quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Atleta de Clube Paulista sofre Parada Cardiaca e fica Afastado do futebol por seis meses

Lateral segue internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Emcor (Emergência do Coração), em Piracicaba, sem risco de morte, mas com a carreira ameaçada

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, o departamento médico do XV 
de Piracicaba confirmou que o lateral-direito Canavarros foi vítima de uma parada
 no gramado do Barão da Serra Negra. O atendimento de uma equipe treinada para tal situação, ainda no estádio, foi essencial para garantir a sobrevivência do jogador. 
A projeção é que ele fique afastado dos gramados por seis meses para tratar do problema. 
Canavarros segue internado e respirando com auxílio de aparelhos na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Emcor (Emergência do Coração), em Piracicaba, porém, sem risco de morrer. 

– Ele sofreu uma parada cardíaca. Não foi aqui no campo, pois quem atendeu o jogador estava capacitado. No momento do ocorrido, ele tinha pulso. Ligamos para Samu e Corpo Bombeiros, mas iriam demorar e levamos ele à Santa Casa com carro particular, pois fica a dois ou três minutos do Barão. Chegando lá, o atleta encontrava-se em parada cardíaca – disse o diretor do departamento médico do clube, o doutor José Roberto Alleoni.
Rafael Salvador José Roberto Alleoni XV de Piracicaba Nhô Quim (Foto: Guto Marchiori)Raphael Salvador e José Roberto Alleoni falaram sobre a situação do jogador do Nhô Quim (Foto: Guto Marchiori)
Com o atleta entubado, Alleoni disse que no momento é preciso aguardar de 12h a 36h nestas condições para o que os especialistas chamam de "economia do coração e cérebro".

– Chegando lá (na Santa Casa) foi feito todo o procedimento necessário para reanimá-lo. Procedimento de emergência. Ficou um tempo com o coração parado. Conversando com os colegas do Emcor, o coração encontra-se normal, sem lesão. Ele está entubado, o que é o procedimento correto de 12h a 36h depois do ocorrido para o que chamamos de economia do coração e cérebro. Após isso, os cardiologistas vão avaliar – completou Alleoni.
Heitor e Canavarros reforços XV de Piracicaba (Foto: Eduardo Castellari / XV de Piracicaba)Canavarros permanece internado no Emcor
(Foto: Eduardo Castellari / XV de Piracicaba)
Mesmo sem qualquer lesão no coração, Canavarros está afastado de qualquer tipo de atividade física pelos próximos seis meses. O cardiologista Raphael Salvador, que também é médico do XV, disse que não há uma explicação para o ocorrido com o jogador e que isso pode acontecer mesmo que nada de diferente seja detectado nos exames médicos. 
O Nhô Quim garante que o lateral foi aprovado nas avaliações clínicas e físicas padrões antes da assinatura do contrato. 

– Não existe explicação. Pode acontecer com qualquer pessoa. Esse risco existe em todo atleta. O importante foi o procedimento. Estávamos treinados e ele encontra-se com vida graças à essa equipe. Se não tivéssemos treinados, ele teria ido a óbito. Agora, existe um procedimento médico para a recuperação. Primeiro é pensar no ser humano. Depois iremos pensar na sequência do tratamento. Pelo menos são seis meses sem atividade física – disse Salvador.

Revelado nas categorias de base do Santos, clube pelo qual foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2014, Canavarros ainda acumula passagem por Grêmio e Inter de Lages. Neste último, ele disputou a Série D do Brasileiro no ano passado e chamou a atenção do XV. O jogador tem vínculo, por empréstimo, com o Alvinegro até o fim do Paulistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário