segunda-feira, 4 de julho de 2016

Atletas Olompicos da seleção cubana são detidos na Finlândia sob acusação de estupro

Oito jogadores do time que virá à Olimpíada estão em custódia na cidade de Tempere e nesta segunda-feira devem ser interrogados; polícia não revela nome dos cubanos

Oito jogadores da seleção cubana masculina de vôlei estão sob custódia em Tampere, cidade localizada na Finlândia. Os atletas são suspeitos de estupro, de acordo com a polícia local. A informação foi publicada neste domingo pela agência Reuters. Os atletas estão no país para a disputa da Liga Mundial de vôlei. Três deles foram detidos no sábado pela manhã, um no domingo pela manhã e outros quatro no domingo à tarde após o jogo contra Portugal. Nenhum dos jogadores teve sua identidade revelada. 
Seleção de vôlei masculino de Cuba, Finlândia, Liga Mundial (Foto: Divulgação/FIVB)Jogadores de Cuba em ação na Liga Mundial neste fim de semana (Foto: Divulgação/FIVB)


A polícia local não passou nenhuma outra informação sobre o caso, mas a agência STT, o incidente teria acontecido em um hotel na cidade de Tampere, onde os cubanos estão hospedados. Normalmente, a polícia finlandesa não expõe nenhum detalhe, mas o fez para evitar qualquer especulação quanto ao possível sumiço ou deserção dos cubanos. 

No jogo contra a Finlândia, no sábado, três atletas, entre 19 a 21 anos, não atuaram por já estarem detidos. No domingo, diante de Portugal, o capitão Rolando Cepeda não participou e nem esteve no ginásio. Além dele, Abrahan Alfonso Gavilan, Osmany Santiago Uriarte Mestre e Ricardo Norberto Calvo Manzano não participaram do duelo.

Joni Länsipuro, investigador responsável pelo caso, afirmou que uma das vítimas teria sido entrevistada e confirmado o estupro. Assim, é provável que até a terça-feira, dia 5, a polícia decida pela prisão formal dos jogadores.

- Essa é uma questão que ainda não foi fechada. Quando o promotor chegar para trabalhar na segunda-feira, vamos fechar questão. É muito provável que eles não deixem a Finlândia na segunda-feira conforme planejaram - disse Joni.

A equipe de vôlei masculino de Cuba volta aos Jogos Olímpicos e está no Grupo B, ao lado de Polônia, Rússia, Argentina, Irã e Egito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário