A Federação Bahiana de Futebol anunciou, nesta quinta-feira (27), sua decisão sobre os incidentes ocorridos no último domingo (23), no estádio Municipal de Itapetinga, antes e durante a partida entre as Seleções de Itapetinga e Jitaúna pela rodada de volta da 3ª fase do Intermunicipal 2016. O confronto não foi concluído devido aos lamentáveis incidentes de violência, que impediram a permanência do selecionado jitaunense na praça esportiva antes mesmo da realização do segundo tempo.
A diretoria da FBF, representada pelo presidente Ednaldo Rodrigues, o vice Ricardo Lima, a diretora técnica Taíse Galvão e o presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim, reuniu presidentes e representantes das 16 Ligas Desportivas que seguem na disputa, no auditório da entidade, para relatar o caso e anunciar o desfecho, já que o confronto em questão envolve, direta ou indiretamente, outras Seleções.
A FBF se baseou no relatório do comandante da 8ª CIPM, Major PM Edmário José Britto Araújo, responsável pelo policiamento do duelo, em Itapetinga. O relatório contou com riqueza de detalhes o ocorrido, que também foi relatado pelo árbitro, na súmula do jogo.
Munida dos relatos, a diretoria da FBF entendeu que a Seleção de Jitaúna teve justo receio em prosseguir na disputa da partida, inclusive visando preservar a integridade física dos seus atletas e, de igual forma, que a Seleção de Itapetinga não pode ser punida de maneira extrema com a exclusão da competição.
Com isso, e considerando a atual orientação da legislação desportiva e também o controle que vem sendo cada vez mais exercido pelos órgãos públicos, especialmente pelo Ministério Público e a Polícia Militar, além do rigor das decisões pela Justiça Desportiva, no sentido de coibir incisivamente a violência em partidas de futebol, independentemente da natureza da competição, a entidade máxima do futebol baiano resolveu anular a partida do dia 23 de outubro, entre Itapetinga e Jitaúna, através da RDI-11/16. Desta forma, o duelo realizado até o final do primeiro tempo não produziu nenhum efeito, seja quanto ao resultado, seja quanto à aplicação de cartões aos atletas envolvidos.
A FBF designou a realização de um novo jogo entre as Seleções no próximo domingo (30), às 15h, no Estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista, com portões fechados, portanto sem a presença da torcida. Além disso, as delegações das duas Seleções estão limitadas a comparecer ao estádio com no máximo 30 integrantes, entre atletas, comissões técnicas e dirigentes. Já a imprensa esportiva que quiser fazer a cobertura da referida partida terá que solicitar credenciamento junto à FBF, através do endereço de e-mail comunicacao@fbf.org.br. Só terão acesso ao Lomanto Júnior os veículos que realizarem o credenciamento.
Com a marcação da nova partida, foi determinada, também, a suspensão dos jogos que envolvem as Seleções de Ubaitaba, Itaberaba, Itabela, Uruçuca e Santaluz pela rodada de ida das oitavas de final, anteriormente marcados para o dia 30, considerando que a programação dos mesmos depende do resultado do duelo entre Itapetinga e Jitaúna, inclusive no que diz respeito à classificação para esta fase.
No próximo domingo (30), além de Itapetinga x Jitaúna (este válido pela rodada de volta da terceira fase), acontecerão apenas os confrontos Crisópolis x Feira de Santana, Eunápolis x Santo Amaro, Ibirataia x Camamú, Buerarema x Madre de Deus e Riachão do Jacuípe x Porto Seguro. Estes já válidos pela rodada de ida das oitavas de final. As demais partidas desta fase, com confrontos a serem definidos após o final do jogo entre Itapetinga e Jitaúna, serão realizadas na próxima quarta-feira, dia 2 de novembro, com tabela a ser divulgada na próxima segunda (31).
Na oportunidade, o presidente Ednaldo Rodrigues ainda advertiu as presidências das Ligas Municipais de Itapetinga e Jitaúna, no sentido de que a FBF não aceitará a ocorrência de qualquer incidente na partida a ser realizada no próximo dia 30 de outubro, por menor que seja a sua proporção, sob pena de ambas as Seleções serem expulsas do Campeonato Intermunicipal de Futebol - Edição 2016 e de ficar excluídas também do certame do ano vindouro.