terça-feira, 7 de março de 2017

Jogadores mantêm greve, mas AFA marca volta do Campeonato Argentino

Entidade marca jogos da 15ª rodada do torneio, que terá retorno nesta quinta, com Vélez x Estudiantes. Entretanto, sindicato diz que não há acordo entre atletas e clubes

O futebol na Argentina já tem data para voltar. Mas a crise ainda não tem data para acabar. A AFA divulgou na noite desta segunda-feira os dias e horários das 15 partidas da 15ª rodada do Campeonato Argentino, que serão disputadas entre os dias 9 e 13 de março. No entanto, após mais uma reunião, o sindicato dos jogadores do país (Futebolistas Argentinos Agremiados) decidiu manter a greve. E não confirma que os atletas entrem em campo na rodada. Na próxima quinta, está marcado o duelo entre Vélez Sarsfield e Estudiantes. 
Os jogadores argentinos estão de braços cruzados reivindicando o repasse imediato do depósito do governo pela rescisão do contrato de transmissão para o pagamento de salários atrasados. Tal valor seria de US$ 33 milhões (cerca de R$ 99 milhões). A AFA já recebeu o dinheiro, que seria repassado aos clubes. Entretanto, o presidente do sindicato dos jogadores do país, Sergio Marchi, afirmou, após encontro com os atletas nesta segunda, que o dinheiro não é o bastante para quitar toda a dívida.
sede da AFA (Foto: Divulgação)AFA marcou para este fim de semana o retorno do futebol na Argentina (Foto: Divulgação)
– Nada mudou. Foi uma reunião informativa. O dinheiro é insuficiente. Não se cancela a dívida. Necessitamos cumprir com as necessidades dos futebolistas, e à medida que isso não ocorra, as atividades continuarão paradas. Sempre quando há um conflito, há pressão. Há que trabalhar, resistir sabendo que o pleito é totalmente justo – afirmou Marchi.
Segundo o jornal “Olé”, os treinadores também pretendem aderir ao movimento. Nesta terça-feira haverá uma reunião entre técnicos – na maioria de equipes menos expressivas – para decidir qual será a postura da classe, que também está sem receber. A 15ª rodada do Campeonato Argentino estava marcada para o início de fevereiro. No entanto, a crise econômica e a enorme dívida dos clubes com os jogadores geraram o entrave. As partidas foram remarcadas para o último final de semana e, diante do imbróglio, chegou-se a cogitar a possibilidade de jogos com atletas das categorias de base, mas a AFA adiou a rodada. Entretanto, a entidade comunicou que não haveria mais postergações.
O San Lorenzo, que encara o Flamengo nesta quarta, e o Godoy Cruz, que pega o Atlético-MG, farão suas estreias oficiais em 2017 nos confrontos contra os brasileiros pela Libertadores. A greve feita pelos clubes argentinos não envolve as partidas da seleção nas eliminatórias da Copa do Mundo nem a disputa dos clubes nos torneios da Conmebol. 
Confira os horários das partidas marcadas pela AFA:
Quinta-feira, 9
21h Vélez Sarsfield x Estudiantes
Quinta-feira, 10
21h Patronato x Arsenal de Sarandí
Sábado, 11
17h Defensa y Justicia x Newell’s Old Boys
17h San Lorenzo x Belgrano
19h10 Banfield x Boca Juniors
20h San Martín x Huracán
21h10 Talleres x Independiente
Domingo, 12
17h Racing x Lanús
17h Gimnasia La Plata x Quilmes
18h Temperley x Tigre
19h10 River Plate x Unión Santa Fé
20h15 Atlético Tucumán x Sarmiento
21h10 Rosario Central x Godoy Cruz
Segunda-feira, 13
19h Aldosivi x Atlético Rafaela
21h15 Colón x Olimpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário