segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Inter será denunciado no TJD por briga de torcidas, diz procurador

Torcedores colorados entraram em conflito na tarde deste domingo, no Antônio David Farina. Como partida ficou parada, clube pode, inclusive, perder mando de campo





O Inter poderá ser punido pela briga de suas torcidas durante o empate em 1 a 1 com o Veranópolis, neste domingo, no jogo de abertura do Gauchão. Assim que sair a súmula da partida, O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS) oferecerá denúncia contra o clube, antecipa o procurador Alberto Franco. 
A Procuradoria ainda aguarda a súmula do árbitro Daniel Soder. Porém, as imagens deixam claro o episódio (veja o vídeo acima). E, conforme Alberto Franco, o Colorado deve ser denunciado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê perda de mando de campo de um a 10 jogos, em caso de punição. 
– É preciso esperar a súmula. Aí se oferece as provas e a denúncia. O Inter será denunciado. 

A briga generalizada no espaço destinado à torcida do Inter no Estádio Antônio David Farina, em Veranópolis, interrompeu a abertura do Gauchão 2017 ainda no primeiro tempo do duelo entre VEC x Inter neste domingo. Alguns torcedores trocaram chutes e socos na arquibancada e também arremessaram pedras durante a confusão. Há ocorrência de feridos.
O relógio apontava 18 minutos de partida quando iniciou a pancadaria nas arquibancadas do Antônio David Farina entre torcedores das organizadas do Inter, Camisa 12 e Popular. Durante a confusão, os torcedores trocaram chutes, socos e arremessaram pedras uns nos outros. Algumas pessoas ficaram feridas e receberam atendimento médico dentro do campo. 

Em um primeiro momento, os ânimos pareciam arrefecer, mas a briga continuou e ficou mais violenta. Uma parte dos torcedores envolvidos na confusão começou a empunhar pedras e arremessá-las contra os "rivais", que devolviam. O árbitro Daniel Soder decidiu interromper o jogo até que a tropa de choque da Brigada Militar conseguisse resolver a situação. Situação pode agravar a denúncia colorada, diz Franco.
– Como houve a paralisação da partida, os auditores analisam a pena. Isso pode ocorrer perda de campo, mas veremos o que há de prova, as medidas tomadas, responsabilização de torcedores. Foram 17 minutos parados. É muito tempo – completou o procurador.

Segundo a Brigada Militar de Veranópolis, de 30 a 35 torcedores foram detidos. No lado de fora do estádio, a polícia teve de agir para evitar mais confrontos. Torcedores da Camisa 12 foram retirados do estádio e escoltados até a saída da cidade ainda durante o jogo.  

Em nota divulgada após a partida, o Inter diz "lamenta profundamente o episódio" e diz que já iniciou a identificação dos torcedores envolvidos. O clube também suspendeu preventivamente todas as torcidas organizadas envolvidas na briga. 

A íntegra da nota do Inter
"O Sport Club Internacional lamenta profundamente os fatos ocorridos na partida de hoje na cidade de Veranópolis, os quais não são dignos do verdadeiro torcedor colorado. A identificação de todos os envolvidos já foi iniciada no próprio local da partida e continuará no decorrer dos próximos dias. As medidas de sanção serão imediatamente adotadas de forma independente dos pertinentes procedimentos no âmbito criminal por meio da promotoria especializada. A suspensão preventiva de todas as torcidas organizadas envolvidas terá início a partir da publicação dessa nota.
Aproveitamos para agradecer aos colorados que estiveram hoje em Veranópolis e apoiaram o time durante nosso primeiro compromisso oficial de 2017. Será uma temporada em que mais uma vez estaremos juntos em busca do principal objetivo que é recolocar o Inter em seu devido lugar.
Quarta-feira, data do nosso primeiro jogo em casa, lugar de colorado é no Beira-Rio!
Torcedores do Inter brigam em Veranópolis (Foto: Reprodução / RBS TV)Torcedores do Inter brigam em Veranópolis (Foto: Reprodução / RBS TV)


Policiais lançam spray de pimenta em torcedores colorados  (Foto: Reprodução / RBS TV)Policiais lançam spray de pimenta em torcedores colorados (Foto: Reprodução / RBS TV)
Torcedor é atingido por pedrada durante Veranópolis x Inter  (Foto: Reprodução / RBS TV)Torcedor é atingido por pedrada durante Veranópolis x Inter (Foto: Reprodução / RBS TV)
D'Alessandro conversa com torcedores durante briga (Foto: Reprodução / RBS TV)D'Alessandro conversa com torcedores durante briga (Foto: Reprodução / RBS TV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário