terça-feira, 25 de agosto de 2020

Zagueiro brasileiro Gabriel faz exames médicos e deve assinar com Arsenal por cinco anos

 Cobiçado por vários clubes após se destacar no Lille na última temporada, o zagueiro brasileiro Gabriel Magalhães vai jogar no Arsenal. O jovem, de 22 anos, passa por exames médicos em Londres nesta segunda-feira e deve assinar com o time londrino por cinco anos. A informação foi publicada pelo jornal “The Guardian” e confirmada pelo ge.


De acordo com o veículo inglês, a equipe de Mikel Arteta vai pagar 30 milhões de euros (R$ 198 milhões na cotação atual) por Gabriel. Clube formador do brasileiro, o Avaí tem direito a uma fatia do valor que deve ser desembolsado pelos ingleses.


O zagueiro permaneceu no Leão catarinense até os seus 19 anos, que dão direito à equipe brasileira 3% do montante total. Isso corresponderia a cerca de 900 mil euros, R$ 5,9 milhões na cotação atual.


Gabriel Magalhães se reapresentou ao Lille e iniciou pré-temporada em junho, mas vai para o Arsenal — Foto: Divulgação/LilleGabriel Magalhães se reapresentou ao Lille e iniciou pré-temporada em junho, mas vai para o Arsenal — Foto: Divulgação/Lille


O Lille chegou a aceitar proposta do Napoli por Gabriel Magalhães. No entanto, a venda ao time italiano estava condicionada a uma saída do zagueiro Koulibaly da equipe de Gennaro Gattuso. O brasileiro esperou pelos napolitanos até a última semana, mas o defensor senegalês ainda não foi negociado, e a transferência para o Arsenal foi executada.


Enquanto aguardava o fim da transação, o jogador participou da pré-temporada no Lille, iniciada na metade de junho. Gabriel também teve proposta do Everton e sondagens dos dois times de Manchester, City e United.



O zagueiro participou de 34 dos 40 jogos do Lille na última temporada, dos quais 32 foram como titular. Ele marcou um gol. Canhoto, o brasileiro foi o segundo que mais roubou bolas e terceiro que mais fez desarmes na equipe em 2019/20. O Lille terminou o Campeonato Francês na quarta posição, e Gabriel foi escalado pelo jornal “L'Equipe” no time ideal do torneio.


O defensor brasileiro disputou o Sul-Americano Sub-20 de 2017, esteve no elenco do Torneio de Toulon de 2019 pela seleção olímpica e não foi ao Pré-Olímpico de janeiro porque não foi liberado pelo Lille.


Ele foi convocado por André Jardine para amistosos em março, mas as partidas foram canceladas devido à pandemia do novo coronavírus. Nascido em dezembro de 1997, Gabriel poderá disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021.

Após quase dois anos, Jair Ventura volta a comandar um clube na Série A do Brasileirão

Após quase dois anos distante, Jair Ventura está de volta ao cargo de técnico no futebol. Anunciado pelo Sport, o comandante, que vinha se dedicando a cursos e palestras desde a saída do Corinthians, em 2018, retoma a carreira para assumir um desafio na Ilha do Retiro. O treinador trabalha pela primeira vez fora do Sudeste, e recebe o Leão com dificuldades - no campo e nos cofres -, brigando contra a zona de rebaixamento na Série A.

A situação do Rubro-negro atualmente se assemelha ao cenário encontrado por Jair ainda em sua estreia como técnico, quando assumiu o Botafogo, em 2016, na 17ª posição da tabela. Ali, terminou o Brasileiro em 5º e classificado para a pré-Libertadores. No time, contava com os artilheiros Sassá e Neilton, mas só teve um reforço contratado até o fim do ano: o lateral-direito Alemão.

Técnico Jair Ventura assume o Sport na temporada de 2020 — Foto: Marcos Ribolli

Técnico Jair Ventura assume o Sport na temporada de 2020 — Foto: Marcos Ribolli


Dessa vez, ao menos, o treinador terá um número maior de rodadas pela frente na competição. No Alvinegro carioca, foram 19 (começou na 20º), enquanto para o Sport ainda restam 33, uma vez que está prestes a iniciar a sexta.


Em relação às contratações, no entanto, o clube passa por problemas financeiros e faz questão de ressaltar a necessidade de trabalhar com uma folha salarial enxuta.

Nos outros dois trabalhos que conduziu como treinador, Jair assumiu cenários distintos ao encontrado na Ilha do Retiro. Casos do Santos, em 2017, e do Corinthians, em 2018. Ambas as equipes vinham de cenários promissores, e o trabalho do técnico terminou não vingando.


Na Vila Belmiro, Ventura chegou sob expectativas altas, aceitando a proposta da equipe após decidir deixar o Botafogo. Na época, contava com nomes como Gabigol e Bruno Henrique, atualmente no Flamengo, e Rodrygo, negociado com o Real Madrid. Mas não fez os atletas renderem no sistema de jogo implantado.


Na Série A, ele deixou o Peixe próximo à zona de rebaixamento, ocupando a 15ª posição, com 15 pontos em 13 partidas.


No Corinthians, assim como dessa vez no Sport, Jair Ventura chegou como terceiro técnico da equipe na temporada. A diferença, no entanto, é que no clube paulista, o retrospecto recente era de sequência de títulos nacionais, com os Brasileiros de 2015 e 2017.


Durante as 19 partidas pelas quais comandou o Timão, começou na 8ª posição e terminou a temporada com o time em 13º, brigando contra o rebaixamento. Em dezembro, acabou demitido.



Agora, após meses dedicados aos estudos, busca a retomada da carreira ao mesmo tempo em que o Sport, de volta à Série A neste ano, mira se manter na elite nacional. O Leão terá uma semana antes de volta a campo, às 16h do domingo, diante do Coritiba, no Couto Pereira.


Ela voltou! Copa do Brasil retorna nesta terça após cinco meses; veja os jogos e os resultados parciais

 Ela voltou! A Copa do Brasil retorna nesta terça-feira com os jogos de volta da terceira fase da competição. Os da ida foram disputados no início de março, há pouco mais de cinco meses, portanto.


+ Veja a tabela completa da Copa do Brasil


Jogam nesta terça Fluminense x Figueirense, no Maracanã; Afogados x Ponte Preta, em Pernambuco; e América-MG x Ferroviária, em Belo Horizonte. Também haverá confrontos na quarta e quinta-feira para definir os classificados para a fase seguinte.

Troféu da Copa do Brasil 2020 — Foto: Felippe Costa / GloboEsporte.com

Troféu da Copa do Brasil 2020 — Foto: Felippe Costa / GloboEsporte.com


Mas como tanto tempo se passou desde os jogos de ida, será que os torcedores se lembram dos resultados?


Com relação à três partidas citadas anteriormente, a situação mais confortável é a da Ponte Preta, que venceu por 3 a 0 no Moisés Lucarelli, os gols de Roger, Bruno Reis e Heverton (contra), e pode até perder por dois gols de diferença nesta terça. Já o Fluminense busca a virada sobre o Figueirense depois de perder por 1 a 0 na ida, no Orlando Scarpelli, gol marcado por Alemão. Por sua vez, Ferroviária e América-MG vêm de um empate sem gols no primeiro duelo, portanto a equipe que vencer avança.


Vale lembrar que o gol marcado fora de casa não serve mais como critério de desempate nos confrontos da Copa do Brasil. Se houver duas vitórias com o mesmo saldo para cada lado, a decisão será nos pênaltis.



Confira a situação dos outros confrontos da terceira fase:

Jogos de quarta-feira, 26/08


América-RN x Juventude, Arena das Dunas - Jogo de ida, no Alfredo Jaconi, terminou em 1 a 1.

Paraná x Botafogo, Durival Britto - Vitória do Botafogo por 1 a 0 na ida, gol de Luiz Fernando.

CRB X Cruzeiro, Rei Pelé - CRB venceu na ida por 2 a 0, dois gols de Léo Gamalho.

Vitória x Ceará, Barradão - Vantagem do Ceará, que venceu o primeiro jogo por 1 a 0.

Goiás x Vasco, Serrinha - Vitória do Goiás em São Januário na ida, gol de Fábio Sanches.

Jogos de quinta-feira, 27/08


Brusque x Brasil de Pelotas, Augusto Bauer - Vitória do Brusque por 1 a 0 na ida, gol de Thiago Alagoano.

São José-RS x Atlético-GO, Francisco Novelletto - Atlético-GO venceu o primeiro jogo por 2 a 0, gols de Renato Kayzer e Nicolas.