Artigo 213 do CBJD prevê perda de mando de campo e multa em caso de infração comprovoda (Foto: Reprodução \CJBD)
O incidente que chamou maior atenção durante o clássico aconteceu aos 41 minutos do primeiro tempo, logo após o segundo gol marcado pelo Atlético-MG, quando explosivos e sinalizadores foram utilizados na parte inferior das arquibancadas, na divisão das torcidas. Segundo a súmula do árbitro, os artefatos partiram de torcedores dos dois lados, versão defendida também pela Polícia Militar. Os policiais também tiveram de agir em outras duas situações no clássico: o ônibus com a delegação do Atlético-MG foi alvo de latinhas e objetos atirados por vândalos na chegada do time ao estádio, fato que gerou indignação dos jogadores alvinegros; além de uma bar, dentro do Mineirão, que foi danificado depois de um confronto envolvendo organizadas.
De acordo com a Minas Arena, consórcio que administra o Mineirão, cerca de 100 cadeiras foram quebradas em diversos setores do estádio. O centro de controle da PM, dentro do estádio, analisou as imagens da confusão e confirmou que os problemas teriam sido causados por torcedores das duas equipes. O Cruzeiro informou que só irá se pronunciar quando for denunciado. O clube está recolhendo imagens, vídeos e depoimentos para formular a defesa, caso seja necessário.
Sinalizadores foram utilizados pelas torcidas, segundo a Polícia Militar (Foto: Rafael Araújo)
PuniçãoO clássico do último domingo entre Cruzeiro e Atlético terminou com seis torcedores processados devido aos tumultos e brigas. Eles foram encaminhados à delegacia do Mineirão e, na sequência, direcionados ao Juizado Especial Criminal. Foi proposto a quatro deles, por não terem antecedentes criminais, a transação penal, que os proíbe de frequentar estádios de futebol por quatro meses. Três aceitaram. A Justiça definirá a situação de um quarto torcedor que não concordou com os termos. Será realizada uma audiência com outros dois detidos, um que estava embriagado e não teve condições de compreender a proposta, e outro, que não foi possível levantar os antecedentes criminais do mesmo.
Nesta terça-feira, a Polícia Civil de Minas Gerais informou que deteve um homem suspeito de envolvimento na tentativa de homicídio de quatro torcedores atleticanos, antes do clássico. O homem estaria ligado a uma organizada do Cruzeiro. A Polícia chegou até o rapaz por meio de imagens de câmeras de segurança, que ajudaram a identificá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário