quinta-feira, 29 de março de 2018
Com aproveitamento de apenas 14%, Seedorf sofre no comando do La Coruña
Clarence Seedorf sabia onde estava se metendo quando aceitou o convite para treinar o Deportivo La Coruña. Assumiu um time em queda livre, que estava há sete jogos sem vencer, na busca por uma mudança radical. Pouco mais de um mês e meio depois, a situação não só não melhorou, como conseguiu piorar. Em sete partidas sob o comando do holandês, foram três empates, quatro derrotas e aproveitamento de apenas 14%. Penúltimo colocado do Campeonato Espanhol, o La Coruña caminha a passos largos para o rebaixamento à segunda divisão.
Após a pausa para amistosos entre seleções pelo mundo, a equipe volta a campo neste domingo, às 15h45, contra o Atlético de Madrid, fora de casa. Será a oitava partida de Seedorf, que já tem o segundo pior início da história do clube. O recorde negativo é de Enrique Orizaola, que na década de 1960 só triunfou no nono jogo - antes, foram seis derrotas e dois empates.
Os números de Seedorf à frente do La Coruña:
7 jogos
0 vitória
3 empates
4 derrotas
14% de aproveitamento
2 gols marcados
9 gols sofridos
Os números são muito ruins. O aproveitamento era de 25% até a chegada de Seedorf, e com ele caiu para 14%. Nessas sete partidas com o holandês, o time marcou apenas dois gols e sofreu nove. Há críticas, claro. No entanto, o técnico está longe de ser apontado pela imprensa espanhola como um dos principais culpados pelo possível descenso.
Seedorf comanda treinamento no La Coruña (Foto: Deportivo La Coruña / Facebook oficial)
- Seedorf começou um trabalho muito bom. É uma pena que não tenha vencido dois jogos que mereceu, contra Espanyol e Levante. Mas acho que o Seedorf coloca um sistema muito ofensivo, que talvez não seja o mais adequado para dar solidez ao time. No futebol, às vezes o simples funciona - opinou o repórter Juan Yordi, do jornal espanhol "Marca".
- Até agora, ele tem intenções muito boas, mas pouco resultado. É um treinador de método, de laboratório. O trabalho em si é bom, por conta do estudo detalhado, mas ele comete erros graves por desconhecimento do elenco - analisou German Dobarro, da rádio "Cadena Cope".
Os dois jornalistas acima são setoristas do La Coruña, ou seja, cobrem o dia a dia do clube. Na opinião de ambos, a maior culpada pela crise é a diretoria, que dispensou jogadores experientes como Germán Lux, Laure e Bergantiños, e não formou um elenco equilibrado.
Os sete jogos de Seedorf:
La Coruña 0x1 Betis
Alavés 1x0 La Coruña
La Coruña 0x0 Espanyol
Getafe 3x0 La Coruña
La Coruña 1x1 Eibar
Girona 2x0 La Coruña
La Coruña 1x1 Las Palmas
Os jogadores também apoiam Seedorf. Segundo o lateral-direito Juanfran Moreno, o técnico não deixa que ninguém abaixe a cabeça e desacredite da recuperação.
- O treinador está preocupado, assim como nós. Quando o time não ganha, todos ficamos mal. É normal que o time seja criticado, mas o treinador está bem - disse Juanfran.
Técnico holandês chegou ao clube em 5 de fevereiro e ainda não venceu (Foto: Deportivo La Coruña / Facebook oficial)
Seedorf nem pensa em largar o osso. Para ele, esta é uma oportunidade de enfim conseguir emplacar como treinador. Após se aposentar como jogador no Botafogo, teve trabalhos curtos à frente do Milan, em 2014, e do Shenzhen, da China, em 2016. Quase acertou com o Atlético-PR para a temporada 2018, mas a negociação desandou. E está no La Coruña desde 5 de fevereiro. Os resultados ainda não vieram, mas o pensamento é positivo. Tanto é que ele não quer nem falar de continuidade caso o time caia para a segunda divisão, como deixou claro em entrevista ao "Marca".
- Essa questão não importa agora. Tenho contrato até 30 de junho e quero salvar o time.
"Não aceito o pensamento de que vamos cair" (Seedorf)
O Deportivo La Coruña é o 19º colocado do Espanhol, com 20 pontos. São 20 equipes no total, e os três últimos serão rebaixados. O primeiro fora da zona é o Levante, com 27 pontos. Faltam nove rodadas para o fim do campeonato.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário