sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Dorival assume o Fla e já comanda contra o Bahia; desejo de papo com Barbieri segura anúncio

Dorival Junior aceitou o convite para comandar o Flamengo. As negociações tiveram desfecho rápido na manhã desta sexta-feira, mas o treinador, que chega a Salvador na tarde desta sexta e já comanda a equipe contra o Bahia, pelo Brasileirão, espera falar com Maurício Barbieri antes do anúncio oficial. O acordo será até o fim de 2018.

Dorival Junior São Paulo x Flamengo — Foto: Marcos Ribolli
Dorival Junior São Paulo x Flamengo — Foto: Marcos Ribolli

O nome foi o de maior aceitação diante das dificuldades do mercado. Vanderlei Luxemburgo não tem aceitação da diretoria após as críticas na saída em 2015. Assim, Dorival foi contatado ainda na noite de quinta, quando o vice de futebol, Ricardo Lomba, bateu o martelo pela demissão.

Dorival Júnior ganha ação milionária do Flamengo, que recorrerá ao TST

Candidato da situação no pleito de novembro, Lomba venceu a queda de braço com Eduardo Bandeira de Mello, que era favorável à manutenção do treinador. O vice de futebol conduziu todo o processo de negociação.

Dorival Junior ainda recebe do Flamengo por conta da dívida por atraso de salários em sua primeira passagem, em 2012 e 2013. O treinador chegou a entrar na Justiça do Trabalho e ganhou ação na casa dos R$ 10 milhões. A questão, no entanto, em nenhum momento foi empecilho para o acerto.

Dorival chegou ao Flamengo em meio ao Brasileirão de 2012, em substituição a Joel Santana. No total, ele comandou o time em 37 jogos, com 15 vitórias, 12 empates e 10 derrotas (aproveitamento de 51,3%), sendo demitido já na gestão Eduardo Bandeira de Mello.

Na ocasião, o Flamengo justificou em nota a demissão alegando que "a rescisão contratual reafirma a decisão da nova diretoria em trabalhar pelo equilíbrio financeiro do clube".

Vitória atropela o Flamengo no Barradão e coloca um pé e meio na final do Brasileiro Sub-20

Capitão Eron marcou três na goleada sobre o Flamengo
Capitão Eron marcou três na goleada sobre o Flamengo (Foto: Maurícia da Matta / EC Vitória )

Anotou a placa? O Vitória atropelou o Flamengo na noite desta quinta-feira, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-20: 6 a 1 no Barradão, em jogo com dois expulsos dos cariocas, Vitor Gabriel e Yuri Cesar. O artilheiro Eron, com três gols, Paulo Vitor, Rafel e Bruno construíram a goleada, enquanto Klebinho descontou. O Leão, que poderá perder por até quatro gols de diferença na partida de volta, já colocou um pé e meio na decisão do torneio.

As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira, às 18h30 (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro. Quem passar desse confronto vai pegar o ganhador de Fluminense x Palmeiras.

O Vitória começou em cima do Flamengo, que tentava esfriar o jogo para conter a blitz dos donos da casa. Mas não deu certo, e o Leão abriu o placar com oito minutos, em gol contra de Rafael Santos dado pela arbitragem para Paulo Vitor. Quatro minutos depois, Rafael ganha na velocidade da zaga e faz o segundo. E aos 28 chegou ao terceiro, com Eron concluindo grande jogada. O time carioca não conseguiu acordar, nem mesmo após o belo gol de falta de Klebinho no fim do primeiro tempo. Na etapa final, Vitor Gabriel e Yuri Cesar foram expulsos, e os baianos fizeram mais três: outro um de Bruno e mais dois do artilheiro Eron.

São Paulo acerta nova iluminação de LED para o Morumbi e vai reaproveitar refletores em Cotia

O São Paulo acertou acordo para trocar o sistema de iluminação do Morumbi. Os atuais refletores serão substituídos para modelos de LED. O clube fechou com a "Philips", em negociação aprovada pelo Conselho de Administração em reunião na última segunda-feira.

O novo sistema de iluminação custará ao São Paulo cerca de R$ 2,8 milhões em um financiamento entre três e quatro anos. O clube começará a pagar o equipamento depois de seis meses (período de carência).

De acordo com o diretor de infraestrutura Eduardo Rebouças Monteiro, a substituição dos refletores acontecerá depois do Brasileirão, em dezembro. A previsão de entrega do novo sistema é entre o fim de janeiro e fevereiro de 2019.

– O Morumbi tem 820 lux (índice de iluminação) e passará a ter 2.500 na horizontal. Em um boletim técnico, a CBF determina que em 2019 os estádios vão precisar de "X" lux, em 2020 "Y" e em 2021 2.500. Nós já vamos ter a partir de agora – disse o diretor.
São Paulo terá novo sistema de iluminação no Morumbi — Foto: Igor Amorim / http://saopaulofc.net
São Paulo terá novo sistema de iluminação no Morumbi — Foto: Igor Amorim / http://saopaulofc.net

A troca na iluminação do Morumbi é um projeto anterior à escolha do estádio para sediar a abertura da Copa América de 2019, no Brasil. O clube também vai reformar os vestiários, túneis de acesso ao gramado e colocar novos telões, entre outras coisas.

Parte dos atuais refletores do Morumbi será reaproveitada em Cotia, onde não há sistema de iluminação: 80 dos 288 vapores metálicos serão transferidos.


Por não ter iluminação, Cotia atualmente não pode receber partidas à noite. Além dos refletores, a ideia do São Paulo é fazer adaptações no local com capacidade para cerca de 2 mil pessoas poder receber jogos do Brasileirão de aspirantes (sub-23) e sub-20. Assim, o clube não precisa usar o Morumbi para jogos com pouca demanda de torcida.

– Temos (refletores) sobrando e não vamos jogar fora. Nesse momento faremos um reaproveitamento. Quem sabe, no futuro, não podemos substituir por LED? Aí vamos oficializar Cotia como um estádio de futebol. Hoje se chama estádio, mas não tem esse vínculo de cobrar ingresso. Constituindo iluminação e tomando algumas medidas... porque hoje não separo visitante do torcedor do São Paulo – explicou Rebouças.

– Teria de fazer uma arquibancada separada de visitante, bilheteria, banheiro para visitante, mas nada fora do que estamos fazendo. Temos cotação de arquibancada para 150 pessoas. Vamos fazer isso na sequência (da substituição dos refletores), no ano que vem – completou o diretor.
São Paulo reaproveitará refletores do Morumbi em Cotia — Foto: Emilio Botta

Incerteza de mercado trava demissão, e Flamengo se divide entre aguardar ou ter interino

Passadas quase 24 horas da eliminação na Copa do Brasil, o cenário é de instabilidade no Flamengo. A permanência de Maurício Barbieri é cada vez mais improvável e, internamente, o clube já admite a busca por soluções no mercado. A cúpula de futebol está dividida.

Há, no entanto, o consenso de que Maurício Barbieri dificilmente encontrará forças para comandar o time até dezembro. A falta de opções no mercado é o que, no momento, mantém o treinador. Há uma corrente que defende a manutenção até que seja contrato um outro nome. Porém, há quem seja a favor da troca imediata, com o auxiliar Maurício Souza à frente do time no sábado, contra o Bahia.
Situação de Barbieri é cada vez mais delicada, e auxiliar Maurício Souza pode comandar o time contra o Bahia — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Situação de Barbieri é cada vez mais delicada, e auxiliar Maurício Souza pode comandar o time contra o Bahia — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Abel é o sonho; Levir e Dorival em pauta

As próximas horas serão de trabalho entre os dirigentes, mas é senso comum que dificilmente Barbieri seguirá no comando. Levir Culpi e Dorival Junior são nomes em pauta, mas nenhum deles é unanimidade. Outra opção, Vanderlei Luxemburgo não parece ter força no momento. Sua última passagem, entre 2014 e 2015, deixou sequelas na Gávea.

A solução dos sonhos é Abel Braga. O ex-treinador do Fluminense é consenso entre situação e oposição, mas resiste a possibilidade de assumir o cargo de imediato. Ele não nega para pessoas próximas o carinho pelo Flamengo, onde teve passagem em 2004, e se sente honrado por ser um nome que une rivais políticos. No entanto, é nula a chance dele aceitar o desafio antes de janeiro. Ele vai viajar de férias com a esposa e está decidido a não trabalhar mais em 2018.


Barbieri isolado

Enquanto isso, Barbieri segue isolado no comando. Ele treinou a equipe em São Paulo, nesta quinta, e não foi procurado por nenhum dirigente. Ele está ciente que seu futuro no Flamengo não está mais em suas mãos.

O vice de futebol Ricardo Lomba e o diretor Carlos Noval estão em São Paulo, mas não foram ao treino e ficaram no hotel discutindo os rumos do futebol. Nem a dupla nem o presidente responderam, novamente, aos contatos da reportagem.

Fato é que a quinta-feira está longe de terminar na Gávea. As próximas horas tendem a ser decisivas.

Solta a voz! Jefferson revela ter corrido risco de morte, rechaça adiar aposentadoria e mira 2019

Solta a voz! Jefferson revela ter corrido risco de morte, rechaça adiar aposentadoria e mira 2019Jefferson caminhava para um fim de carreira triunfal e tranquilo. Em seu último ano como profissional, já tinha título conquistado (estadual) e a meta de ser um dos três que mais vestiram a camisa do Botafogo atingida.

Porém em mais uma edição do clássico que lhe ajudou a consolidá-lo como um dos maiores alvinegros da história quase deu a vida pela Estrela Solitária. E não metaforicamente. Ao tentar evitar gol de Lucas Paquetá em 21 de julho, na derrota por 2 a 0 para o Flamengo, o atleta de 35 anos correu risco de morte no choque com o rival, segundo o próprio revela. A contusão na traqueia o deixou com voz rouca, prejudicou sua respiração, mas não o parou. Na primeira entrevista pós-lesão, o ídolo afirma que o rápido socorro evitou o pior.

- No começo, estava muito ansioso para voltar, achava que era uma simples lesão, tanto que no jogo eu tentei voltar. Fiquei cinco minutos e não consegui. Até meu médico chegar e falar numa das consultas: "Vou te mostrar passo a passo o que aconteceu para você ver a importância de se recuperar". Ele disse com as seguintes palavras: "Jefferson, você tem que agradecer muito a Deus, porque você poderia até ter morrido naquele episódio ali" - revelou.

Jefferson recebeu o GloboEsporte.com em sua casa — Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com
Jefferson recebeu o GloboEsporte.com em sua casa — Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com

Imortal na história alvinegra e forte fisicamente, inclusive com mais massa muscular do que tinha antes da contusão, Jefferson não mudou de ideia em relação aos planos de se aposentar. O "gostinho de quero mais" após mais de dois meses sem atuar não rolou. Tem a expectativa de ainda jogar em 2018, treina com bola ainda nesta semana, mas para em dezembro. E isso é inegociável.


- Minha carreira no Botafogo, graças a Deus, foi muito positiva, vitoriosa, com muitos títulos e conquistas. Vejo futebol como oportunidades, são crescentes e desde 2010 que a gente vem alcançando grandes objetivos no Botafogo. Títulos, brigamos pelo Brasileiro, mas nos últimos três anos as coisas não têm saído como queríamos. Depois da lesão (no tríceps do braço esquerdo, sofrida em 2016) foi bem complicada a volta. Foi uma lesão muito rara, aí realmente perdi muitas oportunidades, até mesmo na seleção brasileiro, e isso realmente acabou me desmotivando um pouco.

Sequelas da contusão sofrida em julho: voz e respiração
A última lesão no jogo com o Flamengo também foi complicada, raramente acontece no mundo do futebol. Tive a pancada, até hoje tenho a sequela. Se eu for falar o dia todo, no fim do dia já estou sem a voz. Isso ainda vai mais alguns meses. Isso me prejudica nos exercícios físicos, porque fico ofegante muito rápido. Em outras palavras, poderia ter acontecido algo bem pior naquela lesão se o tratamento não fosse tão rápido.

Trabalho com bola ainda nesta semana
Estou em fase de recuperação, creio que daqui a pouco já estou mexendo com bola para terminar o ano bem. Já voltei a fazer a parte aeróbica. Como fiquei um mês e meio parado, tem a parte física e depois a gente vai entrar com a parte técnica.

Já deve treinar com trauma, se jogando nas bolas?
A tendência agora é forçar muito a parte aeróbica e respiração, até para poder fazer trabalhos intensos com o grupo.


Explicação da contusão
Teve uma lesão na traqueia que realmente me prejudicou até a respirar. Se fosse só nas cordas vocais, seria tranquilo. Realmente muito rara. Tinha um mínimo para respirar. Se você vir a pancada, fechou tudo. Não conseguia nem respirar.

Aposentadoria mantida
Mantenho. Fiz questão de avisar isso até mesmo antes do ano, até para não ter especulações dependendo de como eu poderia chegar no fim do ano. Poderia chegar com título, poderia chegar jogando ou não. Já tomei essa decisão antes, independentemente do que viesse acontecer. Já estou certo de poder seguir outros rumos.

Medo de encerrar a carreira sem jogar em 2018?
Minha ideia é poder voltar, fazer mais jogos nesse fim de ano e ajudar o Botafogo. Não pensar na minha carreira pessoal, porque, graças a Deus, já consegui o que eu almejava. Agora a intenção é ajudar o Botafogo a escapar da zona do rebaixamento e, se Deus quiser, conquistar a Sul-Americana.

Mas eu não penso em encerrar em mais um jogo. Minha carreira já foi muito bonita, independentemente do que acontecer daqui para frente. Sou muito orgulhoso do que já fiz pelo Botafogo.

Jefferson conversa com a reportagem em sua casa — Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com
Jefferson conversa com a reportagem em sua casa — Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com

Não pensa em despedida nem mesmo caso você não se recupere a tempo de jogar em 2018?
Não faço essa pressão, acho que seria injusto da minha parte fazer essa pressão em cima de mim, até por tudo que já me doei ao Botafogo e por tudo que já deixei de fazer pela minha família e por mim mesmo. A intenção agora é ajudar. Se eu puder terminar o ano ajudando em campo e fora dele, para mim é suficiente.

Depois que o médico falou em risco de morte, qual foi a sua reação?
Foi onde que eu pensei: "Opa, o negócio foi mais sério do que eu pensava". Aí realmente dei uma recuada. E, com ele mostrando, vi que foi uma coisa muito grave. Se eu paro de respirar ali, era coisa de segundos. Ele disse: "Você escapou de duas coisas: risco de morte e cirurgia. Se você precisa fazer cirurgia, seriam sete meses sem falar".
Quando ele me liberou para fazer o trabalho aeróbico, fiz o trabalho na academia e a esteira. Mas vi que não estava recuperado. Sempre depois dos exercícios, eu via que fechava. Por isso, agora estou fazendo mais com calma para a lesão não voltar.

Chegou a pensar por exemplo "Pronto, me aposentei, não vai dar mais para voltar" ?
Pensei, pensei sim. Eu acho que seria muito injusto me cobrar nessa reta final por tudo que já me doei pelo clube. Até o Botafogo está entendendo minha situação, fala para eu me cuidar, voltar no meu tempo e voltar bem, independentemente de jogar ou não.

Meu intuito é voltar para ajudar o Botafogo, não para fazer jogo de despedida. Estar no grupo. Mas pensei sim: "cara, agora é difícil eu voltar". Mas, com a evolução, está tudo dando certo.

Agora está bem esperançoso que vai jogar em 2018, não é?
Estou bem esperançoso, porque faltam praticamente dois meses e meio para acabar o ano. Creio que nessa semana a gente já volto a mexer com bola e a parte técnica. Estou trabalhando bastante na academia também. Força não perdi, pelo contrário: até ganhei mais força, então vai ser rápido.

De volta ao time: você ainda nem trabalhou muito com Zé Ricardo. Como analisa o momento agora com ele à frente do time?
Muito delicado. A gente não tem que responsabilizar o Zé Ricardo. Pelo contrário. Vem fazendo um grande trabalho. Pegar o time na situação que ele pegou é complicado. Do ano do Botafogo em si, mesmo com o título carioca, acho que a gente poderia ter chegado mais longe. O objetivo do Botafogo hoje é escapar da zona de rebaixamento e brigar pelo título da Sul-Americana.

Para que as pessoas que permanecerem no Botafogo possam sentar no ano que vem e verem no que erraram e no que acertaram. Para que o Botafogo possa estar forte para brigar por Brasileiro e Copa do Brasil, e isso não é um sonho só meu, mas da torcida também.

Seu 2018 caminhava para um final quase perfeito, mas o Botafogo se enrolou na tabela e voltou a lutar contra o Z-4. Durante a lesão, isso mexeu com você?
Minha preocupação que tinha e na realidade tenho, mesmo não atuando em campo, é ajudar fora dele. Não posso parar esse ano, e o Botafogo brigando para não cair. Sempre falei com os jogadores, e todos entendem a situação, mesmo os que estão em fim de contrato ou os que já estão para serem negociados. Falei: "Cara, temos que terminar o ano com o Botafogo lá em cima". Isso é uma preocupação. Temos que escapar da zona de rebaixamento o mais rápido.
Jefferson espera atuar ainda em 2018 — Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com
Jefferson espera atuar ainda em 2018 — Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com

Tem conversado com os goleiros Saulo e Diego?
Muito. São duas grandes pessoas, dois grandes goleiros. O que acontece é que o time não vem vivendo um bom momento, e o jogador entrar nessa situação é difícil. Vai sobrecarregar e estourar lá atrás. Se eles tivessem entrado num momento bem melhor do Botafogo, talvez haveria tempo para amadurecer com mais calma. Talvez a cobrança esteja grande em cima deles por causa disso. O time não vem em bom momento, e eles vêm sendo exigidos mais rápidos. São jovens, têm que aprender muito no futebol, mas creio que estão dando conta do recado.

Pensou em como deve estar a cabeça dos dois com a sua ausência e a do Gatito num momento difícil da equipe?
Claro que a gente pensa muito no Botafogo, a gente sabe da importância que têm dois grandes goleiros como eu e Gatito. Mas, como entrei com 17 anos e dei conta do recado, eu passo isso para eles. Que eles possam acreditar, converso com eles praticamente todo dia, explico a minha trajetória, falo dos jogos que tive com 17 anos. A gente tem que acreditar, até porque são os dois que temos hoje. Gatito estreou novo, eu estreei, e eles estão dando conta do recado.

A aposentadoria está próxima. Qual a sensação de saber que é um dos maiores jogadores da história do clube?
Muito orgulho. De onde eu saí, em Assis, no interior de São Paulo e com todas as dificuldades que passei na infância. Minha mãe me deu bastante força praticamente criando quatro filhos sozinha. Foi interessante que nessa semana minha mãe (Maria Sônia) mandou umas fotos para mim e me contou uma história que nem eu sabia.

Eu quase morri com dois meses porque fiquei muito desidratado. Ela não sabia o que fazer sem dinheiro. E ela falou: "Glorifico muito a Deus de onde Ele te tirou e onde você está hoje".
Eu não uso isso para poder talvez ir em certos tipos de lugares. Eu sou do povo, eu ando na rua. Essa ficha tá comigo, mas não é a realidade. Se levar isso, você pode acabar menosprezando algumas pessoas, não indo nos lugares onde você gostaria de estar, mas eu trato com naturalidade.

Mas você é consciente de que é um dos maiores do Botafogo, certo?
Eu tenho consciência, mas creio que a ficha não cai. Até prefiro que não caia, mas tenho consciência.

Botafogo é minha paixão, minha segunda casa, minha segunda pele. Realmente sou muito grato a Deus e ao Botafogo por ter me proporcionado chegar onde cheguei.
Anderson Barros, ao passar o boletim sobre sua contusão, brincou: "o Jefferson está igual a um pato rouco". Como foi a reação das suas filhas (Nicole, 10 anos; Débora, 8; e Jéssica, 5) ao escutar a voz do papai tão diferente?
Foi engraçado porque eu falava muito em mímica com elas. Elas são muito cuidadosas. "Papai, você não pode falar nada". Eu falava baixo com elas. E elas e minha esposa cuidaram muito bem de mim em casa.
Jefferson ri ao falar da voz de "pato rouco"  — Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com
Jefferson ri ao falar da voz de "pato rouco" — Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com

No treino, as pessoas observaram que você voltou mais forte. Estava malhando muito?
A gente estava malhando bastante até para não perder massa muscular. Não só não perdi, mas ganhei mais. Acho que agora é mais parte aeróbica. Previsão de volta não tenho, é mais gradativo. Vamos ver a evolução.

Você e Gatito têm conversado muito nesses dias após o seu retorno aos treinos no campo anexo. Como têm sido esse papos?
Nesse momento, a gente se aproximou mais ainda, até pela dificuldade que a gente vem enfrentando juntos com essas lesões. Mas é interessante que a gente não comenta só de futebol, é importante se conhecer.Ele comenta das coisas lá no Paraguai, é um cara que gosta de pescar e de ir no rio.

Eu comento das minhas coisas também. No momento que a gente tem para descansar, a gente acaba se aproximando.Ele gosta de umas caminhonetes, mostra no vestiário. É bem bacana que a gente se aproximou mais com essa situação.

Postar uma imagem sua é certeza de muitas curtidas, é empatia instantânea. Já está preparado para se afastar e, automaticamente, sentir falta desse enorme carinho?
Pelo contrário. Eu estou fazendo alguns projetos de poder me aproximar ainda mais dos torcedores, porque a gente vive numa correria e não consegue esse contato com eles. A gente vê eventos que o Botafogo promove, como a Feijoada do Fogão, só que não tem tempo para fazer isso. Me aguardem, eu vou estar mais próximos dos torcedores após a minha aposentadoria.

Nós jogadores trabalhamos muito na mídia social, mas eu prefiro o contato. Uma vez em Manaus, por exemplo, o aeroporto e o hotel estavam tomados. O protocolo é de chegar, o segurança abre, e a gente sobe para o hotel. Você dá um tchauzinho lá de cima e tudo bem. Só que não. Eu quebro esse protocolo. Penso: "O Botafogo vem pouco para cá, eu não posso manter isso". Desci, fiquei no meio do povo. Chegamos uma hora da manhã, fiquei uma hora no meio do povo.

Eu procuro fazer e quero ter esse contato com os torcedores, não só de rede social, principalmente depois que eu parar.
Como se divertiu nesse período de recuperação?
Com a proximidade da família. Coisa que não tem preço, a gente procura fazer de coração. Renova as energias. Gosto muito de ir no cinema, na praia e assistir filmes com elas. Gosto muito de levar minhas filhas na escola, até o pessoal fala: "Você tem vindo mais à escola com elas". Isso não tem preço (sorri).

Como tem sido a contagem regressiva para o fim no contato com os funcionários no Nilton Santos?
Está sendo bem difícil. Graças a Deus, tenho muitos amigos no Nilton Santos e no Botafogo. Até os roupeiros e massagistas falam: "Não para não". Me chamam até de Seu Jefferson (risos). Digo "cara, a gente sempre vai manter contato". O que pude fazer pelo Botafogo foi feito de alma. Sei que não acabou, mas é muito difícil você saber que está acabando e não tem mais volta.

Não se desliga do Botafogo, não é?
A gente nunca se desliga. A identidade do Jefferson é o do Botafogo. Fui fazer cruzeiro em Miami, e o pessoal ficou falando: "Olha o goleiro do Botafogo". Às vezes sabem que é do futebol, não sabem o nome, mas sabem que é do Botafogo. Até por isso não quero fazer jogo de despedida, é um até logo. Mas é difícil saber que está chegando a hora, mas chega para todo mundo.


Como vai ser o Jefferson de 2019?
Primeiro é cuidar da minha família, o segundo é estar mais tempo na minha cafeteria. Têm os eventos que quero poder fazer representando Botafogo. Vou me mudar para o interior de São Paulo.

Jefferson é empresário e tem a Beato Cafeteria. Em casa, serviu um café para a equipe de reportagem — Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com
Jefferson é empresário e tem a Beato Cafeteria. Em casa, serviu um café para a equipe de reportagem — Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com

Está ansioso pela nova fase da vida, em São José do Rio Preto e no comando da Beato Cafeteria?
Estou tranquilo, já estive bem ansioso, até porque a transição para o jogador não é fácil. Sou uma pessoa muito decidida do que eu quero, tenho meus negócios fora do futebol. Então você tem que fazer o meio-campo, mas estou bastante confiante, minha família e minhas filhas também estão bastante animadas. Elas gostam de São José do Rio Preto.

Como investiu no café?
Lugar onde encontrei uma vida fora do futebol. Jogador fica muito tempo no futebol, e a cabeça fica muito no futebol. Ele acaba de jogar e não sabe mais o que fazer. Vai ser empresário, treinador. Eu, graças a Deus, encontrei outro cantinho e outra paixão que é o café. Sempre viajei muito, peguei muitas coisas do meu gosto e do brasileiro para fazer a Beato Cafeteria. Gosto muito do contato com as pessoas, que é uma das coisas que a gente tem muito no futebol, nas ruas. Fico muito feliz de bater papo na cafeteria e conversar sobre futebol.

Eventos com crianças botafoguenses
Até uma novidade que vou abrir mais para frente e coisa que gosto muito é o contato com as crianças. Vejo que algumas crianças às vezes gostariam de seu ídolo ir no aniversário deles. Já fui a alguns aniversários. Gostaria de tirar esse tempo e fazer surpresas para crianças em aniversários, em festas de casamento. Já me chamaram muitas vezes, mas nossa agenda não permite.

Você proporcionar essa alegria para as pessoas não tem preço. Não me esqueço quando eu era do Cruzeiro, e o Dida parou na minha frente e me deu atenção. Meu olho brilhou. Não esqueço, e as crianças não esquecem. As pessoas que são botafoguenses e fãs não esquecem isso, então tenho esse projeto de poder estar mais próximo dos torcedores para 2019.
Jefferson, seus troféus e faixas conquistadas pelo Botafogo — Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com

Jefferson, seus troféus e faixas conquistadas pelo Botafogo — Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com

O que significa o Botafogo para você?
Botafogo é minha paixão, minha segunda casa, minha segunda pele. Realmente sou muito grato a Deus e ao Botafogo por ter me proporcionado chegar onde cheguei.

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Em crise, Ponte encerra passagem relâmpago de Marcelo Chamusca após 25 dias

A situação de Marcelo Chamusca na Ponte Preta ficou insustentável depois da derrota em casa por 1 a 0 para o Brasil-RS. Sem vencer à frente da Macaca em cinco jogos, o treinador teve a demissão confirmada na noite desta quarta-feira - a programação inicial era que o anúncio acontecesse apenas na quinta.

O substituto já está encaminhado, mas tem o nome mantido sob sigilo. A intenção da cúpula alvinegra é oficializar o novo treinador até o fim da manhã de quinta. Ele encontrará uma equipe em crise dentro e fora de campo. Enquanto a diretoria acerta os detalhes da contratação, o preparador físico Caio Gilli será o responsável por comandar a reapresentação do elenco, na tarde desta quinta-feira.

- Trouxemos o Chamusca, que é um bom profissional, num momento em que precisávamos engrenar uma boa sequência. Infelizmente, não deu certo. Nosso foco agora é em fazer o time voltar a vencer para terminarmos bem a competição - disse o presidente José Armando Abdalla, em nota no site oficial do clube.
Marcelo Chamusca comandou a Ponte em apenas cinco jogos  — Foto: Fabio Leoni/ PontePress
Marcelo Chamusca comandou a Ponte em apenas cinco jogos — Foto: Fabio Leoni/ PontePress

Chamusca deixa o cargo apenas 25 dias depois de assumir no lugar de João Brigatti como a última aposta da diretoria alvinegra para buscar o acesso. Hoje, com um incômodo jejum de oito rodadas e mais perto da zona de rebaixamento do que do G-4, a luta da Ponte é contra o rebaixamento.

A passagem relâmpago de Marcelo Chamusca termina com três empates e duas derrotas (aproveitamento de 20%). Ele estreou perdendo por 2 a 0 para o Atlético-GO em Goiânia, no dia seguinte à chegada ao Majestoso, depois não saiu do 0 a 0 com Sampaio Corrêa (casa) e Oeste (fora), voltou a Goiânia para ficar no 2 a 2 com o Goiás até a despedida diante do Brasil-RS.


A decisão foi tomada em reunião entre dirigentes da Ponte, com as presenças do presidente José Armando Abdalla Júnior, do diretor financeiro Gustavo Valio, do vice Hélio Kazuo e do diretor de marketing Eric Silveira.
Presidente José Armando Abdalla pretende anunciar o novo treinador da Ponte nesta quinta  — Foto: Carlos Velardi/ EPTV

Presidente José Armando Abdalla pretende anunciar o novo treinador da Ponte nesta quinta — Foto: Carlos Velardi/ EPTV

Durante toda a tarde, os cartolas avaliaram o momento da Ponte e chegaram ao consenso que a melhor opção para o momento era a demissão. Outras mudanças no departamento de futebol profissional foram analisadas e não estão descartadas para um futuro próximo.

Quem chegar, será o quinto a dirigir a Ponte na temporada. Além de Chamusca e Brigatti, já passaram pela Macaca em 2018 Eduardo Baptista e Doriva. É o ano com o maior número de trocas no comando nas últimas duas décadas.

A nove rodadas do fim da Série B, a Ponte aparece com 37 pontos, a seis da degola - a diferença pode diminuir dependendo do complemento da rodada. O próximo compromisso está marcado para 6 de outubro (um sábado), às 18h, contra o também ameaçado CRB, novamente no Majestoso.

Conmebol anula suspensão, e Dedé está liberado para defender o Cruzeiro contra o Boca

Dedé foi expulso por Éber Aquino no duelo contra o Boca Juniors  — Foto: REUTERS/Agustin Marcarian
Dedé foi expulso por Éber Aquino no duelo contra o Boca Juniors — Foto: REUTERS/Agustin Marcarian


O zagueiro Dedé está liberado para defender o Cruzeiro contra o Boca Juniors, na próxima quinta-feira, pela volta das quartas de final da Libertadores. A Conmebol acatou o pedido da diretoria da Raposa e anulou a suspensão do zagueiro, que foi expulso no jogo de ida, na Bombonera, em uma decisão contestável do árbitro paraguaio Éber Aquino.

Dedé levou o cartão vermelho aos 31 minutos do segundo tempo, após um choque involuntário de cabeça com o goleiro Andrada, do Boca Juniors. Éber Aquino se aproximou do arqueiro, viu sangue na boca dele e foi rever o lance na tela do árbitro de vídeo. O paraguaio decidiu expulsar o zagueiro cruzeirense da partida, que terminou com vitória dos argentinos por 2 a 0.

Dedé e Andrada trombaram de cabeça no segundo tempo do duelo na Bombonera — Foto: AP
Dedé e Andrada trombaram de cabeça no segundo tempo do duelo na Bombonera — Foto: AP

Na última quinta-feira, dia seguinte ao jogo na Bombonera, Wagner Pires de Sá, presidente do Cruzeiro, e Benecy Queiroz, superintendente de futebol do clube, foram à sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, para solicitar o cancelamento da suspensão automática de Dedé. A CBF também enviou um ofício com o mesmo pedido.

Já a Comissão de Arbitragem da Conmebol, presidida pelo brasileiro Wilson Seneme, encaminhou aos árbitros uma mensagem em que alerta que choques acidentais de cabeça não podem ser considerados como jogo brusco grave.


A instituição responsável pelo futebol sulamericano publicou a decisão oficial, cancelando a suspensão do camisa 26 no início da noite desta quarta. Com a decisão, a Conmebol contraria o Artigo 23 do Regulamento Disciplinar da entidade:

Artigo 23: 1. As decisões adotadas pelo árbitro em campo de jogo são finais e não são suscetíveis de revisão pelos órgãos judiciais da CONMEBOL.
Leia, abaixo, o comunicado oficial sobre a anulação da suspensão de Dedé:

"O Vice-Presidente do Tribunal Disciplinar da Conmebol resolve

1º - Acatar a medida provisória urgente apresentada pelo Cruzeiro Esporte Clube no dia 20 de setembro do corrente ano.

2º - Anular os efeitos jurídicos da expulsão do jogador Anderson Vital da Silva, na partida disputada no dia 19 de setembro de 2018, entre as equipes do Boca Juniors e Cruzeiro. Em consequência, o jogador se encontra habilitado para disputar a seguinte partida da Conmebol Libertadores 2018.

3º - Notificar ao Cruzeiro Esporte Clube e à Diretoria de Competições de Clubes da Conmebol.

Amaryllis Belisario

Vice-Presidente do Tribunal Disciplinar"

Uefa anuncia uso do VAR na próxima temporada da Liga dos Campeões

Depois de o VAR ser usado na Copa do Mundo, alguns campeonatos nacionais da Europa e na Libertadores, chegou a vez da principal competição continental de clubes. A Uefa anunciou, nesta quinta, que vai passar a adotar o uso do VAR (árbitro de vídeo) na Liga dos Campeões a partir da temporada 2019/2020.

Além da Champions, a Supercopa da Uefa também vai adotar o VAR a partir da próxima temporada. O plano da entidade é levar a tecnologia para as finais da Euro e da Liga das Nações, em 2020 e 2021, respectivamente, além da Liga Europa de 2020/2021.

VAR vem sendo utilizado no Campeonato Espanhol — Foto: Albert Gea/Reuters
VAR vem sendo utilizado no Campeonato Espanhol — Foto: Albert Gea/Reuters

O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, acredita que o período de quase um ano até a implantação do sistema será suficiente para que a entidade compreenda o funcionamento do sistema e consiga fazer um uso eficiente do VAR.

- Estamos confiantes que o uso do VAR em agosto de 2019 vai nos dar o suficiente para colocar em prática um sistema robusto e treinar em partidas oficiais para garantir uma implantação eficiente e de sucesso na Liga dos Campeões - disse Ceferin ao site da Uefa.

Diretoria não banca, deixa Barbieri exposto e futuro fica por um fio; Bandeira segue resistente


Desgaste, pressão e indefinição. Mauricio Barbieri vive situação muito delicada no Flamengo. E a perna inquieta a cada resposta deixava claro isso.

A derrota para o Corinthians, que eliminou o clube da Copa do Brasil, elevou a pressão pela demissão a níveis quase insustentáveis. E nem mesmo Eduardo Bandeira de Mello banca a permanência.

O mesmo presidente que há 10 dias, após o empate com o Vasco, tratou como absurda a pergunta sobre o futuro, se calou diante de questionamento objetivo. O episódio aconteceu durante entrevista coletiva do treinador, também acompanhada por Ricardo Lomba. Coube a Barbieri se posicionar:

- A decisão é e sempre foi da direção. Volto a dizer que o que me motiva e me faz trabalhar è o desejo de fazer as coisas da maneira correta. A frustração é muito grande, mas a decisão é da direção.

Maurício Barbieri tem futuro incerto no Flamengo após eliminação — Foto: Marcos Ribolli/GloboEsporte.com
Maurício Barbieri tem futuro incerto no Flamengo após eliminação — Foto: Marcos Ribolli/GloboEsporte.com

Ao término da entrevista, Bandeira e Lomba foram novamente interpelados e esquivaram-se de entrevistas. O grupo, em procissão que tinha ainda o CEO Bruno Spindel, passou rapidamente pelo vestiário e seguiu para o ônibus com cara de poucos amigos.

A tensão era tão grande que até mesmo o auxiliar técnico Maurício Souza e o preparador Diogo Linhares acompanharam a coletiva. Barbieri atendeu a imprensa após quase uma hora de reuniões no vestiário.

 Contextualizando: perguntei objetivamente ao Barbieri se ele se sentia seguro no cargo e deixei Lomba e Bandeira livres para pedir a palavra. O treinador disse que a “decisão é da diretoria”, enquanto dirigentes se calaram. Clima de MUITA tensão #gefla

O treinador conversou com Bandeira, Lomba e Noval por um tempo. Em seguida, apenas membros da diretoria se posicionaram a portas fechadas na sala destinada a comissão técnica. Quem estava no local garante que o presidente posicionava-se contra a demissão, enquanto tentava ser convencido da mesma. O vice de futebol queria uma definição imediata.

No auge da pressão, após o empate com o Vasco, Bandeira conseguiu fazer valer sua vontade diante do desejo de Lomba e apoiadores pela troca. Com mais uma frustração e a proximidade das eleições, as cobranças voltaram ainda mais fortes.

O desejo do Flamengo é manter Barbieri na comissão técnica, mas o salário renegociado na ocasião da efetivação do técnico pesa contra. A remuneração não condiz com um cargo de coadjuvante e a permanência está condicionada a uma redução do valor.

O Flamengo esbarra ainda na dificuldade de encontrar soluções convincentes no mercado, mas é quase consenso (o quase se dá pela posição de Bandeira) de que não há mais condição de apostar em Barbieri. A madrugada será longa e, seja por reuniões ou insônia, dificilmente dirigentes ou membros da comissão técnica vão dormir.

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Pedro começa fisioterapia em casa e deve se reapresentar ao Fluminense em duas semanas

Depois da cirurgia, a recuperação. O centroavante Pedro começou o longo processo para voltar a jogar futebol na última segunda-feira. Em casa, o camisa 9 tricolor deu início às sessões de fisioterapia no joelho direito.

A atual fase deve se estender por duas semanas. Só então o jogador se reapresentará no CT Pedro Antonio e, então, continuará o tratamento no clube. A volta a treinos e jogos é prevista entre seis e oito meses.
Pedro foi operado na última sexta-feira — Foto: Reprodução/Instagram

Pedro foi operado na última sexta-feira — Foto: Reprodução/Instagram

Pedro operou o joelho na última sexta-feira, no Rio, no Hospital Américas. A cirurgia foi feita pelo médico Luiz Antonio Vieira Martins e acompanhada por Douglas Santos, coordenador médico do Flu. Tudo transcorreu conforme o esperado, e o atleta teve alta na noite de sábado.

Depois de um dia de repouso em casa, Pedro começou as sessões de fisioterapia. Nilton Petrone, o Filé, fisioterapeuta do clube, foi até a residência do jogador para aplicar o tratamento.

Foi no dia 25 de agosto, na derrota para o Cruzeiro, que Pedro se machucou. Um dia depois, em exame no Rio, o jogador teve diagnosticada a ruptura de ligamento. Inicialmente, o clube optou por um tratamento conservador, mas sempre deixou claro a possibilidade de ser necessároo adotar o procedimento cirúrgico. O que acabou sendo oficializado por Michael Simoni, diretor de saúde do clube.

Confusão entre PM e torcida da Ponte após derrota termina com quatro feridos

Confusão entre PM e torcida da Ponte após derrota termina com quatro feridos Confusão entre PM e torcida da Ponte após derrota termina com quatro feridos
Gustavo Biano/ EPTV
Ponte Preta perde em casa para o Brasil de Pelotas e se complica na série B; houve confusão após a partida

Confusão entre PM e torcida da Ponte após derrota termina com quatro feridos
O clima esquentou no Majestoso após a derrota da Ponte Preta por 1 a 0 sobre o Brasil-RS, na noite desta terça-feira. Houve confusão entre torcedores e Polícia Militar, e quatro pessoas ficaram feridas durante o tumulto: dois jornalistas e dois policiais. Foi o oitavo jogo consecutivo da Macaca sem vitória na Série B do Brasileiro.

Os repórteres Pedro Orioli, da Rádio Central, e Gabriel Castro, da CBN, foram atingidos na cabeça por estilhaços de bomba quando se dirigiam para a sala de imprensa. Com ferimentos leves, eles foram atendidos no próprio estádio e liberados na sequência.
Repórter Gabriel Castro recebe atendimento do doutor Roberto Nishimura, médico da Ponte  — Foto: Gustavo Biano/ EPTV

Repórter Gabriel Castro recebe atendimento do doutor Roberto Nishimura, médico da Ponte — Foto: Gustavo Biano/ EPTV

A tensão tomou conta da saída dos torcedores do Majestoso. Revoltados com a situação do time, alguns tentaram protestar contra diretoria, comissão técnica e jogadores e acabaram entrando em confronto com seguranças do clube em frente à porta que dá acesso ao vestiário.

A PM usou bombas de efeito moral e balas de borracha para dispersar. Do outro lado, os torcedores respondiam com rojões, pedras e garrafas. Segundo a PM, dois policiais tiveram ferimentos leves e foram encaminhados para o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.

Em queda livre na Série B, a Ponte tem 37 pontos, a seis da zona de rebaixamento. A distância pode cair para três dependendo dos resultados da rodada. Faltando nove partidas para o fim da competição, o objetivo alvinegro passa a ser garantir a permanência na divisão, já que o acesso, antes improvável, ficou praticamente impossível.

O próximo desafio está marcado para 6 de outubro (um sábado), contra o também ameaçado CRB, novamente no Majestoso, em um cenário de uma pressão maior ainda.

Vídeo flagra Pogba de cara fechada em papo com Mourinho após eliminação


A reapresentação do Manchester United após a eliminação para o Derby County na Copa da Liga Inglesa foi marcada por mais uma polêmica. A rede de TV "Sky Sports" flagrou o meia Pogba de cara fechada em um papo com o técnico José Mourinho, no início do treino da manhã desta quarta-feira. As imagens logo ganharam as redes sociais e apimentaram a discussão em torno da relação entre os dois.

O vídeo mostra Pogba entrando em campo e cumprimentando jogadores e membros da comissão técnica, aparentemente animado. Entretanto, ao passar por Mourinho, ele para de correr e começa a encarar o português, que faz algum comentário. Pogba franze a testa e começa uma pequena discussão com Mou, sem olhar diretamente para o treinador.
Relação entre Mourinho e Pogba vem sendo envolvida em polêmica — Foto: Reprodução/Sky Sports
A imprensa inglesa vem apontando que a relação entre Pogba e José Mourinho está em crise desde a última temporada, se aprofundando em 2018/19. Em meio ao turbilhão, o meia foi apontado como capitão por Mou - que voltou atrás na decisão e anunciou na última terça, logo após a eliminação nos pênaltis, que Pogba não ostentaria mais a faixa.

O francês teria afirmado para Mourinho que não quer ficar no Old Trafford e estaria demonstrando um comportamento polêmico nos bastidores. No sábado, antes do jogo contra o Wolves, teria colocado música alta no ônibus rumo ao estádio, em atitude que teria irritado o luso.

José Mourinho está sob forte pressão no comando do United por conta do desempenho da equipe no Campeonato Inglês - no qual está na sétima colocação - e também pela má atuação do time em diversos jogos. Muitos torcedores vêm criticando o estilo defensivo imposto por Mou na equipe, e os resultados negativos em série combinados com o relacionamento conturbado com o elenco deixam no ar a possível demissão do treinador.
Pogba encara Mourinho após comentário do técnico em treino do Manchester United — Foto: Reprodução/Sky Sports

Atleta Pintadense, Estará Representando Pintadas na Copa São Paulo de Futebol Junior 2019

O Meio Campista Gustavo Reis ,Estará Representando Pintadas-BA pela primeira vez na Copa São Paulo de Futebol Junior,o Atleta natural de Pintadas ,Está em Sergipe Defendendo as Cores do Santos ,Gustavo iniciou os passos para uma carreira como jogador profissional ,pela Equipe do Sergipe,no momento o Atleta Está emprestado ao Santos e já Está tudo Certo para se transferir para o Olímpico de Sergipe,nesse momento o atleta já tem uma Agenda de competições para disputar pelo Olímpico,o campeonato sub- 18 será a primeira competição de Gustavo,terá inicio em Outubro,logo em seguida o Atleta estará disputando a competição mais desejada pelos jovens Atletas,Copa São Paulo de Futebol Junior,e pra fechar o campeonato sergipano sub-19,até o momento Gustavo ainda não tem contrato como profissional,mais o clube Sergipano,Olímpico já informou que vai depender do rendimento do atleta nas competições e que tem o desejo de Profissionalizar,a equipe sergipana Ocupa a elite do Futebol de seu Estado,Gustavo já participou das Categorias de Base do Bahia-BA,Atlético-MG,onde Fez Parceria com o Pintadense Deivid Baiano Atuando no Canedense-GO,no Sergipe-SE,onde Fez dupla com o Também Pintadense Walter Felipe,Acertando com o CSA-AL,Esporte-SE e Santos-SE
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas praticando esportes, atividades ao ar livre e natureza
Ficha Técnica:
Nome :Gustavo Reis Gonçalves
Nascimento:03/01/2000
Altura: 1,78
Peso:65 Quilos
Naturalidade:Pintadas-BA
Pé :Bom Direito(Destro)
Filiação: Rubenilda Beltrão Reis ,Weliton Mendes Gonçalves .
Clubes,Categorias:Bahia-BA,Atlético-MG,Sport-SE,Sergipe-SE,Santos-SE,
Próximo Clube,Olímpico -SE
Redação: Santhiago Radialista
Fotos :Gustavo Reis

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Corinthians se aproxima de acerto com lateral Michel Macedo para a temporada 2019

O Corinthians está próximo da contratação do lateral-direito Michel Macedo, de 28 anos. Como as inscrições no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil estão encerradas, ele só poderá defender o clube em 2019.

A informação foi divulgada inicialmente pelo "Yahoo Esportes" e confirmada pelo GloboEsporte.com.

Michel Macedo está livre desde julho, quando acabou o contrato dele com o Las Palmas, da Espanha. Ele conversou com o Timão durante a Copa do Mundo, mas não houve acerto na época.
Michel atuava pelo Las Palmas, mas ficou livre no meio do ano — Foto: Divulgação

Michel atuava pelo Las Palmas, mas ficou livre no meio do ano — Foto: Divulgação

Wendel Machado, irmão e empresário do jogador, deve se reunir com o Corinthians nos próximos dias para acertar os últimos detalhes da transferência. A diretoria alvinegra confirma a negociação, mas diz que ainda não nada certo. Ele pode chegar ainda neste ano para se ambientar com o CT.

O lateral tem passagens por seleções de base, mas atuou pouco no Brasil. Formado na base do Flamengo, ele começou a carreira como profissional no Almería, da Espanha, e foi emprestado de 2012 a 2014 ao Atlético-MG, tendo sido campeão da Libertadores pelo Galo. Michel Macedo se transferiu para o Las Palmas em 2016 e atuou 28 vezes pelo clube na última temporada.

Apesar de ter Fagner como titular absoluto, o Corinthians ainda não encontrou um reserva ideal para o jogador, que disputou a Copa do Mundo na Rússia. Volante de origem, Mantuan ainda não convenceu. Assim, Paulo Roberto e até Gabriel já tiveram de quebrar galhos pela lateral.

O técnico Jair Ventura já discute reforços com a direção do Corinthians para o próximo ano. Segundo o treinador, é importante se antecipar para gastar menos e encontrar melhores peças.

Sport anuncia novo vice-presidente de futebol e volta de diretor

Laércio Guerra assume vice-presidência de futebol do Sport — Foto: Williams Aguiar / Sport
Laércio Guerra assume vice-presidência de futebol do Sport — Foto: Williams Aguiar / Sport


O Sport anunciou na tarde desta segunda-feira o nome do seu novo vice-presidente de futebol, o empresário Laércio Guerra, de 42 anos. Além dele retorna como diretor do clube Aluísio Maluf. Eles entram após a saída do técnico Eduardo Baptista e da antiga diretoria de futebol, que aconteceu pela manhã.

- Aceitei esse desafio porque acredito que o Sport tem totais possibilidades de se livrar do rebaixamento e se manter na condição de principal Clube do Nordeste. Temos 12 batalhas e agora vamos mostrar a grandeza do Sport. É hora de união de todos: atletas, comissão técnica, diretores, funcionários, torcedores, imprensa… Tudo para manter o Sport na Primeira Divisão - disse Laércio, que nas últimas temporadas ocupou a vice-presidência de Marketing e Comunicação do Leão.

Maluf havia feito parte da diretoria rubro-negra em outros momentos e esteve como diretor do clube durante a atual temporada. Ele deixou o cargo em fevereiro, em meio a momento conturbado no Sport após eliminação na Copa do Brasil.

A apresentação oficial de Laércio Guerra e Aluísio Maluf será nesta terça pela manhã, no CT do clube.
Aluisio Maluf com o presidente Arnaldo Barros — Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press

Zagueiro Luisão vai rescindir contrato com o Benfica e se aposentar do futebol

Aos 37 anos, o zagueiro Luisão vai pendurar as chuteiras. De acordo com a imprensa portuguesa, o jogador chegou a um acordo com o Benfica, clube que defende desde a temporada 2003/2004, e anunciará a aposentadoria até o fim desta semana. Depois de deixar os gramados, ele deve assumir alguma função interna nos Encarnados.
gol de luisão, benfica x 1º de dezembro — Foto: Reprodução / Twitter

gol de luisão, benfica x 1º de dezembro — Foto: Reprodução / Twitter

Luisão ainda não entrou em campo na atual temporada. O brasileiro é apenas a quinta opção para a zaga do Benfica. Ele pretendia encerrar a carreira só em meados de 2019 e, por isso, chegou a renovar contrato na última janela de transferências.

Ao longo de quinze temporadas com a camisa do Benfica, Luisão conquistou 20 títulos, recorde de um jogador pelo clube. Foram seis Campeonatos Portugueses, três Taças de Portugal, sete Taças da Liga e quatro Supertaças. O brasileiro ainda é o segundo com mais jogos oficiais pelos Encarnados – 537 aparições.

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Rodada Tem Mais Uma Queda de Treinador e Milton Mendes é a Bola da Vez para Comandar clube

Milton Mendes deixou o Vasco há mais de um ano — Foto: Carlos Gregório Jr. / Vasco
Milton Mendes deixou o Vasco há mais de um ano — Foto: Carlos Gregório Jr. / Vasco


O Sport não quer perder tempo para oficializar o novo treinador. E o principal nome que está na pauta do Leão é o de Milton Mendes, de 53 anos. O último trabalho dele foi no Vasco, do qual saiu em agosto do ano passado, com 11 vitórias, 6 empates e 11 derrotas em 28 jogos. Ao todo, 46,4% de aproveitamento.

Milton Mendes foi contactado pela diretoria do Sport, mas não tem o acerto oficializado. Quem esta à frente das negociações é o vice-presidente executivo Gustavo Dubeux, responsável pelas primeiras conversas com o treinador, que está em Portugal, onde tem residência fixa.

Milton Mendes passou em Pernambuco em 2016, quando dirigiu o Santa Cruz. O início de trabalho foi bom, com os títulos da Copa do Nordeste e do Campeonato Pernambucano. Mas, na Série A, o desempenho foi muito ruim. O time acabou rebaixado naquela temporada.

No Santa, Milton foi campeão pernambucano e da Copa do Nordeste, mas foi muito mal na Série A — Foto: Marlon Costa/ Pernambuco Press
No Santa, Milton foi campeão pernambucano e da Copa do Nordeste, mas foi muito mal na Série A — Foto: Marlon Costa/ Pernambuco Press

Caso acerte, Milton Mendes será o quarto treinador nesta temporada. O primeiro Nelsinho Baptista, que saiu após a segunda rodada da Série A, em meio a várias críticas para a diretoria de futebol. Em sequência veio Claudinei Oliveira, que deixou o time depois de perder para o São Paulo, por 3 a 1, em jogo válido pela 18ª rodada da Série A.

Fifa The Best: Daniel Alves e Marcelo eleitos para a seleção da temporada


Os laterais Daniel Alves, do Paris Saint-Germain, e Marcelo, do Real Madrid, foram eleitos, pelo quarto ano consecutivo, para a seleção da temporada, escolhida pelo FifPro, o sindicato mundial dos jogadores. Os dois são os representantes brasileiros na equipe. Depois de três participações seguidas, Neymar desta vez ficou fora dos 11 escolhidos, dando lugar ao colega de ataque no PSG, o francês Kylian M'Bappé.

Vencedores do troféu FifPro, eleitos para a seleção da temporada — Foto: John Sibley/Reuters
Vencedores do troféu FifPro, eleitos para a seleção da temporada — Foto: John Sibley/Reuters

Coube a Ronaldinho Gaúcho, eleito duas vezes o melhor jogador do mundo (2004 e 2005) apresentar os vencedores da seleção da temporada, ao lado do alemão Michael Ballack. O Real Madrid é o time com mais participantes na seleção mundial, com cinco eleitos, contando Cristiano Ronaldo, que se transferiu para a Juventus na atual temporada.

Acostumados aos holofotes nas últimas dez edições da festa Fifa The Best, Cristiano Ronaldo e Messi não compareceram à edição deste ano e ficaram fora da foto oficial ao lado dos outros nove integrantes da equipe ideal. Messi não está entre os três indicados ao prêmio de melhor jogador do mundo, porém a ausência de Cristiano Ronaldo, um dos finalistas, indica que o craque português não deve ser o vencedor do principal troféu este ano.

CONFIRA A SELEÇÃO DA FIFPRO:

Goleiro: David de Gea (Manchester United)

Lateral-direito: Daniel Alves (Paris Saint-Germain)

Zagueiro: Raphaël Varane (Real Madrid)

Zagueiro: Sergio Ramos (Real Madrid)

Lateral-esquerdo: Marcelo (Real Madrid)

Volante: N'Golo Kanté (Chelsea)

Meia: Luka Modric (Real Madrid)

Meia: Eden Hazard (Chelsea)

Atacante: Lionel Messi (Barcelona)

Atacante: Kylian M'Bappé (Paris Saint-Germain)

Atacante: Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Juventus)

Fifa The Best: Marta é eleita melhor jogadora do mundo pela sexta vez



Rainha mais uma vez! Marta é a grande vencedora do troféu de melhor jogadora do mundo da Fifa pela sexta vez. A premiação foi entregue nesta segunda-feira em evento de gala da Fifa, em Londres. A norueguesa Ada Hegerberg, jogadora do Lyon, e a alemã Dzsenifer Marozsan, também do Lyon, eram as adversárias na disputa. A brasileira já havia vencido em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010 e, com a perda do título no masculino por CR7, se torna a maior vencedora entre todos os atletas no prêmio individual da entidade - tanto ele quanto Messi têm cinco.

- Eu realmente estou sem palavras, pois é um momento fantástico. As pessoas falam: você já foi tantas vezes e se emociona sempre. Sim, faço isso porque representa muito para mim - afirmou Marta, emocionada.

Logo depois da premiação, a Fifa divulgou os votos de capitãs e técnicos para a disputa. Vadão escolheu Marta em primeiro, Kumagai Saki (Japão) em segundo, e Rapinoe Megan (EUA) em terceiro. A rainha optou por outras três candidatas: Kerr Sam (Austrália), Henry Amandine (França) e Rapinoe Megan (EUA). A entidade ainda divulgou as pontuações finais. Marta assegurou 14.73% dos votos, Maroszán ficou com 12,86 e Ada Hegerberg somou 12,60%.

Com tantas conquistas, a camisa 10 da seleção brasileira respondeu se teria ainda espaço em casa para guardar mais um troféu e lembrou da medalha assegurada ainda no colégio lá no começo do sonho de virar atleta.

- Pode ter certeza que há espaço em casa para tudo que já ganhei desde a primeira medalha que ganhei no colégio. Tem um lugar especial para esse também - disse em entrevista após o evento.
Marta, melhor jogadora do mundo — Foto: ASSOCIATED PRESS

Marta, melhor jogadora do mundo — Foto: ASSOCIATED PRESS

Na temporada passada, em 2017, Marta foi vice-artilheira da NWSL com 13 gols, líder em assistências com 9 e peça decisiva para levar o Pride aos play-offs, onde avançou até as semifinais. Ela ainda foi a jogadora do mês de junho a setembro e também figurou na seleção da Concacaf de setembro. Em abril de 2018, conquistou a Copa América com a seleção brasileira, assegurando a classificação à Copa do Mundo da França e também aos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Em 2015, Marta se tornou a maior artilheira da história da Mundial feminino, com 15 gols.

Marta é eleita pela sexta vez a melhor jogadora do mundo no The Best da Fifa

Após a divulgação da premiação, Marta recebeu homenagens nas redes sociais. Uma delas veio do seu ex-clube, o Santos, onde, entre outros títulos, assegurou a Libertadores.

Pintou o melhor do mundo

Modric é eleito o melhor jogador do mundo no Fifa The Best — Foto: Reuters
Modric é eleito o melhor jogador do mundo no Fifa The Best — Foto: Reuters


O croata Luka Modric foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo na temporada 2017-2018. Ele desbancou Cristiano Ronaldo, da Juventus, e Mohamed Salah, do Liverpool, para ficar com o troféu. O meia do Real Madrid obteve 29,05% dos votos. O português ficou com a segunda colocação, com 19,08%, e o egípcio em terceiro, com 11,23%.

Modric também acabou com a hegemonia de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, que se alternaram na primeira colocação do prêmio nas últimas dez edições. O último jogador que havia conquistado a taça antes do reinado do português e do argentino havia sido o brasileiro Kaká, em 2007.

O prêmio foi entregue a Modric pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino. No palco, o jogador fez questão de agradecer torcedores e companheiros de Croácia e Real Madrid e ainda fez um compatriota chorar: o ex-jogador Zvonimir Boban.

"Obrigado aos meus fãs do mundo inteiro pelo apoio. Fico feliz pelo apoio que me deram desde sempre. Gostaria de agradecer aqueles que votaram por mim. Gostaria de mencionar o meu ídolo do futebol, capitão da Croácia na Copa de 1998, em nossa primeira participação, quando ganharmos o terceiro lugar. Aquele time mostrou que poderíamos conquistar coisas grandes e, por sorte... Tivemos a sorte de ser a mesma coisa para as próxima gerações. E mostramos que o sonho pode ser realidade", disse Modric
O jogador também fez um rápido discurso em espanhol e em croata.

- Gostaria de agradecer ao meu clube, o Real Madrid, meus companheiros, os torcedores, pelo carinho que mostram sempre.

Modric ficou com o prêmio após a ótima temporada por Real Madrid e pela Croácia. Com o time espanhol, ele foi fundamental na conquista do tricampeonato da Liga dos Campeões. Pela seleção, o jogador foi uma das estrelas da equipe que conquistou o vice-campeonato da Copa do Mundo da Rússia. Na decisão, o time foi derrotado pela França por 4 a 2.

Dos votos brasileiros, Modric foi escolhido o melhor do mundo pelo técnico Tite. O treinador do Brasil apontou o egípcio Salah para a segunda colocação, e o português Cristiano Ronaldo como terceiro. Já o zagueiro Miranda, que votou por ser o capitão do time canarinho, escolheu a seguinte ordem: CR7, Mbappé e Messi.

Cristiano Ronaldo e Lionel Messi não compareceram ao evento organizado pela Fifa. Os representantes dos jogadores alegaram o cronograma de compromissos apertado para que os dois atletas pudessem estar na cerimônia do Fifa The Best.

Torcida do Sport protesta depois de derrota e quebra vidros na Ilha do Retiro

Porta de vidro da portaria principal da Ilha do Retiro foi quebrada — Foto: Adelson Costa (Pernambuco Press)
Porta de vidro da portaria principal da Ilha do Retiro foi quebrada — Foto: Adelson Costa (Pernambuco Press)


A derrota do Sport para o Palmeiras na noite deste domingo não foi bem digerida pelos torcedores, que na saída do estádio protestaram em vários locais da sede da Ilha do Retiro. Em um desses focos de confusão, um conflito com a Polícia Militar acabou gerando a quebra de uma porta de vidro da entrada principal do clube.

De acordo com a assessoria de imprensa do Sport, cerca de 30 torcedores protestaram em frente a portaria depois do jogo e um deles jogou um cavalete em direção a porta que foi quebrada. Ainda de acordo com a assessoria, a confusão foi rapidamente controlada com a chegada do Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Ato aconteceu durante um protesto de torcedores após mais uma derrota na Série A — Foto: Adelson Costa (Pernambuco Press)
Ato aconteceu durante um protesto de torcedores após mais uma derrota na Série A — Foto: Adelson Costa (Pernambuco Press)

Além da porta de vidro da entrada principal da Ilha do Retiro, o clube também deu conta ainda na noite deste domingo da quebra de um espelho em um dos banheiros da sede do clube.

Um ponto comum de protestos de torcedores do Sport em derrotas é o portão que dá acesso aos vestiários, mas neste domingo não houve nenhum tipo de ocorrência no local. Antes mesmo do jogo, o clube deixou o espaço isolado e vários seguranças foram deslocados para lá por conta da derrota.

O Sport perdeu para o Palmeiras por 1 a 0 e se manteve afundado na zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro. A Ilha do Retiro recebeu um bom público. Foram 18.681 torcedores no estádio.

Pequeno torcedor recebe proteção de Neymar após invadir o campo e ganha camisa do craque do PSG

Uma imagem na vitória do PSG sobre o Rennes e PSG por 3 a 1 chamou a atenção de quem assistia à partida, neste domingo. Ao ser substituído nos acréscimos, Neymar foi abordado por um pequeno torcedor que invadiu o gramado. O craque brasileiro impediu que os seguranças retirassem o menino, deu um abraço no jovem e, comovido com a emoção da criança, presenteou o pequeno com a camisa

Neymar abraça menino que invadiu o campo — Foto: Stephane Mahe/Reuters
Neymar abraça menino que invadiu o campo — Foto: Stephane Mahe/Reuters


Não é a primeira vez que um torcedor invade o gramado para encontrar o camisa 10 do PSG. No início do mês, um outro jovem torcedor driblou os seguranças para abraçar Neymar, na partida do time parisiense contra o Nîmes. Na ocasião, o menino - que não segurou as lágrimas - também ganhou a camisa do craque.
Neymar impede que segurança retire menino de campo — Foto: Stephane Mahe/Reuters

Conca assina com clube novato dos Estados Unidos

Conca está treinando em Miami com Ronaldo Torres — Foto: Divulgação
Aos 35 anos, o meia Darío Conca vai retomar a carreira nos Estados Unidos. O argentino assinou com o Austin Bold FC, equipe que vai estrear na United Soccer League na próxima temporada. Conca será companheiro de Kleber Gladiador na equipe.

"Muito feliz por ter a oportunidade de fazer o que mais gosto. Austin Bold FC, vamos juntos em busca de novas conquistas", escreveu Conca nas redes sociais.

Além de Conca e Kleber, outros nomes sul-americanos da equipe são o técnico Marcelo Serrano, que comandará a equipe na competição, o volante Marcelo Saragosa, que é cria do São Paulo e atuou profissionalmente nos EUA e Azerbaijão, e Roberto Pinto Silva, ex-dirigente do Flamengo.

- Teremos instalações de primeira classe, um estádio específico cinco mil lugares, concessões que incluem bebidas para adultos e estamos recrutando jogadores de um calibre incrivelmente alto. Esta é uma oportunidade fantástica para o jogo crescer e florescer neste mercado e estamos entusiasmados em trazer tudo isso para os grandes fãs de futebol em Austin – afirmou o diretor em entrevista ao site da USL.

Conca chegou ao Flamengo com status de grande contratação, mas sequer completou uma partida com a camisa rubro-negra. O longo tratamento no joelho esquerdo não deixou com que o meia tivesse continuidade no time e acabou retornando ao futebol chinês no início de 2018, onde ficou até março deste ano. Depois de descartar aposentadoria, o argentino vinha se dedicando a manter a forma em Miami, sob os cuidados do preparador físico Ronaldo Torres.

Série C:Um Campeão que Entrou Prá Historia do Futebol Brasileiro

O Operário-PR é o campeão da Série C do Campeonato Brasileiro! Após 3 a 3 no jogo de ida, o Fantasma venceu o Cuiabá por 1 a 0 na noite deste sábado, na Arena Pantanal, em Cuiabá - o atacante Bruno Batata marcou, no segundo tempo, o gol do título. O goleiro Simão terminou como o herói da equipe paranaense. Ele operou pelo menos quatro milagres durante o jogo - um no primeiro tempo e os outros três nos minutos finais. E ainda teve a sorte ao ver a bola explodir na trave e sair. A Série C é do Fantasma!

Arena Pantanal Cuiabá Operário-PR

Arena Pantanal Cuiabá Operário-PR (Foto: André Salamucha)

NOTA DO GOVERNO
O Governo do Estado informa que uma instabilidade no sistema elétrico da Arena Pantanal provocou a queda de energia em uma parte dos refletores do estádio na noite deste sábado (22.09), no início do primeiro tempo da partida entre Cuiabá e Operário-PR, pela final da Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol. Engenheiros da Arena Pantanal identificaram o problema e tiveram que religar o sistema de forma manual para que os refletores voltassem a funcionar. A causa da instabilidade no sistema elétrico será averiguada pela administração da Arena Pantanal. A Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), também acompanha o caso.
Arena Pantanal Cuiabá Operário-PR
PRIMEIRO TEMPO
Após três minutos de bola rolando e 90 minutos de paralisação, o Cuiabá voltou em cima. O time da casa criou as melhores chances do primeiro tempo. Em uma, Jenison cabeceou no canto, e Simão espalmou. Na outra, Adriano Pardal finalizou na pequena área, e o goleiro do Operário-PR operou mais um milagre e salvou com o pé. O Fantasma só assustou em uma finalização de Cleyton de longe.

Arena Pantanal
SEGUNDO TEMPO
O Operário-PR conseguiu o gol logo aos nove minutos. Quirino bateu cruzado, Victor Souza espalmou parcialmente, e Bruno Batata completou para o fundo das redes. O Cuiabá partiu para a pressão, mas não conseguiu criar os lances. O time da casa só deu trabalho para Simão no final. Aí o goleiro do Fantasma brilhou. Ele operou três milagres - em finalizações de Edson Borges, Ednei e Jenison.
Cuiabá Operário-PR

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Segunda Convocação de Tite ,Tem Mais Novidades;Confira

CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA
Alisson
Ederson
Phelipe
Alex Sandro
Danilo
Éder Militão
Fabinho
Marquinhos
Marcelo
Miranda
Pablo
Arthur
Casemiro
Fred
Philippe Coutinho
Renato Augusto
Walace
Everton
Firmino
Gabriel Jesus
Malcom
Neymar
Richarlison

Renovação iminente de Tabárez com Uruguai abre caminho para Aguirre no São Paulo em 2019

A iminente renovação de contrato do técnico Óscar Tabárez com a seleção do Uruguai por quatro anos dá mais tranquilidade ao São Paulo para manter Diego Aguirre em 2019.

O jornal "Ovación", do Uruguai, noticiou na última quinta-feira que a assinatura do acordo é questão de tempo.

O São Paulo trabalha com a informação de que a renovação de Tabárez está acertada há algum tempo, pendente apenas por detalhes.

A crise institucional na Associação Uruguaia de Futebol já trazia otimismo ao São Paulo pela permanência de Aguirre para além de dezembro, período de vigência do atual contrato.

A entidade está sob intervenção de uma comissão rda Fifa, apoiada pelos principais atletas da Celeste e Lugano. Diretor de relações institucionais do São Paulo e ex-jogador do Uruguai, ele mantém contato permanente e está por dentro da situação.

Lugano e Aguirre: permanência de Tabárez no Uruguai tranquiliza o São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net
Lugano e Aguirre: permanência de Tabárez no Uruguai tranquiliza o São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

A permanência de Tabárez na seleção uruguaia é encarada no São Paulo como uma preocupação a menos para prorrogar o contrato de Aguirre, que era cotado para ser o sucessor do ícone do futebol do país vizinho.

A negociação, no entanto, só evoluirá mais adiante, pois Aguirre prefere se concentrar 100% na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Líder da competição com 50 pontos, o São Paulo sinalizou ao treinador o desejo de renovar.

Para isso, no entanto, Aguirre fará exigências, como disse no programa "Bem, Amigos", do SporTV. Uma delas, por exemplo, está ligada a questões estruturais, como a reforma nos vestiários do CT da Barra Funda – obra prevista para ser realizada pelo clube.

Antes de se aposentar, Lugano costumava dizer que o local tinha as mesmas instalações da época de sua primeira passagem pelo São Paulo (2003 a 2006).

– Não é só renovar um contrato e assinar. Para renovar um contrato tem que colocar condições de trabalho. Não estou falando apenas de dinheiro, não. Tem muitas condições que têm que melhorar no São Paulo, coisas que têm de mudar. Não é o momento de falar disso agora, falarei com a diretoria quando chegar o momento. Eu quero, se continuo, ajudar também. Não é uma conversa de um dia. Deixemos para o final (da temporada). Possivelmente vai acontecer, mas tem coisas que eu quero exigir. Vamos ver o que acontece – disse Aguirre, na ocasião.

Recentemente, o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, declarou que seria uma surpresa muito grande não ter Aguirre no Tricolor em 2019.

– Sem dúvida (já começamos a conversar sobre renovação), é uma decorrência natural, a qualidade, a excelência, os bons resutlados do trabalho me indicam nesse sentido (de renovar). Já iniciei uma convesa com o Aguirre, mas ele diz, como diz todo jogo, "vamos jogo a jogo, vamos esperar e mais pra frente falamos disso". Mas percebo, pelas palavras dele, e ele não economiza elogios e sentimentos posivitos em relação ao São Paulo, dizendo que é muito feliz aqui, sempre indica que seria muito feliz em ficar aqui. A tendência é ele continuar ano que vem – afirmou Leco no fim de agosto, ao "Seleção SporTV".

Em ofício à Conmebol, CBF pede reparação ao Cruzeiro e a Dedé, além de investigação de VAR

O caso Dedé ainda deve render muitos capítulos. A CBF enviou um ofício à Conmebol, nesta quinta-feira, com um pedido de reparação de danos ao Cruzeiro e ao zagueiro (leia, na íntegra, no fim da matéria). Além disso, a entidade brasileira solicitou que haja uma investigação sobre o VAR, utilizado de maneira errada no caso, segundo o órgão que coordena o futebol brasileiro.
Eber Aquino recebeu muitas críticas pela expulsão do zagueiro Dedé — Foto: AP

Eber Aquino recebeu muitas críticas pela expulsão do zagueiro Dedé — Foto: AP

A Raposa prepara os detalhes para apresentar a defesa nas próximas horas. A intenção do clube celeste é que o cartão vermelho recebido por Dedé seja anulado, para o defensor estar presente no jogo de volta. A polêmica começou após choque acidental de Dedé com o goleiro Andrada, do Boca Juniors. O Cruzeiro contratou um advogado no Paraguai e enviou o presidente Wagner Pires de Sá a Luque, onde fica a sede da Conmebol.

Em entrevista ao GloboEsporte.com, o presidente do clube mostrou indignação e tratou a presença na Conmebol como forma de minimizar mais prejuízos ao Cruzeiro, que perdeu por 2 a 0 na Bombonera e, agora, tem que devolver o placar, no mínimo, para levar a decisão para os pênaltis. Se sofrer um gol, o time celeste precisa fazer quatro. O jogo de volta está marcado para o dia 4 de outubro, no Mineirão.

Confira a carta da CBF na íntegra:

"Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2018.
Ofício nº 406/2018

Ilmo. Sr.
Alejandro Domínguez,
Presidente da Confederación Sudamericana de Fútbol – CONMEBOL
Luque - Paraguai

Ref.: Desempenho da arbitragem na partida das quartas de final da Copa Libertadores da América entre Cruzeiro Esporte Clube e Club Atlético Boca Juniors

Senhor Presidente,

A partida disputada entre Cruzeiro Esporte Clube e o Club Atlético Boca Juniors em 19/9/2018, pelas quartas de final da Copa Libertadores da América, infelizmente foi marcada por um grave erro de arbitragem. O atleta Dedé foi expulso injustamente pelo árbitro paraguaio Eber Aquino, após um choque involuntário com o atleta Esteban Andrada.

Como agravante, a injusta expulsão aconteceu após consulta ao Sistema de Assistência Arbitral por Vídeo (VAR), o que ocorreu de forma irregular e fora do protocolo de utilização da referida tecnologia.

A CBF registra seu inconformismo com a decisão da arbitragem e solicita que a Conmebol, valendo-se de suas instâncias funcionais, tome todas as providências cabíveis no sentido de fazer justiça em relação ao dano causado ao Cruzeiro Esporte Clube e ao atleta. Sugere ainda que uma investigação seja aberta pela Conmebol para completa apuração do ocorrido em relação à indevida intervenção do VAR neste episódio, dando transparência à decisão do árbitro no momento do lance.

A CBF faz isso não apenas no cumprimento do dever de apoiar sua agremiação filiada, mas no interesse de proteger a credibilidade do Sistema de Assistência Arbitral por Vídeo. O VAR é uma ferramenta fundamental para a melhoria do nosso futebol, mas para isso precisa da confiança das entidades, atletas, agremiações e torcedores. Isso só acontecerá se erros como o ocorrido na partida de ontem forem prontamente reconhecidos e corrigidos.

A CBF reconhece os grandes progressos de sua gestão à frente da Conmebol, notoriamente em relação a modernidade e transparência administrativa. Por isso, está confiante que serão adotadas as necessárias providências em relação aos fatos em questão.

No aguardo de sua manifestação, subscrevemo-nos,

Atenciosamente,

Rogério Caboclo
Diretor Executivo de Gestão"

Paulinho é titular do Leverkusen e Vence Time comandado Por Autuori,Saiba tudo da Europa Ligue

Paulinho é titular do Leverkusen

Pelo grupo A da Liga Europa, o Bayer Leverkusen bateu o Ludogorets, fora de casa, por 3 a 2. Uma das atrações da partida foi a presença do brasileiro Paulinho, ex-Vasco da Gama. O atacante fez a estreia como titular da equipe alemã.

Paulinho foi titular do Leverkusen nesta quinta  — Foto: Reuters
Paulinho foi titular do Leverkusen nesta quinta — Foto: Reuters

Os gols da vitória do Leverkusen foram marcados por Havertz, duas vezes, e Thelin. Keserü e o brasuca Marcelinho descontaram para o Ludogorets, que é treinado por Paulo Autuori.

No outro jogo do grupo A, o Zurique venceu o AEK Larnaca por 1 a 0. Ao fim da rodada, alemães e suíços somam três pontos, enquanto Ludogorets e AEK estão zerados.

Zenit empata, e Bordeaux perde

Favoritos à classificação no Grupo C, Zenit e Bordeaux não começaram com o pé direito. Os russos empataram com o Copenhaguen por 1 a 1, fora de casa, e os franceses foram derrotados pelo Slavia Praga, também como visitantes, pelo placar de 1 a 0.

Zenit e Copenhaguen empataram por 1 a 1 — Foto: Reuters
Zenit e Copenhaguen empataram por 1 a 1 — Foto: Reuters
Gonzalo Higuaín foi o grande nome do Milan na estreia pela Liga Europa. O atacante argentino marcou o único gol rossonero e garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o modesto Dudelange, de Luxemburgo. Com o resultado, o clube italiano assume a liderança do Grupo F, já que Olympiacos e Betis empataram sem gols na outra partida da chave.

Jogadores do Milan comemoram o gol da vitória — Foto: Reuters
Jogadores do Milan comemoram o gol da vitória — Foto: Reuters

O Milan foi melhor desde o início do jogo, mas não conseguiu transformar a superioridade técnica e tática em gols. Os rossoneros tinham dificuldades para finalizar e, quando conseguiam, esbarravam na boa atuação do goleiro Frising, que segurou o 0 a 0 na etapa inicial.

Por causa da necessidade de derrotar um adversário fraco, o Milan voltou mais ligado no segundo tempo. Aos 14 minutos, Castillejo tocou para Higuaín na entrada da área, e o camisa 9 chutou de primeira. A bola ainda desviou em um jogador do Dudelange e estufou as redes.

Após o gol, os rossoneros tiveram mais tranquilidade para jogar. Ainda criaram outras chances, mas não assustaram. O Dudelange, que parecia satisfeito com o resultado, também não incomodou, e o jogo terminou mesmo 1 a 0.
Confira todos os resultados desta quinta-feira:

Grupo A

AEK Lanarca 0 x 1 Zurique

Ludogorets 2 x 3 Bayer Leverkusen

Grupo B

RB Leipzig 2 x 3 RB Salzburg

Celtic 1 x 0 Rosenborg

Grupo C

Slavia Praga 1 x 0 Bordeaux

Copenhaguen 1 x 1 Zenit

Grupo D

Spartak Trnava 1 x 0 Anderlecht

Dínamo Zagreb 4 x 1 Fenerbahçe

Grupo E

Sporting 2 x 0 Qarabag

Arsenal 4 x 2 Vorskla

Grupo F

Dudelange 0 x 1 Milan

Olympiacos 0 x 0 Betis

Grupo G

Villarreal 2 x 2 Rangers

Rapid Viena 2 x 0 Spartak Moscou

Grupo H

Olympique de Marselha 1 x 2 Eintracht Frankfurt

Lazio 2 x 1 Apollon Limassol

Grupo I

Besiktas 3 x 1 Sarpsborg

Genk 2 x 0 Malmö

Grupo J

Sevilla 5 x 1 Standard Liège

Akhisarspor 0 x 1 Krasnodar

Grupo K

Rennes 2 x 1 Jablonec

Dínamo de Kiev 2 x 2 Astana

Grupo L

PAOK 0 x 1 Chelsea

Vidi 0 x 2 BATE Borisov