segunda-feira, 20 de maio de 2019

Arbitro Morre Na Bolívia e Federação Boliviana Diz que Altitude não influenciou em morte , árbitros pedem seguro de vida

O presidente da Federação Boliviana de Futebol (FBF), César Salinas, negou nesta segunda-feira, baseado em relatórios médicos preliminares, que a altitude tenha sido um fator influenciador na morte do árbitro Víctor Hugo Hurtado, durante partida da primeira divisão do país. O juiz, que tinha 32 anos, faleceu durante o jogo entre Always Ready x Oriente Petrolero, no último domingo, em El Alto, a mais de 4 mil metros do nível do mar.

A autópsia mostrou, segundo o jornal “Opinión”, que Hurtado sofreu um infarto agudo do miocárdio, que provocou a falta de oxigenação no cérebro e, consequentemente, um edema. Segundo o presidente da FBF, o ar rarefeito não ajudou no processo. Ele teme que o episódio seja utilizado pelos defensores do fim das partidas em grandes altitudes.

– Pessoas que não gostam de nós vão tentar usar este tema para prejudicar o futebol boliviano, quando já foi provado que o jogo na altitude não tem efeito. O relatório preliminar que eu tenho é que seria uma morte súbita. A morte súbita, segundo o médico da seleção (boliviana), pode acontecer em qualquer lugar e sob qualquer circunstância, com uma pessoa jovem ou uma pessoa mais idosa – justificou Salinas, à emissora “ATB”.

O árbitro Víctor Hugo Hurtado, de 32 anos, caiu desacordado no início do segundo tempo e foi levado a um hospital local. Porém, a tentativa de reanimá-lo foi sem êxito A partida, que estava empatada em 0 a 0 na hora do episódio, continuou até o apito final, e o Always Ready goleou por 5 a 0.

– A Federação já tomou a iniciativa de convidar quatro profissionais especialistas no assunto para que emitam um relatório muito clínico, muito médico sobre o falecimento do professor Hurtado. O relatório certamente demorará cerca de 10 dias, mas assim vamos evitar qualquer tipo de especulação – declarou César Salinas.
Árbitro Víctor Hugo Hurtado faleceu após sofrer infarto durante partida da primeira divisão boliviana — Foto: Juan Carlos Usnayo/AFP
Árbitro Víctor Hugo Hurtado faleceu após sofrer infarto durante partida da primeira divisão boliviana — Foto: Juan Carlos Usnayo/AFP

Árbitros do país reivindicam seguro de vida
Após a morte de Víctor Hurtado, o presidente da Associação Boliviana de Árbitros de Futebol (ABAF), Víctor Hugo Chambi, disse que solicitará à federação local a implementação de um seguro médico e de vida a todos da categoria. No país, os árbitros fazem controles médico anuais, que são custeados por eles mesmos.

– Não temos nenhum tipo de respaldo. Já havia falado com os dirigentes da FBF para que nos proporcionem um seguro médico e de vida. Agora, diante da morte de um companheiro, faremos que nos dê o desejado seguro – declarou Chambi, em entrevista coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário