terça-feira, 5 de dezembro de 2017
Coelho supera Corinthians e CSA e tem o melhor aproveitamento das Séries A, B e C
América-MG é o time a conquistar mais pontos na primeira e segunda divisão (Foto: Divulgação/AFC)
Pode não parecer, mas América-MG e Corinthians têm muito em comum. Os dois times fecham o ano com o status de campeão brasileiro. O Coelho conquistou o título da Série B, enquanto o Timão foi o campeão da Série A. Apesar de as campanhas dos times terem sido muito semelhantes, o América-MG levou a melhor e teve a maior pontuação e aproveitamento.
No dia 25 de novembro, a Série B acabou com vitória do América-MG sobre o CRB, resultado que garantiu a taça ao Coelho. Os números da campanha alviverde são: 73 pontos conquistados em 20 vitórias, 13 empates e cinco derrotas, com um aproveitamento de 64%.
Já no último domingo, acabou a Série A do Brasileiro. O Corinthians foi derrotado para o Sport e chegou aos 72 pontos, com 21 vitórias, nove empates e oito derrotas. O aproveitamento do Timão foi de 63,2%, pouco menor que o do campeão da segunda divisão.
Corinthians foi o Campeão Brasileiro de 2017 (Foto: Marcos Ribolli)
O aproveitamento dos times em casa foi o mesmo: 71,9%. Foram 12 vitórias, cinco empates e duas derrotas para cada lado. Os números garantiram ao Corinthians o posto de melhor mandante, ao lado de Palmeiras e Santos. Já o América-MG terminou como o segundo melhor mandante da Série B, atrás do Paraná, que venceu 14 partidas em seus domínios.
O diferencial do América-MG foi o desempenho fora de casa. Na Série A, o Corinthians somou nove vitórias, quatro empates e seis derrotas, o que dá um aproveitamento de 54,4%. O Coelho, por sua vez, teve oito vitórias, oito empates e e três derrotas longe de Belo Horizonte, o que dá um aproveitamento de 56,1% - o Inter venceu uma a mais fora de casa.
- Acredito que terminar o Brasileiro com o melhor aproveitamento geral é um detalhe interessante. É claro que tivemos clubes com excelentes campanhas nas Séries C e D, mas, em nível de comparação, as Série A e B tem o mesmo formato de disputa. Então, se tem a noção, ao olhar a tabela, do quão difícil é conseguir um aproveitamento que o América conseguiu, superando um adversário da envergadura do Internacional. O Corinthians teve também um ótimo aproveitamento, sobretudo no primeiro turno em que somaram uma pontuação que foi algo até surreal. Mas o que me deixa feliz é por mostrarmos uma regularidade durante todo o campeonato, 36 pontos no primeiro turno, 37 no segundo, um equilíbrio que fez com que tenha sido um título merecido por tudo que o nosso time fez nas duas metades da competição. Ter esse aproveitamento acima dos 60% é extremamente difícil, então temos que parabenizar muito a todos atletas por esse rendimento que alcançaram - disse o técnico Enderson Moreira.
E as Séries C e D?
A comparação com os campeões das Séries C e D é menos "direta", isso porque as fórmulas de disputa das competições são diferentes. Nas duas séries inferiores do Brasileirão, há uma fase de pontos corridos e outras de mata-mata. Comparando apenas o aproveitamento, o América-MG vence, também, o CSA, de Alagoas, campeão da Série C (62,5%), mas perde para o Operário, do Paraná, que terminou a Série D com o título e com aproveitamento de 70,8%.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário