Título da Chape na Sul-Americana deixa Brasil com oito representantes, sendo cinco na fase de grupos. River Plate pode se juntar ao Boca entre as maiores ausências
Confirmação do título da Chapecoense da Copa Sul-Americana no site da Conmebol (Foto: reprodução)
A Chapecoense foi o 31º time classificado para a Copa Libertadores 2017. O título da Copa Sul-Americana, confirmado pela Conmebol nesta segunda-feira, deu a ela o direito de ser o quinto clube brasileiro conhecido – de oito no total. A próxima edição do principal torneio do continente terá a presença inédita de 44 equipes. O sorteio acontece no dia 21 de dezembro, na sede da Conmebol, em Luque (Paraguai).
Desses 44 participantes, 28 entram direto na fase de grupos – sendo que 15 já garantiram tal privilégio através de seus campeonatos nacionais, além, claro, da Chapecoense e do Atlético Nacional, atual campeão da Libertadores. Os outros 16 disputarão duas fases eliminatórias, em ida e volta, para definir os quatro restantes que vão aos grupos.
A Chapecoense será um dos pelo menos cinco estreantes. Estão juntos a ela o Atlético Tucumán (Argentina), Sport Boys (Bolívia), e Zulia e Carabobo (Venezuela). Ainda há a indefinição do que fazer com as três vagas que pertenciam ao México, portanto, o número ainda pode aumentar.
No Brasil, as vagas restantes virão do campeão da Copa do Brasil (o Grêmio está em vantagem sobre o Atlético-MG) ou, em caso de título do Galo, o quinto, sexto e sétimo colocados do Brasileiro entrarão - atualmente são Atlético-PR, Botafogo e Corinthians, respectivamente.
Palmeiras está na fase de grupos da Libertadores, assim como Chapecoense, Flamengo e Santos (Foto: Marcos Ribolli)
Dentre os clubes mais tradicionais, o Boca Juniors já está fora, e o River Plate vai decidir a sua classificação na final da Copa Argentina, contra o Rosario Central, em jogo único no dia 15. O Cerro Porteño, com 38 participações (embora não tenha nenhum título), é outro já sem chances de disputar a Libertadores.
Confira todos os classificados abaixo:
Argentina (5/6)
Lanús
San Lorenzo
Estudiantes
Godoy Cruz
Atlético Tucumán
Bolívia (3/3)
Sport Boys
Jorge Wilstermann
The Strongest
Brasil (5/8)
Chapecoense
Palmeiras
Flamengo
Santos
Atlético-MG
Chile (1/4)
Universidad Católica
Colômbia (4/5)
Atlético Nacional
Independiente Medellín
Santa Fe
Millonarios
Equador (2/3)
Barcelona
Emelec
Paraguai (3/3)
Libertad
Guaraní
Olimpia
Peru (2/3)
Melgar
Sporting Cristal
Uruguai (3/3)
Peñarol
Nacional
Cerro
Venezuela (3/3)
Zamora
Zulia
Carabobo
Nenhum comentário:
Postar um comentário