quinta-feira, 25 de junho de 2015

Com Firmino Contratado Pelo Liverpool, Seleção pode ter até cinco "ingleses" contra o Paraguai

Transferência de atacante para o Liverpool deixa seleção brasileira ainda mais com cara britânica: se Coutinho for mantido no time, serão cinco titulares nas quartas

Roberto Firmino gol Brasil x Venezuela (Foto: Reuters)Roberto Firmino, reforço do Liverpool, comemora gol marcado contra a Venezuela (Foto: Reuters)
Brazil e Paraguai? Brazil com “z”? Com sotaque inglês? Parece um caminho sem volta. A seleção brasileira está cada vez mais inglesa. A transferência de Roberto Firmino para o Liverpool por R$ 140 milhões pode ocasionar um recorde. No sábado, contra o Paraguai, a equipe treinada por Dunga poderá ter cinco titulares da Premier League, um mercado que até poucos anos atrás era restrito aos brasileiros.
Filipe Luís e Willian (Chelsea), Fernandinho (Manchester City), e os dois do Liverpool, Philippe Coutinho e Firmino, se forem mantidos, formarão o quinteto inglês nas quartas de final. Todos começaram jogando contra a Venezuela e é possível dizer que Coutinho, sacado no segundo tempo, representa a única dúvida.
A “britanização” da Seleção é um processo que vem de algum tempo. No último amistoso de 2013, contra o Chile, Luiz Felipe Scolari utilizou sete jogadores da liga inglesa na reta final da preparação para a Copa do Mundo: Julio César (QPR), Paulinho (Tottenham), Lucas Leiva (Liverpool) e o quarteto do Chelsea formado por David Luiz, Ramires, Oscar e Willian. Só quatro deles, porém, foram titulares.
Um dos mais importantes jogadores do time brasileiro nessa era pós-Copa do Mundo, Willian impressionou pela adaptação rápida ao futebol inglês. Chegou ao Chelsea e logo conquistou o técnico José Mourinho por sua aplicação tática.
Principal garçom da seleção brasileira, com quatro passes para gols nos últimos 13 jogos, o meia é um dos que poderão dar dicas a Firmino, o novo inglês, sobre como se dar bem no país da liga mais rica da atualidade.
Robinho treino Seleção Willian (Foto: AP Photo/Silvia Izquierdo) 
Willian, um dos "ingleses", e Robinho, que joga no Brasil,
 treinam pela Seleção (Foto: AP Photo/Silvia Izquierdo)
– Ele tem qualidade, sabe fazer gols, é forte. O futebol inglês é diferente, rápido, agressivo, é difícil se adaptar, mas ele tem tudo para conseguir. No que depender de mim e dos outros jogadores, inclusive o Coutinho, que vai jogar com ele, vamos ajudá-lo. Espero que dê certo.
Sempre se disse que a característica do futebol inglês, muito forte, de insistente jogo aéreo, não combinava com a habilidade dos brasileiros. Nos últimos anos, a enxurrada de estrangeiros no campeonato local foi transformando esse estilo em algo bem mais agradável, assim como a geração verde e amarela também se modificou. As diferenças diminuíram.
O Campeonato Inglês ainda não tem brasileiros como protagonistas, mas o Chelsea, atual campeão, tem uma leva deles. Além de Filipe Luís e Willian, o volante Ramires e o meia Oscar, que só não está na Copa América por conta de problemas médicos. Sem falar em Diego Costa, que se naturalizou e atua pela seleção da Espanha.
Do Brasil mesmo, de clubes nacionais, os representantes entre os titulares da Seleção são o goleiro Jefferson (Botafogo), o volante Elias (Corinthians) e o atacante Robinho (Santos). Com “s” ou “z”, o importante é vencer o Paraguai no sábado. A partida terá início às 18h30 com transmissão da TV Globo, do Sportv e do GloboEsporte.com, que também vai acompanhar em Tempo Real

Nenhum comentário:

Postar um comentário