quarta-feira, 22 de julho de 2015

Janela de transferências para o Brasil fecha sem grandes contratações

Destaque é argentino naturalizado paraguaio Lucas Barrios, que herda camisa 10 doi Verdão. Timão e São Paulo fracassam. Fla tem Ederson e César, e Flu, Osvaldo

Lucas Barrios Palmeiras (Foto: Fabio Menotti / Ag. Palmeiras / Divulgação)Lucas Barrios é o maior destaque da janela (Foto: Fabio Menotti / Ag. Palmeiras / Divulgação)
Aberta desde 22 de junho, a janela de transferências de jogadores do exterior para o futebol brasileiro se encerra nesta zero hora desta quarta-feira com apenas uma contratação de impacto. Foi uma janela fria. O reforço de maior peso foi do atacante da seleção paraguaia Lucas Barrios, que vestirá a camisa 10 de Valdivia, de saída do clube. Argentino naturalizado paraguaio, Barrios estava no Montpellier, da França. Tem 30 anos e marcou três gols na Copa América. Estreou no Verdão no último domingo, ao entrar no segundo tempo da vitória sobre o Santos.
No apagar das luzes, o Flamengo acertou também com Ederson, 29 anos, que estava no Lazio, da Itália, e vestirá a camisa 10 até 2017. Como o meia acabou de se desligar do clube italiano, o Rubro-Negro pode até inscrevê-lo fora da janela de transferências do Campeonato Brasileiro - o prazo se estende até o dia 15 de setembro. O caso de Ronaldinho Gaúcho é diferente. O meia já havia se desligado do Querétaro, do México - mais precisamente dia 20 de junho - quando acertou com o Fluminense, semana passada. Não vale como transferência internacional. Mas o Tricolor carioca conseguiu um bom valor para o seu ataque - o veloz Osvaldo, 28 anos, ex-São Paulo, estava no Al-Ahli, dos Emirados Árabes.
Alguns clubes tentaram reforços, mas bateram na trave. O São Paulo fracassou ao investir no zagueiro Dória, do Olympique de Marselha. Mas contratou o atacante colombiano Wilder Guisao, 23 anos, ex-Toluca, do México.
Ederson lazio apresentação (Foto: Agência EFE)Ederson será o 10 do Fla (Foto: Agência EFE)
O Corinthians viu ruírem seus planos de ter o atacante colombiano Téo Gutierrez, 30 anos, em ação no River Plate, da Argentina, e de malas prontas para o futebol português. Depois, tentou outro centroavante, o brasileiro Jonathas, 26 anos, no Elche. Também não deu liga até o momento - a esperança é que, desvinculado do clube espanhol, ele possa voltar a negociar com o Timão. 
Se a janela para entrar está fechada, o outra, que mais preocupa a cabeça do torcedor brasileiro, ainda está aberta. O prazo de transferências do futebol brasileiro para o exterior encerra em 31 de agosto para os principais países da Europa. Na Rússia, acaba em 6 de setembro. O mercado chinês não leva mais. Mas para o árabe está aberto até 16 de setembro para a Arábia Saudita, 30 de setembro para o Catar e 8 de outubro para os Emirados Árabes.

Principais reforços
Antes de fechar com Ederson, que teve passagem-relâmpago pela Seleção - em 2010, foi convocado por Mano Menezes, entrou no segundo tempo contra os EUA e se lesionou com apenas três minutos em campo -, o Flamengo contratou por empréstimo junto do Benfica, de Portugal, o zagueiro César. Com 22 anos, 1,90m, o ex-ponte-pretano, destaque na equipe campinense entre 2013 e 2014, chegou a ser titular na Champions League, mas os seguidos problemas com lesões o prejudicaram. Recentemente, estava no time B português e vem sem custos - o Rubro-Negro terá que arcar apenas com os salários.

Rodrigo Moledo, zagueiro do Inter (Foto: Diego Guichard)Rodrigo Moledo se recupera de lesão no joelho para jogar no Interr (Foto: Diego Guichard)
Quem se reforçou na zaga também foi o Internacional, que recontratou o zagueiro Rodrigo Moledo, de 27 anos, ex-Metalist, da Ucrânia. Moledo ainda se recupera de cirurgia no joelho feita em maio e assinou um contrato de produtividade até dezembro - não atua há 16 meses. Ele preferiu o Colorado, onde ganhou projeção, ao Atlético-PR, interessado também em sua contratação.
Teve clube que preferiu repatriar prata da casa. Seis anos depois, o Vasco recontratou o meia Bruno Gallo, agora com 27 anos. O jogador estava no Marítimo, de Portugal, e é uma esperança do técnico Celso Roth de melhorar o meio-campo.
Revelado nas categorias de base do Santos, o lateral-esquerdo Emerson, de 21 anos, retorna ao clube e deve se apresentar nesta quarta-feira. O jogador atuava pelo Palermo, da Itália, e queria até permanecer no clube, para onde foi emprestado. Mas o Peixe queria seu retorno por estar com carência na posição.
Osvaldo Fluminense (Foto: Nelson Perez / Fluminense)Veloz Osvaldo reforça o ataque do Fluminense (Foto: Nelson Perez / Fluminense)
O Atlético-PR também buscou reforço das terras lusitanas. O clube contratou o português Bruno Pereirinha, 27 anos, que estava no Lazio, da Itália. Versátil, tem facilidade para jogar no meio de campo e também nas laterais. O contrato é válido até 2017. Antes, o Furacão já acertara com o meia chileno Cristian Vilches, ex-Colo-Colo.
O Figueirense já até estreou o volante João Vítor, ex-Criciúma, de 26 anos, que estava no Gaziantepspor, da Turquia. O técnico Argel Fucks vibrou com a contratação do jogador, conhecido da torcida por ter atuado no rival. Outro clube catarinense usou a janela: o Avaí  fechou com o meia paraguaio Néstor Camacho, do Deportivo Cáli, de 27 anos.
Uruguaios e Alexandro
Uma dupla uruguaia será enfim apresentada nesta quarta no Botafogo. Depois de acertar os últimos detalhes burocráticos, o volante Gonzalo Bazallo e o atacante Alvaro Navarro vestirão pela primeira vez a camisa alvinegra após o treino.

Navarro, de 30 anos, chega do Deportivo Olmedo, do Equador, para assumir a vaga deixada por Bill. O jogador pertence ao Defensor, do Uruguai. Ele é conhecido como "El Chino" e foi o artilheiro da equipe equatoriana na temporada com 19 gols. Bazallo, 29 anos, estava no Rentistas, do Uruguai, e deve ocupar a posição de Marcelo Mattos.
O Bahia acertou com o atacante Alexandro, ex-Ponte Preta, 28 anos, que estava no Emirates Club, dos Emirados Árabes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário