terça-feira, 30 de setembro de 2014

Guarani bate o Caxias, rebaixa o São Caetano e segue vivo na luta pelo G-4

Com gol de pênalti de Fumagalli no segundo tempo, Bugre vence por 1 a 0 no Sul, elimina risco de queda e chega à última rodada com chances de classificação

 
O Guarani está mais vivo do que nunca na Série C do Campeonato Brasileiro. Com um gol de pênalti de Fumagalli (assista no vídeo ao lado), o Bugre bateu o Caxias por 1 a 0 na noite desta segunda-feira, no Estádio Centenário, na Serra Gaúcha, eliminou o risco de rebaixamento e ainda alimentou as chances de classificação às quartas de final. Por tabela, o resultado sentenciou a queda do São Caetano para a Série D e garantiu o Madureira na próxima fase. 
O triunfo consolida a recuperação do Bugre no returno do Grupo B. Foi o quinto jogo seguido sem derrota. Agora, o time tem 23 pontos e é o quinto colocado, na cola do G-4. O Macaé tem a mesma pontuação, mas leva vantagem no número de vitórias (seis contra cinco) e por isso fica com a quarta colocação. Para avançar, o Guarani precisa passar pelo líder Tupi na última rodada, em Americana, e torcer para o Macaé não ganhar do Caxias, no Rio de Janeiro. É a única combinação que favorece os campineiros. Na parte de baixo da tabela, o São Caetano, com 18 pontos, não tem mais condição de alcançar o Juventude, com 22, e está rebaixado para a quarta divisão nacional.
Para o Caxias, o oitavo jogo sem vitória (quatro empates e quatro derrotas) complicou o sonho da classificação. O time estacionou nos 22 pontos e caiu para a sétima colocação. Na última rodada, além de bater o Macaé, em duelo direto pelo G-4, secará o Guarani contra o Tupi. Uma vitória alviverde já acaba com as esperanças gaúchas. Todos os jogos da última rodada estão marcados para o próximo sábado, às 16h. Quem ficar com a última vaga da chave para as quartas terá pela frente o Fortaleza, que já assegurou a liderança do Grupo A.
Caxias Guarani Série D Campeonato Brasileiro Centenário (Foto: Reprodução/SporTV) 
Mineiro comemora a vitória do Guarani sobre o Caxias no Centenário 
(Foto: Reprodução/SporTV)

O jogo
Caxias e Guarani fizeram um primeiro tempo muito abaixo das expectativas. Apesar da disposição, faltava qualidade técnica com a bola nos pés. O Caxias até tinha mais domínio territorial, mas exagerava nos cruzamentos, facilitando a vida da defesa alviverde. Já o Bugre abusava das faltas e só chegava na base da bola parada. Um chute de Edmilson por cima do gol de Wanderson foi o principal lance de perigo na etapa inicial. As vaias da torcida do Caxias na saída para o vestiário refletiram a insatisfação com o nível do futebol.
O cenário foi semelhante até a metade do segundo tempo, quando os técnicos abriram os times. Marcelo Veiga, mesmo fora de casa, foi ousado ao colocar Obregon no lugar de Francesco. E foi o atacante colombiano que, na raça, conseguiu o escanteio que culminou no pênalti a favor do Bugre após toque de mão de Lucão dentro da área. Fumagalli converteu a cobrança, aos 27 minutos. Em desvantagem, o Caxias foi para cima, mais na base do abafa do que da organização tática. O Bugre teve chance para matar o jogo em contra-ataques, mas pecou no último passe. Por outro lado, mostrou segurança defensiva e muita raça para segurar o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário