sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Castán já treina após cirurgia na cabeça: “Operei para voltar a jogar”

Zagueiro brasileiro deseja sorte ao técnico Tite no Corinthians, declara amor eterno ao Roma e projeta regresso aos gramados para final de março deste ano


Sorriso, alegria e muita disposição descrevem o estado de ânimo de Leandro Castán nesta semana. Depois de quatro meses parado e ser submetido a uma cirurgia na cabeça, o zagueiro do Roma retomou aos treinos com a vontade de um garoto que a vê a bola pela primeira vez. E ele nem tocou de novo na bola ainda...
- Já não aguentava mais ficar parado - comentou o zagueiro, enquanto exercitava os músculos da coxa na academia do CT do clube da capital italiana, em Trigoria, durante entrevista ao GloboEsporte.com.
Nesta fase pós-cirurgia, o ex-zagueiro do Corinthians está sendo submetido a um trabalho de recuperação específico para enviar ao cérebro os primeiros estímulos musculares e recuperar a musculatura para evitar lesões quando regressar aos gramados. O jogador brasileiro foi operado no começo de dezembro para retirar um cavernoma de três centímetros do cerebelo, formado por um problema vascular de nascença.
Mosaico Leandro Castán (Foto: Claudia Garcia) 
Leandro Castán tem feito a recuperação da cirurgia na academia do CT do Roma
 (Fotos: Claudia Garcia)
Castán não entra em campo desde o dia 13 de setembro de 2014, quando sentiu as primeiras tonturas após o duelo com o Empoli na segunda rodada do Campeonato Italiano. O Roma só anunciou o motivo do afastamento no final de novembro e, durante quase dois meses e meio, a imprensa especulou que o jogador tinha câncer, labirintinte e outras doenças graves que o poderiam afastar dos gramados para sempre. Agora “totalmente curado”, Castán sorri sobre esses rumores e garante que nunca pensou em terminar a carreira aos 28 anos.
- Em nenhum momento eu pensei nisso, os médicos me deixaram bem tranquilo. Logo depois de fazer a cirurgia, eles disseram que a minha carreira não estava em perigo. Aliás, eu fiz essa cirurgia para poder voltar a jogar. Claro que não é fácil, uma cirurgia dá sempre medo e ainda mais na cabeça. Mas eu fui tranquilo, confiei em Deus e nos médicos - afirmou.
Sobre a data de regresso aos gramados, o zagueiro não quer criar, para já, expectativas, na torcida nem em si próprio, mas espera ser liberado para voltar a competir após o próximo controlo marcado para o final de março.
Leandro Castan, Roma (Foto: Claudia Garcia)O zagueiro pretende encerrar a carreira no clube da capital italiana (Foto: Claudia Garcia)
- Daqui a dois meses, eu irei fazer um novo controle e ver como está indo a recuperação. Mas eu já comecei fazendo academia e estou me sentindo bem. A minha expectativa é adiantar um pouco esse tempo, para quando fizer o novo controle, eu já estar a 100% fisicamente, para poder voltar a jogar logo depois. Aí, se eles me liberarem, eu já quero estar bem fisicamente.
Durante a entrevista, em uma tarde de sol, ao lado da piscina e usando calção e casaco simples em pleno inverno, Castán recordou os tempos no Corinthians, desejou sorte ao técnico Tite, falou do apoio que recebeu dos italianos e se declarou ao Roma, onde pensa em poder terminar a carreira.
- Quando terminar o contrato com o Roma, eu vou ter 32 anos. Mas é difícil fazer planos agora. Eu pretendo continuar aqui por muito tempo e quem sabe encerrar a minha carreira aqui. Depois que você vem para cá, joga fora do país, é sempre difícil regressar. Agora, a minha vida está aqui, achei uma nova vida na Itália, mas não sei o que será no futuro.
Confira a entrevista completa com o zagueiro:
GLOBOSPORTE.COM: Em algum momento você pensou que tivesse de encerrar a sua carreira prematuramente?

LEANDRO CASTÁN: Em nenhum momento eu pensei nisso, os médicos me deixaram bem tranquilo, logo depois de fazer a cirurgia, eles disseram que a minha carreira não estava em perigo. Aliás, eu fiz essa cirurgia para poder voltar a jogar. Claro que não é fácil, uma cirurgia dá sempre medo e ainda mais na cabeça, mas eu fui tranquilo, confiei em Deus e nos médicos.
Como é que foram os seus últimos meses? 

Em nenhum momento eu pensei nisso"
Sobre encerrar a carreira agora
Quando eu descobri este problema no cérebro, em setembro, eu estava muito afastado, eu treinava, mas treinava separado, não podia fazer musculação, nem trabalho de muita força. Praticamente esta semana eu comecei de novo a ter uma vida de atleta, comecei fazendo trabalho de força, academia, a correr um pouco, então estou renascendo para futebol, graças a Deus. Foi um caminho longo, fiquei praticamente quatro meses parado até ver o procedimento que tinha de fazer, fui operado, mas estou bem e muito feliz.
Em algum momento você pensou que tivesse de encerrar a sua carreira prematuramente?
Em nenhum momento eu pensei nisso, os médicos me deixaram bem tranquilo, logo depois de fazer a cirurgia, eles disseram que a minha carreira não estava em perigo. Aliás, eu fiz essa cirurgia para poder voltar a jogar. Claro que não é fácil, uma cirurgia dá sempre medo e ainda mais na cabeça, mas eu fui tranquilo, confiei em Deus e nos médicos.
Você nunca tinha sentido outros sintomas na cabeça antes na sua vida?
Não, isto apareceu do nada, é uma má formação nas veias do cerebelo. Essa má formação vem desde que eu tinha três meses  e ainda estava na barriga da minha mãe. Mas os médicos me explicaram muito bem que os sintomas só podem surgir entre os 20 os 40 anos. Eles podem nem aparecer e você viver normalmente toda a sua vida, porque o seu corpo se adapta a essa má formação. Mas no meu caso apareceram e ainda bem que foi agora, porque eu sou novo, pude fazer a cirurgia e nem 50 dias depois, já estou podendo treinar.
Você está totalmente curado, não pode sofrer nenhuma recaída nos próximos anos?
O pior passou, agora é vida nova, os problemas foram corrigidos, o último exame demonstrou que eu não tenho mais nenhum problema.

Isco e Leandro Castan Real Madrid e Roma (Foto: Agência EFE) 
Castán em ação contra o Real Madrid na Liga dos Campeões:
 zagueiro espera voltar em março (Foto: Agência EFE)
Quando é que você pensa poder regressar aos gramados?
Daqui a dois meses, eu irei fazer um novo controle e ver como está indo a recuperação, mas eu já comecei fazendo academia e estou me sentindo bem. A minha expectativa é adiantar um pouco esse tempo, para quando fizer o novo controle, eu já estar a 100% fisicamente, para poder voltar a jogar logo depois. Aí, se eles me liberarem, eu já quero estar bem fisicamente.
Mas o campeonato termina em maio, você acredita poder ainda ser competitivo e importante para o time na atual temporada?
Eu não quero falar em datas para não criar expectativa, mas eu tenho uma meta e um objetivo e acho que ainda vou conseguir disputar muitas partidas no campeonato. Não penso em jogar duas ou três partidas, mas quem sabe eu não posso jogar sete ou oito…
Neste caso, você teria de estar apto logo no final de março?

Chegou o momento do Roma"
Sobre a disputa pelo título italiano
Sim, fim de março.
O Roma está a 7 pontos do Juventus, os dois times ainda vão se enfrentar. Você acredita que o Roma possa vencer o campeonato?
Sim, é claro que o Juventus é uma equipe muito forte, sete pontos é muito, mas ainda faltam 18 jogos e eu continuo acreditando. A nossa equipe é forte também, só está passando um momento difícil, mas eu acho que em um campeonato como esse, todos os times vão passar por uma instabilidade. Chegou o momento do Roma, mas daqui a pouco a gente vai superar isso, espero que o Juventus passe também por esse momento, para a gente poder chegar neles.
O clima no vestiário é a força deste time?
O ambiente aqui é muito bom, eu tinha um pouco de receio disso quando vim do Brasil e nem sei se deveria falar isso, mas que o ambiente do vestiário talvez seja até melhor que no Brasil. Aqui no Roma é muito bom, claro que sou mais próximo do Maicon que é brasileiro, mas tem muitos outros aqui com quem eu me dou bem, eu falo com todo o mundo, todos me deram muita força nesse momento, deu para ver que sou uma pessoa querida por todos e todos são importantes para mim.
Mas quais são as diferenças entre o vestiário do Roma e do Corinthians?
Não sei, mas o bom ambiente do Roma é mérito do nosso treinador, que é muito bom de grupo e tem o grupo fechado. Quem joga e quem não joga está sempre feliz e isso é muito importante para o grupo.
Com o regresso de Tite, o Corinthians é favorito à vitória no Brasileirão?
Olha, vai ser uma disputa muito boa, todas as equipes de São Paulo se reforçaram bem, o Palmeiras se reforçou bem, o São Paulo também. O Santos nem tanto, mas tem sempre uma garotada muito boa, capaz de despontar um craque mais velho. A minha torcida fica para o Corinthians, principalmente pelo Tite, que é uma pessoa muito importante na minha vida, na minha carreira e onde ele estiver, eu vou torcer por ele, sempre.

Leandro Castán na vitória sobre o Cruz Azul-MEX (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Capitão de Tite no Corinthians, Castán deseja sorte ao técnico
 no retorno ao time paulista (Foto: Marcos Ribolli)
Você falou com ele nesse período?
Com ele não, eu tive em contato com outras pessoas do Corinthians. Acho que muitas pessoas ficaram sem graça em falar comigo, passaram as notícias e o pessoal ficou achando que eu estava morrendo, mas eu não estava morrendo não, eu estava bem mesmo.
Aliás, você se submeteu à cirurgia para poder voltar a jogar, caso você não fosse um atleta profissional, não iria precisar operar?
É, eu tive a escolha na verdade. Eles me disseram que com a má formação que eu tinha, eu não poderia jogar mais futebol. Na vida normal, mesmo que não fosse um atleta, poderia ter tido os mesmos sintomas, mas não poderia chegar a morrer. Mas iria ter tonturas e eu decidi com a minha família por um fim a isso. Os médicos disseram que não era uma cirurgia arriscada, que não corria risco de vida e eu disse, então vamos fazer isso, eu tenho 28 anos e não quero viver o resto da minha vida com uma coisa na cabeça,  sem poder fazer isso ou aquilo.
Você sofreu alguma pressão da diretoria do Roma ou da comissão técnica para fazer a cirurgia?
Não, em momento algum. Eu na verdade tomei a decisão sozinho, os meus pais, a minha esposa até falavam para mim, você decide.  Inicialmente, eu tinha pensado fazer em janeiro: ir para o Brasil passar Natal e Réveillon e depois fazer a cirurgia. Mas de um dia para outro, eu virei para a minha esposa e falei para ela: “Eu vou fazer a semana que vem, liguei para o médico e marquei". A diretoria não colocou pressão em mim, me disse para eu tomar a decisão com calma e isso me motivou ainda mais a fazer a cirurgia, por saber quantas pessoas me querem bem aqui em Roma. Eu agora quero retribuir esse carinho a todos os torcedores do Roma e à diretoria também.

Tenho certeza que vou ter
uma nova oportunidade"
Sobre o retorno à seleção brasileira
Você tem contrato de mais três anos com o Roma, pensa em voltar ao Brasil depois? 
Quando terminar o contrato eu vou ter 32 anos, mas é difícil fazer planos agora. Eu pretendo continuar aqui por muito tempo e quem sabe encerrar a minha carreira aqui, depois que você vem para cá, joga fora do país, é sempre difícil regressar. Agora, a minha vida está aqui, achei uma nova vida em Itália, mas não sei o que será no futuro.
Você acha que merecia ter tido mais oportunidades na seleção brasileira, pelas suas performances da temporada passada?
Os defensores da Seleção são todos muito bons, eu tinha quase a certeza que se eu continuasse jogando essa temporada, teria sido chamado para os primeiros jogos da Seleção após a Copa do Mundo, mas infelizmente eu fiquei de fora e acabei perdendo o meu espaço. Com o tempo, chega o momento certo e eu tenho certeza que vou ter uma nova oportunidade com a Seleção.
Para concluir, você pensa conquistar algum troféu com o Roma esta temporada (Campeonato Italiano, Copa da Itália e Liga Europa são as competições)?
O Roma está no caminho certo, os dois times (Roma e Juventus) estão brigando pelo scudetto, agora é um momento de ter calma, eu acredito na minha equipe, nos meus jogadores, mas vamos brigar e eu espero voltar e ajudar o time a levantar o scudetto quem sabe já esse ano. 

leandro castan hasebe brasil x japão (Foto: AP) 
Castán aguarda novas oportunidades na Seleção após voltar a jogar pelo Roma
 (Foto: AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário