quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Justiça condena fã do Boca que atirou gás de pimenta em jogadores do River



A Justiça da Argentina condenou, nesta terça-feira, um dos torcedores do Boca Juniors que atiraram gás de pimenta nos jogadores do River Plate no clássico válido pelas oitavas de final da Libertadores 2015. Diego Blas Biglia terá que cumprir dois anos e oito meses de prisão suspensa - o que basicamente significa que ele não poderá cometer crimes nesse período sob o risco de ter sua pena agravada.
Além disso, Biglia foi condenado a três anos de tarefas comunitárias junto a outros dois torcedores: Adrián Panadero Napolitano e Federico Blanco. Os três foram os responsáveis pelo ataque aos jogadores ocorrido no intervalo da partida do dia 14 de maio de 2015, quando o River saía do túnel em direção ao gramado da Bombonera.
Relembre
Jogadores do River tentam amenizar os efeitos do gás de pimenta (Foto: AFP)
Jogadores do River tentam amenizar os efeitos do gás de pimenta (Foto: AFP)
Na sentença, o juiz Carlos Manuel Bruniard afirmou que o torcedor é "coautor penalmente responsável pelos delitos de lesões leves, qualificados por terem sido cometidos de maneira premeditada por duas ou mais pessoas, agravados, por sua vez, por terem acontecido em um espetáculo desportivo".
Os três haviam sido condenados em setembro do ano passado. Napolitano e Blanco aceitaram a pena (de três anos de tarefas comunitárias), e Biglia foi o único a rejeitá-la. Ele alegou que o Boca Juniors era o responsável pela segurança da partida e pediu, então, para ser julgado novamente. A sentença do novo julgamento foi divulgada nesta terça.
Entenda o caso
Depois da vitória por 1 a 0 do River Plate no jogo de ida, as equipe voltaram a se enfrentar na Bombonera no dia 14 de maio de 2015. Só que uma confusão tomou conta da partida no intervalo quando jogadores do River foram atingidos por gás de pimenta atirado da arquibancada. O duelo ficou paralisado por praticamente uma hora, e a arbitragem resolveu suspendê-lo. Mais tarde, com a conclusão das investigações, o Boca Juniors foi considerado culpado e acabou eliminado. O River avançou para as quartas para pegar o Cruzeiro - e foi o campeão da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário