quinta-feira, 6 de março de 2014

Mais Médicos: 69 cubanos desembarcam na base área de Salvador

A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.


Profissionais do programa “Mais Médicos” desembarcaram na quinta-feira (06) em Salvador para atuarem em mais 31 municípios baianos. Ao todo, 350 cidades na Bahia irão contar com trabalhadores estrangeiros nesta terceira das quatro etapas previstas pelo governo federal.
programa_mais_medicos_ft-gilbertoJr-bocaonews_060314 (101)O secretário estadual de Saúde, Washington Couto, recebeu 69 médicos no aeroporto da capital baiana e minimizou a desistência de uma médica em atuar no interior do estado. “Aqui na Bahia só tivemos um caso, em Rio do Antônio. Se formos comparar com o turnover (renovação) dos médicos brasileiros em postos de saúde, esse numero é irrelevante”.
O posto de Rio do Antônio, na região sudoeste, ficará 20 dias sem médica, mas um profissional já foi escalado para ocupar a vaga. Ainda segundo o secretário, os trabalhos terão início já no próximo dia 13 de março. Até lá eles irão passar por cursos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Das cidades contempladas, Couto destacou Simões Filho, Nazaré das Farinhas, Senhor do Bonfim, Tucano e Riachão do Jacuípe.
Os médicos que desembarcaram em Salvador hoje de Brasília, onde passaram por um curso de três semanas para, entre outras coisas, aprender um pouco de português. Os profissionais são convocados em diversos países e é uma parceria entre o governo brasileiro e nações irmãs.
De acordo com o Governo Federal, o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. 
A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.
Redação: CN*Informação: Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário