terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Saiba as Ultimas do Mercadão da Bola

Presidente do Vélez não descarta liberar Barcos, e Abel faz planos

Raúl Gámez, apesar de negar ter recebido proposta do Fluminense, diz que é possível liberar atacante, que tem mais seis meses de contrato

Barcos deixa treino mancando (Foto: Diego Guichard)No Brasil, Barcos defendeu Palmeiras e Grêmio (Foto: Diego Guichard)
Ter mais seis meses de contrato comBarcos não impede o Vélez Sarsfield de liberar o centroavante. É assim que Raúl Gámez, presidente do time argentino, trata do futuro do jogador, desejo do Fluminense. Apesar de negar ter sido procurado pelo Tricolor, o dirigente não descarta facilitar o retorno do atleta ao Brasil. Tudo depende de, ao receber uma proposta, conversar e ver o que é melhor para todas as partes.   
Barcos chegou ao Vélez em 15 de agosto de 2015. Emprestado pelo Sporting, de Portugal, com quem tem vínculo até a metade de 2017 (mesma data do acordo com o clube sul-americano), logo machucou o tornozelo direito. A lesão impediu que fosse melhor aproveitado pelo técnico Omar De Felippe - disputou 11 jogos, sendo cinco como titular, um total de 609 minutos em campo, e marcou dois gols (um de pênalti). A reserva facilitaria uma saída, que deveria ter autorização do time europeu.   
- Nem o Fluminense nem ninguém fez contato. Se o fizer, a gente conversa e avalia. Não vou falar em possibilidades, não descarto nada. O certo é que no dia 3 ele tem de se reapresentar aqui - disse Raúl Gámez.   
David, irmão e representante, evita estipular prazo para definir a situação de Barcos. Ele também negar ter recebido oferta oficial do Flu, mas...   
- É, sim, uma possibilidade sair do Vélez. Barcos tem vontade de voltar ao Brasil, porém, não temos nada concreto por ora.   
Depois de sair em fevereiro de 2015 do Grêmio, seu último clube no Brasil, Barcos foi para o futebol chinês. Vestindo a camisa do Tianjin Teda, marcou 15 gols em 29 jogos. No Sporting, no entanto, não conseguiu repetir o bom desempenho. Chegou no início de 2016, jogou apenas oito vezes e não marcou gol. Sem espaço, acabou cedido ao Vélez. A passagem dele pelo Palmeiras, na qual foi campeão da Copa do Brasil de 2012, deixou a torcida tricolor entusiasmada. E também agrada a Abel Braga.   
- Eu gosto muito do Barcos, vi ele de perto no Grêmio na época em que estava no Inter. São vários nomes, não vou confirmar nada. Pela minha forma de jogar, gostaria de um jogador de área - afirmou o treinador à Rádio Globo.   
O Tricolor busca quatro nomes para o time titular. As posições consideradas carentes pela diretoria são lateral esquerda, lateral direita, volante e centroavante. Os únicos reforços já confirmados para 2017 são os equatorianos Sornoza e Orejuela.


Efeito Dorival: Santos larga na frente por contratação de Leandro Donizete

Volante não entra em acordo com o Atlético-MG, recebe sondagens, mas fica mais próximo do Peixe pela gratidão com o técnico, que o projetou nacionalmente em 2008

Leandro Donizete Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini/ Flickr Atlético-MG)Leandro Donizete fica mais perto de se tornar reforço do Santos (Foto: Bruno Cantini/ Flickr Atlético-MG)
O Santos está mais próximo de acertar com seu quarto reforço para 2017: Leandro Donizete, do Atlético-MG. Sem acordo pela renovação, o volante deve ficar livre a partir de janeiro e recebeu sondagens de outros clubes, mas deseja atuar pelo Peixe, principalmente por causa de Dorival Júnior.
O jogador de 34 anos é grato pela projeção ao futebol nacional quando saiu da Ferroviária para o Coritiba em 2008 a pedido de Dorival. O técnico ainda solicitou a contratação de Donizete quando esteve no Flamengo, em 2012, e no próprio Peixe, no começo deste ano.
No Alvinegro, Leandro Donizete teria contrato de dois ou três anos, com salários próximos ao do limite estipulado pela diretoria: R$ 200 mil. O fim do vínculo com o Galo ocorre porque o clube mineiro oferece apenas um ano de contrato.
A comissão técnica tinha avisado a diretoria santista de que não precisava de outro volante para a próxima temporada, mas vê a possível chegada de Donizete como uma oportunidade. Além dele, o Santos procura por um zagueiro, um meia, um ponta e um centroavante. O clube já acertou as contratações de Cleber, Matheus Ribeiro e Vladimir Hernández.


Direção do Vitória aguarda acerto financeiro para anunciar Gabriel Xavier

Jogador foi envolvido em uma negociação com o Cruzeiro em uma troca por Nicson. Entre os clubes está tudo resolvido, mas há pendência do atleta com o Rubro-Negro

Gabriel Xavier Sport (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Gabriel Xavier Sport (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Divulgado na semana passada pela diretoria do Cruzeiro, o empréstimo de Gabriel Xavier ao Vitória ainda não foi oficializado. Apesar de estar tudo certo entre os dois clubes, a direção da equipe baiana e o jogador ainda não chegaram a um consenso sobre a questão salarial. Pela negociação, Nicson, cria da base do Leão, vai para a Toca da Raposa em 2017.
- Estamos na dependência do Gabriel Xavier, que estamos fazendo permuta com Nicson. Mas não fechamos com jogador. A negociação financeira com o Gabriel ainda não fechamos. Entre Cruzeiro e Vitória está tudo ok - disse o diretor de futebol do Vitória, Sinval Vieira.
Com contrato até o fim de 2018 com o Cruzeiro, Gabriel Xavier não faz parte dos planos da comissão técnica mineira. Nesta temporada, o meia vestiu a camisa do Sport. Foram 42 jogos disputados e quatro gols marcados. 
O acerto financeiro é a única pendência existente para que a contratação seja oficializada. Até agora, o Leão anunciou a chegada de dois jogadores. Uillian Correia e Leandro Salino irão reforçar a equipe em 2017. Além disso, o Rubro-Negro confirmou a renovação com Willian Farias.

Inter faz contato com o Cruzeiro pelo lateral-esquerdo chileno Mena

Gringo defendeu o São Paulo em 2016 e não deve permanecer na Raposa na próxima temporada; lateral esquerda é uma das carências do elenco do Inter para a Série B

Mena São Paulo (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)
Mena defendeu o São Paulo em 2016 (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)
Em meio à reestruturação para a disputa da Série B, o Inter avalia e lança investidas no mercado para solucionar as carências de seu elenco. É o caso da lateral esquerda. Entre análises do grupo e consultas no mercado, o Colorado entrou em contato com o Cruzeiro, acerca da possibilidade de contar com o chileno Eugenio Mena por empréstimo. 
O gringo defendeu o São Paulo, também por empréstimo, ao longo de 2016, e retorna à Raposa, mesmo que o Tricolor tenha tentado viabilizar sua permanência. De volta a Belo Horizonte, o lateral da seleção chilena não faz parte dos planos de Mano Menezes. 
O clube mineiro, inclusive, tem a intenção de repassá-lo a outro clube, a exemplo do que fez nesta temporada. Entre o estafe do atleta, a disputa da Série B pelo Colorado não é vista como impeditivo para a tratativa. Até o momento, porém, o Inter sinalizou apenas com uma consulta ao Cruzeiro.
Em 2016, Mena disputou 45 jogos pelo São Paulo e foi titular durante a maior parte da temporada. O chileno chegou ao Cruzeiro em 2015, após defender o Santos nas duas temporadas anteriores. Na Raposa, atuou em 26 partidas. Sua chegada a Porto Alegre serviria para solucionar uma carência recorrente do Inter ao longo de 2016. Entre atuações irregulares, Geferson e Artur foram preteridos da última rodada e sequer integraram a delegação que foi ao Rio de Janeiro. Alex foi improvisado na posição.
Além de Mena, o Colorado monitora outras situações, em busca de reforços para a disputa da Série B. A pedido de Antônio Carlos Zago, o clube estuda a contratação do zagueiro Klaus, do Juventude. Há ainda o interesse em peças para o ataque, como Marcelo Cirino e William Potker. O maior sonho da direção, porém, é repatriar Taison – o atacante já sinalizou com o desejo de voltar, mas terá de conseguir a liberação

Henrique Dourado recebe sondagens e deve deixar o Flu por empréstimo

Bahia, Sport e Chapecoense demonstraram interesse. Contratado em julho, atacante não conseguiu se destacar no Tricolor e marcou dois gols no Campeonato Brasileiro

henrique dourado, fluminense, jorge macedo (Foto: Edgard Maciel de Sá)Henrique Dourado em sua apresentação pelo Flu (Foto: Edgard Maciel de Sá)
Henrique Dourado ainda não sabe qual clube vai defender em 2017. Comprado pelo Fluminense em julho, o atacante de 27 anos não conseguiu se firmar no Tricolor durante o segundo semestre. Depois de se destacar no Vitória de Guimarães, de Portugal, perdeu as férias, disputou apenas 14 jogos no Campeonato Brasileiro e fez dois gols, sendo um golaço contra o América-MG (reveja no vídeo abaixo). O desempenho foi irregular, mas pelo menos três clubes demonstraram interesse no empréstimo e sondaram os representantes do atleta nos últimos dias.
Casos de Bahia, Sport e Chapecoense. Dourado, aliás, defendeu a Chape em 2012 e ajudou no acesso para a Série B. Ele foi contratado para a reta final da Série C e marcou cinco gols em oito partidas. O Flu pagou pouco mais de R$ 6 milhões por 100% dos direitos econômicos do camisa 89. Até por isso, a tendência é que qualquer negociação seja por empréstimo. O contrato dele vai até o meio de 2020.
Antes de se reforçar, a diretoria tricolor tenta aliviar a pesada folha salarial do clube. Entre jogadores que já estavam no elenco, a dupla equatoriana Orejuela e Sornoza que chega em janeiro, e os que voltam de empréstimo, são mais de 50 atletas com contrato em vigor. Para a posição de Dourado, por exemplo, o Flu tenta a contratação do argentino Hernán Barcos,

"Raça argentina" e visão de jogo: números e opiniões sobre Escudero Novo Reforço do Vasco 

Meia tem qualidade questionada nas redes sociais após o anúncio do "presente de Natal"; jornalista do GloboEsporte.com da Bahia ajuda explicar características, veja

tabela números escudero  (Foto: GloboEsporte.com)
Anunciado na madrugada do dia 25 de dezembro, o nome de Damián Escudero gerou algumas críticas da torcida vascaína, que estavam na expectativa do "presente de Natal" prometido por Eurico Miranda: alguém como Diego Souza, por exemplo. 
Apesar do desânimo dos torcedores, o meia argentino de 29 anos recebeu elogios de alguns jornalistas. No Brasil, ele atuou com a camisa do Grêmio, do Atlético-MG e do Vitória, onde se firmou por três temporadas. Em 2016, pelo Puebla, do México, não empolgou tanto (veja os números do jogador desde 2011 em casa clube).
Repórter do GloboEsporte.com da Bahia, Rafael Santana, que cobre o Vitória, destacou a visão de jogo do meia e explicou como Escudero joga melhor em campo.

- Escudero tem boa visão de jogo. Costuma jogar pelo lado esquerdo, com intensa movimentação ofensiva e passes decisivos. No 4-4-2, ele se dá muito bem jogando como meia-esquerdo. No 4-2-3-1, ele já tem problemas para jogar como extremo pelo lado esquerdo, porque não tem o vigor necessário para acompanhar as descidas do lateral adversário. O desafio é fazê-lo render de outra forma, até jogando como um meia centralizado. Mas ele não possui as características de um camisa 10 clássico - disse o repórter.

Em termos de personalidade fora do campo, Escudero assemelha-se com o uruguaio Martín Silva: mais quieto, na dele. Não muito brincalhão. Mas no Vitória exercia uma liderança positiva e agradava a torcida por sua "raça argentina" (confira gols do jogador no vídeo acima).

- Apesar de calado, exercia no Vitória uma liderança muito positiva. Intermediava, junto com outros atletas, a relação entre elenco e diretoria. Em campo, o vascaíno pode esperar a tradicional raça argentina. Certa vez, perguntado se gostaria de contar com algum atleta do rival, o presidente do Bahia, Marcelo Sant'Ana, escolheu Escudero, pelo "espírito vencedor" - afirmou Rafael Santana, jornalista do GloboEsporte.com da Bahia.

Em 2013, Escudero foi um dos principais nomes da campanha do Vitória no Campeonato Brasileiro. O time ficou na quinta colocação. O meia costuma entender bem de bolas paradas: fez alguns gols de pênalti e cobranças de falta. Já em 2014, o argentino rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito, lesão que o afastou dos gramados por pouco mais de seis meses. No ano seguinte ele conseguiu retomar a regularidade.
Um dos medos da torcida vascaína é o de Escudero se lesionar e não ser bem aproveitado. O nome do argentino foi aprovado pela diretoria, pelo gerente Anderson Barros, que trabalhou no Vitória, e pelo técnico Cristóvão Borges. Enquanto isso, o Vasco continua em negociação com outros jogadores para o setor ofensivo. A reapresentação acontecerá no dia 2 de janeiro.
Escudero gol Vitória (Foto: Felipe Oliveira / Ag. Estado)Escudero em ação pelo Vitória: clube onde melhor se firmou (Foto: Felipe Oliveira / Ag. Estado)

A torcida do Palmeiras já enche a página de Alejandro Guerra de comentários. Será que ele está se despedindo do Atlético Nacional?


São Paulo exerce opção junto ao Grêmio e compra lateral do sub-20

Integrante do time multicampeão da categoria em 2016, Júnior permanecerá no Morumbi em 2017; Tricolor paulista desembolsa R$ 500 mil por 50% dos direitos

Lateral-esquerdo Júnior, do time sub-20, pode subir para o profissional do São Paulo (Foto: Miguel Schincariol)
Lateral-esquerdo Júnior pode subir para o profissional do São Paulo (Foto: Miguel Schincariol)
O São Paulo trata de valorizar e reconhecer os garotos de seu time sub-20, multicampeão da categoria em 2016. Caso de Júnior. O Tricolor exerceu a opção de compra e adquiriu 50% dos direitos do lateral-esquerdo junto ao Grêmio por R$ 500 mil. O jovem foi observado de perto e agrada ao técnico Rogério Ceni. 
Júnior foi emprestado pelo Tricolor gaúcho em julho deste ano, após ter retornado do Joinville, em que disputou apenas oito partidas pela Série B deste ano. A ideia inicial dos dirigentes era dar rodagem ao jogador, que teve poucas chances com Roger Machado. Internamente, falava-ser até que o jovem foi atrapalhado por problemas extracampo em Porto Alegre. 
O que não ocorreu em São Paulo. O lateral foi titular durante toda a temporada na equipe de André Jardine. Participou, assim, das conquistas da Libertadores, da Copa Ouro, da Copa do Brasil, do Paulistão e da Copa RS. A geração é considerada a mais promissora da base do São Paulo. Já com 20 anos, Júnior deve ser integrado ao elenco de Rogério Ceni em 2017.
O jogador nutria uma relação antiga com o Grêmio. Estava na base do clube desde os 13 anos de idade. Junior despertou a atenção de Felipão após se destacar na Copa São Paulo de 2015. Foi integrado ao elenco e chegou a atuar em 11 partidas pelo profissional naquele ano. Perdeu espaço com Roger Machado e acabou emprestado ao Joinville no início deste ano, antes de retornar ao elenco gremista e ser repassado ao Tricolor paulista.
 que pertence ao Sporting, de Portugal, e está emprestado ao Vélez Sarsfield.

Nenhum comentário:

Postar um comentário