quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Copa do Brasil não terá RJ e SP na semifinal pela primeira vez desde 1991

Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio e Inter se garantem na penúltima fase do torneio

Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio e Internacional garantiram vaga na semifinal da Copa do Brasil e de quebra encerraram uma sequência de 25 anos em que ao menos um clube paulista ou carioca figurava entre os quatro melhores da competição. A última (e única) vez que times eixo Rio-São Paulo ficaram fora desta fase foi em 1991. Na época, Coritiba-PR, Criciúma-SC, Grêmio-RS e Remo-PA chegaram mais longe no torneio. No fim das contas, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o time catarinense ficou com a taça após derrotar o Tricolor gaúcho na decisão. De lá para cá, a semifinal sempre teve ao menos um representante dos estados do Rio ou São Paulo.
Arrascaeta completou jogada ensaiada para marcar o quarto gol do Cruzeiro diante do Corinthians (Foto: Juliana Flister/Light Press)Arrascaeta marcou o quatro gol do Cruzeiro na vitória por 4 a 2 sobre o Corinthians (Foto: Juliana Flister/Light Press)
A semifinal da atual edição da Copa do Brasil promove o encontro dos dois maiores campeões do torneio. Donos de quatro canecos cada, Cruzeiro (1993, 1996, 2000 e 2003) e Grêmio (1989, 19994, 1997, 2001) se enfrentam por um lugar na grande final. Na outra chave, Atlético-MG (2014) e Internacional (1992) buscam o título pela segunda vez.  
 Eliminados nesta quarta-feira, Tricampeões, Corinthians e Palmeiras perderam a chance de igualar a marca de Cruzeiro e Grêmio em conquistas da Copa do Brasil. O Flamengo também tem três troféus mas já caiu da atual competição faz tempo. Foi despachado pelo Fortaleza, na segunda fase.  
Everton Palmeiras x Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)Everton fez o gol que garantiu o Grêmio na semifinal (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Além do desafio de se isolar como maior campeão do principal torneio de mata-mata do país, o Grêmio - ou o próprio rival Internacional - pode dar fim ao jejum de clubes da Região Sul em competições nacionais. O título do Brasileirão conquistado pelo Atlético-PR em 2001 foi o último dos sulistas nas duas principais disputas do futebol brasileiro. No mesmo ano, o Grêmio havia faturado a Copa do Brasil. 

São Paulo lidera a disputa por estados com nove títulos da Copa do Brasil. O Rio Grande do Sul vem em seguida com seis e pode ser alcançado por Minas Gerais, que tem cinco como o Rio de Janeiro. Em relação a semifinais, ninguém chegou tanto a esta fase da Copa do Brasil como o Grêmio. É a 12ª vez que o Tricolor gaúcho chega entre os quatro melhores do torneio.
Semifinalistas Copa do Brasil (Foto: Futdados)
*Colaborou Alexandre Alliatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário