Rubro-Negro e Tricolor passaram mais da metade do Brasileiro no Z-4. Torcida Vitória sofre com a quarta queda desde 2004, ano do último rebaixamento do Bahia
Bahia e Vitória polarizam as atenções futebolísticas na
Bahia. A rivalidade entre os lados tricolor e rubro-negro é uma das maiores do Brasil.
Misturar a paleta de cores é quase uma heresia na terra cercada de mistérios e
crenças religiosas. Convivem quase como o ying e o yang, cada qual sendo seu
próprio bem e tendo o rival como o mal maior. Mas, no fundo, cada torcedor tem
a consciência de que sem aquele para chamar de rival, nada seria. É dúbio, mas
é verdade. As duas estrelas do Bahia não brilhariam tanto sem a contestação e a
ânsia rubro-negra. O Barradão não seria alçado ao grau de alçapão se não sem o
terror que gera nos tricolores. Um precisa do outro e é assim que, mais uma
vez, os dois deixam a elite do futebol nacional.
Grandes rivais, normalmente, vivem em momentos similares
aos da gangorra. O movimento
funciona basicamente como o brinquedo infantil. Enquanto um está em cima, em
fase boa, o outro se arrasta na dor e no sofrimento da crise. Não foram poucas
as vezes que rubro-negros e tricolores subiram e desceram ao ritmo da gangorra.
Mas em 2014 o eixo parece ter sido retirado e as duas pontas da madeira
penderam em direção ao chão.
Vitória passou 20 rodadas na zona de rebaixamento da Série A (Foto: Reprodução)
O rebaixamento da dupla Ba-Vi é o ponto mais baixo de um Brasileiro
vivido na parte inferior da tabela. Tanto um quanto o outro passaram mais da
metade da competição entre os quatro últimos colocados. O gráfico do desempenho
da dupla é bem similar. Uma leve ascensão nas primeiras rodadas, seguida de uma
queda vertiginosa e, na sequência, ondas similares a um eletrocardiograma
sempre nas últimas colocações.
Bahia passou 22 rodadas na zona de rebaixamento do Vitória (Foto: Reprodução)
Dos dois, o Bahia foi quem mais esteve no Z-4. Foram 22
rodadas (incluindo a derradeira) como um dos quatro piores times do
Brasileiro - sendo uma na lanterna. A melhor posição foi um quarto lugar na quarta
rodada. O Rubro-Negro, por sua vez, figurou na zona maldita em 20 rodadas -
sendo cinco na lanterna. O ápice do gráfico de desempenho foi na terceira
rodada, quando o time esteve na nona colocação.
De 2004
a 2014: quarto rebaixamento do Leão
O sentimento de frustração pela queda de uma divisão para outra não é novidade para o torcedor do Vitória. Principalmente nos últimos anos. Com o descenso de agora, o time baiano chegou à incrível marca de quatro rebaixamento desde 2004 - sendo que três da Primeira para a Segunda Divisão.
A primeira vez que o torcedor do Leão sentiu o gosto
amargo da queda foi em 1991. Naquela oportunidade, o Rubro-Negro foi o último
entre os 20 clubes que disputaram a competição. Foram apenas 12 pontos em 19
jogos disputados. A volta à Primeira Divisão aconteceu no ano seguinte e o Leão
seguiu na Série A de 1993 até 2004, quando foi o penúltimo colocado com 48
pontos em 46 jogos.
Caso vencesse o Santos, Vitória escaparia da queda para a Série B
(Foto: Felipe Oliveira / Getty Images)
Desta vez, ao invés da imediata recuperação, novo
sofrimento. Quando tinha tudo para escapar de uma nova degola, o Vitória foi
rebaixamento mais uma vez e teve como destino a Série C. O retorno à Primeira Divisão aconteceu em 2008
e o Leão se manteve por lá até 2010, quando mais uma vez enfrentou a gangorra das
divisões. O time retornou à elite na edição de 2013 e, após dois anos, tem sua queda
confirmada mais uma vez.
O
reencontro com a queda
O Bahia não sabia o que era ser rebaixado desde 2005. Foi naquele ano a última vez que o Tricolor sofreu um descenso no Campeonato Brasileiro. Na época, o sofrimento foi pela ida da Série B para a Série C, de onde só saiu sete anos depois. Antes disso, o Tricolor havia sido rebaixado em 2003, quando terminou o Brasileiro na última colocação com só 46 pontos ganhos em 46 jogos disputados.
O rebaixamento anterior havia acontecido em 97. Foram 26
pontos em 25 jogos e o 23º lugar no campeonato que havia sido disputado por 26
clubes e caíram quatro. Ali, a torcida tricolor conhecia, pela primeira vez o
sabor de ver o time sofrer o descenso em uma competição nacional.
Tricolor foi derrotado pelo Coritiba, no Couto Pereira, neste domingo
(Foto: Heuler Andrey / Getty Images)
Nenhum comentário:
Postar um comentário