quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Comitê de Ética da Fifa estende suspensão a Valcke por 45 dias

Por solicitação de responsável por investigação, câmara decisória opta por deixar o ex-secretário-geral da entidade fora de atividade, após gancho anterior expirar

Jerome Valcke Russia Copa do Mundo (Foto: Reuters)
Valcke é suspenso por mais 45 dias (Foto: Reuters)
O ex-secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke seguirá fora de atividade por mais um mês e meio. Por solicitação da câmara de investigação, a câmara decisória do Comitê de Ética da Fifa optou por estender a suspensão ao francês por mais 45 dias, depois do gancho anterior - de 90 dias - expirar na última terça-feira. A decisão foi anunciada na manhã desta quarta.
Assim como ex-presidente da Uefa Michel Platini e o ex-mandatário da Fifa Joseph Blatter, Valcke havia sido suspenso em 8 de outubro por causa de investigações sobre envolvimento em esquemas de corrupção. Porém, no dia 21 de dezembro, a Fifa anunciou o banimento de Platini e Blatter de qualquer atividade ligada ao futebol durante oito anos, enquanto a situação de Valcke ainda não havia sido definida.
O presidente da câmara de investigação do comitê, Dr. Cornel Borbély, enviou um relatório à Fifa nesta semana, solicitando nova suspensão de Valcke. Borbély recomendou à entidade o banimento de Valcke por nove anos e multa de 100 mil francos suíços (cerca de R$ 400 mil) por ter violado alguns artigos do Código de Ética da Fifa, como  conduta (art. 13), lealdade (art. 15), confidencialidade (art. 16), conflitos de interesse (art. 19) e oferecer e receber presentes e outros benefícios (art. 20). Por fim, o Comitê de Ética deixa claro que Valcke é considerado inocente até que uma decisão formal seja tomada pelo órgão. 
Valcke está afastado do cargo de secretário-geral da entidade desde setembro, quando tornou-se alvo de investigação do Comitê de Ética. Ele é acusado de participação em um esquema ilegala de venda de ingressos na Copa do Mundo de 2014 e também vem sendo investigado pelo Ministério Público da Suíça. Sua última aparição oficial pela Fifa foi no sorteio das eliminatórias do Mundial de 2018, no fim de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário