Desistências em massa no Estado pode dar a vaga ao Vozão na competição, mas ainda não se sabe se participação será aceita e, se sim, em qual pote o clube entra
Os primeiros passos da Copa do Nordeste de 2017 vão ser dados nesta terça-feira em João Pessoa, a partir das 19h, no Centro Cultural Ariano Suassuana. A cidade vai receber representantes da CBF, das nove federações estaduais da região e dos 20 clubes participantes para o sorteio dos grupos da competição. O detalhe é que a poucas horas do sorteio ainda existe muitas dúvidas com relação ao segundo representante do Ceará na disputa do ano que vem.
Copa do Nordeste de 2017 "começa" no mesmo estado em que terminou a de 2016, já que a final deste ano foi em Campina Grande (Foto: Hevilla Wanderley / GloboEsporte.com)
No sorteio desta terça-feira, os 20 clubes vão ser divididos em quatro potes, de acordo com sua classificação no ranking da CBF. Os primeiros a serem sorteados serão aqueles com os piores lugares na lista e termina com os cinco melhores como cabeça de chave.
Mas algumas dúvidas pairam sobre os potes. Oficialmente, a divisão divulgada pela CBF tem Bahia, Sport, Vitória, Náutico e ABC no pote 1; América-RN, Santa Cruz, Sampaio Corrêa e CRB e Fortaleza no pote 2; Botafogo-PB, Campinense, River-PI, Moto Club e CSA no pote três; e Sergipe, Itabaiana, Juazeirense, Altos e o Uniclinic (originalmente o segundo representante do Ceará na competição) no pote 4.
A questão é que uma manobra que permitiu a desistência em bloco de três clubes cearenses da disputa (na ordem Uniclinic, Guarani de Juazeiro e Guarany de Sobral) deve abrir uma vaga para o Ceará. Mas ainda não se sabe se a Liga do Nordeste vai aceitar a inclusão do Ceará e, caso aceite, se ele vai entrar no pote do Uniclinic ou se vai promover uma mudança geral nos potes.
Caso o Ceará vá para o seu pote de direito, ele entraria no 1. Jogando o ABC para o pote 2, o Fortaleza para o pote 3 e CSA para o pote 4.
Federação Cearense de Futebol confirma desistências em bloco de Uniclinic, Guarani de Juazeiro e Guarany de Sobral
(Foto: Juscelino Filho)
(Foto: Juscelino Filho)
Outras questões
Além do sorteio, outros assuntos serão divulgados. Por exemplo, um aumento na cota de participação para os clubes é esperado. E uma novidade que vem sendo alardeada pelos organizadores é que a bola da competição - que vai ser apresentada no evento - vai ter "grafismos em azul" para homenagear a turmalina paraíba, uma das pedras preciosas mais raras do mundo e que no Brasil é encontrada no Estado.
Tem mais. Na oportunidade, vão ser entregues também os prêmios de melhor jogador, artilheiro e craque revelação de 2016. O atual campeão da competição, o Santa Cruz, vai levar a taça para ficar exposta durante o evento.
Santa Cruz vai expor a sua taça no evento desta terça-feira (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)
Nenhum comentário:
Postar um comentário