CLUBE BRITÂNICO ULTRAPASSA BAYERN DE MUNIQUE E LIDERA RANKING DOS 50 CLUBES MAIS VALIOSOS DO MUNDO; SÃO PAULO E CORINTHIANS SÃO OS ÚNICOS BRASILEIROS NA LISTA
Em meio a uma crise que assombra a Federação Internacional de Futebol (Fifa), um time esportivo atingiu pela primeira vez a marca dos dez dígitos. O Manchester United é a primeiro a valer mais de US$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 3,12 bilhões), de acordo com um novo relatório divulgado nesta segunda-feira (08/06) pela consultoria Brand Finance, que classifica os 50 clubes mais valiosos do mundo. Os britânicos tiraram o primeiro lugar do Bayern de Munique — em grande parte graças a um acordo recorde de direitos de televisão.
Agora, a marca vale US $ 1,2 bilhão (R$ 3,75 bilhões). É um salto de 63% em relação ao ano passado. A estimativa foi feita por meio da análise deINVESTIMENTOS em marketing e o desempenho dos negócios, entre outros.
Segundo a CNN Money, apesar de "resultados medíocres" em campo, os patrocinadores continuam aGANHAR DINHEIRO com o poder da marca do clube inglês. A Adidas assinou contrato para fornecer produtos à equipe pela próxima década, em um negócio no valor de cerca de US$ 1,1 bilhão. Em uma base anual, a Brand Finance diz que é mais do que o triplo do que a ex-patrocinadora, Nike, tinha desembolsado antes de cortar laços com o time, no ano passado.
O acordo da camisa do clube com a Chevrolet rende em torno de US$ 71 milhões por ano, mais do que o dobro do seu contrato anterior com a companhia de seguros AON. Mas são os direitos de mídia que têm realmente trazido o dinheiro. O contrato de exibição do campeonato inglês deste ano está avaliado em US$ 7,8 bilhões só no Reino Unido — e US $ 14 bilhões para os direitos globais.
Em segundo lugar, aparece o Bayern de Munique (US$ 933 milhões), seguido por Real Madrid (US$ 873 milhões) e Manchester City (US$ 800 milhões). Chelsea (US$ 795 milhões) e Barcelona (US$ 773 milhões) completam o topo da lista.
O Barcelona, que mais caiu entre os do topo (perdeu duas posições), até encerrou o ano com conquistas impressionantes — incluindo os títulos La Liga e Copa del Rey. Mas as vitórias se resumiram aos campos. O clube não aproveitou sua marca tão bem como Real Madrid (US$ 100 milhões a mais valioso) e os times europeus. É a primeira vez que City e Chelsea o ultrapassaram.
O Brasil só tem dois representantes no ranking: o São Paulo em 43º lugar (US$ 95 milhões) e o Corinthians na 48ª posição (US$ 79 milhões). Confira o ranking completo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário