quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

França inicia investigações de fraudes fiscais sobre jogadores de futebol

Procurador francês inicia inquérito com base no escândalo do "Football Leaks"

Balotelli Nice x PSG (Foto: Ian Langsdon/EFE)Futebol francês será alvo de investigação sobre fraudes fiscais (Foto: Ian Langsdon/EFE)
A França será mais um país a apertar o cerco sobre jogadores de futebol que estejam cometendo fraudes fiscais. Segundo agências de notícias, o procurador financeiro da França abriu um inquérito preliminar sobre possível lavagem de dinheiro e sonegação fiscal baseado nos artigos dos chamados "Football Leaks", vazamentos de informações que acusam grandes jogadores de usarem paraísos fiscais.
Em um comunicado divulgado nesta terça-feira, o escritório do procurador financeiro informou ter iniciado a investigação no dia 12 de dezembro e que esta se encontra nas mãos do principal escritório francês que busca conter más práticas financeiras e fiscais.
No início deste mês, um grupo de 12 organizações de notícias europeias começou a publicar os resultados de meses de investigações sobre milhões de documentos financeiros, obtidos pela revista alemã Der Spiegel e apelidados de "Football Leaks". A Comissão Europeia também irá propor uma nova legislação para coibir a sonegação fiscal no ano que vem em reação às reportagens que acusaram jogadores de destaque de recorrerem a paraísos fiscais para administrar dezenas de milhões de euros de rendimento.
Recentemente, José Mourinho e Cristiano Ronaldo tiveram que prestar esclarecimentos sobre problemas fiscais. O jogador português segue se defendendo das acusações e tenta provar sua inocência. Na França, os documentos financeiros indicam que Ángel Di María e Javier Pastore, ambos do Paris Saint-Germain, enviaram parte de seus ganhos a paraísos fiscais. Além deles, Paul Pogba, hoje no Manchester United, teria tentado esconder dinheiro nas Ilhas do Canal, a pedido de seu agente, Mino Raiola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário