segunda-feira, 26 de março de 2018
Estaduais já têm oito finais definidas e um campeão. Zebras aparecem pouco até aqui
ABC já fez a festa pelo seu 55º título estadual (Foto: Andrei Torres/ABC)
Boa parte dos campeonatos estaduais viverá sua etapa decisiva nos próximos dias. Já são conhecidos os times que farão a final em oito estados. No Rio Grande do Norte, o ABC foi precoce, conquistou os dois turnos e foi campeão potiguar de forma direta, no fim de semana passado. Aliás, o clube alvinegro, conhecido em sua região como "O Mais Querido", faturou o título estadual pela 55ª oportunidade, um recorde absoluto no país.
Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Pará não apresentam surpresas na decisão de seus campeonatos. Com a melhor campanha até aqui, o Cruzeiro tem vantagem na final do Mineiro contra o rival Atlético-MG. Bahia e Vitória se enfrentam primeiro na Fonte Nova e na semana seguinte, no Barradão. Tradicionais adversários, CSA e CRB farão dois confrontos no Rei Pelé para que se conheça o campeão alagoano.
Patric; Rafinha; Atlético-MG; Cruzeiro (Foto: Washington Alves / Light Press)
Clássico com mais jogos na história do futebol - 743 até aqui -, o Re-PA vai definir mais uma vez quem será o dono do caneco no Paraense. Na edição atual, o Remo levou a melhor nos dois duelos com o Paysandu, que tem a chance de dar o troco no momento mais importante da competição. Rio de Janeiro e São Paulo só conhecerão seus finalistas no meio de semana. A única certeza é de que haverá clássico na decisão dos dois estaduais de maior apelo no país. Isso porque ambas as semifinais têm presença dos quatro grandes clubes de cada estado.
Veja as demais finais já conhecidas:
ESPÍRITO SANTO (Serra x Real Noroeste) - O Campeonato Capixaba terá uma final inédita e com a presença de duas equipes que podem ser consideradas como zebras: Serra e Real Noroeste. O primeiro time citado tem cinco conquistas do torneio, sendo a última em 2008, e só é considerado azarão porque ano passado estava na divisão de acesso do estado. O Real vai atrás da sua primeira estrela. Times mais famosos do Espírito Santo, Desportiva e Rio Branco passaram longe da taça. A Tiva ficou na quinta colocação da fase de classificação e ficou fora da semifinal. A situação do Brancão é ainda pior, já que o Alvinegro está na Série B do Capixabão, onde neste sábado fez a sua estreia e empatou com o Aracruz.
MARANHÃO (Moto Club x Imperatriz) - Dono de 25 títulos no Maranhão (o mais recente em 2016), o Moto Club fez valer o fato de ser uma das forças do estado e tem lugar garantido na decisão. A surpresa fica por conta do adversário, que não será o tradicional rival Sampaio Corrêia, mas sim o Imperatriz, que inclusive fará o segundo jogo em sua casa. O clube do interior tem dois troféus de melhor do estado, sendo o último deles em 2015. Trinta e três vezes campeão maranhense, o Sampaio Corrêa ficou pelo caminho ainda na primeira fase. Com quinta posição, a Bolívia Querida não pegou nem semifinal. O fato serve de alerta para o representante do Maranhão na Série B do Campeonato Brasileiro.
PERNAMBUCO (Náutico x Central) - Nem Sport nem Santa Cruz. A final do Campeonato Pernambucano terá Náutico e Central, com a segunda partida com mando do time da capital Recife. O Timbu volta à decisão depois de quatro anos e tenta o caneco pela vigésima segunda vez. Vale citar que o Alvirrubro não é campeão local desde 2004. O clube de Caruaru está na grande final pela primeira vez em sua história. Em 2007, o Central ficou na segunda colocação em uma disputa que não teve final. Isso porque o Sport faturou os dois turnos na ocasião. Por falar no Rubro-Negro, a derrota na semifinal justamente para o Central causou surpresa e também faz ligar a luz amarela. Afinal, o Leão disputará a Série A pelo quinto ano consecutivo, mas vive momento conturbado com precoces eliminações na Copa do Brasil e no estadual. O Santa Cruz, que disputará a Série C do Brasileirão, não passou das quartas de final do Pernambucano. Caiu para o Sport em um revés por 3 a 0.
SANTA CATARINA (Chapecoense x Figueirense) - O Campeonato Catarinense tem sido um daqueles com maior leque de favoritos nos últimos anos, principalmente depois da ascensão da Chapecoense. Assim sendo, não é possível dizer que existe zebra na decisão da própria Chape contra o Figueirense. A final foi definida neste domingo com duas rodadas de antecedência para o fim da fase classificatória. Só está em disputa agora quem fará o jogo único como mandante. Com quatro pontos na frente com seis a disputar, tudo indica que a Chapecoense terá esse direito de atuar em casa. Maior campeão do estado, o Figueira corre atrás da sua décima oitava taça, o que dará a vantagem de dois canecos em relação ao grande rival Avaí. Atual bicampeã catarinense, a Chape busca o seu inédito tricampeonato consecutivo e seu sexto título do estado.
Pela Chapecoense, Bruno Rangel fez o gol do título e foi o artilheiro do Catarinense em 2016 (Foto: FuturaPress)
Apenas dois estaduais de primeira divisão ainda não tiveram o seu início nesta temporada. A bola ainda não rolou para o Amapaense (26/03) e para o Tocantinense (31/03).
Demais estaduais:
ACREANO - Campeão do turno, o Galvez espera o campeão do segundo turno para a grande final.
AMAZONENSE - Campeão do turno, o Fast espera o campeão do segundo turno para a grande final.
BRASILIENSE - Sobradinho e Luziânia jogam por um empate no segundo jogo da semifinal na disputa contra Ceilândia e Brasiliense, respectivamente.
CEARENSE - Ceará e Fortaleza estão com muito perto da final. Venceram bem seus jogos de ida na semifinal.
GAÚCHO - O Grêmio deu passo enorme rumo à final ao vencer o Avenida por 3 a 0 na ida. Brasil de Pelotas e São José definem a outra vaga depois de empatarem por 1 a 1 na ida. O Inter caiu nas quartas para o Grêmio.
GOIANO - Anapolina x Goiás e Aparecidense x Vila Nova são as semifinais.
MATO-GROSSENSE - União Rondonópolis x Cuiabá e Luverdense x Sinop são as semifinais
PARAIBANO - Campinense espera Botafogo-PB ou Treze na decisão.
PARANAENSE - Coritiba espera Atlético-PR ou Londrina. Paraná foi eliminado neste domingo.
PIAUIENSE - A primeira fase ainda está em vigor.
RONDONIENSE - O Vilhenense ganhou o primeiro turno e se garantiu na semifinal.
RORAIMENSE - O São Raimundo-RR conquistou o primeiro turno. O segundo turno está em vigor.
SERGIPANO - Itabaiana tem vaga garantida na final. Falta uma rodada para o fim do hexagonal, que definirá o outro finalista.
SUL-MATO-GROSSENSE - Operário-MS está final e espera Novo ou Corumbaense.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário