quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Caso Victor: Grêmio obtém na Justiça penhora das contas do Atlético-MG

Em novo despacho, juiz de Porto Alegre também dá 24 horas para São Paulo esclarecer pagamento da primeira parcela da compra de Lucas Pratto junto ao Galo

Victor e Robinho, do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG)Valor cobrado pela dívida de Victor é de R$ 10,5 milhões (Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG)
O imbróglio jurídico entre Grêmio e Atlético-MG ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira. Em mais uma decisão do juiz Mauro Caum Gonçalves, da 17ª Vara Cível de Porto Alegre, o clube gaúcho obteve a penhora de todas as contas que estejam vinculadas ao Galo para receber os R$ 10,5 milhões referentes à venda do goleiro Victor, em 2012. Assim, caso haja recursos em contas dos mineiros, eles serão bloqueados e depositados na Justiça até que seja totalizado o valor devido ao time do Rio Grande do Sul. Até mesmo outras formas de crédito que o Galo tem a receber, como direitos de transmissão, podem ser bloqueados.
Ao mesmo tempo, o magistrado determinou que o São Paulo terá 24 horas para se manifestar sobre o pagamento da primeira parcela da compra do atacante Lucas Pratto junto ao Atlético-MG. O valor já transferido seria de 3,2 milhões de euros (R$ 10,47 milhões). No despacho, Gonçalves pede explicações se os paulistas realmente já realizaram a transação financeira, em qual conta e de que maneira. Caso o dinheiro não esteja nas contas do Atlético-MG, o Grêmio já fez o mesmo pedido para o depósito das outras duas parcelas, que estariam acertadas para abril e junho.
– Nós, do departamento jurídico do Grêmio, estamos agindo com absoluta proatividade. Por isso, fomos de madrugada no plantão para obter a intimação ao São Paulo. Ontem (terça-feira) mesmo fizemos a nova petição e hoje (quarta) o pedido já foi deferido. Da nossa parte, estamos fazendo tudo com a maior celeridade possível para conseguir realizar esse crédito – comenta o advogado Leonardo Lamachia.
Na terça-feira, o Grêmio rebateu a alegação do Galo quanto às pendências em relação a Werley,pedirá que a CBF impeça o clube mineiro de registrar jogadores por dois anos e ainda confirmou que o São Paulo já fez o pagamento da primeira parcela aos mineiros. 
A sanção está prevista no artigo 67 no Regulamento Nacional de Registro e Transferências de Atletas de Futebol. Segundo o texto, após atraso maior de 30 dias, é possível entrar com o processo, com 10 dias para posicionamento do outro clube. 
Pratto São Paulo (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)Grêmio quer usar dinheiro pago pelo São Paulo por Lucas Pratto para abater dívida (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)


O Atlético-MG, por meio do diretor jurídico Lásaro Cunha, argumenta também ter valores a receber por conta de empréstimos do zagueiro Werley pelo Grêmio a Santos e Figueirense. Mas o Tricolor rebate e afirma que não recebeu nenhuma compensação financeira pelo defensor nas negociações, pelo fato de os empréstimos terem sido sem custos. 
Cunha afirma que o clube irá aguardar acesso aos autos do processo para tomar uma posição. No entanto, ele mantém o posicionamento de que a decisão da Justiça é "ilegal".
– Tivemos extraoficialmente (a notícia da decisão). Vamos ter acesso aos autos primeiro para podermos nos posicionar oficialmente. O recurso seria feito de qualquer forma para pedir um efeito suspensivo, considerando um efeito suspensivo por causa da primeira decisão. O efeito prático é o mesmo da decisão anterior, que determina uma constrição ao clube, o que a gente considera ilegal, um equívoco. Mas primeiro vamos ter acesso aos autos – alega.
Por sua vez, o São Paulo confirma ter sido notificado pela situação, mas adota discurso de "tranquilidade". O presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, entende que a dívida não lhe diz respeito e afirmou que o clube "agirá de acordo com o que for determinado". 
O goleiro Victor deixou o Grêmio em junho de 2012, após quatro anos no clube gaúcho. Em troca do jogador, o Grêmio teria direito a receber 50% dos direitos econômicos do zagueiro Werley, atualmente no Coritiba, e 3 milhões de euros, parcelados durante dois anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário