quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Após soneca em amistoso, Osorio é apresentado e projeta vaga na Copa

Ex-treinador do São Paulo é apresentado oficialmente por seleção tricolor e lembra período de imigrante nos Estados Unidos para revelar identificação com mexicanos

Osorio dormindo (Foto: Reprodução)Osorio dorme durante a vitória do México por 1 a 0 sobre o Panamá (Foto: Reprodução)
Juan Carlos Osorio já é oficialmente o treinador da seleção do México. Depois da longa novela que envolveu a saída do São Paulo, o treinador foi apresentado nesta quarta-feira, após os mexicanos garantirem, sob o comando do brasileiro Ricardo Ferretti, um lugar na Copa das Confederações de 2017, batendo os Estados Unidos. De sorriso aberto, em nada lembrou o sonolento colombiano que acompanhou a vitória sobre o Panamá, na noite de terça-feira, e tratou de logo traçar a Copa de 2018 como meta principal.
Com estreia prevista para o próximo dia 14 de novembro, diante de El Salvador, pelas eliminatórias da Concacaf para Copa da Rússia, Osorio agradeceu o convite. O treinador demonstrou ainda conhecimento do elenco que encontrará pela frente após observar os triunfos diante dos EUA e do Panamá, em amistoso. Perdoado pela imprensa, que sequer tocou no assunto do cochilo que virou meme nas redes sociais,  o colombiano até ressaltou que 25 jogadores foram aproveitados nos dois compromissos..   
- Agradeço por essa grande oportunidade. Por acreditar e confiar. Entendo toda responsabilidade com o povo mexicano, uma nação do futebol por excelência e que, através de sua história, teve grandes homens de futebol. Faremos tudo que está ao nosso alcance para enriquecer (a história) e conseguir o grande objetivo, que é ir ao Mundial da Rússia.
- O maior elogio a um homem é que confiem nele. Agradeço a confiança da Federação e espero responder com os resultados.   Questionado pela imprensa local pela falta de experiência com equipes nacionais, Osorio evitou rebater críticas e preferiu ressaltar os pontos positivos de sua escolha para o cargo:  
Mais do que a ligação futebolística, Osorio relembrou o período em que deixou a Colômbia rumo aos Estados Unidos em busca de melhores oportunidades de vida para falar de sua identificação com o México. Naquela ocasião, o treinador revelou ter compartilhado o dia a dia com muitos mexicanos.   
- Falo como imigrante latino nos anos 80, 90, quando fui para os Estados Unidos em busca de oportunidade. Pude trabalhar com mexicanos em construções, restaurantes, como jardineiro... Ali, reconheci que os mexicanos, como os colombianos, têm essa grande pré-disposição ao sacrifício para melhorar a vida familiar.
Osario Mexico Seleção (Foto: Reprodução Twitter Seleção Mexicana)Osario é apresentado como treinador da seleção do México (Foto: Reprodução Twitter Seleção Mexicana)

Com passagem pelo Puebla em 2011, o ex-treinador do São Paulo definiu o perfil do futebol mexicano e o tratou como similar ao que pensa ser ideal para suas equipes.   
- O principal para nós a característica de jogo. O México sempre teve grandes jogadores, goleadores, e um futebol criativo, ofensivo. Quando chegou a grande possibilidade de vir ao México, logo me identifiquei com o perfil futebolista do país.   
Aos 54 anos, Juan Carlos Osorio iniciou a trajetória como treinador em 2006, no Milionarios, da Colômbia. Desde então, comandou Chicago Fire e New Yor RB, dos EUA, Once Caldas, Puebla, Atlético Nacional e São Paulo até realizar o sonho de defender uma seleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário