sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Tensão e vaga: Gana bate anfitrião em jogo marcado por revolta da torcida

Torcida de Guiné Equatorial não aceita derrota por 3 a 0 e atira objetos nos adversários. Ganeses avançam e pegam a Costa do Marfim na final da Copa Africana

A habitual festa e alegria de todas as torcidas dos países da África deu lugar a um clima de tensão e muita confusão na semifinal entre Gana e Guiné Equatorial, pela semifinal da Copa Africana de Nações. Dentro de campo, os ganeses não deixaram dúvidas e derrotaram a seleção da casa por 3 a 0, com gols de Jordan Ayew, Mubarak e André Ayew. No final da etapa complementar, os torcedores da equipe anfitriã não aceitou o placar e arremessou objetos contra os adversários, interrompendo o jogo por aproximadamente 40 minutos.
Com o resultado confirmado, Gana encara a Costa do Marfim na final do torneio, no domingo, às 17h (de Brasília). No sábado, às 14h, Guiné e RD Congo decidem o terceiro lugar.
Kwesi Appiah, Gana X Guine (Foto: Agência EFE) 
Appiah comemora com a camisa de Gana: jogador sofreu um pênalti e deu uma assistência 
(Foto: Agência EFE)

Na batida dos irmãos Ayew
Jogando dentro de casa e com o apoio dos torcedores, Guiné entrou na partida com vontade, mas aos poucos foi sofrendo com o bom toque de bola do adversário. Com mais posse de bola, Gana dominou o meio-campo e criou as principais chances do primeiro tempo. Mas os gols saíram apenas no fim. Aos 41 minutos, Appiah foi derrubado pelo goleiro Ovono dentro da grande área. Pênalti, cobrado com categoria por Jordan Ayew: 1 a 0. Cinco minutos depois, Mubarak aproveitou contra-ataque rápido e ampliou. 
Os donos da casa voltaram para a etapa complementar com a necessidade de sair para o jogo. Com muito nervosismo, a partida ganhou clima tenso, com divididas mais ríspidas. Aos 30 minutos, André Ayew definiu a classificação para final. Appiah recebeu lançamento na esquerda, levou a melhor na dividida com o goleiro e rolou para o camisa 10 tocar para o fundo do gol: 3 a 0.
Revoltados, os torcedores de Guiné Equatorial atiraram garrafas de água e outros objetos na torcida adversária, obrigando o policiamento a deslocar os ganeses para dentro do gramado. A partida ficou paralisada por cerca de 40 minutos, com os fãs ainda exaltados. O jogo foi reiniciado e o placar não sofreu alterações.
Ghana e Guiné - policiais nas arquibancadas (Foto: AFP) 
Policiais tentam conter torcedores de Guiné Equatorial 
após terceiro gol de Gana na Copa Africana (Foto: AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário