Após 0 a 0, campeões sul-americanos torciam por dois resultados, mas goleada dos anfitriões tirou chance dos argentinos passarem como um dos terceiros colocados
A seleção sub-20 da Argentina está fora do Mundial da Nova Zelândia. O time campeão sul-americano não passou de um empate por 0 a 0 com a Áustria em partida disputada nesta sexta-feira em Wellington e se despediu da competição. O resultado, que classificou os austríacos para as oitavas de final, deixou os argentinos com apenas dois pontos no Grupo B e precisando de igualdades nos duelos Myanmar x Nova Zelândia (Grupo A) e Senegal x Catar (que se enfrentam à noite pelo C) para passarem como um quatro melhores terceiros colocados. A goleada dos neozelandeses por 5 a 1, porém, jogou por terra essa possibilidade.
O duelo em Wellington começou com os austríacos no ataque, em uma clara intenção inicial de matar o direto rival pela classificação. Em menos de dez minutos, o time europeu chegou três vezes com força, mas a primeira investida dos argentinos só não abriu o placar porque um tiro certeiro de Nicolas Tripichio foi salvo involuntariamente pelo companheiro Giovanni Simeone. Devidamente com o passaporte carimbado, a Áustria terminou a etapa inicial atrás de Gana (que derrotou Panamá por 1 a 0 e ficou em primeiro na chave), pegando na próxima o segundo posicionado do F (Honduras, Fiji ou Uzbequistão). Os ganeses, por sua vez, duelarão com o terceiro do A, C ou D.A Argentina apostava nos contragolpes, como aos 20 minutos, quando Tino Casali fez ótima defesa após arremate de Ángel Correa. O lance acendeu o time comandado por Humberto Grondona, que chegou a marcar duas vezes, porém em jogadas corretamente invalidades pela arbitragem, assinalando impedimento. Aos 40, novamente Tripichio obrigou o goleiro austríaco a praticar outra boa defesa e manter o zero no marcador.
Aproveitando-se do recuo excessivo do adversário, a equipe sul-americana seguia pressionando e por muito pouco não fez 1 a 0 nos acréscimos. Simeone recebeu um lindo passe de letra feito por Correa e finalizou para nova grande intervenção de Casali. O filho de Diego Simeone pegou a sobra, mas o tiro foi desviado, saindo rente ao poste direito.
Com a vaga no bolso, os austríacos fizeram a festa em Wellington (Foto: AP)
A blitz argentina seguiu na segunda etapa, fazendo com que o bom goleiro austríaco se tornasse o destaque do jogo. Na base do abafa, o campeão sul-americano não conseguiu vencer o forte bloqueio adversário e amargou o 0 a 0 que acabou sendo fatal para seu destino na competição, adiando o sonho do heptacampeonato (venceu em 1979/95/97/2001/05/07).
GANA BATE PANAMÁ E SE CLASSIFICA EM PRIMEIRO
Com um gol de Emmanuel Boateng aos 37 minutos do segundo tempo, a seleção de Gana superou Panamá em Auckland e garantiu passagem para as oitavas de final como a primeira colocada do Grupo B. Os ganeses, que venceram os argentinos por 3 a 2, somaram sete pontos, dois a mais que a Áustria, segunda colocada e também classificada.
O empate já servia para Gana, que escapou se sofrer a igualdade no último minuto, quando Fidel Escobar perdeu um pênalti para o Panamá. Os panamenhos, no entanto, só evitariam a eliminação caso virassem o marcador e vencessem o selecionado africano.
Boateng deu a vitória e a classificação à brava seleção de Gana (Foto: EFE)
NOVA ZELÂNDIA GOLEIA E FICA NA TORCIDA
Depois de sofrer um gol aos 28 minutos do primeiro tempo, a seleção da Nova Zelândia reagiu de forma irresistível e goleou Myanmar por 5 a 1 em Wellington, fechando a fase de grupos em 3º no A com quatro pontos. Além de manter os neozelandeses com chances de classificação, o resultado mandou a poderosa Argentina (3ª do B) mais cedo para a casa. Noah Billingsley, Monty Patterson, Joel Stevens, Sam Brotherthon e Clayton Lewis foram os goleadores dos locais, enquanto Aung Thu abriu a contagem para os birmaneses.
E a vaga pode vir já à noite, quando Senegal (um ponto) encara o Catar (não pontuou ainda) em Hamilton pelo C. Vitória catari, empate ou até mesmo triunfo senegalês por menos de quatro gols de diferença já valerá para o selecionado anfitrião, que passou de menos quatro para zero no saldo de gols e ganhou corpo no critério de desempate que poderá ser decisivo para a classificação
E a vaga pode vir já à noite, quando Senegal (um ponto) encara o Catar (não pontuou ainda) em Hamilton pelo C. Vitória catari, empate ou até mesmo triunfo senegalês por menos de quatro gols de diferença já valerá para o selecionado anfitrião, que passou de menos quatro para zero no saldo de gols e ganhou corpo no critério de desempate que poderá ser decisivo para a classificação
O gol de empate foi o início da goleada neozelandesa (Foto: AP)
UCRÂNIA FICA NO TOPO DO GRUPO A
Deu Ucrânia na partida que decidia a liderança do Grupo A. Com três gols de Viktor Kovalenko na segunda etapa, os ucranianos derrotaram os Estados Unidos por 3 a 0 e confirmaram sua presença nas oitavas de final. Entrando em campo já classificados, os americanos perderam os 100% de aproveitamento, terminando a etapa com seis pontos, um a menos que o rival.
Na próxima fase, a Ucrânia pegará o terceiro colocado de C, D ou E, enquanto o EUA medirá forças com o segundo do C (Colômbia ou Senegal).
Na próxima fase, a Ucrânia pegará o terceiro colocado de C, D ou E, enquanto o EUA medirá forças com o segundo do C (Colômbia ou Senegal).
A vitória sacramentou a passagem da seleção da Ucrânia em primeiro lugar do A (Foto: EFE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário