segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Após temporada de fracassos, Bahia e Vitória fecham 2014 abraçados na dor

Rubro-Negro e Tricolor passaram mais da metade do Brasileiro no Z-4. Torcida Vitória sofre com a quarta queda desde 2004, ano do último rebaixamento do Bahia

Bahia e Vitória polarizam as atenções futebolísticas na Bahia. A rivalidade entre os lados tricolor e rubro-negro é uma das maiores do Brasil. Misturar a paleta de cores é quase uma heresia na terra cercada de mistérios e crenças religiosas. Convivem quase como o ying e o yang, cada qual sendo seu próprio bem e tendo o rival como o mal maior. Mas, no fundo, cada torcedor tem a consciência de que sem aquele para chamar de rival, nada seria. É dúbio, mas é verdade. As duas estrelas do Bahia não brilhariam tanto sem a contestação e a ânsia rubro-negra. O Barradão não seria alçado ao grau de alçapão se não sem o terror que gera nos tricolores. Um precisa do outro e é assim que, mais uma vez, os dois deixam a elite do futebol nacional.
Grandes rivais, normalmente, vivem em momentos similares aos da gangorra. O movimento funciona basicamente como o brinquedo infantil. Enquanto um está em cima, em fase boa, o outro se arrasta na dor e no sofrimento da crise. Não foram poucas as vezes que rubro-negros e tricolores subiram e desceram ao ritmo da gangorra. Mas em 2014 o eixo parece ter sido retirado e as duas pontas da madeira penderam em direção ao chão.
Vitória passou 20 rodadas na zona de rebaixamento da Série A (Foto: Reprodução) 
Vitória passou 20 rodadas na zona de rebaixamento da Série A (Foto: Reprodução)

O rebaixamento da dupla Ba-Vi é o ponto mais baixo de um Brasileiro vivido na parte inferior da tabela. Tanto um quanto o outro passaram mais da metade da competição entre os quatro últimos colocados. O gráfico do desempenho da dupla é bem similar. Uma leve ascensão nas primeiras rodadas, seguida de uma queda vertiginosa e, na sequência, ondas similares a um eletrocardiograma sempre nas últimas colocações.
Bahia passou 22 rodadas na zona de rebaixamento do Vitória (Foto: Reprodução) 
Bahia passou 22 rodadas na zona de rebaixamento do Vitória (Foto: Reprodução)

Dos dois, o Bahia foi quem mais esteve no Z-4. Foram 22 rodadas (incluindo a derradeira) como um dos quatro piores times do Brasileiro - sendo uma na lanterna. A melhor posição foi um quarto lugar na quarta rodada. O Rubro-Negro, por sua vez, figurou na zona maldita em 20 rodadas - sendo cinco na lanterna. O ápice do gráfico de desempenho foi na terceira rodada, quando o time esteve na nona colocação. 
De 2004 a 2014: quarto rebaixamento do Leão

O sentimento de frustração pela queda de uma divisão para outra não é novidade para o torcedor do Vitória. Principalmente nos últimos anos. Com o descenso de agora, o time baiano chegou à incrível marca de quatro rebaixamento desde 2004 - sendo que três da Primeira para a Segunda Divisão.
A primeira vez que o torcedor do Leão sentiu o gosto amargo da queda foi em 1991. Naquela oportunidade, o Rubro-Negro foi o último entre os 20 clubes que disputaram a competição. Foram apenas 12 pontos em 19 jogos disputados. A volta à Primeira Divisão aconteceu no ano seguinte e o Leão seguiu na Série A de 1993 até 2004, quando foi o penúltimo colocado com 48 pontos em 46 jogos. 
Vitoria x Santos, Thiago Ribeiro (Foto: Felipe Oliveira / Getty Images) 
Caso vencesse o Santos, Vitória escaparia da queda para a Série B
 (Foto: Felipe Oliveira / Getty Images)

Desta vez, ao invés da imediata recuperação, novo sofrimento. Quando tinha tudo para escapar de uma nova degola, o Vitória foi rebaixamento mais uma vez e teve como destino a Série C.  O retorno à Primeira Divisão aconteceu em 2008 e o Leão se manteve por lá até 2010, quando mais uma vez enfrentou a gangorra das divisões. O time retornou à elite na edição de 2013 e, após dois anos, tem sua queda confirmada mais uma vez. 
O reencontro com a queda

O Bahia não sabia o que era ser rebaixado desde 2005. Foi naquele ano a última vez que o Tricolor sofreu um descenso no Campeonato Brasileiro. Na época, o sofrimento foi pela ida da Série B para a Série C, de onde só saiu sete anos depois. Antes disso, o Tricolor havia sido rebaixado em 2003, quando terminou o Brasileiro na última colocação com só 46 pontos ganhos em 46 jogos disputados.
O rebaixamento anterior havia acontecido em 97. Foram 26 pontos em 25 jogos e o 23º lugar no campeonato que havia sido disputado por 26 clubes e caíram quatro. Ali, a torcida tricolor conhecia, pela primeira vez o sabor de ver o time sofrer o descenso em uma competição nacional.
Coritiba x Bahia, Alex (Foto: Heuler Andrey / Getty Images) 
Tricolor foi derrotado pelo Coritiba, no Couto Pereira, neste domingo 
(Foto: Heuler Andrey / Getty Images)

A diferença entre as duas equipes é que o Vitória não chegou a passar mais do que três anos longe da elite nacional. O Bahia, por sua vez, só conseguiu dois acessos dentro de campo. Em 2007 quando saiu da Série C e em 2010 ao retornar à elite. Neste período, foram sete anos longe da Primeira Divisão. Após a queda de 97, o Tricolor voltou a disputar o topo do futebol nacional, mas graças à manobra feita para a criação da Copa João Havelange.

Nenhum comentário:

Postar um comentário