terça-feira, 23 de agosto de 2016

Copa do Brasil de Futebol Feminino Começa Essa Semana e Nenhum Canal de TV Irá Transmitir

Kindermann, equipe campeã da última edição da Copa do Brasil (Foto: Reprodução)As Olimpíadas acabaram, mas a prática do futebol feminino no Brasil, não. E esta é uma semana tanto de decisão quanto de início de campeonato. Na quinta-feira, Santos e Rio Preto jogam a primeira final do Campeonato Paulista feminino. Na quarta, o pontapé inicial da Copa do Brasil da modalidade fica por conta de 12 confrontos de ida. No entanto, ao contrário do torneio estadual, que pelo menos a decisão será transmitida pelo SporTV, a Copa do Brasil não será televisionada. Sim, parece que nenhum canal transmitirá as partidas do segundo campeonato mais importante do país. Pelo menos é o que aponta documento divulgado no site da CBF.
De acordo com a divulgação, a TV Brasil e o SporTV são as emissoras encarregadas de transmitir os jogos da Copa do Brasil feminina. Assim como foi feito no ano passado e na maioria das partidas de futebol feminino no país, quando a emissora estatal passou algumas partidas. Contudo, na tabela de jogos não há qualquer indicação sobre quais deles serão transmitidos por qualquer um dos canais nesta primeira rodada. É importante lembrar que a TV Brasil é estatal e passa por um momento de transição um pouco delicado, uma vez que está nas mãos do governo federal e este tem cortado recursos.
Entretanto, é frustrante saber que toda visibilidade conferida ao futebol feminino brasileiro ao longo dos Jogos Olímpicos volta a ser refutada com o fim não muito feliz da seleção brasileira na competição. Dar importância para os torneios domésticos é um passe gigantesco para o desenvolvimento da modalidade no país. As mulheres que praticam o esporte no Brasil precisam dessa atenção. E é uma pena que ela tenha que ser clamada pelas jogadoras aos prantos, em frente às câmeras. É triste, porque é algo que deveria acontecer naturalmente, e não de forma que as atletas tenham que chorar por isso (e, pelo visto, em vão).
Esta será a nona vez que a Copa do Brasil de Futebol Feminino acontecerá. A última equipe a levantar o caneco foi o Kindermann, clube catarinense tradicionalíssimo na modalidade. Porém, apesar de ter sido campeão, o time não participará desta edição, já que foi dizimado (pelo menos por ora) após o assassinato de José Henrique Kaercher, técnico que montou o time campeão do torneio em 2015. Além da ausência do Kindermann, que certamente disputaria o bicampeonato, a Ferroviária também fica de fora desta vez. Mas, apesar disso, a competição conta com outras equipes muito fortes, como o Flamengo, atual campeão do Campeonato Brasileiro feminino, e os detentores do maior número de títulos da Copa do Brasil: o Santos e o São José.
As partidas da primeira fase do torneio serão disputadas entre 32 equipes nos dias 24, 25 e 31 de agosto. A fase seguinte, com 16 times, está reservada para acontecer nos dias 7 e 14 de setembro. Já as quartas de final serão realizadas no fim de setembro, nos dias 21 e 28. Enquanto as semifinais e a decisão do título serão em outubro, nos dias 5 e 12 e 19 e 26, respectivamente. O campeão da competição garantirá, junto com o Flamengo, uma vaga para disputar a Copa Libertadores da América de Futebol Feminino de 2017, torneio que tem um histórico de predominância brasileira.
Confira a tabela de ida da primeira fase da Copa do Brasil de Futebol Feminino:
Quarta-feira, 24 de agosto, 15h
Ararangua-SC x Foz Cataratas-PR (Casa-Lar, Araranguá)
Estância Velha-RS x Chapecoense-SC (Passo D’Areia, Porto Alegre)
Náutico-PE x Botafogo-PB (Aflitos, Recife)
Boca Júnior-SE x São Francisco-BA (Augusto Franco, Estância)
UDA-AL x Vitória-PE (Rei Pelé, Maceió)
Barcelona-RJ x Comercial-MS (Estádio da Rua Bariri, Rio de Janeiro)
Cresspom-DF x Aliança-GO (Maria Abadia, Ceilândia)
União-RN x Caucaia-CE (Arena das Dunas, Natal)
Quarta-feira, 24 de agosto, 17h
JV Lideral-MA x Tiradentes-PI (Frei Epifânio, Imperatriz)
Quarta-feira, 24 de agosto, 20h00
São Raimundo-RR x Iranduba-AM (Roberto Marinho, Boa Vista)
Quarta-feira, 24 de agosto, 20h15
Intercap-TO x São José-SP (José Pereira Rêgo, Paraíso do Tocantins)
Vila Nova-ES x Ipatinga-MG (Kléber Andrade, Cariacica)
Quarta-feira, 24 de agosto, 21h00
Porto-RO x Atlético-AC (Aluízio Ferreira, Porto Velho)
Quinta-feira, 24 de agosto, 20h30
Oratório-AP x Flamengo-RJ (Zerão, Macapá)
Quarta-feira, 31 de agosto, 15h
Santos-SP x Mixto-MT (Vila Belmiro, Santos)
Audax-SP x Pinheirense-PA (José Liberatti, Osasco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário