quarta-feira, 26 de julho de 2017

Vitória anuncia contratação de Mancini para técnico e Cléber Giglio como diretor

Vagner Mancini é o novo técnico do Vitória (Foto: André Fabiano/Código19/Estadão Conteúdo)

 Vagner Mancini é o novo técnico do Vitória (Foto: André Fabiano/Código19/Estadão Conteúdo) Vagner Mancini

O Vitória anunciou na noite desta terça-feira a contratação de Vagner Mancini como substituto de Alexandre Gallo, demitido na semana passada após comandar o time em 11 rodadas do Campeonato Brasileiro. É a quarta passagem do treinador pela Toca do Leão. Antes, ele havia trabalhado no Rubro-Negro em 2008, 2009 e entre 2015 e 2016.
O clube baiano também comunicou o acerto com Cléber Giglio para o cargo de diretor de futebol. Ele entra na vaga deixada por Petkovic, que assumiu o departamento em junho, mas não resistiu a crise instalada na Toca do Leão e foi demitido na última segunda-feira. Giglio trabalhou no Figueirense entre 2012 e 2016. Antes de fechar com Giglio, o Vitória sondou Paulo Pelaipe.
Vágner Mancini
Último clube de Vagner Mancini foi a Chapecoense, de onde foi demitido no início do mês (Foto: Sirli Freitas/Chapecoense)
Mancini é a aposta da diretoria rubro-negra para tentar salvar a equipe do rebaixamento para a Série B. Com 12 pontos em 16 partidas disputadas, o Vitória ocupa a 19ª colocação da tabela de classificação.
A primeira passagem do técnico pelo Vitória foi em 2008. Em substituição a Vadão, ele conquistou o título baiano e teve um bom início de Brasileiro. O treinador chegou até a falar em conquistar vaga na Libertadores, mas o time caiu de rendimento na segunda metade da competição.Durante o Campeonato Baiano de 2009, Mancini aceitou uma proposta do Santos e mudou de clube. No mesmo ano, foi demitido da equipe paulista - após uma derrota por 6 a 2 para o Vitória - e pouco tempo depois retornou à Toca do Leão para substituir Paulo César Carpegiani.
Em 2015, aceitou o convite para voltar ao Vitória. Substituiu Claudinei Oliveira durante a Série B e conquistou o acesso no fim da temporada. De contrato renovado, ajudou a montar a equipe que conquistou o estadual de 2016, mas não resistiu ao desempenho ruim no Campeonato Brasileiro e foi substituído por Argel Fucks.
No início da atual temporada, Mancini foi contratado pela Chapecoense, que reestruturava o departamento de futebol após a tragédia aérea que vitimou a maior parte do elenco. O treinador se manteve no cargo até o início do mês, quando foi demitido e criticou a diretoria catarinense.
- Pela manhã, vesti o uniforme e fui com os atletas para o treinamento na academia. Quando retornei, recebi a informação que estava demitido. Faltou respeito da diretoria por me fazer ir ao treino já demitido - afirmou.
Mancini é o quarto técnico do Vitória do ano. Antes dele, o time rubro-negro foi comandado por Argel Fucks, Dejan Petkovic e Alexandre Gallo. Wesley Carvalho e Flávio Tanajura também atuaram na função de forma interina.

Cléber Giglio
Cleber Giglio trabalhou no Figueirense entre 2012 e 2016 (Foto: Luiz Henrique/Figueirense FC)
Cléber Giglio foi contratado pelo Figueirense em 2012 para coordenar as categorias de base e se envolveu em polêmica no clube catarinense. Empresário de atletas, ele deixou a atividade para poder se dedicar integralmente ao cargo de dirigente. No entanto, no site da Fifa, as credenciais do cartola seguiram registradas como "agente de jogadores" até 2014, quando assumiu o cargo de superintendente de esportes, o que incluia todo o departamento de futebol do Figueira.O dirigente permaneceu como homem forte do futebol do Figueirense até o fim do ano passado. Giglio não resistiu ao momento ruim do time, que na época estava prestes a cair de divisão.
Confira na íntegra o comunicado do Vitória
"Prezados Rubro-Negros,
A responsabilidade do cargo de Vice-Presidente de uma empresa ou agremiação, invoca a responsabilidade de representá-la quando o cenário assim determinar. Surge, neste momento, a oportunidade de construirmos juntos um clube mais competitivo. A hora é de somarmos esforços e unirmos forças para enfrentarmos as adversidades que ora se apresentam.
Bom enfatizar que já estamos tomando todas as providências visando mudar este cenário. Como torcedor apaixonado, e Presidente desde que Ivã de Almeida se licenciou, venho agindo para o cumprimento dos compromissos assumidos na eleição, visando implementar mais eficiência na gestão, conforme enumerado abaixo:
1. Assessoramento de empresa especializada para definir o modelo de gestão adequada;
2. Contratação de um Diretor Executivo com experiência empresarial e desportiva;
3. Democratização das informações visando dar transparência de todos os atos da diretoria e, consequentemente, do clube;
4. Utilização do Marketing como ferramenta de captação de recursos, utilizando a tecnologia como meio de pesquisa a fim de facilitar e estratificar as contrapartidas para patrocinadores e torcedores;
5. Profissionalização de todos os setores na área de RH, através da contratação de profissionais com expertise adequada para cada função, visando sermos cada dia mais eficientes;
6. Em especial, a contratação de Vágner Mancini como treinador por se tratar de um profissional que já conhece o clube e alguns jogadores, podendo, a partir de amanhã, dar passos mais largos e conquistar pontos para ascensão na tabela do campeonato brasileiro;
7. Retorno ao clube do competente profissional Valter Abrantes, que estará inserido na comissão técnica do nosso novo treinador;
8. Com a mesma importância, contratamos Cléber Giglio como o novo gestor de futebol, que teve sua última passagem com bastante brilho e competência no Figueirense, pelo período de 2012 a setembro de 2016. Profissional com larga experiência no futebol, que também chega amanhã para nos ajudar.

E, por fim, salientar que todos estes pontos foram, exaustivamente, discutidos com uma empresa de consultoria especializada, técnicos e rubro-negros experientes, visando a construção de um novo Vitória.
Não descansarei enquanto o meu clube não estiver numa condição relevante no cenário nacional. Prometo fazer minha parte e quero contar com a sua, Nação Rubro Negra e Parceiros apaixonados pelo Esporte Clube Vitória!!!
Conto com vocês!!!
Agenor Gordilho Neto
Presidente em exercício do Esporte Clube Vitória"

Nenhum comentário:

Postar um comentário