O vice-presidente econômico da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Andreu Subies, foi preso nesta terça-feira por desvio de dinheiro, de acordo com a AFP. O mandatário teria sido beneficiado por supostos esquemas de desvio de recursos da associação de jogadores (MUPRESFE).
Subies é uma das duas pessoas presas nesta operação, que deriva da investigação iniciada no ano passado, conhecida como operação "Soule", na qual foi detido o ex-presidente da RFEF Ángel María Villar, atualmente em liberdade após pagamento de fiança.
Andreu Subies federação espanhola — Foto: Divulgação/RFEF
Agentes da guarda civil realizaram buscas e apreensões nas sedes da Federação Catalã de Futebol, que Subies presidiu entre 2011 e julho de 2018, quando deixou o cargo para assumir a vice-presidência da RFEF, após a eleição de Luis Rubiales como presidente.
Os agentes investigam supostos desvios de dinheiro da associação de jogadores (MUPRESFE) para a Federação catalã em benefício de Subies e outro ex-dirigente da entidade que, segundo a imprensa espanhola, seria José Contreras Arjona.
Estes desvios fariam parte de um esquema clientelar, supostamente colocado em prática por Ángel María Villar, para beneficiar dirigentes de federações regionais e garantir seu apoio.
Villar, presidente da RFEF durante 29 anos, foi preso em julho de 2017 como suspeito de criar uma rede de corrupção, chegando a usar jogos da seleção espanhola para beneficiar a empresa do filho, Gorka.
Em comunicado, a RFEF expressou seu "máximo respeito pelas ações judiciais, após os acontecimentos desta manhã (terça-feira) na Federação Territorial Catalã", mas destacou a necessidade de se respeitar a "presunção de inocência".
Nenhum comentário:
Postar um comentário