sábado, 31 de janeiro de 2015

Carioca: duas fases a partir de 2016 e menos participantes na reta final

Torneio terá um primeiro momento com uma preliminar que definirá participantes da fase principal. Esta terá 14 participantes no próximo ano e 12 na temporada seguinte

Em uma reunião marcada pela troca de ofensas, o futebol também foi pauta na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). Atualmente com 16 participantes, o Campeonato Carioca passará a ter duas fases a partir de 2016, uma preliminar classificatória e a principal. A segunda terá 14 clubes em 2016 e 12, em 2017. Além disso, o torneio voltará a ser disputado em dois turnos, com Taça Guanabara e Taça Rio. A decisão foi votada - e aprovada - em votação no encontro desta sexta-feira.
coletiva, FERJ (Foto: Uanderson Fernandes / Ag. Estado) 
Dirigentes decidem retormar antigo formato do Estadual nas próximas temporadas 
(Uanderson Fernandes / Ag. Estado)

- Foi discutido um formato com 14 clubes na fase principal, após uma fase preliminar. Em 2017, o número cairia para 12 - disse o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, que disse ter sido ofendido durante o encontro.
No ano que vem, serão 14 clubes na competição, após a fase preliminar. Estarão classificados diretamente para a fase principal os dez primeiros colocados neste ano. O campeão da Série B estará automaticamente classificado também. Os dois últimos colocados da primeira divisão estarão automaticamente rebaixados. Os quatro restantes se juntarão ao vice da Série B para disputar uma seletiva pelas três vagas restantes.
Em 2017, serão 12 clubes, e o processo de classificação para a fase principal será parecida. Os oito primeiros no Estadual de 2016 estarão assegurados automaticamente na edição seguinte, com o campeão da Série B. Os dois últimos, automaticamente rebaixados. Os outros quatro, mais o vice da segunda divisão disputam as três vagas restantes para fechar as 12 equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário