quarta-feira, 6 de maio de 2015

Federação Espanhola suspende todos os jogos no país a partir de 16 de maio

Briga envolvendo direitos de TV motiva decisão, que pode adiar final da Copa do Rei

Ángel Villar, presidente da Federação Espanhola de Futebol (Foto: JOE KLAMAR / AFP)Villar, presidente da RFEF, já avisou Barcelona e Athtletic que a final da Copa do Rei pode ser adiada (Foto: AFP)
A Federação de Futebol Espanhola (RFEF) decidiu suspender todas as competições no país a partir do dia 16 de maio, após reunião nesta quarta-feira. A decisão, tomada agora no final da temporada, justamente em um momento em que o campeonato local pega fogo com o duelo entre Barcelona e Real Madrid, aconteceu em virtude da nova lei de comercialização dos direitos de televisão, aprovada pelo Governo na semana passada. A entidade presidida por Ángel Villar, entretanto, se diz aberta ao diálogo.
- Estão suspensas todas as competições de todas as categorias a partir do dia 16 de maio com caráter indefinido. Ao mesmo tempo, e mais uma vez, reiteramos a nossa oferta de diálogo por parte da RFEF com o Governo da Espanha - disse a federação, através de um comunicado divulgado nesta quarta-feira.
Apoiado por jogadores e árbitros, Ángel Villar, inclusive, já informou aos presidentes de Barcelona e Athletic Bilbao, Josep María Bartomeu e Josu Urrutia, que a final da Copa do Rei corre o risco de ser adiada. As duas equipes se enfrentam dia 30 de maio e, como a greve não tem data para acabar, o duelo pode ser afetado.
Caso as duas partes não cheguem a um acordo, como sugere a federação, o Campeonato Espanhol poderá ser interrompido na penúltima rodada, justamente em um momento decisivo. Líder com dois pontos de vantagem sobre o Real, o Barcelona tem um compromisso marcado para visitar o atual campeão no Atlético no fim de semana em que a suspensão começa - o time merengue, por sua vez, vai à Catalunha encarar o Espanyol na mesma data.
Na semana passada, em uma tentativa de diminuir a diferença financeira que separa Real e Barça dos demais, o Governo aprovou um decreto que acaba com a venda individual de direitos de televisão. Entre outras medidas, dois tópicos que causaram insatisfação por parte da RFEF: a divisão do dinheiro proveniente das loterias locais e ainda as mudanças sobre a tributação e a seguridade social dos atletas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário