Série A não terá jogos entre duas partidas da Seleção, mas não para durante a Copa América e as Olimpíadas: "Tínhamos que fazer escolhas", diz diretor de competições
Presidente da CBF, Del Nero diz que entidade está tomando atitudes para melhorar o futebol brasileiro (Foto: André Durão)
A
CBF divulgou nesta terça-feira o calendário de competições de 2016. A
novidade, segundo a entidade, ficou por conta da pausa da Série A do Brasileirão
para o período dos jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo de
2018. Porém, apesar de não ter rodada do campeonato entre dois jogos da
Seleção, a competição nacional retornará às atividades um dia após o
segundo jogo das eliminatórias.Assim, os atletas convocados por Dunga - ou outras seleções - jogarão por seus países e, 24 horas depois, por seus clubes. Tal situação vai acontecer em três rodadas da competição nacional.
- A nossa conquista foi não ter rodada da Série A nas quartas-feiras anteriores e nos finais de semana entre os jogos das eliminatórias. No dia seguinte (aos jogos das eliminatórias) era inevitável. Nós tínhamos que fazer uma escolha, e conseguimos reduzir o prejuízo dos clubes, algo que eles pediam faz tempo. Haverá alguns períodos grandes sem jogos da Série A. Por exemplo: a rodada 23 será no dia 28 de agosto, e a rodada seguinte só em 7 de setembro. Isso dará um respiro aos clubes, um fôlego, permitirá que façam até uma inter-temporada dentro do Brasileirão - explicou o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, ao GloboEsporte.com.
O que não muda é a fórmula de pontos corridos e a quantidade de 20 times na Série A, de acordo com o secretário-geral da CBF, Walter Feldman.
- Não se discute dentro da CBF a mudança de formato do Brasileiro. O campeonato é um sucesso, a Copa do Brasil está eletrizante, não vejo motivo para mudar. Se os clubes discutem isso, a CBF apenas observa, não estimula e nem critica - afirmou.
Em 2015, a não paralisação dos torneios para amistosos ou jogos oficiais da Seleção (principal e olímpica) tem sido motivo de reclamação dos clubes, que perderam seus principais atletas no Brasileirão. No entanto, para as duas primeiras rodadas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 ainda neste ano, (outubro e novembro) o Brasileirão já será paralisado.
Embora tenha a pausa no Brasileirão, os clubes não terão benefícios na próxima temporada durante a disputa da Copa América (de 3 a 26 de junho, nos Estados Unidos) e das Olimpíadas (de 3 a 20 de agosto), já que os torneios nacionais não ficarão paralisados durante estas competições: serão seis rodadas do Brasileirão durante o torneio continental e cinco nos Jogos Olímpicos de 2016.
- Infelizmente não tivemos como abrir para essas competições. Tínhamos que fazer escolhas e priorizamos as eliminatórias - explicou Manoel Flores.
Convocações de Dunga ainda deverão desfalcar clubes em alguns jogos do Brasileirão
(Foto: Diego Guichard)
No site oficial da entidade, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, também comentou a divulgação do calendário:- Essa equipe competente que está na CBF vem tomando várias atitudes para melhorar o futebol brasileiro. Hoje, temos mais respeito em campo, com a cruzada dos árbitros contra as reclamações. As competições têm grandes marcas, criadas pelo marketing. O Brasileirão passou a ter um cerimonial para entrada em campo e o controle padronizado do entorno do gramado, com atenção especial da diretoria de competições. As transferências são agilizadas por um sistema integrado. Estamos dialogando com todos os setores e trabalhando com seriedade. E precisamos lembrar que as novidades não param por aqui.
No calendário, a CBF ainda divulgou as datas dos jogos da seleção brasileira nas eliminatórias. Os dias dos confrontos não foram confirmados oficialmente pela Conmebol. Em março de 2016, o time canarinho vai enfrentar o Uruguai, no dia 24, e o Paraguai, no dia 29. Os locais ainda não foram escolhidos pela entidade.
Em setembro, os confrontos serão contra o Equador, no dia 2 de setembro, e diante da Colômbia, no dia 6. No mês seguinte, em outubro, os rivais serão Bolívia (dia 7) e Venezuela (dia 11). Em novembro, o Brasil vai encarar a Argentina (dia 11) e o Peru (dia 15).
Nenhum comentário:
Postar um comentário