sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Opinião: adeus de Danilo simboliza o fim de uma era no Corinthians

Hoje, 29 de novembro de 2018, Danilo ou Zidanilo, para os mais íntimos, deu sua última entrevista coletiva como jogador do Corinthians.

Foram nove anos de Corinthians. Nove anos com seu jeito tranquilo, discreto, no caminho contrário ao estereótipo criado de um jogador de futebol dos anos 2000.

Danilo é o jogador raiz, um dos maiores símbolos da década vencedora do Corinthians. Chegou em 2010, contratado como presente do centenário do clube para a torcida, mas me lembro bem.

Quando chegou, ao lado de Roberto Carlos, Iarley, Tcheco e Ralf, Danilo não foi unanimidade. Mesmo depois do sucesso que fez no rival São Paulo, entre 2004 e 2006, ele ainda era questionado por parte da torcida.
Danilo é homenageado após o treino desta quinta-feira — Foto: Daniel Augusto Jr / Ag Corinthians

Danilo é homenageado após o treino desta quinta-feira — Foto: Daniel Augusto Jr / Ag Corinthians

Muitos torcedores se incomodavam com aquela jogada clássica dele, de levar a bola até a linha de fundo, cortar o defensor para cruzar de direta ou cortar novamente pra cruzar de esquerda, isso foi motivo de crítica no início.

Até a falta de entendimento tático de parte dos torcedores era refletida nessas críticas. Não havia compreensão da função tática do Danilo. Quantas vezes o torcedor corintiano não perguntou:

– Ele é meio-campo ou atacante?

Ou resmungou:

– Ah, ele é muito lento!

Aos poucos, com gols e inúmeras assistências importantes, e claro, sem muitas declarações midiáticas, Danilo conquistou toda torcida. Hoje, é, com certeza um dos ídolos da história do Corinthians.


Foram nove anos, e eu me esforcei pra lembrar de uma história de atrito entre Danilo e a torcida, mas não fui capaz.

São oito títulos, gols importantíssimos, participações em gols inesquecíveis, como o primeiro gol da final da Libertadores de 2012 ou o gol que classificou o Corinthians para a final, contra o Santos, no Pacaembu, ou até o gol da final do Mundial, que saiu depois da jogada do Paulinho e do chute dele.

Como não lembrar dos jogos que Danilo fez nos clássicos? Quando era jogador do São Paulo ou do Corinthians. Sempre decisivo. Sempre gelado e pronto pra resolver. São mais de 350 jogos pelo Corinthians, oito títulos e uma história irretocável.

Danilo faz o gol de bicicleta contra o Bahia — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Danilo faz o gol de bicicleta contra o Bahia — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Antes de finalizar, estou com o amigo e companheiro Alexandre Lozetti. Tenho a mesma opinião sobre a injustiça da seleção brasileira com Danilo. Ele é o maior jogador da história do futebol brasileiro que nunca vestiu a camisa da Seleção, mas, para uma das maiores torcidas do país, Danilo vestiu 358 vezes a camisa corintiana.

Três brasileiros, dois paulistas, uma Libertadores, um Mundial de Clubes e uma Recopa Sul-Americana. Se faltou alguma coisa nesta relação vencedora, a história de Danilo será sempre lembrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário