quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Morre o paraguaio Nicolás Leoz, ex-presidente da Conmebol

O paraguaio Nicolás Leoz, ex-presidente da Conmebol, faleceu nesta quarta-feira, em Assunção, após sofrer um infarto, segundo informações da imprensa paraguaia. Leoz tinha 90 anos e estava internado no Sanatorio Migone, hospital de sua propriedade, na capital paraguaia.

Nicolás Leoz ex-presidente da Conmebol indiciado Fifa — Foto: REUTERS/Jorge Adorno
Nicolás Leoz ex-presidente da Conmebol indiciado Fifa — Foto: REUTERS/Jorge Adorno

Ainda de acordo com o ABC Color, o estado de saúde de Leoz estava piorando devido a um linfoma cancerígeno detectado recentemente. Debilitado, o ex-dirigente não resistiu a um infarto.

Presidente da Conmebol entre 1986 e 2013, Leoz foi acusado de diversos crimes de corrupção no Caso Fifa, deflagrado em maio de 2015 e que resultou na prisão de alguns dos mais importantes dirigentes de futebol da Conmebol e da Concacaf.


Leoz passou os últimos anos em prisão domiciliar no Paraguai, com problemas de saúde. Desde 2015, os Estados Unidos pediam sua extradição a autoridades paraguaias, mas o ex-presidente da Conmebol conseguiu permanecer no país graças a recursos judiciais.

Por influência de Leoz, a sede da Conmebol, em Luque, zona metropolitana de Assunção, virou território diplomático, onde a polícia e o Ministério Público paraguaios não tinham acesso. Essa situação só mudou em 2016, devido ao Caso Fifa.

Nicolás Leoz dá nome ao estádio do Libertad, clube do qual foi presidente entre 1968 e 1971. Depois, o dirigente foi presidente da antiga Liga Paraguaia de Futebol (atual Associação Paraguaia de Futebol), de 1971 a 1986, quando assumiu o comando da Conmebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário