quarta-feira, 29 de novembro de 2017

"Prorrogação" de Ponte Preta x Vitória: veja quais os próximos passos do caso no STJD



A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) solicitou na última terça-feira que se cumpra o Regulamento Geral das Competições da CBF e que o placar da partida entre Ponte Preta e Vitória, válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro e paralisada por invasão de campo no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas quando os baianos ganhavam por 3 a 2, passe para 3 a 0 para o Leão. Isso, na prática, pode ser determinante na definição de dois dos rebaixados para a Série B do Brasileirão.
Mas o que pode acontecer? Como? Quando? Por quê? O GloboEsporte.com reúne essas e outras perguntas sobre o caso e responde abaixo. Confira:
Por que a procuradoria do STJD quer que o placar do jogo seja de 3 a 0, e não 3 a 2, como registrado no campo?
Por conta da invasão de torcedores da Ponte Preta ao gramado, aos 36 minutos do segundo tempo, o jogo foi paralisado e nunca reiniciado. O pedido da procuradoria do STJD é baseado nos artigos 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF, que prevê, entre outros itens, que "se um clube houver dado causa à suspensão e era perdedor, o adversário será declarado vencedor pelo placar de três a zero (3 a 0) ou pelo placar do momento de suspensão, prevalecendo o correspondente à maior diferença de gols". É justamente o cenário da partida em Campinas no momento da paralisação do jogo: a Ponte, mandante, perdia por 3 a 2, o que faria prevalecer o placar de 3 a 0 pela maior diferença de gols.
Como ficaria a classificação do Brasileirão?
Atualmente, o Vitória aparece em 15º com 43 pontos, mesmo número do Coritiba, 16º. A vantagem do time baiano se dá no saldo de gols: -7, contra -8 dos paranaenses. Se o placar for alterado de 3 a 2 para 3 a 0, o saldo do Vitória passaria a ser -5 (ou seja, os dois gols pela Ponte Preta seriam "anulados", e o time baiano, que hoje aparece com 56 gols sofridos, passaria para 54). Na prática, isso representaria uma folga maior para o Vitória em relação ao Coritiba na rodada final: se os dois perderem seus jogos e ficarem estacionados nos 43 pontos, sendo ultrapassados por Sport ou Avaí, quem cairia seria o time de menor saldo de gols, ou seja, o Coritiba (a não ser que o Vitória fosse goleado em casa pelo Flamengo).

Então o Campeonato Brasileiro pode acabar no domingo sem a definição dos rebaixados?
Sim. Isso acontecerá, por exemplo, se o Vitória e o Coritiba ficarem empatados em pontos nas posições de 16º (a salvo) e 17º (rebaixado), com o saldo de gols sendo o critério de desempate.
Invasão de torcedores da Ponte Preta paralisou jogo contra o Vitória e fará com que o resultado do jogo seja julgado no STJD (Foto: DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO)
Invasão de torcedores da Ponte Preta paralisou jogo contra o Vitória e fará com que o resultado do jogo seja julgado no STJD (Foto: DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO)
Quais os próximos passos no STJD?
A denúncia já foi apresentada pela procuradoria do STJD à secretaria do órgão, que agora a repassa para uma comissão disciplinar e então é marcada a data de julgamento. Não há prazo para que isso aconteça, mas é certo que o julgamento não será marcado ainda nesta semana, ou seja, antes do término do Campeonato Brasileiro. Até por isso, a procuradoria do STJD pede que o resultado de campo (3 a 2) não seja homologado até o julgamento do caso.
É certo, então, que o caso irá a julgamento?
Segundo o procurador-geral do STJD, Felipe Bevilacqua, sim.
O que pode acontecer no julgamento?
O resultado de campo pode ser mantido (3 a 2 para o Vitória) ou alterado para 3 a 0 para o time baiano. No julgamento, como em qualquer outro processo, os auditores vão deliberar sobre o pedido da Procuradoria, para julgá-lo procedente ou não.
O que o Vitória precisa fazer para não depender desse resultado?
Se vencer o Flamengo, o time baiano se livra do rebaixamento, independentemente do placar do jogo contra a Ponte (tanto faria se fosse 3 a 0 ou 3 a 2). Se empatar com o Fla ou perder, passaria a depender de tropeços de dois dos adversários que estão logo atrás (Coritiba, Sport e Avaí), e é aí que o saldo de gols poderia ser determinante (veja acima na pergunta "Como fica a classificação do Brasileirão?").
O que muda para a Ponte Preta?
Na tabela, nada. Com a derrota, independentemente por 3 a 2 ou 3 a 0, a Ponte está rebaixada. A preocupação agora é outra: a procuradoria do STJD pediu a interdição do estádio Moisés Lucarelli por conta da invasão. Caso seja aceito, a Macaca pode começar 2018 sendo obrigada a jogar longe de sua casa já no Campeonato Paulista. O clube ainda será julgado pelo tumulto diante do Vitória e corre sério risco de perder o mando de campo de várias partidas durante a Série B do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário