR em todos os jogos do Brasileiro — Foto: Thayuan Leiras
CBF quer a utilização do VAR em todos os jogos do Brasileiro — Foto: Thayuan Leiras

Rogério Caboclo, presidente eleito da CBF falou sobre a intenção de "elevar o patamar" do futebol nacional.

- Queremos elevar o patamar do Campeonato Brasileiro. Para isso, apresentaremos aos clubes uma pauta integrada, que passa pela arbitragem, pelos aspectos técnicos das partidas e pelo público nos estádios.

Entre as outras propostas, a CBF quer que haja o limite de uma troca de técnico por clube durante a Série A, além da limitação de 40 atletas inscritos por time. Em nota divulgada, foi anunciada ainda a criação, a partir de 2020, da Supercopa do Brasil, opondo o campeão do Campeonato Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil no início da temporada seguinte - jogo único em local previamente determinado.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Ministério Público pede bloqueio de bens do Flamengo e interdição do Ninho do Urubu

O Ministério Público e a Defensoria Pública entraram com uma ação contra o Flamengo no fim da tarde de hoje. No pedido o MP pede o fechamento do Ninho do Urubu e o bloqueio de R$ 57 milhões das contas do clube. Esse valor seria para o pagamento de uma eventual indenização imposta pela Justiça.

O GloboEsporte.com teve acesso aos valores detalhados que foram oferecidos pelo Flamengo aos familiares. Os números variam de acordo com os grupos estipulados pelo clube.

Os 10 atletas da base rubro-negra que morreram no incêndio no Ninho do Urubu — Foto: Infoesporte
Os 10 atletas da base rubro-negra que morreram no incêndio no Ninho do Urubu — Foto: Infoesporte

GRUPO 1: vítimas fatais
Ressarcimento por dano moral de R$ 150 mil para cada genitor (no caso de a vítima ter pai e mãe o valor dobraria para R$ 300 mil). Cada irmão receberia R$ 50 mil e cada avô outros R$ 25 mil.

GRUPO 2: vítimas lesionadas com dano permanente
Pagamento de integral dos estudos até o ensino superior. Caso a vítima não se profissionalize como atleta do futebol o clube ofereceria um cargo no clube em funções administrativas. Outra opção seria o clube pagar uma pensão com valor a ser combinado e mais R$ 150 mil.

GRUPO 3: vítimas lesionadas sem dano permanente
Indenização de R$ 40 mil a título de dano moral individual.

GRUPO 4: vítimas não lesionadas
Esse grupo inclui funcionários do clube que estavam no Ninho na hora do incêndio. O clube ofereceu R$ 20 mil também por dano moral.

Sobre a pensão de um salário mínimo oferecida pelo Flamengo, esse valor seria pago ao genitor por dez anos ou até o falecimento dele, o que ocorrer primeiro. Por fim, o clube propôs ainda a criação de um projeto social para assistir as vítimas lesionadas e os familiares dos dez garotos que morreram na tragédia.

CBF divulga tabela da Série B do Campeonato Brasileiro de 2019

Operário-PR, campeão brasileiro da Série C em 2018, é uma das novidades na Série B do Brasileirão em 2019 — Foto: José Tramontin/Operário-PR
A CBF divulgou nesta quarta-feira a tabela do Campeonato Brasileiro da Série B de 2019. As novidades deste ano são Sport, Vitória, América-MG e Paraná, que foram rebaixados da Série A de 2018, além de Operário-PR, Cuiabá, Botafogo-SP e Bragantino, que subiram da Série C.

Primeira rodada (26 ou 27 de abril):

Guarani x Figueirense
Botafogo de Ribeirão Preto x Vitória
São Bento x Atlético-GO
Vila Nova x Paraná
Coritiba x Ponte Preta
Operário-PR x América-MG
Criciúma x Cuiabá
Brasil de Pelotas x Bragantino
Sport x Oeste
CRB x Londrina
Segunda rodada (de 30 de abril a 4 de maio):

Ponte Preta x Criciúma
Bragantino x Sport
Oeste x Guarani
Atlético-GO x Coritiba
Paraná x CRB
Londrina x Brasil de Pelotas
Figueirense x São Bento
América-MG x Botafogo-SP
Vitória x Vila Nova
Cuiabá x Operário-PR
Terceira rodada (7 de maio a 11 de maio):

Guarani x Vitória
Bragantino x Atlético-GO
São Bento x Botafogo-SP
Vila Nova x Ponte Preta
Coritiba x Londrina
Operário-PR x Oeste
Criciúma x América-MG
Brasil de Pelotas x CRB
Sport x Figueirense
Cuiabá x Paraná

Sport confirma conversas por volta de Diego Souza, do São Paulo

Diego Souza fez apenas um gol pelo São Paulo em 2019 — Foto: Thiago Calil/Agif/Estadão Conteúdo
O momento financeiro do Sport parece não estar abalando o clube. Apesar de ter apresentado as contas do clube nesta quarta-feira e afirmado que a gestão anterior deixou uma dívida de R$ 118 milhões, a atual diretoria de futebol do Leão sonha alto com a contratação do meia Diego Souza.

A diretoria trabalha em silêncio e evita dar maiores detalhes da negociação, mas o diretor de futebol, Wanderson Lacerda, confirmou os contatos. Ainda assim, não se mostrou muito confiante na negociação.

- Tem alguma coisa disso, sim, mas é muito embrionário ainda. Eu não posso adiantar nada porque é uma coisa que eu não estou achando que será viável. Não estou vendo viabilidade nisso, mas estourou a notícia.

Diego Souza é ídolo da torcida do Sport. Teve duas passagens pelo clube, onde vestia a camisa 87, em alusão ao título do Campeonato Brasileiro daquele ano. A primeira foi entre 2014 e 2015 e a segunda de março de 2016 até dezembro de 2017, quando se transferiu para o São Paulo. No Leão, ele tem 173 partidas, 57 gols marcados e um título conquistado (Campeonato Pernambucano de 2017).

Diego Souza vestiu a camisa 87 do Sport por quatro temporadas — Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press
Diego Souza vestiu a camisa 87 do Sport por quatro temporadas — Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press

O momento de Diego Souza no São Paulo não é dos melhores. Ao contrário do ano passado, quando foi titular do time, ele iniciou 2019 na reserva. Fez sete jogos na temporada, mas apenas três como titular e marcou só um gol.


Um ponto que pode pesar para uma permanência de Diego no Morumbi é o técnico Cuca, contratado pelo clube na semana passada. Cuca foi o responsável por indicar e brigar pela contratação de Diego Souza pelo Palmeiras em 2017, quando o jogador ainda defendia o Sport. Na ocasião, o pedido do treinador não foi para a frente.

A reportagem do GloboEsporte.com entrou em contato com o São Paulo, mas o clube ainda não se pronunciou sobre o caso.

Conmebol divulga que oito clubes brasileiros têm erros em inscrições na Libertadores e Sul-Americana

A Conmebol anunciou na noite desta quarta-feira que 21 clubes, sendo oito brasileiros, apresentaram erros em suas listas de inscrições na Libertadores e na Copa Sul-Americana. São eles: Atlético-MG, São Paulo, Botafogo, Santos, Bahia, Fluminense, Corinthians e Chapecoense.

Em comunicado, a entidade que controla o futebol na América do Sul diz que as listas são de responsabilidade exclusiva dos clubes e que o regulamento foi aceito pelas equipes em dezembro de 2018.

O GloboEsporte.com entrou em contato com todos os clubes brasileiros citados na lista da Conmebol. Todos foram unânimes em afirmar que mandaram suas respectivas listas dentro do prazo de 72 horas para a CBF. Foi um membro da diretoria do Santos, porém, que levantou uma possibilidade de erro da CBF: a entidade não teria encaminhado as listas a tempo para a Conmebol.

Segundo esse dirigente do Santos, que pede para não ser identificado, o clube enviou a lista de jogadores à CBF no dia 1º de fevereiro, uma sexta-feira, véspera do prazo limite. A confederação, porém, teria encaminhado a relação para a Conmebol apenas no dia 4 (segunda-feira).

Vale ressaltar que a Federação do Chile já saiu em defesa de seus respectivos clubes, chamando para si o erro no atraso do repasse das listas para a Conmebol.

O GloboEsporte.com apurou que a Conmebol aceitou as inscrições mesmo assim, mas enviou os casos para o Tribunal de Disciplina da entidade, que vai abrir investigações a respeito de cada situação.

A tendência é que os casos resultem em multas, e não em punições mais pesadas, como perda de pontos ou eliminação dos torneios.

Veja o comunicado divulgado pela Conmebol:

A apresentação em tempo e forma das listas de jogadores é responsabilidade exclusiva dos clubes e associações, e nenhum caso é atribuível à Conmebol;

Os regulamentos foram entregues e aceitos pelos clubes participantes na carta de conformidade e compromisso em dezembro de 2018 e, em seguida, ficaram dispníveis no site da Conmebol;

21 clubes participantes da Libertadores e da Copa Sul-Americana apresentaram erros no processo de envio da lista de jogadores. Diante dessa situação, a Commebol atuou diligentemente e, de acordo com os procedimentos normativos, remeteu tais erros ao Tribunal Disciplinar para estudo e consideração. Por isso, enquanto o Tribunal Disciplinar não toma uma decisão a respeito, a competição continua normalmente.

Sorteio Libertadores Sul-Americana Conmebol — Foto: Leandro Canônico

Sorteio Libertadores Sul-Americana Conmebol — Foto: Leandro Canônico

Veja a lista completa dos clubes com irregularidades:
Copa Libertadores

Atlético-MG
São Paulo
Universidad de Chile
Palestino (Chile)
Libertad (Paraguai)
Copa Sul-Americana

Botafogo
Santos
Bahia
Fluminense
Corinthians
Chapecoense
Colo-Colo (Chile)
Deportes Antofagasta (Chile)
Unión Espanhola (Chile)
Sol de América (Paraguai)
Independiente FBC (Paraguai)
Deportivo Santaní (Paraguai)
Guaraní (Paraguai)
Estudiantes de Mérida (Venezuela)
Zulia (Venezuela)
O que diz o regulamento de cada competição:
Copa Sul-Americana
– A lista de até 30 jogadores precisa ser enviada até 72 horas antes do início da competição. Todos os clubes estreiam na mesma fase. Como o primeiro jogo da competição foi no dia 5 de fevereiro, entre La Calera e Chapecoense, a lista deveria ter sido enviada pelos clubes até o dia 2 de fevereiro.

Copa Libertadores
– A lista de até 25 jogadores para os times que disputam a fase preliminar (duelos eliminatórios prévios à fase de grupos) precisam ser enviados até 72 horas antes do início de cada fase.

– A lista de até 5 jogadores extra para a fase preliminar também precisa ser enviada 72 horas antes do início de cada fase. E a documentação referente a esses jogadores pode ser enviada até 14 horas antes do primeiro jogo do mata-mata

– Para quem entra direto na fase de grupos, a lista de até 30 jogadores inscritos precisa ser enviada até 72 horas antes do início da fase;

– A lista de no máximo 5 jogadores extra também precisa ser enviada 72 horas antes do início da fase de grupos. E a documentação referente a esses jogadores pode ser enviada até 14 horas antes do primeiro jogo do mata-mata.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Sarri deve ser demitido do Chelsea se perder final da Copa da Liga para City, diz jornal

Os dias de Maurizio Sarri no comando do Chelsea estão contados. É o que dizem os jornais “Guardian” e “Telegraph” em edições desta terça-feira, no dia seguinte à eliminação para o Manchester United na Copa da Inglaterra. Os dois veículos afirmam que o italiano deve ser demitido se perder a final da Copa da Liga Inglesa para o Manchester City, domingo, no Wembley.

O “Telegraph” foi além e cogitou até mesmo a saída de Sarri em caso de eliminação para o Malmö, quinta-feira, pela Liga Europa. Neste caso, algo mais improvável, uma vez que o Chelsea venceu o jogo de ida na Suécia por 2 a 1.

United supera o Chelsea nas bolas aéreas e se classifica na Copa da Inglaterra
Maurizio Sarri reclama durante a eliminação do Chelsea na Copa da Inglaterra — Foto: Reuters
Maurizio Sarri reclama durante a eliminação do Chelsea na Copa da Inglaterra — Foto: Reuters

Mas, segundo o diário, há temores de que a situação possa piorar ainda mais, uma vez que o clube espera para descobrir se:

Hazard pedirá para se transferir para o Real Madrid
A Fifa vai proibir o Chelsea de contratar por algumas janelas
A Uefa vai banir seus torcedores na Liga Europa
A batalha com o ex-técnico Antonio Conte vai para o tribunal
A decisão, de acordo com o “Guardian”, será tomada pelo dono Roman Abramovich, embora ele não tenha visto nenhum jogo nesta temporada no Stamford Bridge. O milionário russo é famoso por não ser econômico ao demitir treinadores.

Na segunda-feira, durante a derrota para o Manchester United, este parecia ser o desejo também da torcida dos Blues, que gritaram contra a expressão “Sarriball” e entoaram o coro dos torcedores dos Diabos Vermelhos dizendo que ele “seria demitido na manhã seguinte”.


Desde o início do ano, o Chelsea já sofreu derrotas para Tottenham, Arsenal, Bournemouth, Manchester City e Manchester United e caiu para a sexta colocação do Campeonato Inglês, com 50 pontos.

Mãe de Daniel presta depoimento e fica diante de acusados: "Quero olhar na cara deles"

Eliana Correa, mãe do jogador Daniel, participa da audiência nesta terça-feira — Foto: Giuliano Gomes/PR Press
A mãe do jogador Daniel Correia Freitas, Eliana Corrêa, presta depoimento à Justiça na tarde desta terça-feira, no segundo dia de audiências de instrução do processo sobre a morte do atleta. É a primeira vez que a mãe de Daniel é colocada diante dos sete réus do processo. As informações são do G1/PR e da RPC.

Além dela, outras oito pessoas devem ser ouvidas pela juíza Luciani Martins de Paula, da 1ª Vara Criminal de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Quatro delas são parentes de Daniel.

O objetivo de ouvir os familiares do jogador é traçar um perfil de Daniel, morto no dia 27 de outubro após a festa de aniversário de Alana Brittes. Edison Brittes Júnior, pai de Alana, é réu confesso pelo homicídio do atleta.

A defesa de Brittes sustenta que ele cometeu o crime sozinho, e que Edison agrediu e matou o jogador porque Daniel tentou estuprar Cristiana Brittes, esposa dele.

Pela manhã, três testemunhas sigilosas foram ouvidas pela juíza. As três estavam na casa da família no dia do crime. Uma delas afirmou em depoimento à Polícia Civil que ouviu Cristiana falar para Edison Brittes “não deixa matar ele aqui dentro de casa”.

Mãe do jogador
Edson Brittes e Cristiana Brittes acompanharam as audiências  — Foto: Giuliano Gomes/PRPress
Edson Brittes e Cristiana Brittes acompanharam as audiências — Foto: Giuliano Gomes/PRPress


Ao chegar do interior de Minas Gerais, onde mora, para as audiências nesta segunda-feira, a mãe de Daniel disse que está se preparando há meses para este momento, e que chegou a fazer terapia para isso.

- Eu quero olhar na cara deles, para ver quem são essas pessoas que tiveram coragem de fazer isso com o meu filho (...) eu tenho pena deles. Pena, porque, que vida eles vão ter? A sociedade toda discrimina, então, eles não tem mais vida, afirmou Eliana.
Primeiro dia
No primeiro dia, os réus não puderam acompanhar as audiências na mesma sala, a pedido das testemunhas. Eles ficaram em uma sala ao lado e puderam ouvir o que foi dito.

As três testemunhas foram ouvidas em uma sala com espaço para aproximadamente dez pessoas.

Veja, abaixo, pelo que cada um virou réu:
Edison Brittes Júnior – homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver, fraude processual, corrupção de menor e coação no curso do processo;
Cristiana Brittes – homicídio qualificado por motivo torpe, coação do curso de processo, fraude processual e corrupção de menor;
Allana Brittes – coação no curso do processo, fraude processual e corrupção de menor;
Eduardo da Silva – homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver, fraude processual e corrupção de menor;
Ygor King – homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver, fraude processual e corrupção de menor;
David William da Silva – homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver, fraude processual, corrupção de menor e denunciação caluniosa;
Evellyn Brisola Perusso – denunciação caluniosa e falso testemunho.
Relembre o caso
O jogador Daniel Correa foi morto depois de participar das comemorações pelo aniversário de 18 anos de Allana Brites. A festa começou em uma casa noturna, em Curitiba, e se estendeu à casa da família Brittes, em São José dos Pinhais.

Em uma entrevista exclusiva à RPC, Edison Brittes, conhecido como Juninho Riqueza, confessou o crime. Ele também afirmou ter matado o jogador, ao prestar depoimento à Polícia Civil.


A defesa de Edison afirma que Daniel tentou estuprar Cristiana, esposa de Edison, e defende que o réu matou o jogador para defender a mulher. Segundo a investigação, Daniel tirou fotos ao lado de Cristiana, no quarto do casal, antes do crime.

De acordo com a Polícia Civil e o Ministério Público, não houve tentativa de estupro.

O jogador foi espancado na casa da família, e levado de carro até um matagal, onde foi mutilado e morto.

Paralisação por um dia: jogadores do Fluminense não treinam em protesto por salários atrasados

Paralisação por um dia: jogadores do Fluminense não treinam em protesto por salários atrasados
A terça-feira, dia 19 de fevereiro de 2019, entrará para a história do Fluminense como o dia em que os jogadores fizeram uma paralisação por conta de salários atrasados. Após o grupo se recusar a ir a campo, Paulo Angioni, diretor executivo de futebol, se pronunciou em entrevista coletiva.

O dirigente confirmou o protesto e as pendências financeiras. A atividade desta manhã seria a primeira após a perda do título da Taça Guanabara para o Vasco - a segunda-feira foi de folga. Os atletas, então, trabalharam apenas na academia.

- Tivemos uma situação desagradável e não houve treinamento por insatisfação dos jogadores por algumas situações que não foram cumpridas. A gente compreende, entende e foi por isso não houve a realização do treino. O Fluminense tem uma pendência com 13º (de 2018), salário de janeiro e duas premiações. A mais recente é a Copa do Brasil. Além de algumas imagens - disse o dirigente tricolor.

Paulo Angioni conversou com os jornalistas — Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC
Paulo Angioni conversou com os jornalistas — Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC

No último 13 de fevereiro, a direção tricolor pagou o mês referente a dezembro de 2018. A folha salarial do futebol é de aproximadamente R$ 4 milhões. Abaixo, o que ainda é devido:

CLT: 13º e férias referentes a 2018 e janeiro referente a 2019.
Direitos de imagem: novembro e dezembro de 2018 e janeiro de 2019.
Premiação: referente a Brasileiro de 2018 e primeira fase da Copa do Brasil 2019.

De acordo com o pronunciamento de Paulo Angioni, os jogadores vão treinar normalmente na quarta-feira. Ele revelou ter sido comunicado da decisão:


- É a posição do grupo. Não é de uma pessoa, uma liderança ou duas. Eles fizeram o que é feito normalmente antes do treinamento. O que não aconteceu foi a ida ao campo. Apenas me comunicaram. Acompanho o dia a dia e sei das pendências. Imagino que o embasamento deles é naquilo que é devido. Eles tentam encontrar uma solução e querem que a direção entenda que precisa solucionar a situação.

Angioni ainda revelou não ter prazo para a regularização dos vencimentos.

- Ainda não temos essa solução e estamos buscando. A ação dos jogadores foi apenas hoje, não quer dizer que não vão treinar mais. Amanhã, estão aqui normalmente. A gente fica triste, mas compreende em função do que temos de pendência com eles. Não fizemos promessa. Se não temos certeza que podemos realizar, não podemos fazer. Eu não fiz, pelo menos.

Conforme a manifestação do diretor executivo de futebol, o atraso é generalizado. Tanto para jogadores novos quanto para mais antigos no elenco.

- Não houve pedido de prazo, foi apenas uma forma de manifestar a insatisfação com o que está acontecendo. Foi muito bem ordenado e educado. Há um mix de situações. Os jogadores que chegaram agora só têm o mês de janeiro. Os que estão desde o ano passado ainda têm 13º e direitos de imagem atrasados. No momento em que você faz um movimento desses, é porque há uma unidade. Se fosse desordenado, um ou outro vazaria. Foi uma decisão que eles tomaram em conjunto.

MP e Flamengo discordam de valores e não chegam a acordo para indenização de vítimas

Em nota oficial, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público do Trabalho informaram que não chegaram a acordo com o Flamengo para fechar os valores indenizatórios às vítimas do incêndio que matou 10 atletas no Ninho do Urubu.

De acordo com o comunicado, os valores ficaram abaixo "daquilo que as instituições entendem como minimamente razoável diante da enorme perda das famílias e demais envolvidos". Poucas horas depois, o Flamengo emitiu nota oficial dizendo que ofereceu valores acima dos padrões e que teve atuação "praticamente inédita no caso".

Reunião na última semana teve presença de instituições estaduais e do Ministério do Trabalho — Foto: Assessoria de imprensa Ministério Público
Reunião na última semana teve presença de instituições estaduais e do Ministério do Trabalho — Foto: Assessoria de imprensa Ministério Público

As instituições e o Flamengo se reuniram na última segunda-feira. O clube apresentou proposta de indenização e ouviu contraproposta com outros valores. A resposta era aguardada até a próxima quarta-feira. A data coincidia com a reunião marcada com familiares das vítimas.

O Flamengo ainda não se manifestou sobre o alegado fim das negociações, divulgado no fim desta noite pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública estadual.

O Ministério Público e a Defensoria têm reunião marcada com as famílias para esta quarta-feira. A expectativa era de apresentar valores para fechar o acordo, o que não será mais possível. De acordo com o comunicado, a partir de agora as famílias vão receber orientações de como agir para buscar reparação pelas perdas do incêndio no Ninho do Urubu.

Leia a íntegra da nota abaixo:
"A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público do Trabalho informam que, esgotadas todas as tentativas de negociação, o Clube de Regatas do Flamengo recusou-se a celebrar um acordo de reparação às vítimas do incêndio ocorrido no Centro de Treinamento Ninho do Urubu com as instituições acima referidas. Os valores apresentados pelo clube estão aquém daquilo que as instituições entendem como minimamente razoável diante da enorme perda das famílias e demais envolvidos. A recusa do acordo foi informada por meio de ligação telefônica às 19h desta terça-feira (19).


Encerrada a tentativa de acordo, as instituições buscarão agora reparação judicial. Já nesta quarta-feira (20), familiares dos jogadores serão atendidos pela Defensoria Pública para que sejam orientados sobre as medidas possíveis."

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

São Paulo anuncia acordo com Cuca e Vagner Mancini de interino; Jardine seguirá em outro cargo

São Paulo anuncia acordo com Cuca e Vagner Mancini de interino; Jardine seguirá em outro cargo
A diretoria do São Paulo anunciou nesta quinta-feira o afastamento de André Jardine do cargo de técnico profissional do clube. Junto com isso, o Tricolor confirmou acerto com Cuca, que assumirá o comando do time daqui a dois meses por recomendação médica e terá contrato até dezembro de 2020.

Assim, o coordenador técnico Vagner Mancini terá a missão de treinar o time interinamente até que Cuca seja liberado pelos médicos para voltar à beira do gramado. O treinador se consultou com o cardiologista Constantino Constantini e vai seguir a recomendação de continuar fora de combate.

– Nessa mudança de rumo, conversamos bastante sobre os nomes para substituir o Jardine e foi unânime que o melhor nome é do Cuca. Ele vai ser o novo treinador do São Paulo. Conversamos com ele. Ele está com problema médico, que deve se resolver num período breve, alguns meses. Por isso, não poderá assumir agora. Quem será o treinador do São Paulo no futuro é o Cuca – disse Raí, diretor-executivo do São Paulo.

– Nessa conversa com Cuca, ele sugeriu o coordenador técnico Mancini. Desde o início não pensava e não queria ser o treinador do São Paulo, mas devido às circunstâncias, Cuca sugeriu: "Por que não Mancini ficar nesse período"? Enquanto ele não estiver apto 100%, ele mesmo sugeriu o Mancini. Como pedido do Cuca e nosso da direção, o Mancini se dispôs a cobrir esse período e depois volta a ser coordenador de futebol – completou Raí.


Cuca deixou o Santos depois do Campeonato Brasileiro para fazer uma cirurgia no coração e desde então está sem trabalhar para cuidar da saúde. De acordo com o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, o prazo dado por Cuca para iniciar o trabalho é 15 de abril. Antes disso, o auxiliar Avlamir Stival, conhecido como Cuquinha, integrará a comissão técnica do Tricolor.

– Ele estabeleceu o prazo de 15 de abril para se efetivar, perto da final do Paulista. Por indicação dele, Mancini será o responsável pela condução técnica do São Paulo, como seu principal elemento. Sem prejuízo da presença efetiva e constante. Ele será visto aqui nesses próximos dias por todos nós. Pode ter sido precipitada diante do ângulo do fato, mas não imaginávamos que fosse. Hoje temos humildade de reconhecer que não deu certo. Responsabilidade de assumir, rever e restabelecer a condição do São Paulo – falou Leco.

André Jardine vai assumir outro cargo no São Paulo — Foto: Marcos Riboli
André Jardine vai assumir outro cargo no São Paulo — Foto: Marcos Riboli

O retorno de Cuca ao São Paulo, clube que comandou em 2004 por 51 jogos, foi consumado após a eliminação precoce do time na Libertadores, fato que abreviou a passagem de André Jardine.

Efetivado no cargo depois da demissão de Diego Aguirre, na reta final do Campeonato Brasileiro do ano passado, Jardine aceitou ser afastado do cargo de técnico profissional e vai seguir no clube em outra função, a ser definida quando ele retornar após alguns dias de descanso.

– Conversei com ele hoje e ontem. Essa crença é tamanha no trabalho dele, no potencial e talento dele, em tudo que fez e vai fazer, o Jardine vai continuar ligado ao clube. Continua sendo um profissional do São Paulo. Claro que vamos dar um tempo a ele para aliviar a cabeça, dar uma tranquilizada com alguns dias de descanso. Trabalhou bastante no fim do ano passado e nesse ano. Passando esse período, em conversas com Jardine vamos definir em qual situação se sinta bem e seja bom para o clube também – falou Raí.

Saída de Jardine, chegada de Cuca e Mancini interino: Leco e Raí falam no São Paulo


Seu retrospecto como treinador do time principal foi ruim. Em 15 partidas sob o comando de Jardine, que fez sucesso na base do Tricolor, o São Paulo teve apenas quatro vitórias, além de três empates e oito derrotas (33,3% de aproveitamento).

O São Paulo volta a campo neste domingo, às 19h, contra o Corinthians, pela sétima rodada da fase de classificação do Campeonato Paulista. O time lidera o Grupo D, com nove pontos.
Vagner Mancini será o técnico interino do São Paulo até a apresentação de Cuca — Foto: Marcos Riboli

Protesto da torcida do São Paulo pela eliminação começa com bola rolando; Leco é o principal alvo

Protesto da torcida do São Paulo pela eliminação começa com bola rolando; Leco é o principal alvo
Os protestos da torcida do São Paulo por conta da vexatória eliminação para o argentino Talleres, na noite desta quarta-feira, na segunda fase da Copa Libertadores da América, começaram ainda com a bola rolando no Morumbi, no meio do segundo tempo.

O presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, que deixou seu camarote no Morumbi antes do fim da partida, foi o principal alvo da ira dos torcedores são-paulinos.

Durante o segundo tempo, os xingamentos a Leco começaram a surgir na arquibancada e ficaram mais intensos depois de confirmada a queda precoce do Tricolor na Libertadores de 2019.

Policiais observam protesto da torcida do São Paulo do lado de fora do Morumbi — Foto: Fabíola Andrade
Policiais observam protesto da torcida do São Paulo do lado de fora do Morumbi — Foto: Fabíola Andrade

Dos jogadores, apenas Arboleda teve o nome gritado pela torcida ao fim do jogo. O equatoriano realmente foi o melhor em campo do São Paulo, ao lado do também zagueiro Bruno Alves. Além disso, o nome do ex-técnico Muricy Ramalho foi lembrado – ele comentou a partida pelo SporTV.


Depois do fim do jogo, torcedores se concentraram no portão principal do Morumbi e continuaram os protestos contra Leco e também contra o técnico André Jardine , A tropa de choque da Polícia Militar ficou a postos para evitar confusão maior. A manifestação durou cerca de uma hora e terminou sem maiores problemas.