quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Zagueiro do Grêmio vive drama após cinco cirurgias e tem futuro indefinido

Médico gremista nega negligência em caso de atleta que foi a São Paulo operar pela 5ª vez em 14 meses; clube dono dos direitos, Lajeadense quer definição até sexta

O zagueiro Gabriel passa por um drama particular. Destaque no Gauchão, com direito a gol no Inter pelo Lajeadense, o defensor chegou a jogar a Libertadores de 2013 pelo Grêmio, mas, desde setembro do ano passado, foi submetido a cinco cirurgias no joelho esquerdo. A mais recente se deu em São Paulo, após uma decisão em conjunto com o clube gaúcho, que trata o assunto com reservas e não deixa claro o futuro do jogador de 24 anos.
Gabriel apareceu no Estádio Olímpico de muletas na tarde desta terça-feira. Entrou o mais rápido possível em seu carro para evitar contato com a imprensa. Quem se manifestou foi o médico Márcio Bolzoni, em entrevista coletiva.
- O Gabriel foi operado em 2013 por nenhum dos médicos que compõem o departamento médico do Grêmio, por uma equipe que não participou dos 20 anos que se passaram da história do clube. Ele apresentou algumas complicações próprias do departamento cirúrgico, que podem ocorrer com qualquer procedimento. Teve o tratamento adequado. Em função dessa evolução, nós achamos que ele deveria ouvir opiniões de for. Encaminhamos para um profissional de São Paulo, ortopedista especializado em joelho, que fez novo procedimento cirúrgico em São Paulo - afirmou Bolzoni.
Gabriel zagueiro Grêmio Estádio Olímpico (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com) 
Gabriel apareceu no Estádio Olímpico: ele não joga desde setembro de 2013 
(Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)

A lesão de rompimento dos ligamentos do joelho esquerdo se deu num treino em Salvador, em setembro de 2013. No total, foram cinco cirurgias, duas em Porto Alegre e três em São Paulo. A última delas foi realizada pelo famoso médico Renê Abdalla. Bolzoni garante que o Grêmio cumpriu e vem cumprindo com suas obrigações. 
- Os detalhes não me cabem porque são informações próprias de direito do atleta e de sua equipe médica. O Grêmio tem dado total assistência, a ponto de um dos médicos do Grêmio acompanhar em todos os procedimentos desse atleta em São Paulo. O Grêmio tem se responsabilizado financeiramente pelo atleta, que tem recebido tratamento fisioterápico dentro do Grêmio. Não há nenhum descuido, nenhuma desatenção do Grêmio e dos profissionais que hoje atuam no Grêmio em relação aos cuidados do atleta - completou Bolzoni.
Não há descuido e desatenção do Grêmio. Ele apresentou algumas complicações próprias do processo, mas teve o tratamento adequado.
Márcio Bolzoni, médico do Grêmio
Gabriel ainda pertence ao Lajeadense. Ele está emprestado ao Grêmio até o final deste ano. O presidente do clube do interior, Mário Dutra, afirma que espera até sexta-feira uma definição do Tricolor. Adianta que não poderá receber de volta o jogador em tais condições. Dutra contradiz a versão gremista ao afirmar que a primeira cirurgia, em setembro, fora realizada por um médico do clube de Porto Alegre.
- Estamos em tratativas com o Grêmio, que tem que entregar o atleta em perfeitas condições, como ele recebera em 2013. Foi uma situação criada lá. Nós não recebemos nenhum parecer clínico, mas alguma coisa aconteceu de errado. Pelo que sabemos, foi alguém do Grêmio que o operou pela primeira vez. É uma pena, tinha toda uma carreira pela frente - afirma Mário Dutra, ao GloboEsporte.com.

Apesar do sentimento de tristeza, Mário ressalva que uma eventual aposentadoria precoce ainda não foi debatida entre as partes. O mesmo vale para o empresário de Gabriel. De acordo com Ricardo Mello, a tendência é de que o zagueiro siga no Grêmio em 2015.

- Não é uma situação fácil, depende muito mais do Grêmio do que qualquer outro. A gente tem conversado, é provável que se encaminhe para uma permanência.

Estamos em tratativas com o Grêmio, que tem que entregar o atleta em perfeitas condições. Foi uma situação criada lá. Nós não recebemos nenhum parecer clínico, mas algo aconteceu de errado.
Mário Dutra, presidente do Lajeadense
Consultado pelo GloboEsporte.com, o diretor executivo de futebol do Grêmio confirmou tratativas, mas não garantiu que elas correspondam a um novo contrato como jogador de futebol:

- Estamos estudando uma situação para fazer com que ele tenha tranquilidade durante a recuperação. Para garantir a ele que ele voltará a ter primeiro uma qualidade de vida e, depois, condições esportivas.

O mesmo tom de incógnita foi usado pelo médico Márcio Bolzoni:

- Essas informações... não tem nenhum sentido em relação a previsões de volta, nem momento de volta. Temos acompanhado o Gabriel em São Paulo, embora não tenhamos participado dos procedimentos realizados aqui (em Porto Alegre). Não temos prazo para fazer afirmação desse tipo e não vamos entrar em detalhes, métodos e previsões. O Grêmio só pretende comunicar que o Grêmio tem dado assistência ao atleta, dentro do que está ao alcance do Grêmio.

* Colaborou Eduardo Deconto

Nenhum comentário:

Postar um comentário