terça-feira, 20 de outubro de 2015
Fifa mantém eleição para 26 de fevereiro
A Fifa confirmou nesta terça-feira que a próxima eleição para presidente da entidade será mesmo no dia 26 de fevereiro do ano que vem. O que significa que o prazo de inscriçnao para as candidaturas será mantido para 26 de outubro deste ano. A decisão foi tomada nesta terça-feira, em reunião de emergência do Comitê Executivo da entidade.
O encontro de emergência foi convocado após o Comitê de Ética ter suspendido por 90 dias o presidente Joseph Blatter, o secretário-geral Jérôme Valcke e o vice-presidente Michel Platini - que também é presidente da Uefa e é o principal candidato a suceder Blatter. Na ausência do suíço, o presidente interino será Issa Hayatou, presidente da Confederação Africana de Futebol.
Por enquanto, os únicos candidatos declarados - além do ex-jogador francês - são o Príncipe Ali Bin Al-Hussein, da Jordânia, e o ex-jogador brasileiro Zico. Ali foi o candidato derrotado por Blatter na última eleição, em 29 de maio, e vai tentar concorrer de novo. Zico tenta viabilizar sua candidatura, mas ainda não tem - e nada indica que terá - o apoio de cinco federações nacionais necessários para se inscrever no pleito.
A decisão da Fifa deixa aberta a situação de Michel Platini. Assim como Blatter e Valcke, ele está suspenso de "qualquer atividade relacionada a futebol", mas conseguiu inscrever sua candidatura antes de ter sido punido. O francês recorreu da punição, mas o resultado de seu recurso ainda não foi julgado.
Os europeus querem que o Comitê de Ética resolva a situação de Platini ainda nesta semana - até para poder promover outra candidatura caso o francês não possa concorrer. No entanto, o porta-voz da câmara investigatória do comitê informou ao blog por email que o "processo de decisão" sobre a candidatura do francês não começará antes do dia 26.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário